Research | Pesquisar artigos de Belverede

Carregando...

Select the language

quinta-feira, 19 de março de 2015

Não cobiçarás

Por Eliseu Antonio Gomes

"Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás" - Romanos 7.7.

"Não cobiçarás..." - Êxodo 20.17. O verbo cobiçar expressa a ideia de encontrar prazer em alguma situação ou coisa. No versículo em apreço, a raiz primitiva em hebraico significa sentir predileção, deleitar-se em beleza, desejar intensamente, querer coisas valiosas, amar de maneira apaixonada. É inerente ao ser humano ter desejos e vontades, não existe erro algum nesta característica. O que o décimo mandamento proíbe é a ambição imprópria, como desejar a esposa, a casa, entes de outras pessoas.

O Salmo 39.11 assinala o desejo ou anseio excessivo. As palavras "beleza" (ARC), "precioso" (ARA), "valioso" (NVI) e "mais amamos" (NTLH) são extraídas do vocábulo hebraico que tem o sentido de algo ou alguém cobiçado e conquistado. Assim o salmista declara que o ser humano é vaidade e que aquele que comete o pecado da cobiça fora dos parâmetros determinados no Decálogo é castigado por Deus.

O Talmude, livro sagrado do judeus, identifica o coração e o olho como agentes de pecado. Considera que quando uma pessoa permite que a mente se encha de pensamentos contrários à vontade do Senhor, se expõe deliberadamente à tentação.

E viu a mulher que... (Gênesis 2.6).  Neste texto bíblico vemos que Deus permite que o proibido exerça a sua atração total sobre o ser humano. Assim como Eva foi conduzida pela serpente, Adão foi conduzido por Eva, ao invés de exortá-la a obedecer ao Criador. Os atos simples de tomar o fruto proibido nas mãos e comê-lo teve resultado penoso ao casal. Após homem e mulher provarem o sabor, descobriram que a declaração da serpente era mentirosa, conheceram o afastamento do Criador, a pobreza e a morte.  

A narrativa da queda de Adão e Eva é o primeiro exemplo bíblico do processo do pecado, do estágio da cobiça que rapidamente se transforma em ato de desobediência, pois Eva deu ouvidos a uma criatura em lugar do Criador, seguiu suas impressões pessoais contra as instruções recebidas e estabeleceu para sua meta a autorealização. O desejo veemente de conseguir alguma coisa é a raiz do qual surge o pecado contra si mesmo e contra o próximo, tanto no pensamento quanto na prática. 

Esta visão prospectiva de enriquecimento material, estético e mental, parecia incrementar a própria vida. Mas o prumo da vida do homem é espiritual, a saber, a Palavra de Deus e a resposta da fé (Deuteronômio 8.3, Habacuque 2.4); rompê-lo é morrer espiritualmente.

A beleza é uma porta para a entrada da cobiça.  A Palavra de Deus oferece orientações claras com a finalidade de oferecer escape aos que temem ao Senhor. Explica que por causa de uma mulher prostituta o homem passa a mendigar uma porção de pão, age tal qual um suicida pois caminha como um animal em direção ao matadouro sem tentar livrar-se da morte iminente.

No capítulo 6 de Provérbios encontramos advertência ao homem a não cobiçar a formosura da mulher do próximo. A pessoa que entrar numa relação adúltera e escolher a insensatez em vez da sabedoria piedosa certamente sofrerá as consequências dessa escolha, o preço da desobediência é altíssimo, até sua alma será destruída (Provérbios 6. 25, 29, 32; 7.1-27).

Bate-Seba, a cordeirinha roubada (2 Samuel 11. 1-27). Quando o rei Davi em vez de liderar seu exército em batalha resolveu desfrutar do conforto de seu palácio cometeu o pecado da cobiça, desejando a mulher do próximo.

Após descansar durante o calor do dia, Davi saiu para aproveitar a brisa do calor da noite em seu terraço. Aparentemente, o palácio era mais alto que as outras construções em volta, permitindo uma vista privilegiada dos pátios e terraços de outras construções em Jerusalém. Nestas condições, os olhos de Davi encontraram a bela esposa do heteu Urias em sua intimidade. Ele viu Bate-Seba no momento em que tomava banho na privacidade de seu lar e seu coração a cobiçou. Então, ordenou que a trouxessem diante de sua presença e adulterou com ela. Neste encontro adúltero ela ficou grávida. Davi quis esconder seu pecado e trouxe o marido de Bate-Seba da guerra para sua casa, para que houvesse conjunção carnal entre o casal e todos pensassem que a criança fruto de cobiça lasciva seria o filho do marido de Bate-Seba. Mas como Urias não aceitou voltar para seu lar e os braços da mulher à batalha emitindo ordem expressa que ficasse em um ponto arriscado. Urias morreu guerreando.

A luxuria de Davi causou a morte de um leal comandante do seu exército e a tristeza de Bate-Seba pelo estado de viuvez e perda de um filho (2 Samuel 11.26; 12.24).

É importante frisar que na parábola do profeta Natã, Bate-Seba é descrita como vítima, é comparada a uma cordeirinha roubada (2 Samuel 12.3-4). Apesar de nenhum texto bíblico informar que tenha resistido aos avanços do rei, também não diz que ela tentou seduzi-lo. Portanto, não é correto descrevê-la como uma mulher sensualmente provocativa, que usou sua beleza física para morar no palácio, tal interpretação de texto não possui fundamentos bíblicos.

A vinha de Nabote (1 Reis 21.1-19). O rei Acabe poderia ter a terra que desejasse, porém tomado pela cobiça desejou a bela plantação de videiras do jizreelita Nabote, que se recusou a vendê-la ou trocá-la porque era herança de seus pais, e entristeceu-se a ponto de não querer comer. Deu plena liberdade para que sua esposa, Jezabel, cometesse abuso de poder, mentisse, usasse métodos degradantes para que dessa forma se apoderasse do que era de seu próximo.

Jezabel havia aprendido o suficiente da lei judaica, era conhecedora que nenhum homem deveria ser condenado à morte sem duas ou três testemunhas de seu crime  então usou o conhecimento da prescrição da lei para transgredi-la, ao chamar duas testemunhas falsas para dizer que Nabote havia blasfemado contra Deus e o rei, visando a morte de um homem inocente por apedrejamento (Deureronômio 17.6). Nabote morreu. Quando Acabe estava para se apossar da vinha, recebeu o recado do profeta Elias anunciando que sua casa seria exterminada e cães lamberiam seu sangue e devorariam Jezabel. A profecia se cumpriu (1 Reis 22.38; 2 Reis 9.34-37).

Conclusão

A cobiça é o resultado da maldade humana. Os Dez Mandamentos preservam os cristãos de todas as espécies de cobiça e todos os outros pecados existentes (Provérbios 6. 24, 25, 26, 29).

O mundo continua a oferecer coisas que façam o ser humano agir contra as determinações do Senhor (1 João 2.16). O Diabo tem sido eficiente na vida de muitos crentes ao ter sucesso na estratégia de fazer crer que a Palavra de Deus não é significante nos dias atuais, vende a falsa ideia do mal como se fosse uma coisa que está além do bem; da sabedoria, como sofisticação; e, de grandeza, como ambição. É capaz de fazer de tudo para levar o cristão a desfrutar de um pouco de prazer mundano, mas, na sequência do pecado vem a cobrança caríssima.

Nunca devemos confiar unicamente em nossa consciência para ser salvo da condenação pela prática do pecado. O interesse da carne em pecar encobre a doce e calma voz da consciência. A função da Lei de Deus é apontar a sujeira que possa estar oculta na alma humana. É imprescindível que se exponha a Lei espiritual, porque somente quando o crente vê suas falhas à luz da santidade de Deus e da Lei é que ele terá a sua consciência despertada e aceitará a direção do Evangelho de Cristo.

Jamais caia na armadilha de pensar que a Lei de Deus não tem mais importância. Além de ser a tutora que nos leva até Cristo, ela também nos oferece o conhecimento que nos guiará por toda a vida. Não é edificante desprezar os ensinamentos bíblicos (Gálatas 3.24).

E.A.G.

Compilações
A Bíblia da Mulher páginas 530, 531, 605, 1008. edição 2009, Barueri  (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia de Estudo Palavras Chaves, página 1642 , edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD). 
Bíblia Evangelismo em Ação, Ray Comfort (organização), página 580, edição 2005, São Paulo-SP (Editora Vida). 
Gênesis, Introdução e Comentário, Derek Kidner, página 64, reimpressão 2011, São Paulo (Vida Nova).
Lições Bíblicas - Professor, Os Dez Mandamentos - Valores divinos para uma sociedade em constante mudança, Esequias Soares, 1° trimestre de 2015, página 85, Rio de Janeiro (CPAD). 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados / marcadores

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Política .Vídeo .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Atualidade .Pais e Filhos .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Fé .Mulher .Dinheiro .Apologia Bíblica .Motivacional .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Etimologia Bíblica .Frases & Imagens Impactantes .Prosperidade .Profetas .Hermenêutica .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Saúde .Livros e Leitores .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Bom humor .Cinema .neopentecostais .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .Dica de Blogueiro .Antigo Testamento .Personagens da Bíblia .Salmos .Introspecção .Marco Feliciano Pr .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Soteriologia .Verdades e Mentiras .Ecologia .Aborto .Comunicado .Natal .óbito .Escatologia Bíblica .Internet .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Novo Testamento .Questões (des)complicadas .RR Soares .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Facebook .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Provérbios de Salomão .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Bíblia de Estudo .Billy Graham .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Poema e Poesia .Páscoa .Sermão do Monte .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Carta de Tiago .Homilética .Altair Germano - Pr .Educação .Fotos - Templos Evangélicos .rádio .André Valadão .Arlete Oliveira .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Bem aventurança .Dia das Mães .Geografia Bíblica .Patmos Music .Priscila B Gomes .Randy Glasbergen .animal selvagem .Angeologia .Banda Voz da Verdade .Carnaval .Editora Central Gospel .Rachel Sheherazade .Thalles Roberto .Virada de Ano .Wilma Rejane .YouTube EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Pesquisa .Prêmio Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Magno Malta .Martinho Lutero .Opinião Carta de Paulo aos Filipenses .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Crianças .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Primavera .Twitter .Barack Obama .Donald Zolan .Eclesiologia .Editora Betânia .Marisa Lobo .Tania Guahyba .grafite .pássaros na Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Josué Gonçalves - Pr. .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Árvores da Bíblia .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Mensageiro da Paz .Michael W. Smith .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide .Timidez e Ousadia .Vanderleia M. Silva . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .Claudionor de Andrade - pastor .Cristologia .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Rose Nascimento .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Apocalípse 16 .Bete Gomes .CPAD Music .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Jeremias .Livro de Rute .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Quarteto Harmonia Celeste .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alan Kardec .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Cintia Kaneshigue .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Isaías .Livro de Malaquias .Lourival de Almeida - Pr .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis .1 Timóteo .2 Carta de Pedro .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Deigma Marques .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia da Bíblia .Discopraise .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Elinaldo Renovato - pastor .Estevan Hernandes - Apóstolo .Evangelho de João .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .História Mundial .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Juízes .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Mulheres na Bíblia .Neemias .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor futebol

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.