Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 9 de março de 2015

Lembre! (Reflexão bíblica em Lamentações de Jeremias 3.21-23)

Vanessa Weiler Ribas

"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" - Lamentações 3.21-23.

Não é Deus que nos desampara em momentos difíceis, nós é que não enxergamos a sua presença.

O terceiro capítulo do livro Lamentações de Jeremias registra uma situação de calamidade. O povo de Judá tinha abandonado o seu Deus e por isso foi levado ao exílio na Babilônia.

Os judeus sofreram muito durante o cerco de Jerusalém e ao ver sua amada capital destruída. Quando tiveram que deixar sua pátria desolada, sentiram-se abandonados pelo Senhor.

O escritor de Lamentações se lembra de todas as circunstâncias desfavoráveis que os cercam, de sua tristeza e dor. Ele sabia que aquele castigo terrível e a humilhação que seu povo sofria tinham sido causados pela desobediência - Deus não estava sendo injusto. Mesmo assim, o sofrimento o dominava. Até que ele para de pensar apenas nas circunstâncias e se lembra de algo que lhe dá esperança: o amor do Senhor é o que nos mantém, sua misericórdia se renova constantemente e sua fidelidade é grande!

Sua atitude nos ensina a também reagirmos positivamente diante do sofrimento. Todos enfrentamos dificuldades - elas se multiplicam e não nos dão descanso! Porém, o texto bíblico nos leva a pensar; quando estamos cercados de problemas e tudo parece perdido, de que lembramos? Do nosso Deus? Ou nos concentramos apenas nos problemas e esquecemos tudo o que o Senhor já fez por nós?

Quando sofremos, precisamos lembrar-nos do Senhor. Ele nos ama incondicionalmente e sua fidelidade não tem limites - então podemos confiar em que ele nunca vai nos desamparar. Além disso, podemos contar com sua misericórdia, que também não tem prazo de validade. Quando lembramos de tudo isso e buscamos a Deus, Ele nos ajuda a vencer nossas dificuldades - ou ao menos nos dá paciência para suportá-las. Portanto, não esqueça que Deus está sempre perto. Lembre-se dEle em todas as situações e peça a sua ajuda quando as circunstâncias levarem você a pensar que não há mais esperança.

_________

Comentário Belverede: A palavra em hebraico para "misericórdia", encontrada em Lm 3.22, refere-se ao amor incondicional sempre operante e que nunca acaba. Somos objeto desse amor inclusive quando estamos no erro, pois Deus refreia o juízo por causa do sacrifício vicário de Jesus em nosso favor. Se você sabe que colhe amarguras hoje porque plantou sementes erradas no passado, volte-se ao Pai, imediatamente, crendo que Ele ainda está perto de você e quer seu bem-estar. Medite em 1 João 1.9: "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".

Fonte: Presente Diário: O Livro de leituras devocionais diárias - nº 16, página referente ao dia 9 de março (Rádio Trans Mundial). 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.