Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Por que quem frequenta uma igreja fica mais tempo casado?

O ditado popular apregoa: Quem entra na chuva é para se
molhar.
Por Heather Hale 
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger

É um ditado popular, "o casal que ora unido permanece unido". Mas será que é verdade? Pesquisas mostram que os casais que partilham a mesma filiação religiosa e participam de atividades de promoção da fé juntos têm taxas de divórcio mais baixas. A taxa de divórcio nos Estados Unidos para a população em geral é atualmente de cerca de 40 por cento, depois de permanecer mais alta na década de 1980; no entanto, um estudo de 2006 entre cristãos americanos mostrou que a taxa média de divórcios entre os cristãos ativos foi menor, geralmente entre 21 e 34 por cento, dependendo da denominação. O mesmo estudo também descobriu que a taxa de divórcio para casais judeus era em torno de 30 por cento. 

É inegável que a religião desempenha um papel importante na manutenção do casamento, por isso, a pergunta é: por quê? Por que fiéis têm casamentos mais bem-sucedidos? Aqui estão quatro razões possíveis.

1. A tríade - marido, esposa e Deus

Em relacionamentos religiosos saudáveis, os casais permitem que Deus seja parceiro em seus casamentos. Esta responsabilidade para com Deus dá aos casais uma maior sensação de que sua união é divinamente ordenada. Ela também fornece uma parte externa adequada para alívio quando os tempos ficam difíceis - o que inevitavelmente atua sobre a extensão de um casamento.

Quando os casais oram sobre decisões que impactam suas famílias e seu futuro, isso traz certa pressão além dos dois se considerarem o conselho de Deus. Em vez de um dos cônjuges levar todo o crédito ou toda a culpa por uma escolha de vida, ambos os cônjuges podem ter a certeza que eles estão fazendo a vontade de Deus e não apenas defendendo seus próprios desejos.

2. Tempo e interesses compartilhados

Casais que passam muito tempo juntos em interesses compartilhados são mais felizes em seus casamentos, e este tempo que passam juntos pode incluir atividades religiosas. O estudo das escrituras, a oração e a frequencia à Igreja como casal são atividades de unificação, dando a ambos os cônjuges um senso de propósito e direção compartilhada.

Também ajuda o fato de que quase todos os casais religiosos veem a atividade religiosa como pró-social. Como um casal, despender tempo em melhorar a si mesmo e sua comunidade contribui para sentirem-se melhores em seu relacionamento.

3. Acesso a suporte emocional

Muitas igrejas oferecem aconselhamento pré-marital e marital para os fiéis, o que é importante para o sucesso conjugal. Aconselhamento antes do casamento permite que casais entrem em sua união com os olhos abertos e com planos sólidos para a vida conjugal. As causas mais comuns para o divórcio, como finanças e educação dos filhos, recebem atenção e acordos antes mesmo de dizerem o "sim".

Além disso, quando tempos difíceis vêm, o acesso ao aconselhamento matrimonial com membros do clero qualificados pode significar a diferença entre permanecer ou dissolver o relacionamento. Mesmo as influências menos religiosas formais, tais como ver modelos positivos e ter um círculo social contrário ao divórcio, muitas vezes influencia os casais a seguirem adiante durante as dificuldades.

4. Aceitação dos desafios da vida

O centro do maior dogma religioso é a crença de que o sofrimento é um caminho para o fortalecimento pessoal. Muitas pessoas religiosas veem as provações não como uma catástrofe, mas sim como uma oportunidade de crescimento. Com esta visão de mundo, muitos casais religiosos estão dispostos a trabalhar com os seus problemas e manter sua felicidade pessoal ao invés de divorciarem-se.

Como a maioria das tradições bíblicas ensina que a mortalidade é um tempo de provação, os casais religiosos estão aceitando as colisões ocasionais na estrada e dispostos a trabalhar em direção a soluções. Esta visão de longo prazo do casamento dá aos casais esperança em um futuro melhor para si e para a sua relação.

Seja qual for seu motivo para praticar a religião com o seu cônjuge, sei que é uma poderosa ferramenta para o fortalecimento e manutenção de seu casamento. Confiar em seus líderes religiosos em tempos de dificuldades permite a participação ativa de Deus em seu relacionamento e mantém vocês no caminho da felicidade conjugal.

Fonte: Family Share (http://familyshare.com) via Família.Com.Br (http://familia.com.br/) 
A autora edita o blog Moderately Crunchy - http://www.moderatelycrunchy.com/
Artigo publicado originalmente como Why Churchgoers Stay Married Longer.
Tamise - Canal Blog - http://tamise.canalblog.com/

Nenhum comentário: