Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

As três filosofias na parábola do bom samaritano. Qual é a sua filosofia?

Por Amantino Adorno Vassão

Lá estava o corpo caído na estrada. Estaria morto? Era mais uma vítima dos assaltantes. Fazia tempo que estava ali.

Dois religiosos, um sacerdote e um levita, já haviam passado. De largo, para não se contaminarem. Ou, quem sabe, com receio que os assaltantes ainda estivessem por perto.

Aproximou-se um estrangeiro. Auscultou e sentiu que o homem estava vivo. Ministrou-lhe a medicação de urgência e o levou a um lugar onde pudesse receber tratamento mais adequado. Ali, pagou antecipadamente as despesas, deixando um crédito aberto para aquele desconhecido. E foi embora, sem procurar saber de quem se tratava ou se viria a ser reembolsado.

Três filosofias são patentes na lição da parábola do bom samaritano:

1ª. Tese do comunismo: A filosofia egoísta do assaltante está resumida nestas palavras: "O que é meu, é meu, o que é seu será meu se eu puder tomar de você."

2ª. Tese do capitalismo: A filosofia usada pelos religiosos, se resume nesta frase de indiferença: "O que é eu, é meu; o que é seu, é seu; se você puder defendê-lo."

3º. Tese do cristianismo: A filosofia do samaritano  - que é a de Cristo e dos cristãos autênticos - se resume no amor. É a seguinte: "O que é seu, é seu; e o que é meu, será seu se você precisar dele."

Na estrada da vida os assaltos continuam ocorrendo. Em sempre crescente proporção. O que não parece crescer em proporção igual é o número de bons samaritanos. Pense nisso, peça a Deus para que seja um instrumento nas mãos dEle com vista a propagar o amor ao próximo, pois Jesus endossou  atitude do samaritano ao dizer: "Vai e faze da mesma maneira" (Lucas 10.37).

Compiulação de:
Mensagem da Cruz, nº 117, março-abril de 1998, Amantino Adorno Vassão, página 19.
Igreja Metodista em Mafra - Parábola do Bom Samaritano, Silvana Silveira - http://www.igrejametodistaemmafra.com.br/parabola-do-bom.html
Sepoangol - Parábolas de Jesus - O Bom Samaritno, Eroldines da Silva - http://www.sepoangol.org/parabola-samaritano.html 

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.