Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Idolatria evangélica



Está escrito na primeira carta de João, capítulo 5 e versículo 21: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos...".

Então, abre-se espaço às perguntas:

1. É possivel que exista idolatria no meio evangélico? 

É lamentável dizer que existem muitos evangélicos idólatras,  é o que mais existe. Por idolatria, entenda-se tudo e todos que ocupam no coração da pessoa o lugar que pertence a Deus.

Basta ir num show gospel para constatar que algumas pessoas no meio cristão demonstram uma espécie de afeto que beira à histeria. Parecem adorar a criatura ao invés de adorarem ao Criador.

2. Quais seriam essas idolatrias?

A idolatria é um sentimento arraigado nas profundezas do coração. É importante deixar claro que existe muita confusão neste assunto. Muitas pessoas confundem o fato de honrar com idolatrar, admirar com idolatrar. É possível prestar honra e admiração sem praticar idolatria, é muito.dificil olhar para alguém e dizer se presta honra, admiração ou idolatria no primeiro lance de observação.

A idolatria do evangélico não é a idolatria que usa como objeto as esculturas da igreja romana. O que é? Em muitos casos é o dinheiro - a avareza é idolatria -, o carro zero km, o orgulho pela denominação evangélica que frequenta,  o marido ou a esposa, os filhos, a residência...

Há quem prefira agradar mais ao gosto do cônjuge e filhos do que cumprir a vontade de Deus, Há quem prefira romper laços de afeto com pessoas por causa de dinheiro e coisas, ignorando ao mandamento de amar o próximo como a si mesmo.

Entre as maiores idolatrias acredito que esteja o Poder Político, Pregadores e Cantores famosos, ministérios e/ou denominação, profetas (ou profeteiros). Idolatra-se gente como se fossem semi deuses, troca-se o sacrifício de Jesus por amuletos, água "ungida" roupas e afins.

Aparentemente outros ainda adoram anjos.

3. O que fazer para combatê-la?

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" - 2 Timóteo 3.16-17.

Através do conhecimento das Escrituras Sagradas e a aplicação de seu ensino é possível  livrar-se da idolatria.

E.A.G.

Artigo publicado a partir de uma participação em debate sobre o assunto no grupo Assembleia de Deus Tradicional em 30 de janeiro de 2015 - https://www.facebook.com/groups/adtradicional/ 

Nenhum comentário: