Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dez erros comuns na hora de caminhar

Por Fabio Ravaglia

A caminhada é uma opção simples e prática. Não requer investimento financeiro, pode ser pratica a qualquer horário, por qualquer pessoa. Segundo o médico e cirurgião especializado em ortopedia, Dr. Fábio Revaglia, presidente do Instituto de Ortopedia & Saúde, a caminhada é um dos exercícios mais democráticos e eficazes que existem.

1. Evitar passos largos

Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, Além de riscos de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com intervalo de tempo menor.

2. Cuidado com a forma de pisar no chão

Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou "martelar" o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3. Postura errada é prejudicial

A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20 metros à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai a frente, o braço esquesdo vai também e vice-versa.

4. Não caminhar com pesos

Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consideradas. Caminhar com pesos deve lesionar a coluna, causando dores nas pernas.

5. Atenção ao tipo de calçado

Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis ainda é a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também deve ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que tem solados antiderrapantes.

6. Hidratar-se é fundamental

É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distenter o estômago e causar enjôos.

7. Atenção com a alimentação

Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Devemos fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8. Nada de hiper-treinamento

A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com trinta minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9. Não esquecer o alongamento

O alagamento ajuda na agilidade, facilitando na caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes de caminhar.

10. Horário ideal

Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9 e 11 e depois das 16 horas. E sempre usando o protetor solar. Caminhar à noite ttambém é uma boa opção, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.

Após tomar todas as precauções, é so se divertir e aproveitar o que uma boa caminhada pode oferecer. Chamar o amigos, além de tornar o exercício mais agradávelgarante que você tenha motivação para continuar cuidado da sua saúde.

O autor é médico e cirurgião especializado em ortopedia - www.ortopediaesaude.org.br

Fonte: Folha Noroeste,segunda quinzena de fevereiro de 2010

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.