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domingo, 30 de novembro de 2014

Sete pedras de tropeço à pureza sexual das mulheres

Hortense de Beauharnais (1783-1837), esposa do rei holandês
 Luis Napoleão, irmão de Napoleão Bonaparte. Ela entrou para
a história com seu nome associado às aventuras
 de infidelidade conjugal. 
Por Shannon Ethridge
Tradução livre: Eliseu Antonio Gomes

Não são apenas os homens que sofrem com a tentação sexual. Na verdade, nos dias atuais as mulheres precisam de orientação clara sobre a linha que não devem ultrapassar. 

Entregar-se a um romance ardente... Aproximar-se da mesa do colega de trabalho descontraidamente e com a intenção de atrair a atenção para si... Encontrar-se no espaço virtual com uma pessoa em sala de bate-papo, e aceitar elogios "quentes" que afagam o ego... Alguns desses comportamentos, aparentemente inofensivos, poderiam ser considerados atos dolosos e uma traição no casamento? Sim ou não? 

Onde está a linha entre a integridade sexual e a falta de compromisso com Deus? O que constitui a infidelidade conjugal? A mulher pode considerar-se "em estado de pureza" se a relação com o homem não se concretizar fisicamente? A relação enquanto apenas em estágio mental pode ser considerada uma relação  pura?

Algumas mulheres cristãs assumiram para mim o envolvimento em relações virtuais que havia conotação sexual, e mesmo assim se consideravam pessoas sexualmente íntegras. Entretanto, nossa sexualidade não é apenas o que fazemos, mas também o que somos.

Ao nos criar, Deus não nos fez apenas um corpo de carne, também criou a mente. Ele nos fez seres vivos constituídos de coração e espírito. Estes quatro componentes se combinam para formar um todo, composto de estrutura material e substâncias abstratas.  *

Devemos preservar o corpo, superfície visível e tateável, que é apenas uma parte de quem somos. Mas, é vital que, quanto ao compromisso sexual, também haja cuidado com o coração, a mente e o espírito. 

Componentes da sexualidade

Durante a última década, buscando minha própria cura a partir destas questões, bem como o ensino sobre o tema da pureza sexual, eu entendi que, de uma ou outra forma, a integridade sexual é uma batalha que toda mulher deve lutar.

Certa vez, em uma celebração de casamento, após o casal passar pela cerimônia religiosa se dirigiu ao salão de recepção, onde uma mesa enorme estava coberta com uma linda toalha de renda e sobre ela exibia um bolo confeccionado em várias camadas, diversas iguarias, talheres, guardanapos personalizados com monogramas, taças de cristal. Tudo era espetacular, menos o cuidado de quem preparou aquela mobília, pois se esqueceu de fixar de maneira adequada uma das quatro pernas dobráveis, então, quando houve um toque todas as coisas deslizaram ao chão. 

Esta experiência nos ajuda a visualizar o conceito da composição do ser humano. Quando todos os quatro pés de uma mesa não estão firmes, a possibilidade de um acidente é muito grande. O mesmo pode ser dito da nossa sexualidade. Os quatro componentes, corpo, mente, coração e espírito devem permanecer bem fixados para refletir a pureza e a integridade.

Assim sendo, na questão do compromisso sexual, como podemos proteger com segurança nossas mentes, corpos, corações e espíritos? Quais são as situações em que as mulheres são propensas a "deslizar", em qual condição a integridade sexual é destruída? Iremos examinar as tentações mais comuns que as mulheres enfrentam.

Sete armadilhas à pureza sexual

1. comparações doentias. É tentador analisar a aparência do companheiro de matrimônio e comparar com as aparências, mais encantadoras, do pastor atencioso, o galã de Hollywood e do vizinho charmoso, e fantasiar o que poderia viver com eles.

Quando nos comparamos com a modelo de revista ou com a jovem e inteligente secretária, que é a mulher mais bonita do escritório, é óbvio que nos sentimos descontentes.

Nestas duas situações, há o risco de a desilusão afetar o relacionamento conjugal. Podemos cair no desencanto com nossos maridos "menos perfeitos" ou nos sentirmos inferiorizadas. Se você se sentir presa às comparações, procure três virtudes relacionadas ao seu companheiro ou sobre você mesma e faça uma oração agradecendo a Deus por Sua criação maravilhosa. 

2. fantasias mentais envolvendo outros. Se você descobrisse que seu marido fantasia relações com outras mulheres enquanto está em intimidade com você, você se sentiria ofendida? Obviamente, sim. E a maioria dos maridos se sentiriam da mesma forma, se a situação fosse inversa.

Para evitar que sua mente se afaste do leito conjugal é recomendável que as luzes se mantenham acesas durante os momentos íntimos. A recomendação parece estranha, mas pense bem e faça isso. Ao conversar com alguém não fechamos os olhos e nem viramos o rosto para ela e dessa forma estabelecemos a conexão. De igual maneira,  é mais perfeito o contato corporal entre marido e esposa se houver olhos nos olhos e a visualização de um e outro.  

Os olhos fechados e a escuridão dificultam ao invés de estimularem a intimidade sem mácula se a mente é propensa a vaguear. Visualizar o cônjuge durante o ato sexual ajuda a manter-se mentalmente conectada a ele.

As mulheres solteiras também precisam estar conscientes que não é conveniente deixar a imaginação livre para construir relações ilícitas, pois a permissão quebra as defesas de sua mente e a enfraquece espiritualmente. É sempre necessário lutar contra a tentação, é preciso evitar em todos os momentos que as fantasias invadam os pensamentos com idealizações de pecado. 

3. assuntos emocionais. A maioria das mulheres protegem seus corpos do pecado sexual, mas permitem que seus corações se desviem para longe da santidade. Mesmo que o relacionamento sexual nunca se torna físico, quando o coração da esposa cede aos sentimentos imorais, imaginando-se com um homem fora do casamento, o golpe de traição é igualmente esmagador contra o marido e contra Deus, que é santo. "Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará" - Hebreus 13.4.

Desiludidas, algumas mulheres procuram tratar o problema de solidão ou rejeição se consolando com alimentos, outras, através do desenvolvimento mental de relações sexuais.

Geralmente, as mulheres não estão dispostas a perder-se em um caso emocional. Se você sente atração imprópria por um homem, evite estar só com ele (mesmo que em ambiente público), abstenha-se de conversar assuntos que jamais conversaria com ele na presença de outras pessoas, incluindo essa mesma condição em comunicações telefônicas, e-mails e chats.

Lembre-se de Provérbios 4.23: acima de tudo é preciso guardar o coração! 

4. pornografia e a atmosfera poluída de chat. Os homens não são os únicos tentados a espreitar pornografia. Muitas mulheres admitem possuir o hábito ao usar a Internet. É provável que a compulsão começa com a curiosidade, talvez interessadas em saber o que seus maridos observam e mais tarde para satisfazer seus próprios apetites lascivos.

Assistir conteúdo pornográfico empurra nossas mentes para longe do plano de Deus, que pretende um ambiente de pureza no ambiente do casamento. E por este motivo as imagens de outras pessoas não devem ter espaço em nossas mentes, inclusive quando estamos em conjunção carnal com nossos cônjuges.

Muitas mulheres apreciam sexo virtual em salas de bate-papo com desconhecidos. Causa forte emoção para elas a intimidade cibernética com um estranho. Divulgam e têm a expectativa de aprender coisas novas com o outro, sem perceber que essa espécie de intimidade é apenas um substitutivo barato, embora aparentemente intenso é coisa irreal. A verdadeira intimidade é a conquistada através do contato pessoal, através de períodos longos de tempo em que duas pessoas se relacionam dentro do matrimônio. 

A mulher solteira demonstra seu amor por Deus, evitando satisfazer a natureza sexual através da virtualidade insalubre, concentrando seus pensamentos nEle e sobre as coisas saudáveis que Ele preparou para ela realizar e que tem convicção ser do seu agrado. Quando ocorrem as relações cibernéticas imorais, a culpa inibe a intimidade com o Senhor.

5. Filmes românticos e novelas. Não é coincidência que o período que eu mais estava experimentando a tentação extraconjugal era durante os dias em que eu assisti All My Children, One Life to Live e Hospital Geral, quando meus filhos iam dormir.  Quando colocamos lixo em nossas mentes, a consequência natural é que eles apodreçam, cheirem mal e contaminem as nossas vidas.  

Romances podem ter um efeito semelhante, induzindo ao adultério mental e físico. Embora existam alguns bons romances de autoria de cristãos, se você se sentir decepcionada com seu marido, não ignore-o e nem troque-o, mentalmente, pelos atores e personagens da ficção.

Cuide bem da sua sobriedade emocional e leve à sério a fidelidade no casamento.

E.A.G.

Postagem paralela: A pornografia pode ser danosa ao cérebro, segundo pesquisa do Instituto Max Planck feita por Simone Külhn
_________

* Nota do Editor de Belverede:
Seguimos  a corrente teológica que define o homem como um ser tríplice, composto de corpo, alma e espírito. Entendemos que em muitas citações em que a Bíblia apresenta a palavra coração, faz isso como um termo sinônimo à alma, e vice-versa. Também, entendemos que o intelecto, ou mente humana, é a alma.

Fonte: Charisma Magazine - http://www.charismamag.com/life/women/10043-7-stumbling-blocks-to-sexual-purity

Tecnologias modernas entre pais e filhos - charge Randy Glasbergen


E.A.G.

O que é aproveitar a vida?


Por Eliseu Antonio Gomes

O que é "aproveitar a vida"? Embriagar-se? Fumar? Drogar-se? Ir às "noitadas" e praticar sexo irresponsavelmente? Buscar o conhecimento ateísta em um curso de faculdade? Casar-se, viver ao lado de um amor, constituir uma família, curtir a alegria de ter um filho nos braços e vê-lo crescer? Observar os pássaros? Envelhecer acompanhando o movimento de carros pela janela de casa? Experimentar o privilégio de uma velhice tranquila conhecendo o mundo em viagens em alto-mar?

Equivoca-se quem acredita que aproveitar a vida é apenas satisfazer os desejos relativos às coisas terrenas. É um erro acreditar que ao viver a vida indo às festas, levar a vida na ''zoera'', é o caminho para encontrar a felicidade. É um engano acreditar que só é possível aproveitar a vida quando ignoramos a vontade de Deus.

Engana-se quem acredite que o estudo é desnecessário e afirme que para ser feliz só é preciso ser um assíduo frequentador de templos e praticante de normas religiosas rígidas. Fanáticos religiosos não percebem que Deus quer nossa felicidade plena, quer que sejamos felizes no plano físico e desfrutemos da felicidade na esfera espiritual.

Tanto a filosofia ateísta quanto a prática de fanatismo religioso separam o espírito humano do Espírito Santo, tornando a alma das pessoas insatisfeitas, mesmo quando o ser humano experimenta tudo que o mundo físico oferece. A desorganização de espaço de tempo entre relações supérfluas e a relação básica no campo da religiosidade produz angústia no coração do homem. O uso de drogas tem preço caríssimo, pois proporcionam prazer pelo entorpecimento da mente e levam embora a saúde e em determinado espaço de tempo leva embora a tranquilidade dos usuários. Dogmas e liturgias de culto não são suficientes para nos fazer melhores. O sexo sem compromisso violenta a alma, porque a relação sem amor, mesmo que consensual, fere o coração dos praticantes por não ser capaz de satisfazer o espírito humano.

Muitas pessoas têm entendimento delimitado sobre o assunto. Por ignorância, alguns acreditam que aproveitar a vida é apenas fazer aquilo que elas fazem e se sentem bem fazendo. Exemplos:  uns gostam de rotina e outros de novidades; algumas mulheres se consideram felizes trabalhando fora de casa e pensam que as mulheres caseiras são tristes porque cuidam dos afazeres domésticos e da família; há quem goste muito de viajar e acreditam que quem aprecie apenas o ambiente do lar e a leitura na cabeceira de sua cama em seu quarto é uma pessoa frustrada.

Devemos buscar a Deus enquanto se pode achá-lo, como diz em Mateus 16.26 "Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?". O texto bíblico faz um alerta importante. Há pessoas que passam a vida inteira deixando Deus completamente de lado baseados na desculpa de que não possuem tempo, de que estão ocupados com atividades inadiáveis  que não poderão deixar para depois., que precisam resolver isso, aquilo e aquilo-outro.

Em Mateus 22.37-39 está escrito: "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo."

Para aproveitar bem a vida é fundamental ter harmonia com Deus, consigo mesmo, com o próximo e com o meio-ambiente. Seguir as orientações de Cristo. A fórmula perfeita para fazer isso é ter foco, entender e estar de bem com Deus, pois manter o relacionamento espiritual com o nosso Criador nos torna revigorados e capacitados a desenvolver relações proativas.

Fiz uma pesquisa no Google na página de imagens. Usei mais de um idioma, digitei a frase "aproveitar a vida" e a maioria das fotos apresentadas foram de momentos de lazer. Divertir-se é aproveitar a vida mas equilíbrio é tudo. A verdadeira religião não é promotora de ociosidade. Ser uma pessoa espiritual não significa que tenha que deixar as coisas importantes dessa vida de lado, mas sim saber discernir entre o banal e o necessário, aplicar a proporcionalidade de atenção na medida correta! Existem momentos certos para descansar, divertir-se com amigos, estudar, namorar, trabalhar e cultuar ao Senhor.

Para aproveitar a vida de verdade, é necessário ter o precioso objetivo de envolver-se em todas as situações com a postura de não atrapalhar a relação de paz com Deus e a paz com os nossos semelhantes. Quando essa conscientização torna-se uma prática diária, é possível viver a vida inteira feliz, formar-se no curso superior satisfatoriamente, realizar-se ao lado da pessoa amada e com ela criar filho ou filhos, apreciar o que há de bom na fauna e na flora, etc.

A religiosidade voltada ao Deus verdadeiro não nos impede de fazer uma faculdade, um curso de especialização profissional, trabalhar, cultivar relações sociais saudáveis, estar com a família e com ela experimentar momentos gratificantes. Por outro lado, estar envolvido com as coisas dessa vida terrena não impede de prestar reverência ao Senhor, ao contrário, a nossa obediência nos garante fazer todas as coisas com melhor eficácia porque ter paz com Deus produz satisfação plena em todas as áreas da nossa existência.

E.A.G.

Não posso amar a Deus em primeiro lugar?

O que dizer de Mateus 16.26? A questão não é perder a alma por causa do "não posso". Muitas pessoas encontram tempo para tudo na vida, se dedicam a cursinhos, a pós-graduação, ao casamento, aos filhos, mas nunca se quer demonstram disposição para dedicar seu tempo a Deus. Apenas quando se encontram em situação difícil elas correm em busca da ajuda de Deus.

O tempo passa rápido e de adianta ter muito dinheiro, muitos amigos, se  não quiser buscar a Deus e agradecer por tudo que temos. Precisamos reconhecer a bondade e superioridade dEle sobre nós. 


Já agradeceu a Deus pelos seus inimigos?

Por Monica Parker

Se até Jesus tinha inimigos - e muitos - quem somos nós para não querer tê-los? No entanto, consideremos que Cristo não plantou maldade, não alimentou suas inimizades. Diferente de muitos de nós, ainda que ninguém se esforce para colecionar desafetos.

Podemos ter adversários por consequência de nossas ações ou por simplesmente suscitar inveja pelo que somos, pelo que fazemos, ou pelo que temos. Qualquer pessoa bem sucedida no que faz torna-se objeto de maior escrutínio que pode redundar em problemas, se não estiver atento aos conselhos do Pai Celestial.

Qual a saída senão retirar o melhor dessa situação? Nossos inimigos podem indiretamente incentivar-nos a manter a postura que devemos ter. A inveja pode ser a causa de trabalharmos arduamente e de forma íntegra.

Não é pecado ter inimigos, contanto que a luta a ser travada seja com nós mesmos e não contra eles. A atitude negativa de uma pessoa serve para aprimorar e aumentar nossas habilidades. Basta colocarmos os problemas com terceiros, numa nova perspectiva: a perspectiva de Deus. Isso nos dará grandes oportunidades para que cresçamos como gente e alcancemos o patamar de alguém muito melhor. Nos mesmos.

Que possamos nos renovar neste desafio.

"Amem seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam" - Lucas 6,27.

sábado, 29 de novembro de 2014

Roberto Gómez Bolaños, em memória

21 de fevereiro de 1929 - 28 de novembro de 2014

"Eu já disse para colocar em minha lápide: 'Ele era um homem bom' " - Roberto Gómez Bolaños.

Fonte: Líderes Mexicanos

2014 - então, é (quase) dezembro: período de Natal outra vez

Isaías 9.6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Nota aos leitores e colegas de blog evangélicos: Creio que quase todo blogueiro passa pela situação de começar seu blog e pôr em suas pautas o assunto Natal e outras datas específicas que temos durante o ano. E, com o passar do tempo de blogagem, os temas são todos "dissecados" e voltar a eles significa tornar-se prolixo, porque não é tarefa fácil abordar assuntos iguais com ângulos diferentes.

Assim sendo, no meu caso, ao invés de criar novos artigos falando do mesmo, prefiro indicar o que já existe. Aqui no blog Belverede: postagens sobre artigos focando o livro de Isaías e o Natal.

E.A.G.

Cânção do Êxodo

Angela Vanessa e Jô Pereira

Assembleia de Deus - congregação Bom Sucesso - Setor 10
Avenida José Rufino nº 800
Socorro - Jaboatão dos Guararapes - PE
Pastor setorial Elcir Ribeiro. Estadual: Ailtom José Alves

 

Fonte: Angela Vanessa / YouTube 

Dez dicas de como ser um vencedor

Luiz Almeida Marins Filho

Um grupo de jovens me pediu para escrever dez dicas para que possam vencer os desafios do século 21.

1. Escolha seus amigos. Não ande com pessoas que não vão agregar nada à sua vida futura.

2. Estude. Lembre-se que o século 21 é o século da inteligência. Vencerão somente os melhores.

3. Procure ouvir a inteligência dos mais velhos. Às vezes pode ser chato, mas antes de descartar bons conselhos, pense neles.

4. Cuide da sua saúde. Pratique esportes. Não fume.

5. Encha seu tempo. Não fique desocupado ou desocupada. Faça alguma coisa boa - cursos rápidos além da escola é uma boa opção.

6. Aprenda inglês e espanhol. Lembre-se que inglês será o idioma universal. Mais da metade da população mundial estará falando inglês nos próximos anos. Espanhol é importante porque será a segunda língua mundial.

7. Aprenda computação. Seja amigável com a informática. O mundo será a cada dia mais eletrônico. Navegue na Internet buscando informações úteis para o seu futuro.

8. Divirta-se. Seja alegre. Sorria!

9. Seja uma pessoa polida e educada. Saiba dizer "com licença", "por favor", "obrigado", "desculpe". Quem usa a educação tem mais sucesso na vida e no trabalho.

10. Resista à tentação às drogas e maneiras fáceis e falsas de ser feliz. Lembre-se que a felicidade e o sucesso são construídos no dia-a-dia por nossas atitudes e comportamentos. Acredite em você. Lembre-se que você é importante no mundo. Você merece o melhor.

Postagens paralelas:

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Danilo Gentili entrevista Reinaldo Azevedo no The Noite


Reinaldo Azevedo descreve de maneira magistral como os esquerdistas pensam sobre a ética na vida pública.

Telecine Cult HD transmite programação no prefixo numérico 666 da operadora NET


Com as mesmas caracteristicas da rede de canais por assinatura Showtime, dos Estados Unidos, temos no Brasil a empresa brasileira Globosat, da Organizações Globo, programadora de canais por assinatura, que transmite canais focados em variedade, públicos infantil e feminino, esportes e produções cinematográficas.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Crônica do nigeriano que na rua Conde de Sarzedas disse ser missionário evangélico

Por Eliseu Antonio Gomes

Gosto muito de texto bíblico de Mateus 10,16, que nos recomenda a agir com a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.

Algum tempo atrás, na rua Conde de Sarzerdas - uma rua de muitas lojas evangélicas na Capital de São Paulo -, encontrei um moçambicano que se apresentava como um missionário evangélico no Brasil. Era um negro bem falante e sorridente. Ele vestia-se com traje típico do seu país, uma espécie de camisa com estampa muito colorida e falava com sotaque muito forte. Estrategicamente, estava parado bem na frente da porta de um estabelecimento comercial, aproveitava o fluxo de gente que entrava e saía da loja para oferecer os CDs dele.

Eu não sou um alguém que acredita de imediato nas coisas que ouço, sempre busco comprovar tudo. Perguntei a ele o nome de seu pastor e qual era a igreja que o havia enviado ao Brasil. Não sei se de maneira proposital ou distraída, ele não me respondeu. Ao invés de esclarecer, ofereceu o CD, cujo conteúdo era todo de pregações realizadas por ele. De pronto, pude perceber que era um produto feito de modo nada profissional. Apesar de a qualidade deixar a desejar, comprei, porque afirmava que o dinheiro seria revertido para o seu ministério. Por quê não dar um voto de confiança?

Bom de prosa, ele conseguiu mexer com o emocional da minha esposa em poucas palavras. Disse para ela que os brasileiros estão no céu e não sabem, porque no país de onde veio poucos conseguem comer na mesma refeição arroz e feijão juntos. Quase levamos dois exemplares do CD!

Hoje, conversei com uma pessoa que trazia uma dúvida e pedia auxílio, queria saber como deveria proceder. Nesta conversa, me lembrei do tal moçambicano bom de papo. A pessoa me disse que um homem de Moçambique prega em igrejas do Brasil e arrecada dinheiro para uma obra religiosa em seu país, mas as fotos que apresenta não são de seu ministério, mas de outra pessoa, brasileira, que não tem elo algum com ele, faz missões lá no continente africano e não deu autorização para copiar e usar suas imagens Tudo indica que o pedido de ofertas é uma situação fraudulenta. Estelionato. Falsidade ideológica. A ação de lobo travestido de ovelha, pois a brasileira afirma não receber um tostão.

Note a palavra MISSIONÁRIO: significa ENVIADO. A indução ao erro só acontece quando existe falta de conhecimento. O missionário precisa ter a referência de quem o envia. Então, se um pastor não enviou a pessoa, essa pessoa não deve dizer que é uma missionária, mesmo que ela seja sincera, trabalhe duro e dedique todo seu coração para Cristo. E se a pessoa não puder comprovar que foi de fato enviada por um pastor, a prudência recomenda a quem a recebe não considerá-la em missão. É seu irmão ou irmã de fé, mas missionário ou missionária não é.

O que respondi para a pessoa que pediu ajuda nesta situação? Eu acredito que a missionária brasileira deveria:
1º. falar ao seu pastor sobre o fato,
2º.  fazer seus mantenedores ficarem cientes para que não sejam enganados,
3º. fazer denúncia no próprio site, ou página dela em rede social. Deixar um comunicado bem claro que não passou procuração para que se peça ofertas em nome dela. Mas sem citar nome.

Há necessidade de tomar cuidado para não ser judicialmente processada pelo nigeriano, pois o Código Penal Brasileiro, no artigo 140, também dá oportunidade para que se puna quem diz a verdade, é a tal queixa de injúria, que bem poderia ser chamada "lei de incentivo ao crime", pois essa lei é interpretada de maneira muito esquisita, considera-se ofensa contra a dignidade ou o decoro acusar atos falhos de quem age dolosamente. A pena pode ser  detenção de seis meses a um ano ou multa.  

E.A.G

O prenúncio do tempo do fim

Por Eliseu Antonio Gomes

O tempo do fim: há pessoas que têm arrepios quando ouvem tal expressão. Mas esta frase no Livro de Daniel não representa o fim do mundo, aponta ao período de tratamento de Deus com o povo de Israel, prenunciando a vinda de Cristo.

Por meio do contexto profético, a mensagem bíblica no oitavo capítulo de Daniel é de esperança, não há a perspectiva de terror, pois apresenta o triunfo do Reino de Deus.

Do segundo ao sétimo capítulos, Daniel usou o idioma aramaico, usado pelos gentios; a partir do capítulo 8 até o final do livro, o idioma usado pelo profeta passa a ser o hebraico, do povo de Deus, pois o assunto em foco dizia respeito ao povo judeu entre as nações gentílicas.

 Daniel 8.1

Verso 1. O ano terceiro do rei Belsazar seria 550/540 a.C., um ano muito significativo, em que Ciro rompeu com sua sujeição a Astíage, o medo, estabelecendo o estado conjunto dos medos e persas. Aquele que o Senhor tomara pela mão direita (Isaías 45.1) já estava inconscientemente desempenhando o papel que Deus lhe designara na história, e sem dúvida alguns dos exilados na Babilônia reconheceram este fato.

Versículo 3: O significado do carneiro é o advento do império medo-persa

Segundo a interpretação de Daniel, 8.21, os dois chifres representam reis da Média e da Pérsia, sendo o maior o persa, que dominava sobre a Média. O rápido progresso de Ciro durante dez anos, de 549 a 539, sugeria um carneiro marrando todo animal que se lhe opunha. Arremetendo com ímpeto em direção ao ocidente e ao norte, para dentro da Ásia Menor, ele sobrepujou a Babilônia, somente para capturá-la mais tarde, tomando as terras a sudoeste e a sudeste.

Versículos 5 a 8: a visão do bode e do carneiro

Os dois animais referem-se respectivamente aos impérios medo-persa e grego.

Eram dois os chifres do carneiro: um maior que o outro. O maior referia-se a Ciro, o persa; o menor, a Dario da Média. O carneiro provindo do oriente, defrontando-se com um bode que vinha do ocidente, deparou-se com um inimigo mais forte, chegando ao seu fim. O bode representava o império grego, e o grande chifre Alexandre Magno, o mais célebre conquistador do mundo antigo.

Alexandre Magno, também conhecido como Alexandre o Grande, era filho de Felipe da Macedônia, o qual fora educado aos pés do sábio Aristóteles. Ele nasceu na Macedônia em 365 a.C., possuía inteligência avançada para o seu tempo, e foi comandante perspicaz das milícias gregas, humilhou o império medo-persa sem compaixão, quebrou os dois chifres do carneiro, por volta de 331 a.C., sendo depois também quebrado ainda quando forte, morreu prematuramente de maneira misteriosa com a idade de 43 anos, no ano 323 a.C - e assim cumpriu-se a profecia que Deus deu a Daniel cerca de 200 anos antes do fato ocorrer.

A continuação da visão mostra quatro chifres notáveis substituindo o chifre quebrado, esses quatro chifres representam quatro generais que após a morte de Alexandre o Grande assumiram o governo grego, repartindo entre si o império do seu predecessor, cada um uma parte do que lhe coube, isto é, Macedônia, Ásia Menor, Síria-Babilônia, e Egito.

O versículo 9: o protótipo do Anticristo

O texto nos informa que dos quatro chifres surgiu um chifre menor. Este, refere-se a Antioco Epifanes, o rei da Dinastia Selêucida, que governou a Síria entre 174 e 164 a.C.

Diz o relato profético que "por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra". Isto é, ele impediu que os judeus realizassem os sacrifícios diários, da manhã e da tarde, conforme perscritos em Êxodo 29.38-42. A palavra "lugar" é reservada para a "habitação de Deus" e o Templo (1 Reis 8.30; 2 Crônicas 6,20). O ataque ao lugar de culto a Deus é um ataque ao próprio Deus.

Devido a intensa crueldade e ignomínia de Antioco Epifanes, muitos estudiosos das Escrituras Sagradas o consideram como um tipo de Anticristo. Porém, enquadrá-lo como a personificação do Anticristo mencionado no Novo Testamento é apenas especulação. Contudo, o capítulo 8 do Livro de Daniel aponta para "o tempo do fim", refere-se à uma época escatológica, nos fazendo entender que a mensagem tem dupla referência profética. A conduta cruel e destrutiva de Antioco contra Israel no passado, representa perfeitamente a figura de um governante que surgirá no futuro, o Anticristo, que promoverá muitos males contra os israelitas e contra o restante da população mundial.

O espírito do Anticristo já opera no mundo. Entretanto, o povo de Deus deve se alegrar porque o nosso Senhor se relaciona com seus servos através do Espírito Santo. O povo escolhido é o conjunto de membros da Igreja de Cristo e pessoas, revestidas das armaduras celestiais, são  selecionadas para anunciar o plano da salvação a este mundo que desconhece Jesus Cristo.

Conclusão

Quando teve esta visão, o profeta tinha por volta de 90 anos de idade. Naturalmente, sua força física e emocional era fraca devido aos anos vividos, e ao deixar o estado de êxtase espiritual e passar ao natural, não tinha forças para permanecer em pé.  O conteúdo do que viu lhe tirou as forças físicas por algum tempo, impedindo que ele fizesse as coisas mais básicas (conferir versículos 11, 12, 27). Algo semelhante aconteceu com João na ilha de Patmos. Apesar disso, Daniel permaneceu lúcido e guardou segredo da revelação recebida, conforme orientação divina,

Para ninguém mais foi revelado o futuro como foi revelado ao profeta Daniel.

E.A.G.

Compilações:
Daniel - Introdução e Comentário, Joyce G. Baldwin, páginas 146, 147, 1ª edição 1983, reimpressão 2008, São Paulo (Vida Nova)
Ensinador Cristão, ano 15, página 40, outubro-dezembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Integridade Moral e Espiritual - O legado do livro de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, páginas 115-125, 1ª edição, 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre (Jovens e Adultos), Integridade Moral e Espiritual, Elienai Cabral, 4º trimestre de 2014, páginas 62-67,  Rio de Janeiro (CPAD).

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Começo de noite na zona oeste de São Paulo é com chuva forte


Após mais de 20 dias de tempo seco...

...chove forte na Capital de São Paulo.
Mas, ainda, não chove na região da Cantareira.

O Sistema Cantareira é o maior dos sistemas administrados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), destinado a captação e tratamento de água para o Estado de São Paulo, é usado para abastecer 8,8 milhões de clientes da Sabesp. Abrange os municípios de Bragança Paulista, Piracaia, Vargem, Joanópolis, Nazaré Paulista, Franco da Rocha, Mairiporã, Caieiras e a Capital, São Paulo. Por falta de chuva nos reservatórios, mais de quarenta cidades passam por racionamento de água no período da noite.

Hoje, o ex-beatles Paul McCartney tem agenda marcada para apresentar-se em um show na Arena Palmeiras, ponto crítico que costuma alagar em momentos chuvosos. 

E.A.G.

A justiça divina


A justiça de Deus se manifesta, bem como a ira de Deus, porque a justiça de Deus não pode tolerar o pecado que se multiplica, pois o homem se tornou inventor de males: Romanos 1.30.

Assim sendo, o homem não se satisfaz com as formas conhecidas de pecar, inventa outras formas mais sofisticadas e se aprofunda cada vez mais no pecado. Mas a justiça de Deus toma providências também para tirar o homem de seu estado.

Quando Deus criou o homem, criou-o conforme sua imagem e semelhança, isto é, parecido com Deus em pureza e santidade. Tivesse o homem permanecido no estado original em que fora criado e seria outra a sorte da humanidade hoje. A Bíblia não discorre sobre essa hipótese, porque seria perda de tempo e trabalho, já que o homem não permaneceu  na presença de Deus. Diante dessa triste realidade, ela ocupa todo o seu espaço na preocupação divina de prover uma salvação eficiente para o pecador. A natureza divina exigia a salvação dos homens. Conhecemos Deus pelo conhecimento de seus atributos. Assim o conhecemos, quando sabemos que Ele é: Onisciente, Onipotente, Santo, Bom, Eterno, Infinito.

Mas a característica de Deus que exige a providência da salvação do homem pecador e incapaz de salvar-se por suas próprias forças, é o atributo da Misericórdia, Deus é misericordioso e não poderia deixar o homem na perdição, pois isso feriria a sua natureza. São inúmeros os textos que mostram Deus Misericordioso, por exemplo: Gênesis 19,16; Êxodo 22.17; Deuteronômio 4.31; 2 Corintios 30.9; Neemias 9.17; Salmos 103.8, e etc.

A justiça divina aplicada traz regeneração do pecador. Ao conhecer o estado de pecaminosidade do homem, e nos voltarmos para o estudo da justiça de Deus, a primeira ideia que nos vem à mente é de castigo de Deus sobre os homens pecadores. Mas, pela misericórdia de Deus, como vimos acima, é o contrário, Deus aplica sua justiça divina no homem (pecador arrependido) e regenera-o (faz dele um novo homem). O homem salvo é, por isso, possuidor da justiça divina. Esse direito que só Jesus Cristo tem por merecimento, é nosso por imputação, pela fé: Romanos 5.1-21.

A justiça divina aplicada convida à santificação: "Falo como homem, pela fraqueza da vossa carne; pois que, assim como apresentastes os vossos membros para servirem à imundícia, e à maldade para maldade, assim apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para santificação" (Romanos 6.19). O texto mostra que tanto para a servidão ao pecado como para alcançar à santidade, é preciso que o homem exerça VONTADE. "Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna" (vers. 22). Logo, a justiça de Deus aplicada no crente deve levá-lo à santificação.

Depois da santificação, virá a glorificação. O ensino de Paulo em Romanos, a respeito daqueles que alcançam a justificação pela fé, que devem buscar a santificação e se entregar a ela, seu fim é a glorificação em Cristo. Vejamos: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" (Romanos 8.29-30); veja ainda os versículos 16 e 17. A glorificação é o último estágio na carreira do crente, quando será semelhante a Cristo: 1 João 3,2.

Concluímos que:

1. A justiça de Deus não é apenas um atributo divino que só serve para diferenciá-lo de todos os seres, mas ela é prática, sendo aplicada na vida do pecador arrependido, levando-o até à glória do Céu.

2. A justiça divina requer a salvação do pecador, porque ela faz parte da natureza de Deus, que é misericordioso. Uma justiça que só condena não é condizente com a de Deus, que é amor. Mas essa justiça condena, quando não há aceitação do pecador, para o plano estabelecido.

3. A justiça divina é outorgada ou atribuída ao crente arrependido de seus pecados, que começa sua carreira e termina na glória de Deus!

Deus os abençoe!

E.A.G.

Fonte: Boa Palavra, ano 9, nº 104, página 5, novembro de 2014.
O autor é pastor e fundador da Igreja Batista do Povo: http://www.batistadopovo.org.br/PortalIBP/ 

Esperando uma resposta

Por Myron S. Augsburger

Ouvi falar de um médico que quando começou os seus estudos era agnóstico. Depois de completar o curso médio em um colégio evangélico, foi para uma escola de Medicina e trabalhou como interno em um hospital, tornando-se depois um médico de sucesso. Um dia, depois que ele já conhecia Jesus Cristo, visitou sua antiga escola, e disse ao diretor: "Todo aquele tempo em que eu estava fazendo perguntas e agindo como cético (o que eu realmente era), na verdade, o que estava procurando não era uma solução para os meus problemas, estava esperando que algum professor tivesse a ousadia de se levantar e me dizer 'Jesus Cristo é real para mim!' ".

O homem é mais do que uma mente: é uma vida. É por isso que o mundo pergunta à igreja: "Que diferença faz o seu cristianismo? Onde está o evangelho concreto, expresso em vidas transformadas?"  A igreja tem encarado o problema da integridade ou santidade (estas palavras não têm o mesmo sentido), de maneira exageradamente moralista. Santidade não significa apenas evitar certos hábitos, relaciona-se com integridade de vida. Muitas vezes a igreja tem falhado neste ponto. Assim, hoje em dia, em vez da igreja espalhar uma mensagem a respeito da integridade moral, é o psiquiatra, o psicólogo e o médico que estão empreendendo a discussão.

Íntegros num mundo corrupto 

Precisamos descobrir novamente como é que adquirimos santidade. A terapia de Deus está ao alcance de todos. O seu propósito é tornar homens e mulheres em pessoas íntegras em um mundo corrupto. É produzir homens e mulheres de caráter íntegro, que possa demonstrar, de maneira convincente para a nossa sociedade, o verdadeiro propósito de Deus em relação ao homem.

Qual é o maior remédio para os males da sociedade?  Nunca mudaremos a nossa estrutura social simplesmente promovendo "um polimento da imagem"; precisamos tirar o pior de dentro do homem. E ao dizer isso, não estou introduzindo nenhuma doutrina ingênua, estreita, reacionária, pois os nossos assistentes sociais e sociólogos também estão falando a mesma coisa. O evangelho que transforma a vida do homem é a única solução para os males da sociedade.

O que transforma a vida de alguém que tem sido escravo de seus maus instintos? O que impede um homem de tornar-se fantoche nas mãos dos próprios desejos? O que faz com que um homem que já foi manipulador de pessoas, usando-as para o seu próprio benefício, torne-se um irmão e servo de seus amigos? É a obra de Deus e sua graça; é a presença transformadora de Jesus Cristo em sua vida. O resultado é o que a Escritura chama de "nova criatura". 

Dr. Carl G. Jung, um falecido psicólogo suiço, disse certa vez que as perguntas que mais lhe faziam era: "O que é a vida?"; "Por que estou aqui?"; "Para onde vou?". Quando demonstramos que Deus pode nos conceder poder para vivermos uma existência reta, positiva e útil, quando demonstramos para os que nos rodeiam o que significa pôr Jesus Cristo em primeiro lugar, respondemos a essas perguntas com a vida, não com uma ou duas sentenças. Nós nos tornamos parte do que nosso Senhor chamou: "o sal da terra", que se desgasta no enriquecimento que ele próprio proporciona.

Fonte: United Evangelical Action, de julho de 1965 via Mensagem da Cruz, nº 112, março-abril de 1997, Belo Horizonte (MG). 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Margens da Rodovia dos Bandeirantes SP


Imagem: Thomas Jefferson, cinegrafista.

Fonte: Jornal da Gazeta, transmissão de internet da TV Gazeta em 24 de novembro 2014.

sábado, 22 de novembro de 2014

Os impérios mundiais e o reino do Messias

Por Eliseu Antonio Gomes

Os estudiosos do Livro de Daniel dividem o livro em duas partes: histórica e profética. Os capítulos 1 a 6 o identificam como conteúdo composto de narrativa cuja predominância é classificada como histórica, mesmo contendo uma parte no capítulo 2 que é profética; e do capítulo 7 ao 12 o que predomina são as profecias, recebidas por Daniel em formas de visões.

É importante notar que a ordem cronológica dos fatos não se seguem na ordem dos capítulos. Nos capítulos 5 e 6, o profeta passava dos 80 anos de idade, no capítulo 7 ele tinha por volta de 70. Do capítulo 7 ao 12, há sequência cronológica.

Império é a forma de governo monárquico, cujo soberano tem o título de imperador ou imperatriz. Enquanto os impérios humanos caem, o Reino de Deus se expande através de Jesus.

A Palavra de Deus é capaz de falar sobre acontecimentos históricos antes mesmo que eles aconteçam. No caso do profeta Daniel, Deus o usa em visões para revelar sobre o futuro do mundo e sobre o Reino de Deus.

A visão dos animais ferozes

O sétimo capítulo retrata uma grande parte da história antiga da civilização humana, que pode ser perfeitamente descrito como o Apocalipse do Antigo Testamento. Este capítulo é paralelo com a visão de Nabucodonosor, relatada no capítulo 2.

Em Daniel 7.1-8, o profeta, servo de Deus, recebe visões e interpretações, tal revelação foi recebida antes da festa de Belsazar (capítulo 5). Daniel vê animais ameaçadores, a aparência deles era repulsiva aos judeus, causavam terror por serem incomuns: um leão com asas de águia, um urso com três costelas na boca, um leopardo com quatro asas, um animal com aparência indescritível com dentes de ferro que comia e triturava tudo que encontrava pelo caminho. O quarto animal traz algo bastante peculiar: dez chifres e um chifre pequeno.

A interpretação

O significado desta visão nos leva a entender que, as figuras representadas pelo leão, o urso, o leopardo, e a fera indescritível,  simbolizavam os quatro grandes impérios do mundo: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma; os quatro animais representam quatro reis que se levantaram sobre a terra. Em primeiro lugar, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, em segundo lugar o império Medo-Persa, representado pela aliança dos reis da Média e da Pérsia, o terceiro, o império grego que aparece sobre a figura de Alexandre Magno, que após morrer teve seu reino dividido entre quatro generais, e, em quarto lugar o império romano. Esses impérios são representações de poderes gentílicos dominando o mundo, compreendem desde o período da geração do profeta Daniel até a segunda vinda de Cristo.

As características desses quatro seres é o retrato que Deus dá desses quatro impérios, são figuras animalescas, figuras de conhecimento cultural do homem para revelar verdades morais e espirituais, para revelar o surgimento deles ao longo da vida de Israel e do mundo, bem como destacar o último grande império mundial sob a égide de Satanás, representado pelo Anticristo. 

Sobre o quarto animal, seus dez chifres simbolizam sua capacidade de realizar ataques eficazes, o poder que ele possui para subjugar e reinar. O significado dos dez chifres que saíam de sua cabeça, prefiguravam dez reis, advindos do antigo império romano.

O Anticristo

O pequeno chifre (Daniel 7.8), saído entre os dez chifres, descrito como tendo olhos e uma boca que fala insolências, será uma pessoa na pele do Anticristo escatológico, descrito pelo apóstolo Paulo como "homem do pecado" e "filho da perdição" (2 Tessalonicenses 2.3). Surgirá no último tempo entre dez reinos, no período da Grande Tribulação, blasfemando contra o Altíssimo até que venha o juízo de Deus sobre ele.

Tanto a profecia de Daniel quanto do evangelista João (7.8; Apocalipse 13.1, 5-6) apontam para um personagem dos últimos tempos, o período da Grande Tribulação, o Anticristo.  Revelam que haverá um governante cuja personalidade terá alto poder de convencimento, sua retórica será persuasiva e impressionante, capaz de enganar através da eloquência de suas palavras, influenciando as nações tanto para a paz quanto para as guerras. Ele será um Líder que manipulará os governos do mundo, pois terá "uma boca que falará grandiosamente", e assim fará um pacto com Israel. Apresentará uma retórica blasfemadora contra o Criador e contra os homens, mostrará postura zombeteira contra Deus e contra Israel.

Ao longo dos anos muitas especulações foram feitas a respeito das figuras dos quatro animais. No passado, muitos crentes apontaram Hitler como o pequeno chifre, isto é, o Anticristo. Outros, Stalin, ainda, outros, o papa João Paulo II. Não sabemos quem é o Anticristo porque sua identidade não está revelada na Bíblia. O tempo provou que todas estas especulações eram equivocadas. Não devemos ir além do que menciona o texto bíblico.

De acordo com a interpretação evangélica conservadora, é preciso levar em conta que os muitos intérpretes de Daniel consideram os capítulos 7 e 8 como uma continuação do capítulo 2. As duas visões apresentam os mesmos fatos, a decadência desses impérios, porém, a Nabucodonosor, rei pagão, a visão da estátua revelou o lado político e material dos impérios, enquanto que a Daniel, servo de Deus, a visão revelou o lado moral e espiritual representados pelas figuras dos quatro animais.

O capítulo 2 tem o sonho de Nabucodonosor, interpretado por Daniel. O sonho apresenta quatro impérios representados por quatro figuras do mundo material. Os impérios são representados por uma grande estátua com cabeça feita de ouro; peito e braços de prata; ventre e quadris de bronze; pés compostos da mistura de ferro e barro. A estátua é derrubada por uma pedra, que é lançada sem o uso de ferramentas. Esta pedra é o Reino de Deus destruindo toda a concepção humana de imperialismo, desfazendo o poder das forças gentílicas.

O Anticristo será destruído pelo fogo e será lançado no Lago de Fogo (Daniel 7.11; Apocalipse 19.20). A Bíblia declara que ele será destruído pela força da vinda do Messias (2 Tessalonicenses 2.8).

O Filho do Homem 

Em Daniel 7, o significado da expressão "filho do homem" refere-se a um ser humano distinto que recebe de Deus a soberania celestial, não é outra pessoa senão Jesus Cristo, o Messias, que se dará a conhecer em sua segunda vinda quando todo o olho o verá vindo do céu sobre o Monte das Oliveiras. (Zacarias 14.4; Atos 1.9-11; Apocalipse 1.7).

Jesus Cristo se identificou como o Filho do Homem (João 14.1-6, 28), para que soubéssemos que além de ser gerado no útero de uma mulher era o Filho de Deus (Salmos 2.7), para que pudéssemos saber que Ele além de divino também era um ser humano.

A Grande Tribulação

O clímax da visão profética de Daniel marca o advento da Grande Tribulação, que não será para a Igreja de Cristo. Antes deste período a igreja será arrebatada para o céu e os mortos em Cristo serão ressuscitados gloriosamente (1 Coríntios 15.51-52; 1 Tessalonicenses 4.13-18). O Messias virá para Israel e para o mundo.

A Grande Tribulação durará três anos e meio, ou 42 semanas, ou 126 dias (Daniel 9-7; 12.7; Mateus 24.21-22; Apocalipse 7.14). Será um período de sofrimento mundial, especialmente contra Israel. Nesta época, o Anticristo firmará o concerto com Israel, usará artifícios políticos simulando relações de paz entre Israel e as demais nações, depois quebrará o pacto e passará a perseguir Israel com o apoio das nações.

Jesus, o Messias, se fará visivelmente presente em plena batalha do Armagedom, quando as nações da terra sob o comando do Anticristo estiverem atacando Israel, e Israel estiver prestes a ser destruído clamar a Deus por socorro.  A interferência do Senhor nesta guerra resultará na derrota do Diabo, seus anjos e todos os comandados pelo Anticristo.

O profeta Daniel viu o dia em que virá o Messias, nesta segunda vinda. O capítulo 7, versículos 9 a 14, nos mostra Deus, representado pela figura do Ancião de Dias. assentado em um trono de juízo, ali proferirá sentenças contra todos os reinos do mundo que tenham se associado com o Anticristo, julgará tanto os grandes quanto os pequenos. Em seguida, surgirá o Filho do Homem perante o tremendo e resplandecente trono de Deus, para receber o domínio, a glória, o reino, e o direito de reinar para sempre.

O milênio

Após a Grande Tribulação, que terminará quando Jesus tomar posse do governo do mundo e desfazer o domínio do Anticristo, do Falso Profeta e do Diabo, terá início o  Milênio, que não é mera alegoria, Jesus reinará literalmente por mil anos, promovendo a paz na terra.

Conclusão

Nos dias atuais, o mundo parece estar sob a síndrome deste líder futuro, o Anticristo, ele não mostrou a sua cara porque a Igreja de Cristo ainda está presente neste mundo, guiada e fortalecida pelo Espírito Santo. Não há dúvida de que o espírito do Anticristo, movido pelo Diabo, mostra os seus primeiros sinais preparando o cenário mundial para o seu advento, que ocorrerá após o arrebatamento da Igreja ao céu.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, ano 15, página 40, outubro-dezembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Integridade Moral e Espiritual - O legado do livro de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, páginas 97-101, 1ª edição, 2014, Rio de Janeiro (CPAD).

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Um retrato de Jesus

Por Jeff Van Vonderen

Quando Erin estava com dois anos, certo dia veio para mim toda orgulhosa e me apresentou um desenho. Notei que a figura retratada era de um homem calvo, e o nome escrito iniciava-se com as letras J e E. 

Como não estivesse prestando muita atenção, erroneamente achei que o retrato fosse eu. Contudo, não entendi por que minha filha me fizera com três olhos. Logo em seguida, porém, compreendi que, quando uma criança de dois anos está olhando debaixo para cima, para um homem calvo, tem a impressão de que o nariz se encontra encontra entre os olhos. 

Olhei outra vez para o nome escrito: Jesus. Quase perdi o fôlego. A sensação que tive foi a de ter levado um soco na boca do estômago. Então, era assim que ela imaginava Jesus - igual a mim!

Não. Não tenho que assumir o lugar de Deus na vida de meus filhos! Entretanto, como Jesus, tenho de transmitir a graça do Senhor à minha família. Que tipo de Jesus estou sendo para meus filhos? No desempenho de meu papel de pai, será que sou um tipo de Cristo que lhes comunica mensagens (verbais ou não), dizendo-lhes:

- Ainda não estou satisfeito!

- Você tem algum problema!

- Precisa esforçar-se mais!

Ou será que estou refletindo para eles um Jesus cuja atitude é de amor incondicional, que sempre lhes lembra de que têm muito valor e que lhes proporciona o apoio moral de que precisam para viver?

O amor que Deus tem por nós é do tipo que vai até a cruz. Será bom, vez por outra, parar para pensar nisso.

Fonte: Mensagem da Cruz, nº 112, março-abril de 1997, página 24, Venda Nova - Minas Gerais (Editora Betânia). Trecho extraído do livro Vida Familiar Transformada Pela Graça, publicado pela Editora Betânia.  

Não se preocupe


Por George Foster

Não se preocupe! É fácil dizer isso aos outros, mas e a nós mesmos? Como vencer o estresse e a ansiedade?

Cansado de ficar preocupado? É um problema comum, poucos são os que não têm preocupações. Ficamos inquietos e angustiados sem querer e, às vezes, sem saber o motivo. Alguns parecem ter nascido ansiosos. Outros, ao longo dos anos, aprendem a se preocupar excessivamente.

Preocupação é o estado de espírito de quem se atormenta com pensamentos dolorosos. Ansiedade, palavra usada praticamente como um sinônimo de preocupação, é um mal estar psicológico causado pela incerteza quanto a possíveis prejuízos.

Não temos prazer na ansiedade, mas é uma aflição que invade o nosso coração com tanta frequência que dificilmente a percebemos nem quando entra e nem quando sai. A ansiedade faz parte da nossa vida, apesar de a Palavra de Deus nos advertir: "Não andeis ansiosos de cousa alguma..." (Filipenses 4.6).

A ansiedade pode ter relação com o futuro ou com o passado. O futuro quando se trata de algo que poderá acontecer e o passado quando tem a ver com as possíveis consequências de algo que já aconteceu.

Não estamos falando da prudência que devemos usar para precaver-nos contra sinistros. Referimo-nos ao medo irracional de coisas que poderão acontecer ou que não serão tão prejudiciais como imaginamos. 

Vamos pensar na situação de Paulo, autor do versículo citado acima. Responsável por várias igrejas que passavam dificuldades, ele permanecia encarcerado em Roma pelo crime de pregar o Evangelho. Dessa forma, nada podia fazer senão escrever cartas e orar pelas igrejas. Mesmo assim, ele não ficava aflito, pois acreditava que Deus respondia suas orações e usava suas cartas. Além disso, ele confiava nos líderes que havia preparado para cuidar das igrejas e ficava firme na sua decisão de ver o lado positivo em todas as situações. Até quando alguns pregavam o Evangelho por motivos errados, Paulo se alegrava porque, ao menos, a mensagem estava sendo anunciada.

Paulo e Jesus pregavam igual a respeito da ansiedade: "Não andeis ansiosos":
- pela comida,
- pela bebida,
- pelo vestuário,
- pelo que vai dizer,
- pela vida,
- por coisa alguma.

Jesus assegurava aos seus seguidores que o Pai celeste sabia que necessitavam dessas coisas e que bastava buscarem o reino de Deus em primeiro lugar para que elas lhes fossem acrescentadas (Mateus 6.32-33). Paulo afirmava: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4.19).

Por reconhecermos que a ansiedade é um receio irracional, em situações que a provocam devemos cogitar:
- Posso fazer algo?
- O que pode dar errado?
- Qual será a consequência se der certo?
- E se não fizer nada?
- Posso deixar isso nas mãos de Deus?

O que resolvermos fazer, deveremos fazer com bastante determinação. O que não podemos é protelar, porque a procrastinação não revolve nada e só aumenta o nosso estresse. Devemos agir, mesmo que a única ação seja pedir a ação de Deus.

O oposto da ansiedade é a confiança em Deus. É sempre bom lembrar: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todo os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3.5, 6).

E não podemos esquecer os motivos para confiar em Deus:
- Deus é bom, quer o melhor para nós.
- Deus é sábio, sabe o que é melhor para nós.
- Deus é poderoso, pode fazer o melhor para nós.
- Deus é fiel, promete o melhor para nós e cumpre suas promessas.
- Deus é paciente, espera o momento em que nós estaremos prontos para receber o melhor.
- Deus é justo, trata-nos com equidade.

Por esses motivos e muito mais, entreguemos a Deus as nossas preocupações e deixemos que ele cuide de nossas ansiedades. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.7).

Fonte: Revista Betânia, ano 1, nº 4, página 12,  maio-agosto de 1999 (Venda Nova, Minas Gerais).

Uma bola, quatro copos e um gato esperto


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

A queda do império balilônico

Por Eliseu Antonio Gomes

No relato do capítulo 5 do livro de Daniel aprendemos que ninguém zomba de Deus e encontra impunidade. Tal registro bíblico mostra que os grandes impérios mundias e seus representantes estão sujeitos ao Deus dos exilados de Judá, que se havia dado a conhecer fora da terra prometida assim como dentro dela. Aprendemos que Deus é soberano e sua soberania jamais poderá ser questionada por seres mortais, sejam eles governantes ou governados, reis ou súditos.

Os fatos futuros, presentes e passados são todos conhecidos do Criador, que é onipotente, onipresente e onisciente. Cerca de 150 anos antes, Isaías (14.3-5; 47.1, 5) profetizou a queda do Império Babilônico; Jeremias (50.2; 51; 53; 58) também anunciou antecipadamente as invasões de Jerusalém e Judá, como também a destruição da Babilônia.

Belzasar: o rei imoral, arrogante e cruel

Sem nenhuma explicação ou indicação de data, a narrativa do capítulo salta do reino de Nabucodonosor para o fim do império babilônico, a noite em que Belsazar, último governante da Babilônia, caiu nas mãos dos medos e persas.

Apesar de documentos babilônicos o mencionarem, pouco se sabe além da narrativa encontrada neste livro É sabido que Nabucodonosor foi o mais importante dos reis da Babilônia, Seus feitos arquitetônicos construindo cidades e palácios e sua ousadia política, além de demonstrar uma inteligência espetacular apresentam sua história. Ao morrer em 562 a.C., Evil Menodaque o sucedeu no trono e dois anos depois foi assassinado por Neriglissar, seu cunhado, porém, quem se assentou no trono real foi Nabonido, genro de Nabucodonosor, o qual gerou Belzasar. Belzasar reinou com muita crueldade, total falta de clemência com seus súditos e muita devassidão. 

O banquete sacrílego

O banquete de Belzasar foi pura bravata. Nebonido, seu pai havia abandonado a capital e existia o rumor de que rei Ciro se aproximava para tomar o poder. Era o último ruído agonizante de um rei apavorado que fazia cena para esconder seus temores,

"O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus senhores, e bebeu vinho na presença dos mil' (...) 'e beberam neles o rei, os seus príncipes, as suas mulheres e concubinas" - Daniel 5.1, 3. E por ocasião do banquete sob a influência do vinho, "deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra" (versículo 4)

Todos os utensílios sagrados que seu avô, Nabucodonosor, havia roubado do templo em Jerusalém e trazido para a Babilônia eram consagrados ao altar (Números 4.7). Lá no templo estava a Lei, outorgada a Israel, ou seja, Os Dez Mandamentos, que têm validade para o mundo todo. O rei Belzasar profanou esses utensílios sagrados e usou-os para colocar neles  elementos de seu paganismo cometendo abominação ao Senhor ao realizar sua festa promíscua.

Belzasar procedeu levianamente em relação ao pecado ao beber usando os utensílios santos e oferecê-los para que outros bebessem também, pois conhecia as consequências das transgressões do Nabucodonosor, sabia do grande livramento de Daniel e seus amigos na fornalha ardente. Conscientemente, quis afastar da Babilônia a influência do Deus de Israel. Então, enquanto Bezasar vivia seus momentos festivos, Deus agia através do rei Ciro da Pérsia, que tomava as províncias e cercava com seus exércitos a capital babilônica. A festa foi interrompida quando, "apareceram uns dedos de mão de homem, e escreviam, defronte do castiçal, na caiadura da parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo. Mudou-se então o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos batiam um no outro" (versículos 5 e 6). Os termos escritos Menen, Tequel e Parsim (Ufarsim na Almeida Revista e Corrigida) eram perfeitamente compreensível para quem conhecia o hebraico. Possivelmente, Belzasar conhecesse o idioma e sua dificuldade era entender o que a mensagem estava dizendo para ele. É interessante observar que o candeeiro do próprio palácio real jogava luz sobre o que era escrito na caiadura da parede.

Na angústia e pânico, Belzasar procurou a ajuda de sábios e encantadores, mas todos eles, reunidos numa força-tarefa, não puderam socorrê-lo. O profeta Daniel foi chamado para esclarecer a mensagem. Nos versículos 25 ao 28 encontramos a explicação do profeta Daniel para Belzasar: "Este, pois, é o escrito que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino, e o acabou. TEQUEL: Pesado foste na balança, e foste achado em falta. PERES: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas".

A humanidade de hoje pressente e percebe que há uma "escrita na parede" reprovando sua vida em pecado e procura ajuda, quase sempre no lugar errado. Talvez, haja gente humilde e gente importante, pobre e rico, lendo este artigo e tenha buscado orientação em mapa astrológico e descobriram que não há resposta sincera em prognósticos da Astrologia. Existe apenas uma fonte verdadeira que responde corretamente ao ser humano as perguntas de ordem pessoal e que a alma pode se guiar: Jesus Cristo.

Tal escritura divina está nas paredes dos corações dos homens espalhados em todos os povos, e é um mistério que não conseguem decifrar porque não dão liberdade ao clamor do Espírito Santo.

Conclusão

Através da Bíblia, temos discernimento que nosso mundo se encontra em profunda imoralidade, tolerada e estimulada por líderanças políticas e religiosas que zombam de Deus e tentam afastar a influência da Palavra de Deus da vida do povo, sabemos que este espírito babilônico, anticristão, rebelde e orgulhoso, permeia os corações ao longo da história mundial, e só deixará de agir quando se cumprir a profecia de Apocalipse 17-18, ao enfrentar e ser derrotado pelo Senhor dos senhores e Rei dos reis.

Tal qual Belzasar, todas as pessoas serão julgadas pelo padrão de justiça divina, devidamente exposta na sua Palavra, a Bíblia, se não se arrependerem de seus pecados serão condenadas. Vivemos na última hora, e cada vida humana sem Jesus Cristo é achada em falta diante de Deus. De nada vale as normas de medidas criadas pelo homem, porque o caráter moral e espiritual do ser humano não se ajusta por conta própria à justiça do Senhor, que é santo.

É interessante notar que na parede de Belzasar estivesse escrito duas vezes MENE, MENE (contado, contado). Quando Deus conta uma vez já é o suficiente, mas Ele repete a contagem por misericórdia, para dar ênfase na sentença que poderá ser motivo de arrependimento do homem, o seu perdão e livramento da condenação eterna.

E.A.G.

Compilações:
As profecias de Daniel - Perspectivas de futuro, Norbert Lieth, páginas 97, 99-102, edição 2014, porto Alegre  (Actual Edições)
Daniel - introdução e comentário, Joyce G. Baldwin, páginas 125, 126, 131 edição 1983, reimpressão 2008, São Paulo (Vida Nova).
Integridade Moral e Espiritual - O legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, página 78, edição 2014, Rio de Janeiro (CPAD).

Nova função do WhatsApp aponta usuários que receberam e leram mensagens e não responderam


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O passar dos anos no relacionamento conjugal




Amós e os direitos civis

Encontramos no livro de Amós abordagens de questões importantes para a vida social, que nos mostra quem anda com Deus e quem anda distante do Senhor (Amós 3.3):

•  juízes corruptos

2.6: "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Israel, e por quatro, não retirarei o castigo, porque vendem o justo por dinheiro, e o necessitado por um par de sapatos".

Amós esclarece que Deus confrorntará duramente os juízes que não dignificam a indumentária oficial que usam. A toga é símbolo da autoridade judiciária e é lastimável ver homens que deveriam ser o último respaldo do povo usá-la com seus corações corrompidos.

• corrupção ativa e passiva

3.10: "Porque não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição."

A corrupção ativa é caracterizada quando o servidor exige dinheiro ou  qualquer tipo de vantagem em troca de omissão ou ato; a corrupção passiva é caracterizada quando o servidor aceita oferta em dinheiro ou vantagem para praticar ação ou omissão.

Não é lícito ao agente público morar em belas residências às custas do crime de suborno, viver estilo de vida luxuosa cuja origem do dinheiro é o suborno e a violência.

• governos injustos, impostos e multas absurdas

5.11-12: "Portanto, visto que pisais o pobre e dele exigis um tributo de trigo, edificastes casas de pedras lavradas, mas nelas não habitareis; vinhas desejáveis plantastes, mas não bebereis do seu vinho."

Infelizmente, o Brasil é um dos países que mais aplica impostos altos e não dá o devido retorno do dinheiro cobrado.

Deus recrimina governantes gananciosos que estabelecem impostos e multas altas para obtenção de seus interesses pessoais. É crime contra a administração pública praticar o excesso de exação, isto é, multar indevidamente e exigir impostos a mais do necessário.

Da mesma forma, é ato criminoso aceitar "gorjetas desonestas". 

• o direito do cidadão

8.5: "Dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão, e o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganosas." 

A Palavra de Deus, através de Amós, cobra a prática da honestidade por parte do comerciante, exige que ele respeite o consumidor, assegura ao comprador que adquira o produto no peso correto, vedando o uso de balança.

E.A.G.

Consulta: O Direito na Bíblia, Regis Fernandes de Oliveira, edição 2008, São Paulo (Copbem Gráfica e Editora Ltda)

O Brasil do futuro segundo Danilo Gentili


Danilo Gentili, humorista e apresentador de TV, faz crítica contundente sobre o provável rumo do Brasil sob o governo petista de Dilma Rousseff com seus admiradores e opositores. O brasileiro poderia até rir, mas tudo isso é motivo para chorar.