Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Televisão aberta versus Televisão por Assinatura


Anos atrás, a programação de canais por assinatura era produzida com a ideia de um diferencial dos canais em sinal VHF e UHF, porque a maioria dos telespectadores só assistiam o que era em sinal aberto. Hoje em dia, os canais assinados se expandiram para além das classes socioecomicas A e B.

A modalidade de TV paga se popularizou a ponto de até se ver publicidade na grade de programação, interrompendo o programa do telespectador pagante; existe troca de horário do programa sem aviso prévio; há o desconforto de encontrar descontinuidade cronológica em episódios de séries e as enfadonhas reprises exageradas. Neste caso, uso o termo "popular" no sentido mais negativo que ele tem, não me refiro à condição financeira.

Parece ter diminuído no Brasil a intenção dos programadores da TV por Assinatura em oferecer Grade de Programação de qualidade, um "algo à mais". Minha queixa sobre falta de qualidade não se dirige ao conteúdo exibido, porque o tipo de conteúdo tem a ver com o gosto do telespectador. Da minha parte, qualquer exibição com apelo sexual é de péssimo nível, mas não estou falando disso agora. Reclamo da falta de qualidade no trato com o telespectador, que não é respeitado, mesmo pagando pacotes caros.

Quase tudo passou a ser feito de maneira a atender o novo público que vem conquistando, gente que trocou o costume de assistir televisão aberta pela fechada. Não jogam mais isca "com bons petiscos", porque o "lambari" já está pescado e jogado na panela!

No futuro talvez a situação se inverta, porque os canais abertos terão que melhorar, para competir a audiência de seus telespectadores com os canais assinados, e assim as melhores produções e programações talvez serão encontradas na TV convencional, que tratará o telespectador com toda a dignidade que ele merece, ao oferecer uma agenda de atrações que cumpra datas e horários, que não se repita exaustivamente.

Dentro das ofertas de sinal por assinatura há a Nossa TV Brasileira. Quem ainda não conhece deveria conhecer, pelo menos porque o custo da assinatura é um dos mais acessíveis no mercado do Brasil.

E.A.G.

Nenhum comentário: