Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 28 de dezembro de 2014

Pode um camelo passar pelo fundo de uma agulha?

"Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus" - Mateus 19.23-24.

Nesta passagem bíblica, Jesus ensinou que a riqueza tem o poder de transformar o coração dos seres humanos, tornando-os quase sempre arrogantes, egoístas, incrédulos e orgulhosos. Cristo quis dizer que a pessoa que confia no dinheiro normalmente se esquece de Deus e, por se apoiar nas riquezas, dificilmente será salva. 

Mas o que significa um camelo passar pelo fundo de uma agulha?

Muitos estudiosos afirmam que Jesus estava fazendo apenas uma analogia a algum objeto pontiagudo, com uma perfuração na ponta, por onde dificilmente passaria um fio, quanto mais um camelo.

É provável que a interpretação mais precisa para essa parábola, esteja nos estudos que apontam ser chamada de fundo de uma agulha uma pequena portinhola construída junto aos grandes portões da cidade. No fim do dia, quando os portões principais eram fechados, os viajantes que chegavam à noite entravam por esta passagem. Os animais de grande altura, como é o caso do camelo, só poderiam passar por abertura ajoelhados. Algo quase impossível para um animal de grande porte realizar. Por isso a comparação, a entrada dos ricos no reino de Deus como o passar de um camelo em um fundo de agulha.

E.A.G.

Nenhum comentário: