Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Gordura localizada e celulite: qual tratamento realmente funciona?

Um dia você olha o seu corpo no espelho e, para sua surpresa, verifica que engordou alguns quilinhos e já nota alguns "furinhos" na pele. É famigerada celulite! A depressão é inevitável, afinal, você é cristã, mas também quer ser bela, atraente, enfim, quer estar bem consigo mesma. Então vem a dúvida: estarei cometendo o pecado da vaidade ao tratar a celulite e a gordura localizada?

Segundo o Pr. Rubens Macedo Coutinho, da 2ª Igreja Batista em Itaquera, esse tipo de tratamento não é pecado. "O corpo é de nossa administração e deve ser muito bem administrado, pois é o templo do Espírito Santo. Assim como não devemos ingerir coisas que possam estragá-lo, devemos usar tudo que temos disponível para melhorá-lo, porque ele é do Semhor", explica.

"E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glórias dos celestes, e outra, a dos terrestres", já dizia o apóstolo em 1 Coríntios 15.40, por isso, mulher cristã, enquanto você está neste mundo, deve fazer o melhor pelo seu corpo, o melhor para a sua saúde física, emocional e mental.

O que é celulite?

Cremes, dietas, aparelhos de ginástica passiva, chás, adesivos. É grande o número de produtos disponíveis no mercado que prometem acabar com a temível celulite e com o excesso de gordura localizada. Mas diante de tantas possibilidades e promessas, como saber o que realmente funciona?

A celulite é uma inflamação no tecido subcutâneo, geralmente causada por alterações na circulação local. A ausência de uma circulação correta gera um acúmulo de células gordurosas e desorganização das chamadas fibras colágenas. Essa disfunção aparece no lado externo da pele com a aparência de casca de laranja, ou seja, aqueles indesejáveis furinhos. A mulher tem facilidade para acumular gordura nos quadris, coxas e barriga, que são as chamadas "gorduras localizadas", que tanto afligem s mulheres, até mesmo as magras.

Causas

São vários os fatores que desencadeiam  celulite e a gordura localizada, entre eles a má alimentação, vida sedentária, fatores hormonais e herança genática. Com as facilidades e a falta de tempo da vida moderna, descuidamos da alimentação. Comemos em excesso, geralmente pratos congelados, alimentos ricos em gorduras, frituras ew carboidratos. Some-se a isso o excesso de sal ao preparar refeições, beber pouca água, vida sedentária... Pronto, aí estão os ingredientes para o surgimento da celulite, que não atinge apenas mulheres cima do peso ideal, mas as magrinhas também são atingidas.

Como prevenir

Há um consenso entre os médicos: a importância da reeducação alimentar. Comer nas horas certas, evitando frituras, alimentos com alto teor de gordura, grandes quantidades de carboidratos e abusar dos velhos e bons legumes e saladas também é recomendado. Refrigerantes e bebidas alcóolicas ficam fora. É recomendável beber muita água, de 2 a quatro litros por dia.

Atividade física também é fundamental. O ideal é combinar exercícios físicos (corrida, caminhadas, bicicleta) com aeróbicos (musculação) pelo menos três vezes por semana.

Tratamentos

Uma vez instalada, a celulite não tem cura, mas alguns tratamentos podem amenizar seus efeitos. Conheça alguns dos principais:

• Mesoterapia
Medicamentos através de injeções aplicadas próximas aos locais afetados, agindo na área vascular e eliminando nódulos.

• Eletrolipoforese
Introdução na pele de finas agulhas ligadas a um aparelho com corrente elétrica. Atingindo as células gordurosas, fazem com que elas percam a capacidade de reter gordura.

• Drenagem linfática
Tratamento à base de massagens com cremes redutores de gordura para escoamento do líquido linfático, localizado entre as células. A massagem pode ser manual ou por aparelhos.

• Ultrassom
As ondas do ultrassom penetram em até 4 cm de profundidade, agitando as partículas de água e eliminando as células gordurosas.

Há ainda uma série de outros tratamentos, de acordo com o estágio em que se encontre a celulite. Uma avaliação médica indicará qual o mais adequado para cada mulher. Os cremes funcionam como coadjuvantes, pois sozinhos não amenizam os efeitos da celulite. A mudança dos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos, associados a uma saúde mental e espiritual, sem dúvida trarão benefícios e ajudarão a atingir a harmonia corporal.

Fonte: Nação Feminina, ano 2, nº 4, 2001, São Paulo (Página 2 Marketing Gráfica & Editora).

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.