Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 28 de dezembro de 2014

Como ser criativo

A criatividade não é um dom que só algumas pessoas possuem.

Para confirmar que a criatividade não é privilégio de poucas pessoas, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, analise o que grandes pensadores e inventores escreveram sobre criar.

Bernard Shaw, filósofo: "As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam."

Thomas Edison, inventor: "Minhas invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração."

Ruth Noller, pesquisadora da Universidade de Buffalo: "As mentes são como os pára-quedas: só funcionam se estiverem abertas."

David Ogilvy, publicitário: "As boas ideias vêm do inconsciente. Para que uma ideia seja relevante o inconsciente precisa estar bem informado."

Você pode desenvolver sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo o que o cerca, se tiver sensibilidade para todas as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.

A inspiração, o "click", é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande ideia. Para que essa gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.

Aproveitando as ideias do professor Witt N. Schultz, da Universidade de Bufallo nos Estados Unidos, famosa por seus cursos de criatividade, a Tilibra preparou estas dica para que você tenha  muitas ideias criativas e brilhantes.

21 maneiras de ser mais criativo


1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça. Há uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares. Sabe como se escreve isso? Assim, um três e dezoito zeros: US$ 3.000.000.000.000.000.000,00.

2. Todos os dias escreva pelo menos uma ideia sobre esses assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu posso ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora, carregue esta relação no bolso, sempre.

4. Faça anotações. Não saia sem papel e lápis ou algo eletrônico para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. Armazene ideias. Coloque em cada pasta um assunto. Ideias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados com leitura, viagens, conhecimento, filmes, competições esportivas, com novas pessoas, etc.

6. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa, faça com que ela se sinta importante.

8. Aprenda a escutar e ouvir, tanto com os olhos como com os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

9. Descubra novas fontes de ideias. Utilize-se de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos, e até de artigos como este que você está lendo.

10. Compreenda primeiro. Depois julgue.


11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.


12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. Pense todos os dias. Escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

14. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não achará a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa de trabalho. Dia e noite. Fale com alguém sobre a ideia, não a deixe morrer.

15. Construa grandes ideias a partir de pequenas ideias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E, finalmente, inverta as ideias que você tem.

16. Evite coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. Crie grandes metas. Tenha grandes objetivos.

18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro. Quem? Quando? Onde? O quê? Pór quê? Qual? Como?

19. Coloque as ideias em ação. Lembre-se que uma ideia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande ideia arquivada.

20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes ideias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

21. Compreenda as etapas do processo criativo:

Catherine Patrick descreve as fases do processo de criação em seu livro O Que é o Pensamento Criativo:

a) Preparação. É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, escutar colecionar, consultar, rabiscar, cultivar sua concentração  no assunto.

b) Incubação. É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido pelo intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.

c) Iluminação. O momento da gênese da ideia, a síntese ocorre para o homem criativo em incubação em momentos inesperados.

d) Verificação. Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou. O criador analisa, julga e testa sua ideia para avaliar sua adequação.

Postagens paralelas:

Fonte: Tilibra. www.tilibra.com.br

Nenhum comentário: