Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Telecine Cult HD transmite programação no prefixo numérico 666 da operadora NET


Com as mesmas caracteristicas da rede de canais por assinatura Showtime, dos Estados Unidos, temos no Brasil a empresa brasileira Globosat, da Organizações Globo, programadora de canais por assinatura, que transmite canais focados em variedade, públicos infantil e feminino, esportes e produções cinematográficas.



A Globosat, para realizar a transmissão de filmes, além de incorporar a HBO Brasil, que possui pacote premium de cinco canais, também oferece a rede Telecine, com oferta de cinco canais que também são premium.

Com a chegada da era da televisão em transmissão digital no Brasil, todos os canais citados passaram a exibir a programação em duplicidade, por dois prefixos de sintonia, em transmissão simultânea.

Via Net - empresa da Globo que oferece os serviços de telefonia, internet e televisão por assinatura - o Telecine Cult, como os outros canais, agora possui dois números para sintonização: 166 e 666 (HD).

É de conhecimento geral que o algarismo é representativo na Bíblia Sagrada. Em Apocalipse 13,18 está escrito: "Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis".

Golpe de marketing? Busca desesperada por atenção usando o paupérrimo expediente da polemização? Tal atitude é o mais medíocre recurso na vasta opção de estratégias de publicidade.

Na quinta-feira, 25 de novembro passado, ao zapear o televisor por volta das 17 horas, cheguei ao canal 666, naquele momento ele exibia o faroeste italiano Quando Explode a Vingança, produção de 1971, dirigido por Sergio Leone e protagonizado por Rod Steiger e James Coburn. Então, atinei para a "situação numérica"  e resolvi escrever esta postagem.

E.A.G.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Eliseu, tenho a NET desde antes dos canais digitais. A grade ia, salvo engano, do número 001 ao 300. Os canais telecine eram do 159 ao 165 (aqui estava o "cult", que antes tinha o nome de "classic"). Depois, numa mudanda para agrupar os canais por categorias (por exemplo, canais de filmes, músicas etc.), os do telecine ficaram do 161 ao 166 (sendo este último o "cult"), certamente para uniformizar todos dentro da casa dos 160. Os canais em HD foram surgindo em paralelo aos já existentes, e buscando manter a mesma numeração (para facilitar para o usuário), só que a partir do número 500. Ou seja, a globo, é 17 (normal) e 517 (HD), a globo news, 40 e 540, a warner, 132 e 632. E aí, veja: o telecine cult, 166 e 666, e todos os outros nessa sequência. Proposital? Foi para representar o número da besta??? Não é forçar demais não esse seu argumento? Então teriam que pular, apenas nesse canal? Não precisa publicar não, não quero polemizar ou constranger você, mas apenas lhe alertar para ter mais cuidado ao falar.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro amigo anônimo, ou dileta amiga sem nome declarado.

Assim como você, sou telespectador de televisão por assinatura. Mas, por mais de uma década, transitei por outras operadoras antes de ser cliente da NET. Conheci o estágio anterior ao digital em outras operadoras. Como assinante da NET acompanhei as mudanças em progresso, aliás, muitas televisões que estão no pacote NET ainda não transmitem em qualidade de alta definição.

Preciso fazer retificações sobre partes de sua declaração:

1. Não afirmei categoricamente sobre a intenção dos diretores da Globosat, só apresentei a situação inusitada para servir de reflexão aos leitores do Belverede;
2. A Rede Globo é transmitida em sinal convencional no canal 18, e 501 no sinal HD.
3. O nº 17 é usado pelo SBT, nunca foi utilizado pela Globo.
4. Não há transmissão de programação da Rede Globo, ou outra emissora, através dos prefixos 517 e 518.

Abraço