Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Elias no monte Horebe - medo, desânimo ou depressão?

O ministério do profeta Elias é repleto de grandes milagres: orou e interrompeu o ciclo das chuvas; orou, e fez surgir fogo sobrenaturalmente; foi sustentado através de corvos e pela farinha multiplicada na panela da viúva e botija de azeite que não esvaziava, não morreu de fome; ressuscitou um rapaz; orou outra vez e os céus se abriram e voltou a chover.

Entretanto, ameaçado de morte pela perversa rainha Jezabel, Elias perece ter se esquecido do poder de Deus e foi para bem longe dos olhos de todos.

"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro..." - 1 Reis 19.1-4, 5a.

Aparentemente desanimado, o profeta  ora e pede que Deus permita que ele deixe de viver, depois deita-se para descansar e dormir.

"...e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? - 1 Reis 19.5b-9.

Ali, Elias tem suas forças renovadas, mas volta a deitar-se para dormir, então passa a ter uma comunicação extraordinária com o anjo do Senhor. Não está claro se esta experiência é ainda acordado. Seja através de um sonho ou não, Elias ingeriu o alimento que o anjo do Senhor lhe ofereceu e a ingestão da comida restabeleceu sua força física, pois teve disposição para empreender uma longa viagem. Dirigiu-se ao Monte Horebe, o mesmo local em que 500 anos antes Moisés havia orado pedindo que Deus o deixasse morrer.

"E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o Senhor. E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o Senhor não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?" -  1 Reis 19.10-14.

No Monte Horebe, distrito montanhoso no centro do qual estava o monte Sinai, Elias dialoga com Deus como se fosse um tolo: gloria-se de seu zelo pelas coisas de Deus; demonstra acreditar ser o único homem piedoso de sua geração; demonstra medo; justifica sua fuga e motivo de esconder-se; ao invés de interceder pela nação, se queixa de Israel. Nesta conversa, o Senhor ensina-lhe uma grande lição sobre sua presença e poder. Mostra que não pretende interagir com o profeta através das forças da natureza, como as ventanias, abalos sísmicos e a destruição pelo fogo, mas pela brandura de uma brisa suave.

Podemos entender que Jesus Cristo está presente nesta conversa, pois disse: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" - Mateus 11.29.

Deus ensina a Elias que não é correto prender-se ao passado, ordena-lhe que volte ao serviço profético e o ocupa com novos serviços futuros.

Tal qual o profeta no interior da caverna, em tempos de crise o cristão tem disponível o recinto de seu quarto à porta fechada, momento que recebe é possível desfrutar do isolamento para descansar, trocar as atividades deste mundo e estabelecer contato com a esfera espiritual, refletir, orar, receber  o consolo de Deus e a orientação para continuar a enfrentar todos os problemas deste mundo como servo fiel. Mas, o quarto não é o seu lugar permanente, é preciso abrir o coração ao encorajamento divino e sair do isolamento para enfrentar os reveses, sabendo que mesmo que não pareça, o Senhor está presente durante os momentos difíceis oferecendo proteção, comida e bebida.

E.A.G.

A Bíblia Explicada - S. E. McNair, página 126, edição 1997, Rio de Janeiro (CPAD)
Manual Bíblico Henry H. Halley, edição 1994, página 189, São Paulo (Edições Vida Nova).

2 comentários:

Mara Regina disse...

Olá, boa noite.
Gostei do seu texto, principalmente por considerar o Sinai na Arábia, fruto das pesquisas do Ron Wiatt.
Grata

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá.

Prezada Mara, que bom saber que gostou desta postagem. Saiba que é sempre bem-vinda ao blog Belverede. Esperamos que através das leituras encontre edificação espiritual.

Deus continue a abençoar você.