Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

As três peneiras

Conta-se que um jovem procurou o filósofo Sócrates dizendo-lhe que precisava contar-lhe algo. Alguns citam Platão...

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você deseja contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a verdade. O que você pretende revelar sobre outras pessoas é um fato comprovado? Caso tenha ouvido contar e não há provas, a coisa deve terminar aí mesmo. 

Sócrates prosseguiu:

- Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a bondade. O que você quer contar é coisa boa? Ajuda a construir ou contribui para destruir o caminho, a fama do próximo?

O jovem permaneceu em silêncio, ouvindo-o:

- Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a necessidade. Convém contar? Soluciona alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E, arremata Sócrates:

-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Fazendo isso, será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, amigos, colegas do planeta. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.

E.A.G.

Conteúdo adaptado a partir da postagem no blog Rosa de Sarom, de Ledjane Santos, publicação feita em  10 de setembro de 2014 http://ladjaneadoradora.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: