Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O cuidado com a língua

Por Eliseu Antonio Gomes

Quando a criança vai ao médico, uma das coisas que ele pede é para mostrar a língua. Talvez, alguém tenha a curiosidade de saber o motivo. Este exame é importante como método auxiliar no diagnóstico de algumas doenças. A língua, assim como o céu da boca, gengiva, glândulas, saliva e dentes, exibem sinais e sintomas muitas vezes precoces de enfermidades sistêmicas.

A Bíblia nos informa que a saúde espiritual de uma pessoa também pode ser diagnosticada pela sua língua. Paulo, ao descrever a depravação do coração da criatura que ignora o Criador, diz: "A garganta deles é um sepulcro aberto, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e amargura" (Romanos 3.13-14).

Sintomas da qualidade espiritual

"Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo" - Tiago 3.2.

No terceiro capítulo de sua carta Tiago aponta para três aspectos da comunicação oral usando seis figuras de linguagens:

1. poder de direção: o freio e o leme (versículos 3 e 4);
2. poder de destruição: o fogo e o animal (6 e 7);
3. poder para dar prazer: a fonte de água e a árvore (11 e 12).

No processo biológico, nas primeiras fases do desenvolvimento da vida o ser humano é apenas um embrião, ser vivo que ainda não é dono da própria coordenação motora, passa a ser um feto e começa  ganhar corpo e inexpressiva força e movimentos involuntários, cresce, torna-se um bebê e conhece a luz do dia. Espera-se que abandone o choro e se comunique com palavras compreensíveis, equilibre-se, ande pelas forças de suas pernas coordenadamente, e da fase infantil alcance o estado adulto, quando além de apresentar o desenvolvimento físico pleno também apresente progresso psíquico e conquiste sua independência financeira e se transforme em pai ou mãe, tornando-se uma pessoa responsável por outro início do processo biológico. Este é o ciclo natural da vida projetado por Deus: a passagem gradual de um estágio inferior a um estágio mais aperfeiçoado.

Note bem este trecho do versículo 5: "a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia". Se a pessoa que se diz cristã realmente nasceu da água e do Espírito, ela amadurece na fé e é contumaz praticante do bem e não do mal, sua fala e atos geram a vida e não a morte. Provérbios 11.30 afirma que o justo é gerador de árvores da vida e não quem as mata em queimadas. É aceitável afirmar que a língua descontrolada é agente de morte, pois em muitas passagens bíblicas o ser humano é comparado com árvores (Salmo 1.3; Ezequiel 17.24; Mateus 7.15-17).

Com a finalidade de acentuar o alto risco que o mestre submete a si mesmo ao se propor a ensinar, visto que a sua principal ferramenta de trabalho são as palavras e que a parte do corpo em que há maior embaraço e descontrole é a língua, ele usa figurativamente o verbo "ptaiõ" (tropeçamos) para assinalar o fracasso espiritual do cristão, sugerindo pecados cometidos sem reflexão e pecados intencionais - não colocando ênfase na quantidade de pecados, mas na variedade deles.

Ao usar as figuras do cavalo e o cavaleiro, o navio e o timoneiro, Tiago mostra a capacidade que o homem tem, mesmo sendo menor e mais fraco, para escolher o destino da viagem. O espírito indócil do animal e a força dos ventos em alto-mar se sujeitam ao ser humano que faz uso correto do freio e do leme.  E ao usar as ilustrações da árvore frutífera e de fontes de água potável e insalubre, ele ensina que a característica natural do crente é apresentar o fruto do arrependimento, caracterizado por Paulo em nove virtudes do Espírito Santo, entre elas o poder de controlar-se (Lucas 3.8; Gálatas 5.19-23);

Todos nós temos as opções de andar no Espírito ou satisfazer os prazeres carnais. Aquele que é renascido em Cristo pode escolher usar a sabedoria do alto ou a sabedoria terrena, animal e diabólica. A característica própria da natureza do autêntico seguidor de Cristo é apresentar autocontrole ao falar, é ser uma fonte geradora de situação saudável, semeadora e cultivadora de tudo que leva a conservar ou restabelecer a limpeza ou pureza, ser produtora de vida.

O domínio para falar é dado por Deus. Tiago revela que a pessoa que domina sua língua é capaz de dominar o restante do corpo. Embora haja dificuldade para controlar o linguajar, não é impossível realizar o controle, pois apesar da tentação do pecado no falar ser grande, nenhuma tentação ocorre além das forças de quem é tentado, porque Deus é fiel e jamais permite que alguém seja tentado além do que possa suportar (Confira: 1 Corintios 10.13).

Por haver no ser humano a dificuldade em controlar a fala, Tiago afirma que quem é capaz de evitar expressar aquilo que é prejudicial, falso e calunioso, também é capaz de dominar seu corpo inteiro e pode ser considerado uma pessoa madura, adulta na fé.

A vontade do Senhor é que todo indivíduo nasça de novo através do processo espiritual, não viva em uma religiosidade que aceita o comportamento de menino inconstante, cresça até chegar à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, se desenvolva pela transformação do entendimento dos propósitos de Deus em sua vida até ser homem perfeito, à medida da estatura de Cristo. E isto significa ser uma pessoa sábia ao falar, usando a boca para bendizer ao Pai e abençoar os irmãos com falas sinceras e construtivas (Romanos 12.1-2; Efésios 4.12-14)

O sinal mais claro da presença de sabedoria divina em uma pessoa é ela ser alguém que usa a comunicação com o objetivo de ganhar almas para o Reino de Deus (Provérbios 11.30).

E.A.G.

Consultas:
Lições bíblicas - Mestre, Eliezer de Lira e Silva; 3º trimestre de 2014, páginas 57, Rio de Janeiro (CPAD).
Revista Exposição Bíblica - Liberdade, Fé e Prática - Gálatas e Tiago; Arival Dias Casimiro; páginas 50-54; 3ª edição em julho de 2013; Santa Bárbara d'0este/SP (Z 3 Editora Ltda). 
Tiago - Introdução e Comentário, Douglas. J. Moo, páginas 119, 123; 1ª edição 1990, reimpressão 2011, São Paulo (Edições Vida Nova.

2 comentários:

ADILSON BENEVIDES disse...

Excelente trabalho meu irmão! Parabéns!
A paz!

Maribel dos Anjos disse...

Sábias palavras...parabéns.