Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 31 de julho de 2014

O megatemplo que Edir Macedo considera ser o novo Templo de Salomão

Acontece nesta quinta-feira a inauguração do Templo de Salomão, réplica construída em proporções maiores que o original, pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás,  na Zona Leste, bem próximo da região central de São Paulo. Afirma-se que a obra custou R$ 680 milhões. 

A presidente Dilma Rousseff e os apresentadores Silvio Santos e Gugu Liberato, parlamentares do PRB, partido com estreita ligação com a Universal e aliado do governo no Congresso, garantiram comparecer. O senador Marcelo Crivella, candidato ao governo do Rio de Janeiro e sobrinho de Edir Macedo, é presença mais que garantida. Convites também foram distribuídos aos 27 governadores, ministros de Estado, ministros do Supremo Tribunal Federal, ao presidente do Congresso, Renan Calheiros, e para o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A estrutura possui 70 mil metros quadrados de área construída — o equivalente a 16 campos de futebol - e comporta mais de dez mil pessoas sentadas. Mede 126 metros de comprimento e 104 metros de largura, essas dimensões superam o tamanho da maior Igreja Católica na cidade de São Paulo, a Catedral da Sé. Alcança 55 metros de altura, o que corresponde a um edifício com 18 andares e representa o dobro do comprimento da  estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Segundo Simon Romero, o articulista de uma recente matéria do New York Times, o novo templo da IURD pode ser uma estratégia de marketing que está funcionando. Ele refere-se ao templo como uma das maiores estruturas religiosas do Brasil, fazendo com que a estátua do Cristo Redentor se pareça com um "trinket" (Não sei como traduzir ao pé da letra o termo conforme a intenção da adjetivação do jornalista. Enfeite? Penduricalho? Bugiganga?). Lembra que a Universal projeta sua influência através da rede de televisão e atua em mais de 100 países, inclusive nos Estados Unidos, com cerca de 60 mil religiosos, mas mesmo assim possui concorrência importantes em território brasileiro, fazendo alusão às igrejas evangélicas pentecostais, sem citar o nome delas. Menciona o cenário católico do Brasil e os dados mais recentes do censo do IBGE, em que o número de evangélicos é apontado em curva crescente.

De acordo com o bispo Edir Macedo, o templo não tem o ouro, como a construção original,  mas possui a riqueza de detalhes aplicados a todos os cantos, algo semelhante ao que houve no santuário bíblico. "Temos pedidos, a partir de Jerusalém, o mesmo tipo de pedras usadas por Salomão, pois queremos cobrir as paredes dos templos com eles. Queremos que as pessoas tenham um lugar bonito para buscar a Deus e também ter a oportunidade de tocar essas pedras e orar ", declarou Macedo durante uma reunião em São Paulo. Também disse acreditar que o local não será limitado à visitação dos membros de sua igreja, mas se tornará uma atração cultural e turística que vai chamar a atenção de pessoas de todo o mundo.

O arquiteto e designer do templo, Rogério Silva de Araújo, declarou que o projeto arquitetônico foi elaborado com a melhor tecnologia de ponta visando causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Teria sido usado materiais reciclados regionais para viabilizar a utilização racional da energia; criados sistemas de reutilização de água e calor.

No interior do edifício, há salas de aula para 1.300 crianças, e estúdios de rádio e televisão.  "A partir da fachada para o auditório, criamos um ambiente que vai levar as pessoas de volta ao passado. Para isso, usamos tecnologia de ponta associada ao bom senso arquitetônico para evitar um choque de períodos ", disse Araújo ao site da IURD na Nova Zelândia, umas das fontes de donativos para a edificação do prédio.

No lote do templo, há um parque de estacionamento capaz de acomodar 1.000 veículos e 50 ônibus. Cogita-se que para esta proporção, para a região da cidade será preciso aumentar instalações de sinais de trânsito e fazer outras melhorias nas ruas do entorno, para que o fluxo de trânsito não seja prejudicado.

O Ministério Público de São Paulo apura suspeitas de irregularidades na emissão de alvará para construção do complexo. Segundo acusações, o prédio foi erguido com um alvará para reforma, e não para construção, e com esta  documentação em mãos os engenheiros da Igreja Universal conseguiram economizar custos, irregularmente, para a denominação evangélica neopentencostal e tornar favorável as contrapartidas exigidas pela Prefeitura quanto ao tráfego de veículos na região.

Comentário Belverede: Verdades e boatos à parte, considerando que Atos 17.24 afirma que o "Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens”, é preocupante ouvir o bispo Edir Macedo e pastores da IURD afirmarem que o suntuoso prédio é a casa do Criador.

E.A.G.

Consultas:
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-07-29/universal-convida-alto-clero-da-politica-a-conhecer-templo-de-salomao.html
http://noticias.r7.com/brasil/templo-de-salomao-sera-inaugurado-nesta-quinta-feira-em-sao-paulo-31072014
http://www.uckg.co.nz/templo-of-solamon.aspx 
http://www.bispomacedo.com.br
http://www.nytimes.com/2014/07/25/world/americas/temple-in-brazil-appeals-to-a-surge-in-evangelicals.html

2 comentários:

Presbítero Maurício disse...

Saudações fraternas!
Em Jeremias 7,4 está escrito: "Não vos fieis em palavras falsas, dizendo: Templo do Senhor, templo do Senhor, templo do Senhor é este".
Durante vários anos, a IURD tem criticado a idolatria; hoje está idolatrando o templo!

paideia blog do pr medeiros disse...

A este respeito já me manifestei em :

http://blogdoprmedeiros.blogspot.com/2014/07/novo-templo-de-salomao.html