Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Comportamento de cristão fora do ambiente de culto (3): Oração, testemunho e fé - reflexão em Efésios 5.14


"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá" - Efésios 5.14.

No Novo Testamento, além do aspecto físico do descanso, o verbo "dormir" tipifica a ausência da prática de oração consciente, do conhecimento bíblico e da esperança nas promessas contidas nas páginas bíblicas. 

Acordado em oração

Estar acordado em oração é orar com consciência e fé, tendo a noção de estar diante do Criador, dialogando com o Ser Supremo. Confessar os pecados disposto a deixá-lo; glorificar ao Senhor; agradecer por todas as bênçãos recebidas; interceder pelos irmãos e irmãs. Desperto do sono espiritual, é não fazer do ato de dobrar os joelhos e fechar os olhos apenas mais um hábito entre tantos outros hábitos das 24 horas do dia. É, ao se levantar e abrir os olhos, não se esquecer do conteúdo que apresentou a Deus em oração, porque sabe que este momento é um momento de valor incomensurável.

Acordado diante da Palavra

Para mim, dormir em relação à Palavra não significa apenas desconhecer o texto bíblico. Também é conhecê-la e desprezá-la, tal qual o filho desobediente que ignora os conselhos dos pais e faz apenas aquilo que tem vontade. Infelizmente, existe muita gente com nível teológico exuberante, mas sem praticar o mandamento do amor ao próximo, gente crente incapaz até de amar de verdade quem o ama, quanto mais amar os inimigos, como Jesus ordena que amemos.

Acordado para testemunhar a fé em Jesus

Dormir o sono do bom testemunho e autoridade espiritual, no meu modo de entender, é o mesmo que tropeçar nos dois erros acima. Além disso, deixar de usar a autoridade que há no nome de Jesus Cristo, conforme o próprio Jesus Cristo manda. 

O Filho de Deus nos autoriza repreender os males usando seu nome: “sujeitai-vos a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós”, e, “em meu nome expulsarão os demônios”. Repare, está escrito em Tiago 4.7 e Marcos 16.17-18, que é da competência do crente obedecer ao Senhor e resistir ao diabo, repreender demônios e enfermidades. Assim sendo, creio que em momentos de adversidades nunca é suficiente dobrar os joelhos e clamar pelo socorro divino. Deus é sempre o socorro presente em tempo de angústia, porém, deu à Igreja poder de ação, então, é preciso orar e agir em conformidade com a determinação bíblica. 

Alguns crentes acreditam, equivocadamente, que é preciso ser uma pessoa batizada no Espírito Santo para ter condições de expulsar demônios e orar por curas divinas. Tal pensamento equivale a dormir na fé, porque na ocasião em que Jesus enviou os discípulos para anunciar que o reino de Deus estava próximo (Lucas 10.3-12), ordenou que eles curassem enfermos e repreendessem o maligno. Eles fizeram isso com sucesso. Na ocasião, nenhum deles havia sido revestido com o poder, não havia passado pela experiência do Pentecoste no Cenáculo, não tinham dons espirituais – bastou usar o nome Jesus Cristo para o sobrenatural acontecer no ministério deles. 

Estamos acordados na fé quando não estamos desatentos e vivemos em acordo com Deus e as Escrituras Sagradas.

2 comentários:

suely ceruci disse...

Que ótima postagem de alerta!..gostei!
Suely
http://sbertoncini.zip.net

Michelle Ramos disse...

JESUS pagou um alto preço;as portas do inferno não prevalecem contra nós!!!...amei o texto.