Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma seita?

http://www.panoramio.com/user/1332140?with_photo_id=12611742
Igreja Universal do Reino de Deus em Belém - Pará.

Antes de tudo, faço uma observação sobre a crítica cristã: A única maneira de encontrar discernimento espiritual é examinando a Bíblia Sagrada, procurando textos e contextualizando-os, para depois colocá-los como base ao confronto, que julgará procedimentos e pessoas, e determinará se eles agem correta ou incorretamente à luz da vontade divina. E, aos que recitam que o crente não pode julgar, recomendo ler as palavras de Jesus em João 7.24, dizendo que podemos, sim.

Entre os meus contatos da rede social, encontrei a seguinte postagem:

"Perdoem-me os irmãos que pensarem diferentemente de mim; mas, prefiro o meu entendimento. Dizer-se que a "igreja" Universal é igreja evangélica e modelo de conquista de almas para Cristo é a mais ingênua das afirmações. Tanto a IURD quanto as suas congêneres são uma aberração no ambiente evangélico em todo o mundo."

Na sequência, pode-se ler como alguns outros evangélicos consideram a IURD:

• não é igreja evangélica, é uma mutação do evangelho;
• modelo de como uma igreja séria não pode ser;
• fala de Jesus mas nem todos que falam de Jesus são dEle;
• uma mistura das doutrinas de Testemunhas de Jeová, espiritismo e umbanda, que também falam de Jesus;
• liderada por "chartalães", quem os ouve não respeita a Palavra de Deus e irá para inferno;
• quem faz as igrejas são pessoas, não podemos generalizar; não podemos ferir a igreja, a crítica precisa focar na liderança dela.

Uma pessoa fez o seguinte comentário, que concordo, acho interessante, e coloco aqui de maneira extensa:

"Eu não concordo com eles em alguns pontos (que) eles dizem sobre Jesus. O problema se encontra na liderança que age tolamente. Exemplo: as cartas às sete igrejas, do Apocalipse, foram enviadas aos pastores, pois toda mudança acontece de cima a baixo."

A minha participação:


Desde os meus primeiros passos na fé, a primeira carta de João é uma das partes mais interessantes de toda a Bíblia Sagrada. Perdi a conta de quantas vezes reli, sempre encontrando algo novo e revigorante para meu espírito.

Vou compartilhar alguns versículos, que considero de muita importância para o assunto tratado aqui.

I - Os versículos que mostram o motivo da existência da epístola: 

“Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra” - 1 João 1.4.

"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus" - 1 João 5.13.

Motivos:

a) a redação tem como finalidade a comunicação do apóstolo com os cristãos, crentes na autoridade do nome de Jesus;
b) a intenção é que esses cristãos leiam e absorvam todo o ensinamento redigido e assim encontrem a alegria plena;
c) exortar para que os cristãos mantenham a fé na autoridade do nome de Jesus;
d) lembrar que eles possuem a vida eterna.

II – A recomendação ao cristão para manter alerta o discernimento espiritual:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” - 1 João 4:1.

III – Versículos que instruem como fazer uso do discernimento espiritual, para identificar falsos profetas e falsos pastores:

Ao longo da carta, João aborda a questão de como o cristão deve usar o discernimento, dá dicas para verificar o conteúdo que os pregadores têm em seus discursos.

Vejamos:

1. O falso cristão nega a divindade de Jesus

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai” - 1 João 2.22-24.

2. O falso cristão não reconhece a origem divina de Jesus e sua encarnação

“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo” - 1 João 4.2-3.

3. O cristão verdadeiro crê e declara que Jesus Cristo é o Filho de Deus

"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus" - 1 João 4.15.

"Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" - 1 João 5.5.

Minha conclusão

De acordo com a inspiração de João sobre seitas, abordando o assunto da IURD ser ou não ser seita, e observando os líderes da IURD em suas pregações,  noto que eles não negam a divindade de Jesus e nem a sua encarnação. Por este motivo eu não tenho capacidade de dizer que a Universal é seita, apesar de estranhar muito, muito mesmo, suas liturgias de culto no que tange ao uso de elementos como óleo e terra de Israel.

Por outro lado, digo que 1 João me faz entender que este detalhe da Universal sobre a Pessoa de Jesus, deixa-os bem distantes de religiões africanas e suas filiais brasileiras. Na verdade, o candomblé e o espiritismo negam ser Jesus Filho de Deus e ser também Deus. Outras religiões fazem parecido, negam a Divindade de Cristo, como Testemunhas de Jesus e Adventistas do 7º Dia (a segunda faz isso de modo contraditório, num momento sim, em outro não).

E.A.G.

2 comentários:

Carla Ribas disse...

Olá Eliseu,

Penso na Universal como um pronto socorro espiritual. Conheço várias pessoas que foram até lá porque estavam desesperadas, oprimidas e pensaram que iam fazer um descarrego como em outras religiões. Porém, ao chegarem lá, ficaram libertas, conheceram o poder do nome de Jesus, aceitaram ouvir a Sua palavra e O aceitaram como seu único e suficiente Salvador. Hoje congregam em outras denominações porque tiveram sede de se aprofundarem no ensino da Palavra de Deus.
É claro que todo pastor prestará contas a Deus pelos seus erros e acertos, que ninguém se engane!
Nunca fui dessa igreja e nem frequentei, mas conseguimos reconhecer, à luz da Palavra de Deus que Jesus tem operado nesse lugar. Deus não está interessado em picuinhas de homens. Ele é fiel à Sua palavra. Você citou os versículos certos.

Mirian Higino disse...

e logico que a igreja universal ensina heresia as pessoas, nao so ela como muitas outras que desprezam um novo nascimento em Cristo , hoje em dia 75% de todo ensinamento que sao proferidos nos pulpitos das igrejas nao passam de palavras para preencher tempo , visto que o evangelho simples de jesus deixa claro a necessidade do individuo nascer de novo , 90% dos Cristaos atuais nunca ouviran falar do Evangelho simples e de principios de Jesus , por isso as heresias ainda prevalecem ....

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.