Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A Igreja Universal do Reino de Deus é uma seita?

http://www.panoramio.com/user/1332140?with_photo_id=12611742
Igreja Universal do Reino de Deus em Belém - Pará.
Antes de tudo, faço uma observação sobre a crítica cristã: A única maneira de encontrar discernimento espiritual é examinando a Bíblia Sagrada, procurando textos e contextualizando-os, para depois colocá-los como base ao confronto, que julgará procedimentos e pessoas, e determinará se eles agem correta ou incorretamente à luz da vontade divina. E, aos que recitam que o crente não pode julgar, recomendo ler as palavras de Jesus em João 7.24, dizendo que podemos, sim.

Entre os meus contatos da rede social, encontrei a seguinte postagem:

"Perdoem-me os irmãos que pensarem diferentemente de mim; mas, prefiro o meu entendimento. Dizer-se que a "igreja" Universal é igreja evangélica e modelo de conquista de almas para Cristo é a mais ingênua das afirmações. Tanto a IURD quanto as suas congêneres são uma aberração no ambiente evangélico em todo o mundo."

Na sequência, pode-se ler como alguns outros evangélicos consideram a IURD:

• não é igreja evangélica, é uma mutação do evangelho;
• modelo de como uma igreja séria não pode ser;
• fala de Jesus mas nem todos que falam de Jesus são dEle;
• uma mistura das doutrinas de Testemunhas de Jeová, espiritismo e umbanda, que também falam de Jesus;
• liderada por "chartalães", quem os ouve não respeita a Palavra de Deus e irá para inferno;
• quem faz as igrejas são pessoas, não podemos generalizar; não podemos ferir a igreja, a crítica precisa focar na liderança dela.

Uma pessoa fez o seguinte comentário, que concordo, acho interessante, e coloco aqui de maneira extensa:

"Eu não concordo com eles em alguns pontos (que) eles dizem sobre Jesus. O problema se encontra na liderança que age tolamente. Exemplo: as cartas às sete igrejas, do Apocalipse, foram enviadas aos pastores, pois toda mudança acontece de cima a baixo."

A minha participação:


Desde os meus primeiros passos na fé, a primeira carta de João é uma das partes mais interessantes de toda a Bíblia Sagrada. Perdi a conta de quantas vezes reli, sempre encontrando algo novo e revigorante para meu espírito.

Vou compartilhar alguns versículos, que considero de muita importância para o assunto tratado aqui.

I - Os versículos que mostram o motivo da existência da epístola: 

“Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra” - 1 João 1.4.

"Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus" - 1 João 5.13.

Motivos:

a) a redação tem como finalidade a comunicação do apóstolo com os cristãos, crentes na autoridade do nome de Jesus;
b) a intenção é que esses cristãos leiam e absorvam todo o ensinamento redigido e assim encontrem a alegria plena;
c) exortar para que os cristãos mantenham a fé na autoridade do nome de Jesus;
d) lembrar que eles possuem a vida eterna.

II – A recomendação ao cristão para manter alerta o discernimento espiritual:

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” - 1 João 4:1.

III – Versículos que instruem como fazer uso do discernimento espiritual, para identificar falsos profetas e falsos pastores:

Ao longo da carta, João aborda a questão de como o cristão deve usar o discernimento, dá dicas para verificar o conteúdo que os pregadores têm em seus discursos.

Vejamos:

1. O falso cristão nega a divindade de Jesus

“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai” - 1 João 2.22-24.

2. O falso cristão não reconhece a origem divina de Jesus e sua encarnação

“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo” - 1 João 4.2-3.

3. O cristão verdadeiro crê e declara que Jesus Cristo é o Filho de Deus

"Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus" - 1 João 4.15.

"Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?" - 1 João 5.5.

Minha conclusão

De acordo com a inspiração de João sobre seitas, abordando o assunto da IURD ser ou não ser seita, e observando os líderes da IURD em suas pregações,  noto que eles não negam a divindade de Jesus e nem a sua encarnação. Por este motivo eu não tenho capacidade de dizer que a Universal é seita, apesar de estranhar muito, muito mesmo, suas liturgias de culto no que tange ao uso de elementos como óleo e terra de Israel.

Por outro lado, digo que 1 João me faz entender que este detalhe da Universal sobre a Pessoa de Jesus, deixa-os bem distantes de religiões africanas e suas filiais brasileiras. Na verdade, o candomblé e o espiritismo negam ser Jesus Filho de Deus e ser também Deus. Outras religiões fazem parecido, negam a Divindade de Cristo, como Testemunhas de Jesus e Adventistas do 7º Dia (a segunda faz isso de modo contraditório, num momento sim, em outro não).

E.A.G.

2 comentários:

vivabonsmomentos disse...

Olá Eliseu,

Penso na Universal como um pronto socorro espiritual. Conheço várias pessoas que foram até lá porque estavam desesperadas, oprimidas e pensaram que iam fazer um descarrego como em outras religiões. Porém, ao chegarem lá, ficaram libertas, conheceram o poder do nome de Jesus, aceitaram ouvir a Sua palavra e O aceitaram como seu único e suficiente Salvador. Hoje congregam em outras denominações porque tiveram sede de se aprofundarem no ensino da Palavra de Deus.
É claro que todo pastor prestará contas a Deus pelos seus erros e acertos, que ninguém se engane!
Nunca fui dessa igreja e nem frequentei, mas conseguimos reconhecer, à luz da Palavra de Deus que Jesus tem operado nesse lugar. Deus não está interessado em picuinhas de homens. Ele é fiel à Sua palavra. Você citou os versículos certos.

Unknown disse...

e logico que a igreja universal ensina heresia as pessoas, nao so ela como muitas outras que desprezam um novo nascimento em Cristo , hoje em dia 75% de todo ensinamento que sao proferidos nos pulpitos das igrejas nao passam de palavras para preencher tempo , visto que o evangelho simples de jesus deixa claro a necessidade do individuo nascer de novo , 90% dos Cristaos atuais nunca ouviran falar do Evangelho simples e de principios de Jesus , por isso as heresias ainda prevalecem ....