Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sábado, 22 de março de 2014

O que é paciência?


Por Eliseu Antonio Gomes

A paciência é uma das nove características do fruto do Espírito (Gálatas 5.16-23). 

Devemos refutar a ideia de que um cristão paciente é um ser rendido, fracassado. A paciência não é traço de covardia, não é traço de fraqueza, não é virar as costas para as responsabilidades, não é protelar a solução ou fugir dos problemas. Não é cruzar os braços e nem ficar parado sofrendo diante de circunstâncias adversas que o destroem.

Em muitas passagens bíblicas da tradução de João Ferreira de Almeida, a paciência é descrita como longanimidade. Alguns textos: Salmo 103.8, Provérbios 25.15, Romanos 2.4; 2 Coríntios 6.6; Efésios 4.2.

No texto em hebraico de Provérbios 16.32, "longânimo" ('areck) tem raiz no adjetivo longo, remete ao movimento lento e ao cumprimento prolongado. A palavra designa os sentimentos das pessoas, na literatura sapiencial, quem é brando é reputado como portador de entendimento (Provérbios 14.29; Eclesiastes 7.8).

Provérbios 16.32, mostra que a pessoa longânima é uma pessoa que tem mais poder que o capitão de um pelotão armado de exército, que invade e conquista uma cidade. O versículo sintetiza as lições de todo o livro, afirmando que o autocontrole é uma das mais importantes características de sabedoria

No livro de Ezequiel, capítulo 17.3, o texto usa o termo " 'areck" (paciente/longânimo) remetendo ao cumprimento das asas de águias. E Isaías compara a pessoa paciente com essa ave, eficiente predadora, que é símbolo de força e alta resistência.

"Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão" - Isaías 40.31

Davi, que escreveu o Salmo 40.1 ("esperei com paciência no Senhor") é o elemento humano que protagoniza a passagem de 1 Crônicas 14.8-17. Neste texto, ele dá o exemplo de espera segundo a vontade de Deus. Os filisteus vieram contra Davi para guerrear, e ele só ia ao encontro em batalha após consultar a Deus, agindo sempre de acordo com as orientações divinas. Na primeira vez, perguntou se poderia atacá-los, e Deus disse "vá" e ele foi; na segunda consulta, Deus disse-lhe "rodeie e os ataque pelas costas", e assim ele fez; na terceira vez o Senhor pediu que ele aguardasse as copas das amoreiras balançarem, como sinal de que era o momento de atacar, e ele esperou o vento soprar sobre as folhagens e só quando o vento soprou e balançou as folhas ele avançou sobre os inimigos. Em todas esses momentos Davi esperou em Deus e sua espera foi agindo com extrema contundência, e se saiu vitorioso.

Devemos lembrar que o mover de quem é paciente tem como foco lutar e vencer o diabo e jamais o ser humano, porque a nossa luta está na esfera espiritual (Efésios 6.2).

Enfim, ter paciência é ser inteligente e agir enfrentando as dificuldades no momento certo e do jeito correto. É agir como Deus quer, é caminhar junto com o Senhor.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.