Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 15 de março de 2014

Inteligência + sabedoria = sucesso

"Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida" - Provérbios 4.13.

Infelizmente, não são todos os cristãos que entendem que Deus nos dá inteligência para buscar o saber, e o saber só é adquirido com estudo. O Espírito Santo auxilia o crente, orienta-o quando ele se aplica a conhecer a Palavra. Este auxílio divino não ocorre de maneira sobrenatural, vem através de mestres que Jesus deu para a Igreja (Efésios 4.11-12).

Os mestres utilizam diversos meios de comunicação para administrar o ensino: a mensagem ao microfone durante os cultos; livros e revistas, notas de rodapé em bíblias de estudos, etc. 

Era 1983 quando me converti. Tinha grande interesse em aprender sobre a Palavra de Deus, e não demorou muito para que comprasse a Bíblia Vida Nova (hoje vendida desmembrada em Bíblia de Referências Thompson (Editora Vida) e Bíblia Shedd (Editora Vida Nova) na porta da igreja, vendida em três parcelamentos de carnê, por um colportor aos finais de cultos. O exemplar era enorme, pesado, próprio para estante. 

Cinco anos depois, comprei a mesma bíblia de estudo em tamanho menor e mais leve, apropriada para levar para onde quisesse ir, e resolvi doar o modelo grande para um presbítero . Tive uma triste surpresa dias depois, na minha ausência este presbítero a rejeitou afirmando que possuía a sabedoria do Espírito. Outro obreiro, mais esperto, entendeu a situação e aproveitou a oportunidade e não deixou que a Bíblia Vida Nova fosse à lata de lixo e a levou para sua casa, fazendo bom uso dela. 

Graças a Deus que esta situação tem melhorado bastante, hoje raramente encontramos pastores despreparados teologicamente.

Postagem paralela: Chamadas ministeriais específicas

E.A.G.

Nenhum comentário: