Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Sulamita

O livro Cantares de Salomão registra a bela história de amor entre o rei Salomão e a Sulamita. E muitos se perguntam o que isso tem a ver conosco, os cristãos, qual seria o motivo deste livro fazer parte da Bíblia Sagrada.

O livro, em composição poética, no começo identifica a jovem como a "morena",  "formosa minha", ao longo de oito etapas do romance apresenta, figurativamente, oito etapas da evolução espiritual, da salvação até a maturidade espiritual.

No começo de Cantares de Salomão o último titulo dado à moça do campo descrita ali é Sulamita. Seria o feminino do nome Salomão em hebraico? Ela pôde ser chamada a assim por causa da sua identificação com seu amado. Após passar por vários estágios em sua experiência de ser atraída por ele e buscá-lo, por fim ela tornou-se a sua cópia. Não era exagero chamá-la assim, vê-la era o mesmo que ver Salomão.

No início do relacionamento, ela buscava apenas a sua a sua própria satisfação. Amadurecida, agora ela tornou-se também a cooperadora de seu marido na obra que ele tinha de realizar. Antes, seu amado precisava chamá-loa várias vezes para sair a trabalhar com ele; depois ela mesma tomou a iniciativa de chamá-lo a fim de ir ao campo (Cantares 5.2; 7.2).

No começo, extremamente egoísta, ela só se preocupava consigo mesma. No final, amadurecida, sua preocupação era com a irmãzinha (Cantares 1.6; 8.8).

Esta mudança representa o estágio mais maduro da experiência cristã; é o estágio em que o cristão está plenamente conformado à imagem de Jesus Cristo. Nesta fase, não preocupa-se apenas com seu próprio progresso, mas também com o bem-estar coletivo (Romanos 8.29).

O apóstolo Paulo escreveu sobre Jesus Cristo e a cristandade sobre este assunto:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" - Efésios 4:11-14.

E.A.G.

Nenhum comentário: