Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

A Sulamita

O livro Cantares de Salomão registra a bela história de amor entre o rei Salomão e a Sulamita. E muitos se perguntam o que isso tem a ver conosco, os cristãos, qual seria o motivo deste livro fazer parte da Bíblia Sagrada.

O livro, em composição poética, no começo identifica a jovem como a "morena",  "formosa minha", ao longo de oito etapas do romance apresenta, figurativamente, oito etapas da evolução espiritual, da salvação até a maturidade espiritual.

No começo de Cantares de Salomão o último titulo dado à moça do campo descrita ali é Sulamita. Seria o feminino do nome Salomão em hebraico? Ela pôde ser chamada a assim por causa da sua identificação com seu amado. Após passar por vários estágios em sua experiência de ser atraída por ele e buscá-lo, por fim ela tornou-se a sua cópia. Não era exagero chamá-la assim, vê-la era o mesmo que ver Salomão.

No início do relacionamento, ela buscava apenas a sua a sua própria satisfação. Amadurecida, agora ela tornou-se também a cooperadora de seu marido na obra que ele tinha de realizar. Antes, seu amado precisava chamá-loa várias vezes para sair a trabalhar com ele; depois ela mesma tomou a iniciativa de chamá-lo a fim de ir ao campo (Cantares 5.2; 7.2).

No começo, extremamente egoísta, ela só se preocupava consigo mesma. No final, amadurecida, sua preocupação era com a irmãzinha (Cantares 1.6; 8.8).

Esta mudança representa o estágio mais maduro da experiência cristã; é o estágio em que o cristão está plenamente conformado à imagem de Jesus Cristo. Nesta fase, não preocupa-se apenas com seu próprio progresso, mas também com o bem-estar coletivo (Romanos 8.29).

O apóstolo Paulo escreveu sobre Jesus Cristo e a cristandade sobre este assunto:

"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" - Efésios 4:11-14.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.