Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Livro Blog Evangélicos (frente e verso)



























(Clique sobre as imagens para visualizar melhor.)

Livro Blogs Evangélicos
Editora Visão Cristocêntrica Publicações | www.visaocristocentrica.com | contato@visaocristocentrica.com | Facebook: Consciência Cristã - VINAAC | Endereço: Rua Oswaldo Cruz, 229; Centenário; cep: 58428-095; Campina Grande - Paraíba | Telefone: (83) 3322-6423.

terça-feira, 28 de maio de 2013

A família e a sexualidade - lição nº 9 - EBD - CPAD

Por Eliseu Antonio Gomes

"E criou Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou, macho e fêmea os criou" - Gênesis 1.27.

O mundo está dominado pela exposição corporal., apresenta a pornografia sem ruborizar e usa o sexo - criado por Deus -  de maneira distorcida, o que tem confundido a mente de cristãos. Por este motivo o tema  tem sido um enorme tabu para uma parte de pessoas que frequentam as igrejas evangélicas, enquanto outra parte se torna influenciada pelos desvios dos padrões divinos. 

A Palavra de Deus trata com seriedade a sexualidade, aborda o sexo pré-conjugal e a infidelidade no casamento com desaprovação de igual proporção aos homens e mulheres. Portanto, os cristãos precisam esforçarem-se para viver sua sexualidade em santidade, de forma irrepreensível. É preciso ser santo em toda maneira de viver, entender que o sexo dentro do casamento é uma bênção, foi planejado por Deus para procriação e satisfação física do marido e da mulher (2 Coríntios 11.2; 1 Tessalonicenses 3.13; 1 Pedro 1.15).

Deus condena a inversão de valores (Isaías 5.20). A mentalidade mundana despreza o que o Criador oferece. Gente mal resolvida em sua sexualidade zomba da castidade e da abstinência de cristãos solteiros. Não valoriza a prática sexual dentro do casamento, ao contrário, apresenta a monogamia como monotonia e incentiva o adultério e todas as formas de promiscuidades.

A experiência do sexo fora do casamento não pode nem se quer ser cogitada. O sexo irresponsável produz consequências ruins, como a dor do abandono, filhos não planejados e não reconhecidos, mães e avós assumindo filhos sem o apoio do pai, doenças sexualmente transmissíveis e um futuro com sérios problemas conjugais..

As Escrituras Sagradas condenam a prática homossexual. Apesar do cristão repercutir o que a Bíblia diz, jamais apoiará atitudes violentas contra gays. O uso da violência também é pecado!

O leito seja sem mácula (Hebreus 13.4). Em nenhuma circunstância cabe na vida dos cristãos que prezam pela santidade os maus desígnios do coração. Na intimidade heterossexual a dois não deve haver a traição conjugal, a prostituição, o modo antinatural das relações sexuais, a impureza, a impudicícia, o desrespeito, a tristeza (Mateus 15.19; Romanos 1.24-27; 1 Coríntios 5.10-11; 6.9-10; 2 Coríntios 12.20; 2 Timóteo 3.2-5).

Deus criou dois sexos: masculino e feminino (Gênesis 2.22-24). Segundo os estudiosos do idioma bíblico original, no versículo 23, os substantivos varão (ish) e varoa (isha) são traduzidos de uma única raiz hebraica, as palavras possuem sonoridade muito parecidas, indicando a unidade da natureza do homem e da mulher, a afinidade dos dois sexos e igualdade de direitos entre ambos.  Gênesis 2.24 destaca o profundo significado da união matrimonial, indica que a intimidade do casal só deve ocorrer com dignidade, e após o casamento.

Deus multiplica as famílias como rebanhos (Salmo 107.41). O ser humano não foi criado para viver em solidão; é dotado de instinto social, sua tendência natural é desejar estar em companhia de seus semelhantes. A Palavra de Deus aponta o interesse pelo isolamento como ato de egoísmo e recomenda que todos busquem companhia de pessoas de bem (Provérbios 18.1; Eclesiastes 4.9-10; Salmo 128).

Ao criar o primeiro casal Deus formou a base da família. É a vontade de Deus que o marido e a esposa sejam felizes através da junção íntima de corpos, e por meio dessa alegria deem prosseguimento à ordem divina de que homens e mulheres perpetuem suas gerações. Espera-se que os filhos gerados na união recebam através do convívio diário com os pais o senso de companheirismo, comunhão, fraternidade, responsabilidade, fidelidade e amor.

Enfim, o valor do diálogo (Provérbios 18.13). As pessoas que gozam de sanidade mental desejam ser felizes. A maioria delas pensa que ser feliz é "enxergar tudo azul". Porém, segundo as Escrituras Sagradas ser feliz é ver e aceitar a vida segundo a ótica divina e entender a realidade de tudo. Por toda a Bíblia Deus mostra o que é  real e nos oferece o que é ideal.

Existem muitas complicações relativas à sexualidade no âmbito familiar. Quando o ser humano ouve o que Deus diz, através das páginas bíblicas, é capaz de ser realista, tem condições de aceitar que em sua passagem por este mundo terá a sua "cota" de aflições. Contudo, pode permanecer contente, pois tem plena consciência que o Senhor Jesus é maior que todos os problemas, tem a paz e a dá, e está sempre disposto a dirigir os passos de quem é sincero para que o mesmo encontre a solução de crises, sabe perfeitamente que Ele quer manter o justo em pé (Salmo 37.23; 130.5-6; Provérbios 24.16; João 16.33; 14.27).

É conversando que marido e mulher constroem casamentos sólidos. Na conversa, a esposa poderá se surpreender com a descoberta de que o homem com quem casou se interessa por sua amizade. E o marido tem a chance de descobrir que a mulher é carente de sua atenção no campo emocional.

É através da conversa onde a comunicação é valorizada entre pais e filhos que os pais transmitem todos os ensinamentos básicos, a orientação no tempo certo e a advertência pertinente aos seus filhos. E de igual maneira é pela comunicação de mão dupla que os filhos têm a chance de expor o que querem dizer e desconstruir dúvidas importantes. Se os filhos são ouvidos jamais se sentirão rejeitados, amargurados e irados. E se os filhos atendem aos ensinamentos dos pais, tornarão seus progenitores mais felizes e agradarão a Deus, que os recompensará com bênçãos em uma vida longa.

Ouvir é um ato de amor. Deus ouve você; ouça ao Senhor e a quem se dirige a você.

E.A.G.
___________

Texto de autoria de quem o assina mesclado com compilações de: 
Bíblia de Estudo da Mulher, notas de diversas autorias, página 562, Belo Horizonte - MG, edição 2002, (Atos). 
Bíblia da Família, notas de Jayme e Judith Kemp, página 112, Barueri - SP, edição de 2007, (SBB).
Ensinador Cristão, ano 14, nº 54, página 40, abril-maio-junho de 2013,  Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Lições Bíblicas -edição mestre, 2º trimestre de 2013, Elinaldo Renovato, Rio de Janeiro - RJ, (CPAD). 

Maus tratos aos animais e a Bíblia Sagrada


"O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis" - Provérbios 12.10. 

Gosto desses animais, os cães, mas falta paciência para cuidar. Por este motivo não tenho nenhum comigo. Não entendo pessoas que são impacientes também e mesmo assim se dispõem a serem donos e os maltratam.

Slideshow: Bichos

E.A.G.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O sol nasce para todos!


É importante olhar para Jesus, como olhamos o pôr do sol. O horizonte muda como mudam as circunstâncias de nossas vidas: árvores crescem, florestas desaparecem, a terraplanagem corta rios e montanhas... Mas o sol sempre volta depois de noites escuras, retorna ao mesmo lugar para iluminar e aquecer, mesmo que escondido atrás de nuvens densas. 

Não deixemos nos levar pelas densidades de emoções e precipitações. Conhecemos Jeremias 17.5-9 e Salmo 109.105. 

Bom dia ensolarado em sua vida, na minha, de todos nós! 

E.A.G.

domingo, 26 de maio de 2013

A Igreja, o tempo e a prevaricação

Por Genivaldo Tavares de Melo

Quando aferimos todos os sons com a Bíblia Sagrada, que dispensa adjetivos por ser e conter a Palavra de Deus, concluímos que o tempo não é de conciliação, mas, de confusão e no meio dessa confusão, JESUS reconhece quem são suas ovelhas e as protege.

A igreja católica, agora, sob a égide de um papa de origem jesuíta, se fortalece e promete ir de encontro aos pobres e cumprir o trabalho de evangelização, mas, sempre tem e oferece mediadores entre o único mediador (JESUS) e Deus.

1 Timóteo. 2.5 - “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem”.

Hebreus. 12.23-24 -  “... e a Jesus, o Mediador de uma nova aliança e ao sangue da aspersão que fala mais alto do que o de Abel”.

Como dizer para os fiéis e devotos de milhares de santos que todos eles merecem a devida “vênia” todavia, foram transformados em usurpadores de um poder que só pertence a Jesus, ele recebeu do Pai.

As igrejas neopentecostais, surgiram no cenário evangélico há 25 ou 30 anos. Levantar a história de como surgiram, não é algo tão complicado e o que passou na cabeça de cada líder desbravador desse novo movimento. Puro desejo de afastar-se das igrejas que já não tinham a resposta que o povo queria? Como o dinheiro e o desejo de ter mais que o ser, tomou conta desse movimento pelas pregações sempre voltadas à prosperidade e passando a ideia que contribuição é fundamental para tudo, até para a salvação? Chegamos a pensar que sim. Tudo é muito sugestivo e termina sempre com gordas arrecadações.

Podemos afirmar que o saudoso pastor Manoel de Melo, oriundo da Assembleia de Deus, onde serviu como diácono, foi o “marco” entre a tradição e o novo. Dizia-se que muitos dos empregados em emissoras de rádio, aprenderam a conduzir um trabalho evangélico, de tanto vê-lo pregar nas emissoras e cada um dos interessados, foram lá e abriram a sua.

As igrejas adequadas surgiram para ajuntar um rebanho diferente; muitos gostariam de se converter ao evangelho, mas, as igrejas não tinham resposta para eles, pois, jamais deixariam o pagode, o samba ou qualquer outro ritmo ao som da percussão. As igrejas viviam sob a batuta do 2x2, 4x4 ou 6x8, influência das igrejas nórdicas, dos missionários suecos e aí, surgiram igrejas para pagodeiros, artistas, esquiadores e tantas outras.

MAS A BÍBLIA CONTINUA SENDO A MESMA.

As igrejas tradicionais e a pergunta: as Assembleias de Deus, da qual faço parte, já pode ser contada entre as tradicionais? Considerava-se “tradicionais”, igrejas não pentecostais, as primeiras a aportarem nas terras brasilianas.

DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM A BANDEIRA DA IGREJA OU ELA VAI E FAZ OU DEUS LEVANTA OUTROS E ATÉ PEDRAS QUE CLAMEM. Se alguma coisa está errada, a culpa é toda nossa que não mantivemos o calor do Espírito na nossa trajetória; outros interesses ocuparam o lugar dos sonhos e projetos.

MAS A BÍBLIA, CONTINUA SENDO A MESMA.

Se Deus não mudou e a Bíblia continua sendo a mesma, o que ou quem mudou? Por mais que tentem, mudem as traduções, as cores da capa, as interpretações de rodapé, os textos auxiliares, a hermenêutica e os hermeneutas, a Palavra de Deus continua firme como âncora, tem o seu cumprimento, e é para os fiéis a palavra da verdade. Pulem, dancem, gritem, uivem, mas ela nos dá o tom certo, só erra que quer e quem tiver interesses mesquinhos e escusos.

As cartas escritas as igrejas da Ásia, foram reais, ditadas pelo próprio Senhor a João na Ilha de Patmos e retratavam os conflitos e o pecado das igrejas naquele tempo, todavia, coincidência ou não, a Palavra de Deus é essencialmente profética, encontramos semelhanças quanto o tempo e o estado de prevaricação das igrejas do nosso século. Quando falamos em prevaricação,[latim, praevaricare) verbo transitivo que significa deixar de fazer o que deve ser feito, corromper, abusar do poder, ocasionar a corrupção, fazer alguma coisa com dolo no exercício do poder entre outros], não significa que tudo esteja perdido e que essas igrejas, inclusive a católica, não tenha dado uma enorme contribuição à vida social do pais, a quem o governo deve ser muito grato, pois, já teríamos nos tornado, uma tocha de fogo em conflitos sociais, suicídios, crimes em maior escala que o visto, enlouquecimento das pessoas e outros males.

Falamos de salvação e quer queiram ou não, há regras a serem vistas e cumpridas. Sabemos que pelo bem da moralidade, muitas regras humanas foram atreladas e não se podem chamá-las de injustas, pois, o que se vê nas práticas sociais, são abusivas.

Quanto a usos e costumes, que invadiram as igrejas, temos dois grupos: Aqueles que não dão a menor importância a esses costumes e os que se importam, mas, pela densidade populacional e impossibilidades de controle, optaram por dourar a pílula com uma exortação aqui e outra ali, com respeito a algumas regras comportamentais.

As duas últimas igrejas da Ásia, na ordem das cartas escritas, temos: A Igreja de Filadélfia e Laodiceia. A igreja de Filadélfia (Apocalipse 3.7) o Senhor fala de obras, de porta aberta que combina com a porta do capítulo 4.1, de pouca força que é a característica da igreja fiel diante dos desafios da sociedade moderna, os que são da Sinagoga de Satanás, comparados aos exploradores do evangelho, pregadores do "traga meu dinheiro" e da insaciabilidade, dos que guardaram a palavra da paciência; pois, paciência é o que resta para nós e finalmente a promessa: “Eis que venho sem demora”.

A Igreja de Laodiceia, que tanto inspira pregadores que chamam o nosso tempo de “Era de Laodiceia”. Para esta, e aqui não digo que qualquer semelhança é mera coincidência, promete vomitá-la da sua boca, caso não se arrependam, porque, não são frias nem quentes. Espero que alguém não tente me convencer que as manifestações emocionais de gritinhos histéricos de glórias a Deus e aleluias, seja sintoma de calor bíblico e espiritual. Minha inteligência se sentirá agradecida e nisso se inclui as chamadas “línguas estranhas” de muitas igrejas e até do movimento carismático católico.

MUITA CONFUSÃO, MAS, A BÍBLIA É A MESMA.

A Bíblia possui regras para a salvação que não podem ser desprezadas. Chamamos esse conjunto de regras, de “doutrinas” e “doutrinas fundamentais”. O maior problema de entender a Bíblia não é entender a Bíblia, é tentar excluir tudo aquilo que confronta nossos prazeres e interesses pessoais, a ganância e o orgulho de cada um.

Nem vou gastar tempo e espaço, citando textos isolados, recomendo a leitura direta para este assunto, as cartas de Paulo a Timóteo e o seu discurso aos anciãos de Éfeso em Atos 20:17-37.

Fonte: Pr. Genivaldo Tavares de Melo

Nota Belverede: A abordagem do tema deste artigo é muito boa e importante. Acredito que temos muito a crescer com a reflexão da leitura. Por quê? Pelo conhecimento bíblico do autor, seu desprendimento do orgulho denominacional, larga experiência como pastor entre as ovelhas de Deus.

O assunto neopentecostais é bastante profundo. As figuras que aparecem na televisão em programas religiosos, como líderes de ministérios neopentecostais, não são exatamente o espelho do povo imenso que estão nas congregações. A imagem pública desse pessoal na TV criou um estereótipo. Infelizmente, nem todos que abordam o assunto vão pesquisar a realidade em pessoa. Contentam-se com pesquisas prontas de Paulo Romero e companhia. Se se multiplicassem mais análises próprias como esta e menos cópias, tudo seria muito mais interessante no cenário cristão.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

RR Soares, Valdemiro Santiago e Silas Malafaia juntos na Marcha para Jesus de 2013 no Rio Janeiro


Silas Malafaia, em seu perfil no Twitter (@PastorMalafaia), convida internautas a comparecer no próximo dia 25 de maio à Marcha para Jesus 2013, a ser realizada no Rio de Janeiro. O ponto de encontro será na Avenida Presidente Vargas, nas proximidades da Central do Brasil, às 15 horas e se dirigirá até a Cinelândia.

O pastor anuncia as presenças de RR Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e de Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, fazendo indicação da nota Evangélicos Unidos, escrita por Lauro Jardim à Veja Online.

A nota da Veja observa dois detalhes à mais. 1. Lideranças da Universal não estarão presentes; 2. Malafaia conquistou o posto de presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB).

Com certeza as presenças dos líderes da IIGD e IMPD são confirmações recentes, pois o vídeo que promove o evento anuncia as personalidades que comparecerão ao evento sem citá-los. O anúncio informa que comparecerão os pastores Abner Ferreira, Jabes de Alencar, Marco Antonio e Marcus Gregório; também os cantores André Valadão, Aline Barros, Bruna Carla , Eyshila, David Sacer, Nani Azevedo, e Thalles Roberto.  

Os realizadores do evento conclamam os participantes a declararem que o Brasil e o Rio de Janeiro é do Senhor Jesus.

E.A.G.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pastor Marcos Pereira e os acusadores sem provas

Pessoas amigas pedem cautela da minha parte ao abordar o caso do Pr. Marcos Pereira. Eu agradeço o cuidado delas pela minha pessoa.

Tenho respondido que é muito difícil eu me decepcionar com o ser humano. Afirmo isso porque não alimento a expectativa de que exista um ser infalível na face da Terra. Na história da humanidade, só Jesus Cristo foi um ser perfeito, o único a não cometer nenhum pecado. Sendo bem claro, todos nós sabemos que Marcos Pereira, assim como todos os seres humanos, é uma pessoa sujeita aos erros.

Tenho explicado para quem me interpela que neste caso da prisão de Pereira, minha posição é apenas de cobrança, cobro as provas de acusação contra ele. O ônus da prova cabe ao acusador, e quem o acusa está devendo a todos nós que acompanhamos o caso as preciosas e incontestáveis provas. Cadê? Alegaram que o pastor cometeu estupros, porém até o momento o que temos assistido são depoimentos de pessoas apresentadas como supostas vítimas, mas elas enfaticamente negam a violência.

Depois de uma série de matérias publicadas pelo Extra, apontando Pereira como estuprador, e surgir na internet supostas vítimas negando tais acusações, o rumo editorial do jornal mudou de direção. Agora, afirma-se que o pastor é adúltero (com base em áudio de escuta telefônica que não se sabe estar editada ou não). Adulterar é pecado, é falha de caráter, mas totalmente diferente de estupro! Pode ser que tenha adulterado, pode ser que não... E se de fato for uma verdade, a notícia não mudará a situação das acusações anteriores, não comprovadas, quanto às violências sexuais, pois fazem parte do histórico desse periódico sensacionalista – impossível apagar a falha profissional.

Aos cristãos em geral, digo que é preciso separar muito bem cada coisa em seu devido lugar:

Quem faz parte da comunidade evangélica, jamais deve se esquecer de que liturgias de culto, doutrinas, dogmas, são detalhes que não podem servir de motivo para enfraquecer a unidade fraternal. O cristão é ligado um ao outro pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, os elos do cristão não são usos e costumes denominacionais. Se em determinada denominação é permitido que a mulher corte seu cabelo e use calça comprida enquanto em outra ela deve usar saia ou vestido e jamais usar tesoura, a diferença doutrinária precisa ser respeitada. 

A Assembleia de Deus dos Últimos Dias, era conhecida apenas no Rio de Janeiro, após a grande promoção que recebeu com a prisão de seu líder tem sido observada com atenção especial por cristãos de quase todo o Brasil, e muitos outros além das fronteiras do país. Assim sendo, notaram que a ADUD impõe regras rígidas aos seus membros, e isso tem causado alguma estranheza na comunidade cristã. Tal estranhamento não é o suficiente para desconsiderar líder e liderados como irmãos em Cristo e nem é o suficiente para deixar de interceder por Marcos Pereira.

Na Imprensa, valorizemos apenas o bom jornalista, aquele que exerce jornalismo registrando fatos com abordagens de todos os ângulos, dando oportunidade de espaço para todos os citados na pauta de reportagens.

E.A.G.

Samuel Câmara é desligado da CGABB

Algum tempo atrás, coloquei em meu coração que não iria mais escrever sobre política eclesiástica assembleiana neste blog. Mas abro uma exceção para este episódio triste e constrangedor.

Desde que me converti ao Senhor Jesus Cristo, tive a firme convicção que deveria ter Deus em primeiro lugar, colocar a religião muito abaixo de interesses espirituais. E assim, mesmo congregando na Assembleia de Deus, onde estavam meus pais e onde encontrei minha esposa com quem estou casado há quase 30 anos, nunca nutri um sentimento exacerbado pela placa denominacional. Nunca enfatizei a AD ao evangelizar quem quer que fosse.

Tomei conhecimento da existência da instituição paraeclesiástica Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) ainda em meus primeiros passos de fé. Foi através de uma notícia negativa: pastores fizeram uma reunião e desligaram o irmão Manoel Ferreira, da Assembleia de Deus Madureira / Brás.

Agora, outro fato parecido ocorre. Pastores reúnem-se e afastam mais um pastor da instituição: Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém do Pará, o ministério onde os missionários suecos começaram o trabalho missionário no Brasil. Tenho comigo que este passo político e nada espiritual terá um desdobramento muito grande, que talvez cause uma grande surpresa ruim aos promotores da exclusão de Câmara. Por quê? Porque no passado não havia internet, nos idos de 1980 era possível abafar assuntos considerados inconvenientes. É esperar para ver a repercussão.

A notícia em detalhes poderá ser lida nos blogs Point Rhema e Geremias do Couto.

Coisas assim reforçam meu pensamento que seria uma grande bênção para a Assembleia de Deus se a CGADB fosse dissolvida. A instituição é causadora de escândalos por parte de pastores, não edifica ninguém, atrapalha, o que causa muita vergonha aos assembleianos que estão na denominação para louvar ao Senhor.

Um artigo escrito alguns anos atrás neste blog: CGADB pra quê?

E.A.G.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Educação cristã: responsabilidade dos pais - lição nº 8 - EBD - CPAD

Com certeza, a educação cristã é uma das mais importantes responsabilidades dos pais, como afirma o título da lição número 8 da revista Lições Bíblicas, comentada por Elinaldo Renovato, publicação da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD).

O ensinamento cristão fortalece as famílias. Se desejamos uma sociedade mais justa e solidária, precisamos enfatizar o valor da Palavra de Deus e usá-la à Educação Cristã na família.

A Igreja e a responsabilidade dos pais na criação dos filhos

Jesus provê mestres para sua igreja, e assim ela tem condições de assumir a função de orientadora e como tal instruir eficazmente pais e filhos segundo a Palavra de Deus (Efésios 4.11; Mateus 28.19-20). Ainda que os pais recebam apoio e assistência da igreja para educar os filhos, a autoridade e educação cristã das crianças, adolescentes e jovens, é um dever intransferível e pessoal dos pais.

Os filhos são herança do Senhor (Salmo 127.3) 

De acordo com os preceitos das Escrituras Sagradas, os filhos são bênçãos de Deus para o lar.

Cabe aos pais usar com responsabilidade e amor a autoridade, que é legítima e imprescindível, visando a boa formação das crianças. Os pequeninos necessitam ter referencial paterno bem estabelecido, com limites justos, necessários e cristãos. Cabe aos filhos respeitar seus pais e ver neles "instrumentos" que Deus colocou em seus caminhos para conduzi-los à maturidade física e espiritual.

Se os filhos acatam a autoridade paterna, a vida deles é prolongada e bem-sucedida com as bênçãos do Senhor (Êxodo 20.12). Se eles são ensinados corretamente por seus pais, segundo o temor do Senhor e os conselhos de sua Palavra, a vida em família é vivida num ambiente autenticamente doméstico, repleto de amor e tranquilidade.

A Educação Cristã e o curso deste mundo

A sociedade ocidental a cada dia que passa omite mais a figura paterna na educação dos filhos. Os pais não devem temer serem taxados de ignorantes e antiquados ao assumir o controle paterno segundo a perspectiva cristã, pois a ausência deste exercício é a principal causa da crise de identidade no lar e da dissolução de muitas famílias.

O Senhor confiou a tarefa de educar aos pais. Mas infelizmente nem todos cumprem com sua obrigação, não exercem a dinâmica à risca. Nota-se que a figura dos pais está cada vez mais ausente no processo de educação dos filhos. Não acompanham a vida estudantil, não apresentam aos filhos no convívio do lar a Palavra de Deus, que edifica a vida espiritual de todas as almas. Uma das razões que levam os pais a confiar e justificar a educação dos filhos aos avós, babás e creches, são as pressões sociais e econômicas.

O casal unido em prol dos filhos

Nos dias atuais, certamente ser pai cristão, ou mãe cristã, e educar de acordo com os princípios cristãos não é uma tarefa sempre fácil, mas a fé cristã precisa ser ensinada e vivenciada no lar, equilibrando amor e disciplina na educação. Precisamos agradecer ao nosso bom Pai Celestial por nos ter deixado conselhos a respeito disso na Bíblia Sagrada.

O homem deve exercer seu papel de pai na família, apoiado pela esposa - construtora da família e da sociedade quando usa a sabedoria do alto (Provérbios 14.1; 18.22; Tiago 3.17-18). A posição de educador é um fator importante, uma missão prioritária dada por Deus. O pai e a mãe, juntos, devem ensinar os filhos sobre o plano de Deus para a vida deles, fazê-los conhecedores de que é necessário obedecer todas as coisas que Cristo ordenou. Quando os filhos aprendem a submeter-se à autoridade paterna, é mais fácil treiná-los para que se submetam à autoridade e disciplina de Deus, e eventualmente a autodisciplina necessária para uma vida de obediência ao Senhor (Deuteronômio 6.4-9; Salmo 78.5).

Os pais não podem desprezar o fato que a disciplina é essencial à vida social. É a disciplina que nos sustenta no caminho e na vontade de Deus. É preciso reconhecer a importância de se impor limites no processo da criação a fim de que os filhos tenham um comportamento conveniente para seu bem-estar e conduta apropriada para toda a sociedade.

Problemas de comunicação 

Desde quando Deus criou Adão e Eva quis comunicar-se com o ser humano. Desde o jardim do Éden Deus estava interessado em conversar com os casais. Esposo e esposa, pais e mães, necessitam ter este relacionamento espiritual para que seus filhos possam aprender a ter comunhão com o Criador.

Para que a Educação Cristã seja bem-sucedida, é mister combater falhas de comunicação na família. Boa parte das dificuldades no relacionamento mútuo de seus membros diz respeito a falhas de comunicação. Os mal-entendidos podem começar de várias maneiras: a palavra dita na hora errada; a indiscrição "com a melhor das intenções"; a "mentirinha inocente"; o pedido de perdão que faltou.

Limites

É importantíssimo que os pais não irritem seus filhos, tratando o adolescente como criança e o adulto como se fosse um adolescente (Efésios 6.4). O pai deve manter controle sobre os filhos até eles se tornarem maiores, possuírem a capacidade de entender os limites estabelecidos dentro e fora do lar, aprenderem a autodisciplina. Apenas o ensino da doutrina do Senhor é capaz de conduzir os filhos pelo caminho da retidão, ao desenvolvimento de um caráter irrepreensível e santo, dando a eles a oportunidade para que recebam a informação impactante do Evangelho e através desse conhecimento encontrem a transformação espiritual que os faz novas criaturas, aptos a entrarem no céu.

Por sua vez, o filho deve obedecer aos pais até que se torne adulto, pessoa independente psicológica e financeiramente, porém, a prestação de honra deve ser exercida por toda a vida. Os pais idosos merecem muito respeito e admiração, além do cuidado especial, pois antes da velhice chegar doaram muito de sua vida em favor dos jovens, para mantê-los alimentados e saudáveis,  para ensiná-los, para torná-los cidadãos de bem.

Conclusão

Nem sempre viver em família é o que se pode chamar de "um mar de rosas" ou "um céu na terra". É desejo de Deus, no entanto, promover no lar, o quanto mais profundo e rápido possível, um relacionamento familiar alicerçado sobre o amor e o perdão manifestados para nós na pessoa e obra de seu Filho Jesus Cristo.

A Palavra de Deus ajuda a prevenir e consertar  problemas familiares. Então, deve ser usada para essa finalidade. Há algumas maneiras de meditar sobre o conteúdo bíblico e aplicar a meditação no ambiente familiar: 1 - criando um momento diário ou semanal, de pelo menos quinze minutos para conversar sobre assuntos da Bíblia Sagrada; 2 - reunir-se para dialogar sobre passagens bíblicas meditadas particularmente.

A Bíblia é imparcial, justa e verdadeira, a principal ferramenta de serviço na Educação Cristã.

E.A.G.

Compilações intercaladas com textos de quem assina o artigo: 
Deus fala à família, Barueri / SP, sem definição de data de edição e autoria, Sociedade Bíblica do Brasil;
Lições  Bíblicas - Família Cristã - Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor, autoria a definir - 2º trimestre de 2004, Rio de Janeiro - RJ, CPAD;
Lições Bíblicas - A Família Cristã no Século XXI, Elinaldo Renovato, 2º trimestre de 2013. Rio de Janeiro - RJ, CPAD.

domingo, 19 de maio de 2013

Momento de calar...



Não há segredos e nem enigmas: há momentos que é preciso apenas ouvir, sim, ouvir Deus falar.




E.A.G.

sábado, 18 de maio de 2013

Dons de curar e seu portador

"Os dons vêm de Deus ao homem, para manifestar a soberania de Deus, não é para sinalizar aprovação de comportamento humano... são os meus atos, o que eu produzo que conta, os meus frutos na sociedade e entre os irmãos" - Pr. Silas Malafaia, em mensagem transmitida hoje na Rede TV! e Band, comentando sobre as características da vida cristã aprovada pelo Senhor - Lucas 12.37; 2 Corintios 5.14-15; Colossenses 3.5.

Concordo plenamente, e acrescento que o Senhor usa pessoas em dons espirituais - cura o aidético, o canceroso, portadores de esclerose múltipla e outros males -, única e exclusivamente por misericórdia aos doentes e não para promover a personalidade de quem ora pelo enfermo. Deus aprova os passos apenas daqueles que caminham no Espírito (Gálatas 5.16-23).

E.A.G.


Os roubadores da vingança do Senhor

Ontem pela manhã, me deparei com um desabafo de uma pessoa evangélica que sentia injustiçada e ao entardecer conversei com outras a respeito. Refleti sobre injustiça e vingança. Ponderei sobre a vingança do Senhor e os roubadores dela. Compartilho essa reflexão aqui.

"Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo SENHOR, e ele te livrará" - Provérbios 20.22.

"Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem" - Romanos 12.19-21.

“Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo” – Hebreus 10.30.

Se a minha memória não falha, nunca ouvi, detalhadamente, sermão realizado em igreja com abordagem afirmando que existem frequentadores de templos evangélicos que são roubadoras da vingança de Deus.

Estamos rodeados de evangélicos que pensam ser aceitável ao Espírito executar a justiça divina no lugar de Deus, sendo que o Senhor não permite tal ação. Tiago alertou aos leitores de sua carta e consequentemente a todos nós, focando precisamente os crentes que acreditam ter licença para agirem como vingadoras, inclusive pensando serem possuidores da eficácia divina ao vingar-se. O apóstolo declarou: “Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (1.20).

O ser humano é pecador, falho. Não há uma só pessoa na face da terra que não peque, erre. Por este motivo, Cristo afirmou que não devemos julgar o próximo usando os critérios desse mundo falível e sujo. Ele apenas permite que haja julgamento se for usado como regra de avaliação a Palavra de Deus, que é pura, limpa (Provérbios 30.5; Hebreus 4.12).

Confira:

1º - Jesus disse: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” – João 7.24.

2º - E orou a Deus em nosso favor assim: “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade” – João 17.17.

Examinando as Escrituras, entendemos que só é possível julgar com justiça quando fazemos uso da verdade, e isso é válido tanto no âmbito físico quanto espiritual. Espiritualmente, manifestamos a verdade ao pronunciar o conteúdo das Escrituras Sagradas de maneira contextualizada e com objetivo de citá-la de maneira imparcial (Provérbios 12.17; Tiago 3.17).

Temos o exemplo do diabo, a nunca ser seguido. Nos episódios das tentações de Eva e de Jesus Cristo, ele se apresentou como pregador da Palavra de Deus. Mas sua explanação era realizada com parcialidade e objetivo de indução ao erro. Assim, manifestava a mentira e a injustiça (Gênesis 3.1-7; Lucas 4).

Sejamos prudentes. Não basta fazer a coisa certa, é preciso que também seja feito com o objetivo correto. Deus observa as intenções de todos nós, ou seja, nosso coração (1 Samuel 16.7; Provérbios 21.2).

Façamos como Davi, ele usou a paciência e esperou no Senhor e recebeu a atenção dEle e obteve plena vitória sobre quem desejava seu mal (Salmo 23.5; 40.1). O Evangelho orienta a responder o mal com o bem. O amor, a paciência e a mansidão são ações que pertencem ao fruto do Espírito e devemos praticá-los sempre em todas as circunstâncias (Mateus 5.38-39; Gálatas 5.16-23).

Quando o Senhor exercer sua justiça contra os maus, não façamos festa por causa da infelicidade deles, porque sentir alegria com a tristeza alheia é atitude repudiada por Deus. Está escrito: "Quando cair o teu inimigo, não te alegres, nem se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que, vendo-o o SENHOR, seja isso mau aos seus olhos, e desvie dele a sua ira” - Provérbios 24.17-18.

Nós cristãos devemos rejeitar o sentimento de vingança e amar aqueles que se comportam como nossos inimigos, porque o verdadeiro inimigo do cristão é apenas aquele ser que se apresentou diante da esposa de Adão como uma serpente, e diante de Jesus no deserto como se fosse o dono deste mundo (Efésios 6.12). O diabo é mentiroso, sua mentira visa colocar irmãos contra irmãos e toda a raça humana contra Deus (Provérbios 6.19; Zacarias 3.1-7; João 13.2; 1 João 3.8).

Enfim, a recomendação apostólica para todos os cristãos é envolver-se nas seguintes retórica e prática: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" - 2 Timóteo 2.15.

 E.A.G.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

As cinco linguagens do amor, por Gary Chapman

Divulgação / Internet

Pastor fala sobre família no Oprah's Lifeclass

O pastor Gary Chapman, especialista em relacionamento familiar, foi entrevistado no Oprah Lifeclass, um dos programas de maior audiência entre os americanos, e que é apresentado por Oprah Winfrey. O doutor não perdeu a oportunidade de explicar que a causa de uma sociedade caótica está em casamentos destruídos  por não seguirem os preceitos de Deus.

O foco da entrevista foi o fenômeno de seu livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas, intitulado As cinco linguagens do amor. Segundo Chapman, após trinta anos aconselhando casais, ele entendeu que "tentar expressar amor em sua própria linguagem a alguém que possui outra é o mesmo que fazer uma declaração em hebraico a alguém que só fala alemão".

As linguagens podem ser:

1. palavras de afirmação - sentenças em elogios como "A janta estava ótima" e afirmações como "Você faz isso muito bem", além de incentivos tais como "Vai dar tudo certo";

2. tempo de qualidade - é a dedicação de um tempo exclusivo para o cônjuge, ainda que pequeno: conversas com a TV desligada, passeios e outros programas juntos etc;

3. presentes - o que menos importa é o valor financeiro; pode ser colher uma flor, trazer um lanche, dar joia etc. Ou seja, uma forma de materializar o abstrato.

4. gesto de serviço - o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora ajudar o cônjuge de alguma maneira.

5. toque físico - o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplo: beijos, abraços, cutucão suave com o cotovelo, por a mão no ombro, etc.

Segundo Chapman. milhares de casais em todo o mundo testemunham como esse conceito restaurou uniões à beira do divórcio.

Mensageiro da Paz, abril de 2013, coluna Família, página 19.
__________

Observação: Certa vez eu disse para uma pessoa casada algo parecido com os conselhos do pastor entrevistado. Havia conflito matrimonial na relação dela. "Para o casamento não terminar em divórcio, não basta dizer que ama, é preciso transformar essa declaração em gestos cotidianos."

E.A.G.


quinta-feira, 16 de maio de 2013

O enganador de crentes em Deus

Piton: a serpente mais longa do mundo.

"Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" - Gênesis 3.1. 

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações..." - Apocalipse 20.1.3 a.

Ao redor do mundo, existem quinze famílias de cobras identificadas, 456 gêneros diferentes e 2.900 espécies. Elas atacam e matam inoculando seu veneno ou por estrangulamento.

A secreção envenenadora é paralisante e ao mesmo tempo serve de lubrificante à ingestão da vítima, quase sempre engolida antes de estar morta. O líquido tóxico que as cobras injetam são capazes de matar a maior parte dos seres vivos do planeta, quando não matam causam sequelas como necrose, gangrena e amputamento de membros. Existem duas espécies venenos: uns paralisam músculos e outros paralisam os nervos. Algumas cobras possuem substâncias de ação rápida, e ingerem a caça no local em que a envenou; outras cobras possuem substância de efeito retardado, a vítima picada e foge, a corrida faz com que o veneno circule ainda mais rapidamente em sua corrente sanguínea, a cobra segue a presa usando seu olfato e a encontra totalmente indefesa, sem movimentos.

As cobras estranguladoras usam como armas letais seus dentes e músculos fortes. Mordem a presa na região das narinas para enfraquecê-la e sufocá-la, enquanto enrolam-se ao corpo da vítima e contrai músculos para quebrar seus ossos antes de comê-la inteira, sem partir seu corpo. Uma delas é a Anaconda, que em idade adulta chega a pesar até 140 quilos e é capaz de engolir 100 quilos de uma vez só, também conhecida como Sucurí, que vive na América do Sul. Outra cobra esmagadora e igualmente letal é a piton, que pode alcançar 12 metros de comprimento; contrai seus músculos para quebrar o esqueleto da presa e usa os dentes para arrastá-la inteira para dentro do estômago, é encontrada na Oceania, África e parte sudeste da Ásia.

A raiz do vocábulo “diabo” está no idioma grego e significa “enganador”. Ele é o único e autêntico inimigo do cristão (Efésios 6.12). Entre outras figuras que representam Satanás, a cobra é uma delas, por ser um animal sagaz, predador que captura sua presa aplicando movimentos rápidos, depois de se aproximar silenciosamente da vítima. O Diabo age assim, aproxima-se sem que o alvo perceba o perigo de morte.

Temos dois relatos bíblicos do enganador tentando abrir e ocupar espaços na vida de quem têm comunhão com Deus. O Diabo se apresentou diante da esposa de Adão como uma serpente e diante de Jesus no deserto como se fosse o dono deste mundo (Gênesis 3.1-7; Lucas 4). Nos episódios das tentações de Eva e de Jesus, o apresentou como bem intencionado pregador da Palavra de Deus. Sua explanação foi tendenciosa, parcial, com objetivo de indução ao erro.

A aproximação do Diabo na vida de quem possui comunhão com Deus é revestida de falsa amizade, ele profere mentira camuflada em interesse pela verdade dos fatos com a intenção de produzir dúvida, visa colocar irmãos contra irmãos e toda a raça humana contra Deus (Provérbios 6.19; Zacarias 3.1-7; João 13.2; 1 João 3.8).

Cristo referiu ao Diabo como serpente e declarou que deu poder aos cristãos para vencê-lo (Lucas 10.19). "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" - Marcos 16.17-18.

Compete ao crente orar e vigiar. Orar e agir. A vigilância espiritual é a tomada de ação de acordo com os parâmetros da vontade do Senhor. Ser vigilante é prestar atenção ao que Deus diz e conhecer as Escrituras Sagradas para usá-la como contra argumentação às interpretações bíblicas distorcidas do enganador. O conhecimento das Escrituras Sagradas nos faz capazes de jamais ser vítima de enganos diabólicos, repreender o Diabo usando a autoridade que há nome de Jesus (João 14.14).

"Não dê lugar ao Diabo"; “sujeite-se a Deus, resista ao Diabo e ele fugirá de vocês”(Efésios 4.27; Tiago 4.7) são duas recomendações bíblicas eficazes que se consistem em estratégias de vigilância espiritual, são dois estratagemas necessários na vida de quem possui comunhão com Deus. É importante orar e vigiar sempre, saber que os verbos vigiar e agir possuem significados iguais no mundo espiritual. É preciso orar e ao mesmo tempo entrar em ação para evitar que o inimigo ocupe espaço em nossas vidas, se aproprie de lugares que não lhe pertence.

E.A.G.

Com informações de:
James Arekion - http://jamesarekion.blogspot.com.br/2011/10/spirit-of-python.html
Revista Planeta - http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/ciencia/veneno-de-cobra-uma-toxina-que-pode-matar-ou-curar
R 7 - http://entretenimento.r7.com/bichos/noticias/saiba-como-as-cobras-brasileiras-matam-suas-vitimas-20110616.html?question=0  
Rede Record - Anaconda (Sucuri) e Píton: cobras gigantes: Domingo Espetácular (parte 1) http://ning.it/11IKBsb  
Rede Record - Anaconda (Sucuri) e Píton: cobras gigantes: Domingo Espetácular (parte 2) - http://www.dailymotion.com/video/xzybus_piton-e-anaconda-cobras-estranguladoras-domingo-espetacular-parte-2_animals

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Homossexualidade e Darwinismo

Richard L. Deem

Eu não sou muito fã da evolução Neodarwinista. No entanto, existem claras evidências de que a seleção natural (e seleção sexual) atuam em populações de animais e tem agido em nossa própria espécie para produzir diferenças raciais.

A seleção natural postula que aquelas mutações genéticas que favorecem a sobrevivência e a reprodução serão selecionadas, ao passo que aquelas que comprometem a sobrevivência e a reprodução serão eliminadas.

Obviamente, um gene ou uma série de genes que produzem indivíduos que não se reproduzem, isto é, aqueles que expressam um comportamento puramente homossexual, seriam rapidamente eliminados de qualquer população. Então, deveria ser esperado que qualquer “gene gay” fosse eficientemente removido de uma população. No entanto, é possível que um gene favorecendo a homossexualidade masculina pudesse se “esconder” dentro do genoma humano se este se encontrasse no cromossomo X, onde ele pudesse ser carregado por mulheres reprodutoras, e não ser sujeito a uma seleção negativa por homens não-reprodutores. Para que sobrevivesse(m), era de se esperar que o(s) gene(s) estivesse(m) associado(s) a uma maior capacidade de reprodução nas mulheres que o carrega(m) (compensando a geração de homens não-reprodutores).

Eu não consigo imaginar um cenário genético em que a homossexualidade feminina sequer fosse persistir em uma população.

Fonte: Genética e homossexualidade: as pessoas nascem homossexuais? em Spíritus Paraclitus via Marisa Lobo (14/05/2013; 22h; linha do tempo/Facebook).

terça-feira, 14 de maio de 2013

Vantagens em criar perfil e usar o UBE Blogs para divulgação do blog no Facebook

Atualmente a comunidade União de Blogueiros Evangélicos está bem próximo de chegar à marca de 20 mil perfis associados. Ser membro da UBE Blogs é uma grande vantagem aos internautas que editam blogs. Porém, é preciso aproveitar a nossa condição de unidade para sobressair-se mais.

Reconhecemos o Facebook como uma das redes sociais mais importantes na atualidade. Entendemos e comprovamos que quem possui perfil ativo no Facebook, tem condições plenas de promover seu blog por lá com enorme potencial ao resultado positivo. Se você ainda não faz parte do UBE Blogs na plataforma Facebook, está mais do que convidado a integrar-se e fazer mais conhecida suas atividades na Internet:


Entretanto, não convém apenas apresentar seu blog usando sua conta Facebook. Por quê? O Facebook costuma inconvenientemente sinalizar usuários que divulgam o mesmo link por muito tempo. Se você diariamente anunciar seus artigos, a rede social mostrará o anúncio, porém, com um comunicado aos que o acessarem. Os desenvolvedores alegam que seu "site é suspeito e não recomendável". Isto já aconteceu com diversos blogs idôneos, reconhecidos e respeitados, na Blogosfera Cristã. 

Para ultrapassar essa barreira, propomos aos Membros Ubeanos que usem o chat que a Administração UBE Blogs mantém na comunidade. Indicamos a sala de bate-papo para combinar séries de promoção entre si, fazer acordo de divulgação, o (a) blogueiro promover o blog de outro (a) blogueiro (a). Esta prática de reciprocidade de interesses já é uma realidade, porém, ainda pouco usada entre nós, associados. 

 E.A.G., do blog Belverede
 Administração UBE Blogs

 ___________
Outra importância: Interaja e dê destaque ao seu blog. Inclua em seu blogroll e faça parte do Google Friend Connect do UBE Blogs e do Belverede, faça comentários nos artigos. Dessa maneira o robô do Google o relacionará em um maior número de respostas de pesquisas. Proceda de igual maneira em outros blogs da Blogosfera Cristã.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pastores: declaração de Silas Malafaia sobre Marcos Pereira

Importante! Questões que envolvem a prisão do Pr. Marcos Pereira 
13/05/13 - 12:53

O pastor Marcos Pereira, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, foi preso no dia 7 deste mês no Rio de Janeiro. Agentes da Delegacia Especial de Combate às Drogas (DCOD) detiveram o pastor às 22h15 na Rodovia Presidente Dutra. Contra ele havia dois mandados de prisão preventiva com base em acusações de estupro. O pastor foi levado para a sede da delegacia, no Andaraí, na Zona Norte.

Contra o pastor, foram abertos recentemente seis investigações, referentes a seis casos de estupro, mas os mandados de prisão preventiva que resultaram na detenção são referentes a dois desses casos. Os juízes que decretaram a prisão foram Richard Fairclough, da 1ª Vara Criminal de São João de Meriti, e Ana Helena Mota Lima, da 2ª Vara Criminal da mesma comarca.

Marcos Pereira está no presídio Bangu 2, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.

O que se pode afirmar que é verdade: O apartamento em Copacabana citado em diversas matérias como valendo 8 milhões foi doado por um Frances a ele, e o pastor colocou o apartamento no nome da Igreja. O testemunho desta doação está registrado na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A esposa do Pr. Marcos Pereira também falou à mesma comissão de direitos humanos e negou vários fatos noticiados pela imprensa. Uma das mulheres que diz ter sido abusada dos 14 aos 22 anos, afirma que esses atos e outras orgias aconteciam no apartamento em Copacabana. Como isso pode ter acontecido se o apartamento só foi recebido em 2011? A outra mulher que acusa o pastor de estupro nunca foi membro da igreja e tem ligações com o responsável pelo Afro Reggae que já manifestou ódio velado ao pastor.

Com que intenção a prisão do pastor foi feita em plena Via Dutra, e com repórteres já presentes? Mesmo não tendo domínio de todos os fatos, o Verdade Gospel e o Pr. Silas Malafaia, mediante aos fatos mencionados aqui, acham estranhíssimo a prisão do Pr. Marcos Pereira. Esperamos que a justiça seja feita. Se o Pr. Marcos esta sendo injustiçado, que Deus possa prover livramento, mas se ele tem culpa, isto vale para qualquer cidadão, independente de seus bons feitos, que pague segundo a lei.

Verdade Gospel

O divórcio - lição nº 7 - EBD - CPAD

Por Eliseu Antonio Gomes

A Lei de Moisés permitia que o marido israelita repudiasse sua mulher, mas os motivos pelos quais ele podia tomar tal deliberação tinha algumas restrições:

As vítimas de violência sexual e o divórcio na Lei de Moisés

Na cultura judaica, a reputação arruinada de uma virgem era pior que o estupro. O estuprador israelita era obrigado a pagar o dote ao pai da vítima, o mesmo valor que ele receberia quando ela se cassasse em cerimônia convencional, e depois de casado dar-lhe a proteção do casamento sem a possibilidade de divórcio, sendo obrigado a cuidar da vítima e das crianças resultantes dessa união. A obrigação de casar-se com a vítima estuprada garantia a ela não ficar solteira, rejeitada por não ter a virgindade, e também servia como meio de desmotivar o sexo sem compromisso conjugal (Deuteronômio 22.19, 29; 24. 1-4).

Divórcio e novo casamento no Código Mosaico

Eram tidos como problemas graves na sociedade israelita a mulher ser incapaz de gerar filhos, possuir defeito físico, fluxo irregular de sangue durante a menstruação, proceder com descuido durante o período menstrual e no descuido outras pessoas ter contato com o sangue. A pessoa que tivesse contato era considerada cerimonialmente impura, o que impelia a todos a exigir cuidados redobrados   (Levíticos 15.19, 27).

Se um israelita casasse com uma mulher com este perfil poderia assinar um documento de divórcio e mandá-la embora de casa. E se depois de divorciada essa mulher viesse a se casar com outro israelita e neste segundo casamento ela ficasse viúva novamente ou se tornasse divorciada, o primeiro marido era impedido de reatar laços matrimoniais com a ex-esposa. 

Nestes casos, entre os judeus não era errado a mulher casar outra vez. A mulher israelita divorciada de dois maridos  não tinha impedimento algum para casar-se de novo, desde que não fosse com seu primeiro marido (Deuteronômio 24.1-2). O veto ao primeiro marido era uma maneira de coibir aos homens agirem impetuosamente contra suas esposas e de proteger a reputação das mulheres, que poderia ser vista com alguém imoral e de más intenções.

Divórcio e novo casamento na perspectiva de Jesus

Sobre a questão do divórcio, o ensino de Jesus está registrado em Mateus 5.31-32; Marcos 10.2-12; e Lucas 16.18. Jesus reconheceu que em caso de adultério o divórcio possa ser uma triste medida necessária em caso do cônjuge adúltero ter coração endurecido e não se arrepender de sua infidelidade e manter-se infiel, ou de a parte ofendida ter seu coração endurecido e não ser capaz de perdoar o cônjuge adúltero que se arrependeu e se dispõe a voltar a dedicar-se de maneira correta ao laço conjugal.

Jesus deixou claro reprovar a atitude masculina de desprezar a mulher simplesmente por desagradá-lo, mostrou que não era de acordo com a pouca proteção legal que tinham elas. Lembrou aos judeus que o divórcio é contrário à vontade de Deus, sendo o objetivo divino que o matrimônio perdure por toda a vida. 

Aos rabis que procuraram Jesus preocupados apenas com a letra da Lei, perguntando sobre divórcio e novo casamento, disse-lhes: "Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera, e aquele que casar-se com a repudiada comete adultério" - Mateus 5.32. A resposta esclarece a necessidade de se entender o  propósito da Lei e o plano original de Deus acerca do casamento para a raça humana: um homem e uma mulher casados por toda a vida. A intenção do Senhor permanece inalterada ao passar dos anos, não pode ser ignorada por circunstâncias banais, como por exemplo um lapso quanto ao asseio físico individual feminino, a doença, a infertilidade, o ronco durante a noite, o envelhecimento (Lucas 16.16-18).

O divórcio e o novo casamento pela perspectiva do apóstolo Paulo

Paulo, em 1 Coríntios 6.18, abordando as relações sexuais ilícitas nos faz entender que, espiritualmente, o adultério  não é um pecado pior do que outros. Porém, produz um bojo de questões ao casamento que os outros pecados não produzem. Paulo esclarece que os outros pecados não atingem o corpo da pessoa, enquanto a prática da imoralidade sexual sim. Em suma, descrevendo isso no vocabulário do século 21, a infidelidade conjugal além de ferir o coração da pessoa traída, também a coloca em risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, e porque é preciso cuidar do corpo como templo do Espírito Santo, a pessoa vítima da infidelidade tem toda liberdade de analisar a situação em que se encontra e divorciar-se se considerar necessário. 

Paulo tratou de outra situação em 1 Coríntios 7.15, quando um cônjuge crente é abandonado por outro, que é descrente. Existem duas correntes interpretativas a respeito. A primeira entende que se o cônjuge descrente simplesmente se afastar, o crente deve permitir que vá embora. No caso dele voltar deve recebê-lo, considerando o pacto matrimonial. O crente desprezado não deveria casar-se outra vez. A segunda interpretação explica que o cônjuge descrente é livre para ir embora, o cristão é livre para conceder-lhe o divórcio e também para casar-se outra vez em outro relacionamento.  

Conclusão

Deus concebeu o casamento como exemplo de harmonia e interdependência. Assim como Cristo reúne muitos indivíduos com personalidades e dons distintos como membros do Corpo de Cristo, que formam a Igreja, o casamento combina duas pessoas num vínculo de compromisso duradouro de fidelidade. A sentença "uma só carne" (Mateus 10.8) acentua a união sexual na intimidade da vida a dois, representa também uma profunda fusão espiritual, à medida que duas pessoas unem tempo, recursos, emoções e objetivos debaixo da mesmo teto (1 Coríntios 12.12-13; Efésios 5.21-33).

E.A.G.

Compilações mescladas com textos de autoria de quem assina o artigo.
Consultas:
Dicionário Bíblico Universal, AR Buckland e Luckyn Williams, maio de 2007, São Paulo, Editora Vida
Bíblia de Estudo Vida; páginas 304, 305, 306, 1560, 1622, 1774; edição 1998; São Paulo;  Editora Vida.

domingo, 12 de maio de 2013

Ofertas como salário do pastor

A liturgia da arrecadação de ofertas e o ensino de Paulo sobre o salário do pastor 

Uma parte dos cristãos evangélicos vive uma rotina denominacional. Estranham as características litúrgicas das demais denominações evangélicas. Principalmente ao que tange ao dinheiro. Algumas pessoas até se aventuram em colocar em dúvida a idoneidade de líderes religiosos, pelo simples fato da aplicação do método de arrecadação de ofertas não ser igual ao que participa.

Não existe na Bíblia Sagrada um método específico à coleta de ofertas. Mas muitas pessoas, que se dizem cristãs evangélicas, estão apegadas a um sistema de coletas de ofertas e pensam que o sistema que estão participando representa o modo genuinamente bíblico de coletar dinheiro na igreja.

Parte dessa classe de pessoas costuma ser bastante crítica contra as características diferentes da liturgia de culto.  Neste assunto da coleta, eles fazem menção do apóstolo Paulo, que trabalhava como construtor de tendas. Argumentam que ele não vivia à custa de valores de dízimos e ofertas, fazia questão de ser um trabalhador em ofício secular.

Ao citar a Bíblia Sagrada neste assunto tão importante, como em todos os outros, ponderemos sobre os contextos.

A missão de Paulo era diferente, não é possível comparar com as obrigações e funções de obreiros do século em que vivemos. A sua chamada ministerial se consistia em estabelecer os fundamentos do Evangelho no mundo. O Espírito Santo agiu na vida dele de maneira única. Ele escreveu mais da metade do Novo Testamento, é o escritor de grande parte da Palavra de Deus para nós. Ele vivia em sociedades que até então não sabia o que era o cristianismo.

Paulo não possuía morada fixa, vivia de malas prontas para partir e recomeçar novas comunidades cristãs em lugares diversos. Ia às cidades aonde não haviam igrejas estabelecidas, e nelas as criava. Não havia condição alguma de estabelecer arrecadação de dinheiro nelas sem antes ensinar os rudimentos da fé aos que não conheciam Jesus Cristo e o plano da salvação.

Paulo sobrevivia como construtor de tendas. Era assim que ele sobrevivia no princípio da fundação das obras missionárias de seu ministério. Quando as comunidades estavam estruturadas, colocava nelas uma liderança e partia para outro local. As comunidades estruturadas financiavam as viagens missionárias dele, o sustentavam financeiramente. Os pastores que ele empossava administravam as finanças locais e parte da arrecadação era reservada para enviar e ele, como contribuição ministerial. Confira: Filipenses 4.16-18; 1 Timóteo 5.1-18. Tito 1.4.

Paulo não estabeleceu  regra afirmando que o pastor evangélico deveria exercer trabalho secular. Ele não estabeleceu a regra que os pastores deveriam durante o dia exercer trabalho temporal e durante a noite dedicar-se às tarefas espirituais. Não existe doutrina desse tipo no conteúdo das cartas de Paulo.

O apóstolo escreveu: "dígno é o obreiro do seu salário" (1 Timóteo 5.18). Ao escrever isso, ensinava aos cristãos mais maduros na fé, que eram membros na igreja de Corinto, que era conveniente que o líder deles, o Pr. Timóteo, ser sustentado financeiramente por eles, pois os pastoreava.

O valor do salário pastoral 

Sem considerar que a vida socioeconômica de Paulo não é um padrão a ser seguido quanto à vida cristã que levamos, na área das finanças, os tais críticos perguntam: porque o apóstolo não ficou rico?

Ser rico ou ser pobre não faz de uma pessoa mais ou menos espiritual. Porém, alguns críticos possuem a mentalidade de que as pessoas que gozam de posição financeira boa é alguém que mereça ser classificado como servo de Mamon.

O apóstolo Paulo não nivelava o salário pastoral por baixo: “Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina” – 1 Timóteo 5.1.

Administrando bem o dinheiro

Uma pessoa com dinheiro e sem avareza é uma pessoa que administra o que tem em seu favor e em favor do próximo.

A orientação que encontramos nas Escrituras Sagradas informam que precisamos tomar cuidado para não amar as coisas mais do que a Deus e o próximo. Diz: "Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda" - Provérbios Eclesiastes 5.10.

O dinheiro em si não é bom e nem ruim, é só um papel.aceito como troca. Troca-se por coisas e serviços. O mal reside no coração de muitas pessoas (com muito e com pouco volume desses papéis de troca). Quem é servo do dinheiro, por amor a ele mata, mente, se prostitui. É o amor ao papel, que provoca muitos males (1 Timóteo 6.10).

Quer enriquecer? Cuidado!

"Jesus respondeu: – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: aquele que, por causa de mim e do evangelho, deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras receberá muito mais, ainda nesta vida. Receberá cem vezes mais casas, irmãos, irmãs, mães, filhos, terras e também perseguições. E no futuro receberá a vida eterna - Marcos 10.29-30. 

Quanto ao verbo "deixar", entenda-se "amar a Deus em primeiro lugar", pois o contexto bíblico nos informa a manter laços de grande afeto com nossos familiares (1 Timóteo 5.8; Efésios 5.22-24; 28; 6.1-4).

Ao abordar sobre dinheiro, o apóstolo Paulo não afirmou que ao cristão está vetado o desejo de enriquecer, aconselha-o a tomar bastante cuidado, porque muitos ao nutrirem essa esperança de enriquecimento entram por caminhos de sofrimento intenso. 

"Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião, essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer" - 1 Timóteo 6. 3.6 (NTLH)..

"É claro que a religião é uma fonte de muita riqueza, mas só para a pessoa que se contenta com o que tem. O que foi que trouxemos para o mundo? Nada! E o que é que vamos levar do mundo? Nada!   Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos. Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Viva uma vida correta, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de respeito pelos outros" - 1 Timóteo 6.7-11 (NTLH).

Paulo declarou que sabia ter bastante e também ter pouco. Assim como ele, devemos gozar de equilíbrio, da possibilidade de viver fiel ao Senhor apesar de todas as coisas em nossa volta, pois é Cristo Jesus quem concede a força para isso.

"Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação" - Filipenses 4.12-13 (NTLH).  

E.A.G.

Feliz Dia das Mães, mamães!

Jovem mãe servindo Exército Brasileiro como enfermeira.

 Dias e dias em campo, longe do lar. Reencontro.



 Mãe e filha: quanta saudade, quanta alegria!






.
Blog Belverede realiza homenagem às mães através dessas fotos.

E.A.G.


sábado, 11 de maio de 2013

Brenda dos Santos Pra Sempre (letra e vídeo)


Pra Sempre

Eu disse sim, mas não disse agora
Eu disse quero, mas em outra hora
Deixa eu te conhecer
Me diga quem é você.
O teu olhar me desmonta inteiro
E o teu sorriso é o sol verdadeiro
Deixa eu te conhecer
Me diga quem é você.
Quero um amor que resista ao tempo
Uma verdade pra abraçar pra sempre
Caminhada de bons sentimentos
Um coração que me entende
Eu quero colo, eu quero carinho
E o meu carinho eu quero te dar
Eu já andei muito tempo sozinho
Por favor, deixa eu te encontrar.
A tua voz não sai da minha mente
E o meu desejo é seguir em frente
Deixa eu te conhecer
Me diga quem é você.
A nossa história pode ser tão bela
Até os anjos vão sonhar com ela
Deixa eu te conhecer
Me diga quem é você.
Quero um amor que resista ao tempo
Uma verdade pra abraçar pra sempre
Caminhada de bons sentimentos
Um coração que me entende
Eu quero colo, eu quero carinho
E o meu carinho eu quero te dar
Eu já andei muito tempo sozinho
Por favor, deixa eu te encontrar.
Por favor, venha me encontrar
O amor quer nos encontrar.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

O valor da mãe

Por Hans Kellert

"Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" - Efésios 6.2-3.

Qual é o valor que você dá à sua mãe? Você sabe calcular o valor de uma mãe ou de sua mãe? É difícil fazer este cálculo. Quem já perdeu uma mãe sabe o valor dela e o quanto ela faz falta, e aí só Deus para consolar, confortar e suprir a falta.

Mas aqueles que ainda têm a sua mãe muitas vezes não sabem valorizá-la o suficiente. Não é dando um presente uma ou mais vezes ao ano que os filhos a valorizam devidamente.

Como a Bíblia diz, a mãe deve ser honrada e deve-se obedecer a ela, pois isto aumenta o tempo de vida de quem o faz. É verdade que algumas vezes existem diferenças de opinião entre mães e filhos, mas nem por isso elas devem ser desrespeitadas, desobedecidas, ou pior, desprezadas.

Se você, filho, toma alguma destas atitudes em relação à sua mãe, arrependa-se disso e peça perdão a Deus e a ela: será benefício para o relacionamento de vocês.

Filhos, tratem bem sua mãe o ano inteiro, sejam carinhosos o ano inteiro, ajudem-na nas tarefas do dia-a-dia, não a tratem como se ela fosse sua empregada. Amem-na, mostrem que ela é importante e faz diferença positiva em sua vida.

Filhos, valorizem sua mãe! Uma mãe é uma mulher virtuosa que se desdobra para cuidar dos filhos, do marido, do lar e que muitas vezes ainda trabalha fora de casa, algumas vezes até para ajudar no sustento da família. Uma mulher assim merece todo o nosso respeito, amor e valor.

Por mais que ela muitas vezes diga coisas que os filhos não gostam de ouvir e fazer, ela o faz por amor, para que os filhos não se percam na vida, ou seja, para que não andem por caminhos errados.

Filhos, honrem suas mães e não esqueçam que ela tem grande valor.

Parabéns, mães! Que Deus lhes dê muita sabedoria  para serem mães segundo o seu coração.

Fonte: Pão Diário, nº 12, 2008 - (Rádio Transmundial)

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Cosmovisão Cristã .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.