Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

The Beatles - Yesterday and Today - capa Butcher


O álbum The Beatles Yesterday and Today foi lançado pela gravadora Capitol em 1970 exclusivamente aos mercados dos Estados Unidos, Canadá e Japão contendo faixas de dois álbuns britânicos, anteriores, e algumas faixas inéditas mundialmente. Este álbum é lembrado por uma de suas capas, intrigante, e que gerou grande polêmica. O invólucro continha como ilustração a fotografia chamada Açougueiro (Butcher), do fotógrafo Robert Whitaker, onde o quarteto aparece sorridente, usando janelos brancos, com pedaços de carne pelo corpo, e bonecas de plástico esquartejadas. A fotografia absurda foi feita para uso apenas na edição promocional, distribuída para as rádios e lojistas.  

Segundo o quarteto, a imagem impactante era apenas uma arte conceitual realizada com o objetivo de protestar contra a gravadora Capitol (inglesa). O grupo estava indignado com o modo como suas músicas estavam sendo lançadas em Yesterday and Today, desmembradas de seus lançamentos originais. Na época, a imagem não chegou ao público americano como capa daquele disco, mas saiu depois em uma revista britânica como peça publicitária de lançamento de uma música assinada por John Lennon e Paul MacCartney. Mais recentemente McCartney caiu em contradição sobre o episódio ao dizer que a ideia era protestar contra a guerra no Vietnã. 

Naquela época, lojistas e radialistas americanos também protestaram, mas foi contra a capa sangrenta. Eles se organizaram decididos firmemente não divulgar nenhuma música por causa da fotografia, obrigaram a gravadora Capitol a recolher tudo e enviar outra imagem. 750 mil cópias promocionais foram recolhidas, prejuízo de US$ 250.000,00. Apenas quando receberam exemplares novos as músicas foram veiculadas nas rádios.

A primeira explicação pode ser verdade, ou a segunda, pouco importa. Mas observando pelo ângulo da fé enxergamos na carnificina a representação de cadáveres de bebês reais, vidas inocentes mortas assassinadas por esquartejamento. É uma mensagem de cunho espiritual. Pode ser remetida ao ato do sexo irresponsável que leva à inconsequência de um aborto, aos rituais de sacrifícios ao falso deus Moloque.  

Em quase todas as vezes os sacrifícios a Moloque não são literais, mas em todas as vezes são tão ou mais nocivo quanto. Crianças nascem dia após dia e os pais não os orientam espiritualmente, elas passam por este mundo sem jamais reconhecer a Cristo como Senhor e Salvador e falecem, suas almas seguem à perdição eterna. Triste! 

No mercado de colecionadores o item sórdido possui grande valor comercial, pois é considerado peça de raridade. Hoje, no site E Bay um exemplar de Yesterday and Today com a capa sangrenta está cotado em US $795.00.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.