Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

BBC anuncia escape de missionária brasileira em Tacloban


De Bangcoc para a BBC Brasil, a jornalista Marina Wentzel, escreveu a matéria ¹ "Brasileira escapa de afogamento nas Filipinas por buraco de ar-condicionado". A página, cuja publicação tem a data de hoje, 15 de novembro de 2013, foi publicada às 6h50 e tem uma atualização às 08h50.

Ontem, por uma solicitação do Pr. Carlos Roberto Silva (Point Rhema), repliquei uma matéria da ²  Secretária Nacional de Missões (SENAMI), órgão vinculado â Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil - CGADB no ³ UBE Blogs, em que havia solicitação de oração pela vida e retorno ao Brasil de Lidia Caetano de Souza, 63, missionária em Tacoblan 14 há anos - Filipinas, pois o contato com ela havia se rompído.

Segundo a jornalista, a missionária teve sua vida por um fio, quando a cidade recebeu a passagem do super tufão Haiyan no último final de semana. O nível da água na região subiu até sete metros, a residência de Lídia Correia foi inundada, a correnteza forte fez algumas paredes desabarem e tudo foi inundado.

"Quando a água começou a subir, escapamos pelo buraco do ar condicionado. Amarramos cortinas e lençóis para improvisar uma corda e com ela atravessamos a correnteza do quintal até a construção vizinha, que era de dois andares. Conseguimos ajudar quatro pessoas a atravessar, mas uma delas se afogou e acabou morrendo. Ficamos abrigados lá no alto até a água baixar. Não consegui salvar nada, só os documentos. Perdi tudo", disse a missionária, que saiu caminhando da casa desabada até o aeroporto.

Durante uma caminhada de três quilômetros, Lídia Caetano viu o rastro de destruição em Tacoblan, gente e animais mortos, sentiu o cheiro ruim de putrefação de corpos. Aguardou resgate durante cinco dias, bebia água e comia apenas biscoitos que eram dados aos sobreviventes. 

A missionária deixou Tacoblan na noite de quinta-feira, 13 de novembro, embarcou em uma avião das forças aéreas americanas e desembarcou em Pasay City, Manila, onde está segura. "Era um avião desses de carga militar, viajamos todos sentados no chão, agarrados às redes. Éramos umas 270 pessoas, sentadas apertadinhas".

De acordo com as Nações Unidas, os mortos passam de 4 mil, vítimas são enterradas em covas coletivas, e é esperado maior ajuda no envio de remédios e alimentos aos filipinos.

"A gente só morre com hora e dia determinado. Não adianta, se ainda não é a nossa vez, Deus salva. Olha eu aqui.", disse para a reportagem da BBC.

E.A.G.

1 - http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/11/131115_hayian_brasileira_mw_dg.shtml
2 - http://www.senami.com.br/
3 - http://www.ubeblogs.net/2013/11/missionaria-Lidia-Caetano-de-Souza-desaparece-em-Tacloban-Filipinas-tufao-Haiyan.html

Nenhum comentário: