Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 21 de setembro de 2013

O filho do Lula e a carne Friboi

Na internet existe o uso de um termo curioso: hoax (trote). Obviamente, é usado para classificar ação de embuste, farsa, brincadeira dolosa. Especificamente para boatos recebidos por e-mail, espalhados por redes de relacionamentos. Os conteúdos dessas mensagens possuem apelo sentimental ou religioso; difamação de pessoa física ou jurídica; supostas campanhas filantrópicas de solicitação de ajuda pessoal; ou, alertas sobre falsos vírus cibernéticos capazes de explodir seu computador.

Nas últimas semanas, se multiplica no Facebook postagens afirmando que a carne Friboi seria distribuída por uma empresa cujo dono seria um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Verdade ou hoax?

 Hoje recebi algo interessante sobre isso na rede social. 

Imagem: Robson Silva


"Reza a lenda (urbana) que a marca Friboi seria de propriedade, no todo ou em partes (sic), do filho do ex-presidente Lula: Fábio Luis Lula da Silva. No entanto, como em outros casos de hoax circulando na net, não se tem uma prova sequer que fundamente tal relação. Bem, pelo menos não se tinha, até hoje... Confiram o anúncio da marca na página 65 da VEJA Especial 45 Anos e me digam se não é muita coincidência o espaço dado pela revista justamente no miolo da matéria sobre a trajetória do sindicalista que virou presidente da República? É isso ou o editor tem um enorme senso de humor: negro!" - Robson Silva.

Minha resposta lá:

O espaço publicitário é o motor da publicação, paga o salário de todos os envolvidos em comunicação.

A situação emblemática da edição da Veja, Lula/Friboi, pode ser três encadeamentos diferentes: 1 - coincidência; 2 - o anunciante, que pagou pelo espaço, quer manter o vínculo para alimentar o rumor inconsistente; 3 - Fabio Luis Lula da Silva é um dos proprietários da marca, e quis pontuar presença na edição da Veja com a matéria sobre seu pai, e comprou seu espaço publicitário.

E.A.G.

Nenhum comentário: