Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 22 de setembro de 2013

Corpo versus alma


Por Márcia Padilha

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo" - 1 Tessalonicenses 5.23.

O ser humano tem uma preocupação com o corpo desde os tempos antigos. Os gregos desde suas origem no século XVII a.C acreditavam que a estética e o físico eram tão importantes quanto o intelecto na busca da perfeição. Antes, no passado o ser humano vivia pouco, envelhecia rápido, e não se preocupava muito em cuidar do corpo. Mas agora os ser humano moderno vive mais, e tem sua idade determinada pela aparência, hoje a ciência nos ensina que algumas doenças são consequências de maus hábitos.

E a projeção do futuro para o ser humano é viver mais, envelhecer bem devagar, cuidar melhor do seu corpo, da sua alma. Porém, muitas vezes os ideias de beleza impostos pela mídia, pelas indústrias de beleza, tornam-se obsessão por parte de alguns, e as vidas são colocadas em risco devido ao exagero.

Nada contra o cuidado com o corpo, mas assim como nos preocupamos com o nosso corpo, devemos nos preocupar com a nossa alma. Ela requer muitos cuidados também, não pode se acomodar e nem enferrujar, pois a alma que não é exercitada também envelhece. O exercício físico exige muita disciplina, regularidade e muita dedicação, o exercício da alma também. E fazer a vontade do Pai é um grande exercício. 

Filipenses 3.14: "Prossigo para o alvo". Persistência necessária para buscar o objetivo, a meta proposta. Provérbios 15.13: "O coração alegre aformoseia o rosto", é um bom resultado para quem exercita sua alma. O coração alegre é aquele que tem Cristo dentro dele, e transborda em seu exterior contagiando as outras pessoas. Essa expressão, bonita em seu rosto, não vem de exercícios físicos, mas é o exercício da fé. Olha o que dizia Willian Shakespeare: "O tempo é algo que não volta atrás. Por isso, plante seu jardim e decore sua alma em vez de esperar que alguém lhe traga flores".

Faça algo por você, se ame, se cuide, e o principal cuide de sua alma. Exercite sua alma. Sabe como? Flexionando os joelhos para oração e levantando suas mãos para adorar a Deus. Filipenses 2.10-11: "Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai".

Há muitos corpos bem cuidados, porém suas expressões e fisionomias são muito tristes, mas o que cuida da alma, o seu rosto transparece o brilho de Cristo. A oração alimenta sua alma, te sustenta e te fortalece. 

Você já conhece o segredo de um passarinho dormindo num galho ou um fio sem cair? Se nós tentássemos dormir assim iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas dos passarinhos. Eles são construídos de forma que quando o joelho está dobrado o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. Olha a sabedoria do nosso Criador. E isso serve para nós também. Quando o nosso "galho" na vida está precário, quando tudo está ameaçando cair, a desmoronar-se, a maior segurança, a maior estabilidade que nos vem é a de joelhos dobrados, para a oração. 

Se você em algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que te fazem perder a fé, desanimar de caminhar, e você ainda tem inimigos para enfrentar, não caminhe  mais sozinho. Jesus quer te fortalecer, quer que você exercite sua alma e quer caminhar contigo por toda a vida. É Ele quem renova suas forças e sua fé. Extraia o melhor da sua vida, corrija seus hábitos, peça graça e sabedoria de Deus para viver saudável no espírito, na alma e no corpo, irrepreensivelmente.

Tenha tempo de aprender um novo jeito de ser um homem ou uma mulher de Deus. Promova o bem estar de seu corpo e de sua alma, edite um no "script" de vida, encontre novos rumos de satisfação, com seu corpo, sua alma e seu espírito. E dê sentido a sua vida rumo a um novo tempo, a uma nova história que Deus tem para mim e para você. Provérbios 31.30: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada".
__________

Márcia Padilha é professora de português e inglês e bacharel em direito.
Fonte: Semeando Boas Novas - Ano 7, edição novembro de 2011, nº 81, página 9. Revista da Assembleia de Deus, Ministério Belém,  no campo de Presidente Prudente - SP.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.