Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 6 de julho de 2013

Estação Pirituba CPTM: grafite Michael Jackson



Na semana passada, assisti por acaso num desses canais por assinatura parte de um documentário sobre a vida de Michael Jackson (1958-2009). Um amigo registrou momentos do cotidiano do cantor, sem o uso de maquiagem e roupas extravagantes dos palcos. Era sua privacidade do lar, intimidade como ser humano, momento como pai.

Enquanto em vida muita gente chamou o cantor de louco e esquisito, fez piadas ridicularizando-o. Agora, após a morte diz o extremo oposto, que foi um gênio revolucionário da música pop e da dança.

Me surpreendi com uma das fotos, que deve ser rara. Ele já estava na fase da pele branca, foi fotografado sem fazer pose ao lado dos filhos, Prince, Paris e Blanket (se não me engano haviam apenas duas crianças). O flash flagra o vitiligo espalhado em um dos braços do cantor. Vendo a doença de pele de Michael Jackson, mesmo sem concordar com a metamorfose que ele se submeteu em tratamento de ambulatório (não sei qual é o nome do processo clínico que muda a cor negra para branca), dá para compreender um pouco mais a mente dele. O tratamento de clareamento era para esconder a doença, que provocava tonalidades escura e clara no corpo. Isso explica seu objetivo estético, não era vontade de desprezar sua origem de descendência africana.

Ainda me lembro o dia em que ele morreu. Era uma tarde e navegava por sites dos Estados Unidos quando li que havia falecido. Este blog esteve entre os primeiros a postar o ocorrido no Brasil (aqui). Fui escrevendo e atualizando aos poucos o texto, acompanhando as atualizações de sites gringos e dos canais de notícias Fox e CNN. O fato fez as visitas a esse espaço ter um grande salto numérico.

Orem pelos três órfãos desse cantor. A filha, Paris, é uma menina que dá sinais de possuir tendências suicidas. Cercada de parentes da família de Jackson, preferiu pedir ajuda de estranhos postando um vídeo na internet, depois cortou um dos pulsos e tomou comprimidos. Diversas pessoas, sem diploma de medicina, tal qual disseram de seu pai, também estão dizendo sobre ela, que é louca. Prefiro pensar que seja atitude de desespero causado pela saudade do pai e pela falta de Jesus no coração dela.

E.A.G

Um comentário:

5n3v35 disse...

Michael cresceu com seu pai o dizendo que era feio, explorado pelo pai e doença de pele. Depois de morto continua sendo explorado pelo pai. Já a filha de Michael, cresce sabendo que nasceu porque sua mãe a vendeu e seu pai a comprou. Não foi gerada por amor. E tem gente que aprova certos modernismos. Imagina isso na cabeça de um ser humano.