Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A quebra e o quebrantamento do coração


"Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." - Salmos 34.18. Há quem tenha a impressão que seu coração está quebrado, totalmente em pedaço O texto bíblico dirige-se aos corações machucados, cansados, aos que não encontram forças para levantar-se.

Segundo o dicionário Michaellis, versão online, quebrantamento tem duas definições distintas. A primeira é: ação ou efeito de quebrantar; fratura; cansaço, fadiga, prostração. A outra, totalmente diferente, é violação, transgressão e desobediência. Este artigo aborda a primeira situação.

"Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra" - Salmos 121.1-2. Por não enxergar a solução, não conseguir raciocinar e encontrar uma lógica para a existência de tantos problemas, tudo em volta gera insatisfação. Nestes momento resta apenas a confiança que existe um Deus. A fé em Jesus Cristo age como um veículo a nos levar para frente, ajuda a transpor montanhas de dificuldades. 

"Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele" - Provérbios 16.7. Às vezes, o quebrantamento do cristão é provocado por feridas criadas por pessoas de corações endurecidos. Ofensas tornam-se em ferimentos profundos, a dor na alma incomoda mais que um soco no estômago. A calúnia dói mais forte que a lesão corporal. O conselho bíblico recomenda não revidar, pacificar situações conflituosas (Mateus 5.9; Romanos 12.21).

A calúnia dói como pedradas. Se constantes, a dificuldade é tão grande quanto a falta de fôlego para viver. A dor de palavras de calúnias são ruins, porém as pedradas que Estevão recebeu eram literais, portanto muito piores. Se você é vítima delas, ore como Estevão: "perdoe-os, Pai, eles não sabem o que fazem." (Atos 7.60). Além de orar por caluniadores, também tenha paciência e jejue, porque algumas castas demoníacas são vencidas com jejum (Mateus 17.21).

A Palavra de Deus recomenda, se possível tenha paz com todos. Mas também nos alerta, afirma que existem pessoas irreconciliáveis. Então, se é impossível a pacificação no relacionamento, porque o outro lado gosta de brigar, o melhor a fazer é manter distância com o objetivo de evitar transformar conflitos em estilo de vida (Romanos 12.18; 2 Timóteo 3.3).

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Romanos 8.28. Passamos tempos ruins com a permissão de Deus. Momentos de incompreensão. É chato não conseguir enxergar o motivo das coisas com os olhos humanos, não conseguir entender com o intelecto humano... Mas quando superamos essa falta, crescemos espiritualmente porque agimos somente pela fé.

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." 1 Corintios 10:13. Jamais experimentaremos momentos péssimos sem que não exista dentro de nós forças para reverter o que há de negativo em positivo. Quando a tormenta passa, estamos bem mais fortes do que antes da tempestade chegar. Os olhos divinos estão atentos sobre nós, medem nossa capacidade de resistência e deixa apenas os reveses que podemos suportar entrar em nossos caminhos. Entramos em situação difícil porque Deus mediu as forças e viu que somos capazes de lidar e vencer.

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve" - Mateus 11.28-30. O Senhor traz ânimo renovado e conforto para corações quebrantados. Ele cuida, restaura sempre que aceitamos seu auxílio.  Então, em meio ao que aos olhos humanos é uma crise irreversível, é preciso manter a tranquilidade nos alegrando no Senhor.

 E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.