Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A quebra e o quebrantamento do coração


"Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito." - Salmos 34.18. Há quem tenha a impressão que seu coração está quebrado, totalmente em pedaço O texto bíblico dirige-se aos corações machucados, cansados, aos que não encontram forças para levantar-se.

Segundo o dicionário Michaellis, versão online, quebrantamento tem duas definições distintas. A primeira é: ação ou efeito de quebrantar; fratura; cansaço, fadiga, prostração. A outra, totalmente diferente, é violação, transgressão e desobediência. Este artigo aborda a primeira situação.

"Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra" - Salmos 121.1-2. Por não enxergar a solução, não conseguir raciocinar e encontrar uma lógica para a existência de tantos problemas, tudo em volta gera insatisfação. Nestes momento resta apenas a confiança que existe um Deus. A fé em Jesus Cristo age como um veículo a nos levar para frente, ajuda a transpor montanhas de dificuldades. 

"Sendo os caminhos do homem agradáveis ao SENHOR, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele" - Provérbios 16.7. Às vezes, o quebrantamento do cristão é provocado por feridas criadas por pessoas de corações endurecidos. Ofensas tornam-se em ferimentos profundos, a dor na alma incomoda mais que um soco no estômago. A calúnia dói mais forte que a lesão corporal. O conselho bíblico recomenda não revidar, pacificar situações conflituosas (Mateus 5.9; Romanos 12.21).

A calúnia dói como pedradas. Se constantes, a dificuldade é tão grande quanto a falta de fôlego para viver. A dor de palavras de calúnias são ruins, porém as pedradas que Estevão recebeu eram literais, portanto muito piores. Se você é vítima delas, ore como Estevão: "perdoe-os, Pai, eles não sabem o que fazem." (Atos 7.60). Além de orar por caluniadores, também tenha paciência e jejue, porque algumas castas demoníacas são vencidas com jejum (Mateus 17.21).

A Palavra de Deus recomenda, se possível tenha paz com todos. Mas também nos alerta, afirma que existem pessoas irreconciliáveis. Então, se é impossível a pacificação no relacionamento, porque o outro lado gosta de brigar, o melhor a fazer é manter distância com o objetivo de evitar transformar conflitos em estilo de vida (Romanos 12.18; 2 Timóteo 3.3).

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Romanos 8.28. Passamos tempos ruins com a permissão de Deus. Momentos de incompreensão. É chato não conseguir enxergar o motivo das coisas com os olhos humanos, não conseguir entender com o intelecto humano... Mas quando superamos essa falta, crescemos espiritualmente porque agimos somente pela fé.

"Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." 1 Corintios 10:13. Jamais experimentaremos momentos péssimos sem que não exista dentro de nós forças para reverter o que há de negativo em positivo. Quando a tormenta passa, estamos bem mais fortes do que antes da tempestade chegar. Os olhos divinos estão atentos sobre nós, medem nossa capacidade de resistência e deixa apenas os reveses que podemos suportar entrar em nossos caminhos. Entramos em situação difícil porque Deus mediu as forças e viu que somos capazes de lidar e vencer.

"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve" - Mateus 11.28-30. O Senhor traz ânimo renovado e conforto para corações quebrantados. Ele cuida, restaura sempre que aceitamos seu auxílio.  Então, em meio ao que aos olhos humanos é uma crise irreversível, é preciso manter a tranquilidade nos alegrando no Senhor.

 E.A.G.

Nenhum comentário: