Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Sensibilidade a Deus

Por Mário Miki

"[Filipe] se levantou e partiu" - Atos 8.27.

O Filipe narrado no texto bíblico de hoje foi um dos homens mais cheios do Espírito Santo escolhidos para compor a equipe dos servidores à mesa na primitiva igreja cristã de Jerusalém; em outras palavras, um diácono.

Como homem cheio do Espírito Santo, ele tinha também forte interesse em divulgar o evangelho, de modo que, ao sofrer perseguição, desceu até a região de Samaria e ali anunciava a Cristo. Tal era o seu fervor que multidões atendiam ao que ele dizia e muitos se convertiam ao Senhor.

No meio de todo esse avivamento, com a conversão de tanta gente, Filipe recebe uma mensagem por meio de um anjo para que fosse até uma estrada deserta, que desce de Jerusalém a Gaza. A reação normal de qualquer pessoa nesse caso seria "Senhor, não posso sair daqui, há muita gente se convertendo por aqui, que precisa de mim". Contudo, é admirável na vida de Filipe a sua obediência. Sem discutir ele vai à estrada indicada pelo Senhor, encontra ali um alto oficial da Etiópia, e o Espírito Santo lhe diz para acompanhá-lo.

Aquele oficial voltava de Jerusalém, e estava lendo um texto do Antigo Testamento, quando Filipe pergunta: "O senhor entende o que está lendo?" O homem disse: "Como posso entender se alguém não me explica?" E convidou Filipe sentar-se junto a ele. A partir daí, Filipe pôde explicar o plano de Deus para nos reconciliar com ele e, como resultado desse encontro, aquele oficial etíope converteu-se a Cristo. Naquele mesmo caminho, quando encontraram água, o  homem foi batizado e voltou jubiloso para sua terra. Com isso o evangelho de Jesus foi levado a mais uma nação.

Filipe foi um homem sensível à direção de Deus e por isso Deus o usou em mais essa obra.

Estar sensível à direção do Espírito Santo é a condição para ser usado na obra de Deus.

Fonte: Pão Diário, nº 12, 2008 - (Rádio Transmundial)

Nenhum comentário: