Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 17 de maio de 2013

As cinco linguagens do amor, por Gary Chapman

Divulgação / Internet

Pastor fala sobre família no Oprah's Lifeclass

O pastor Gary Chapman, especialista em relacionamento familiar, foi entrevistado no Oprah Lifeclass, um dos programas de maior audiência entre os americanos, e que é apresentado por Oprah Winfrey. O doutor não perdeu a oportunidade de explicar que a causa de uma sociedade caótica está em casamentos destruídos  por não seguirem os preceitos de Deus.

O foco da entrevista foi o fenômeno de seu livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas, intitulado As cinco linguagens do amor. Segundo Chapman, após trinta anos aconselhando casais, ele entendeu que "tentar expressar amor em sua própria linguagem a alguém que possui outra é o mesmo que fazer uma declaração em hebraico a alguém que só fala alemão".

As linguagens podem ser:

1. palavras de afirmação - sentenças em elogios como "A janta estava ótima" e afirmações como "Você faz isso muito bem", além de incentivos tais como "Vai dar tudo certo";

2. tempo de qualidade - é a dedicação de um tempo exclusivo para o cônjuge, ainda que pequeno: conversas com a TV desligada, passeios e outros programas juntos etc;

3. presentes - o que menos importa é o valor financeiro; pode ser colher uma flor, trazer um lanche, dar joia etc. Ou seja, uma forma de materializar o abstrato.

4. gesto de serviço - o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora ajudar o cônjuge de alguma maneira.

5. toque físico - o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplo: beijos, abraços, cutucão suave com o cotovelo, por a mão no ombro, etc.

Segundo Chapman. milhares de casais em todo o mundo testemunham como esse conceito restaurou uniões à beira do divórcio.

Mensageiro da Paz, abril de 2013, coluna Família, página 19.
__________

Observação: Certa vez eu disse para uma pessoa casada algo parecido com os conselhos do pastor entrevistado. Havia conflito matrimonial na relação dela. "Para o casamento não terminar em divórcio, não basta dizer que ama, é preciso transformar essa declaração em gestos cotidianos."

E.A.G.


Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.