Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Guerra e paz

Por Herbert dos Santos Gonçalves

"Vejam sobre os montes os pés do que anuncia boas noticias e proclama a paz" - Naum 1.15 a

Leitura bíblica: Tiago 4.1-4.

No Rio Janeiro, um aviso na entrada da favela informava: "Por aqui ninguém passa. Estamos em guerra." Era uma referência à guerra das drogas, mas esse aviso também pode ser lido em muitas partes do mundo onde há guerra contínua. Todos os dias somos bombardeados com imagens dos soldados em guerra. Eles não expressam paz! É profundamente chocante ver o triste semblante das vítimas da guerra. A beleza desapareceu completamente dos seus rostos. 

O mesmo acontece com uma pessoa que está em guerra dentro de si. Numa visita a certa casa encontrei um senhor com uma expressão de profunda tristeza. Contudo, ao saber que eu pertencia a uma igreja evangélica, saiu às pressas dizendo insultos. Descobri depois que ele estava com muitos conflitos internos e os problemas tinham tomado conta dele. Este era o resultado de ele nunca se ter importado com Deus, embora já tivesse ouvido sobre Jesus.

Conta-se uma história sobre um quadro que teria sido pintado para expressar a paz. O artista pintou as ondas do mar impetuoso batendo contra as rochas, retratando a força de uma tempestade violenta. A imagem não lembra a paz, ao contrário, demonstra uma grande guerra das forças da natureza. Mas se alguém observasse os detalhes do quadro veria, num cantinho juntos às rochas, que o pintor acrescentou uma passarinho em seu ninho, completamente alheio e despreocupado com a grande tempestade ao seu redor. Essa paz retratada no quadro é uma ilustração da paz real que somente Jesus pode produzir, mesmo quando vivemos em um mundo onde a tempestade esmagadora quer destruir tudo. Ele mesmo disse: "Paz seja com vocês" (João 20.26 c). O cristão possui essa paz que ultrapassa todo entendimento e que o mundo não pode oferecer, e com sua vida transmite esta paz aos outros.

Quem vive na paz de Cristo irradia paz ao seu redor!

E.A.G.

Fonte: Pão Diário, nº 12, 2008 - (Rádio Transmundial)

Um comentário:

guiomar disse...

todos nós estamos sempre em guerra conosco mesmo, e a maioria das vezes é lutando, guerrilhando para ajudar as pessoas, alguns pais com guerra dentro de suas casas devido seu filho estar no meio das drogas, suas filhas na prostituição, lutando para ajudar uma pessoa em dificuldade. Em fim nós sempre estamos em guerra conosco mesmo.