Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Divorciados no grupo de obreiros. Pode?

Recebi recentemente uma correspondência de um leitor do Belverede em minha caixa de e-mail. Respondi a ele diretamente e fiz a presente postagem ao blog, suprimindo o nome do destinatário e sua localização.

"Sou cristão vinculado à Assembleia de Deus desde criança e sigo as postagens do blog Belverede e aqui me deparo com assuntos importantes. Aprendi vários conceitos ensinados na igreja e que acredito que sejam ensinos com bases bíblicas.

Porém, quero tirar uma dúvida. Vivemos em tempo caótico, observamos separações entre casais em muitas igrejas evangélicas. A impressão é que acabou a prática do princípio da Palavra entre os crentes, principalmente nas congregações da Assembleia de Deus.

É correto uma pessoa que está divorciada e vivendo no segundo casamento usar o púpito da igreja para cantar ou pregar? Estão em pecado? É lícito elas terem cargos específicos? Existe respaldo na Palavra de Deus para quem está em situação assim manter atividade oficial na congregação?

Por favor, me responda. 

Grato."

A resposta:

Olá.

O assunto que você traz é bastante polêmico e frequentemente debatido. Alguns dizem que divorciados não deveriam ter cargos na liturgia de cultos, como cantar, pregar, e apresentam as bases bíblicas de respaldo. E há quem diga o contrário empunhando a Bíblia Sagrada.

O que eu concluo? Penso que uma pessoa que esteja na posição de líder deve ser alguém cuja vida conjugal sirva de modelo aos congregados, um (a) marido/esposa e pai/mãe exemplar, como recomendam os textos das cartas escritas por Paulo. 1 Timóteo 3.2, 5; Tito 1.5-9.

As Escrituras neotestamentárias nos dão posicionamento claro quanto a ser moderado em todas as circunstâncias. Não é possível responder de uma só forma, dizer sim ou não de maneira generalizante para todos os casos de cristãos divorciados. Alguns conjuges são as vítimas! Então, não devem ser castigados por terem sido infelizes no matrimônio. Outros, são a parte errada que provocou a separação do casal, então, não devem ganhar um posto de confiança, pois o tratamento da liderança a eles será visto como apoio ao erro cometido.

E além de tudo já dito, ainda precisamos acrescentar que é preciso levar em consideração se o divórcio ocorreu quando a pessoa divorciada já era vinculada como membro da igreja ou antes de sua conversão. Se antes, o fato deve ser tratado como obras da carne enquanto a pessoa ainda era uma velha criatura. Deus não leva em conta o tempo da ignorância e nós devemos proceder de igual modo. Se se separou sendo alguém reconhecida como evangélica, o trato com ela merece atenção especial, aconselhamento com amor fraternal (Atos 17.30; 1 Pedro 1.13-16).

Aos que envolveram-se em problemas da separação conjugal, digo que devem refletir que Deus odeia o repúdio, permite que haja divórcio por causa de corações duros. Na lista de bem-aventuranças não consta como bem-aventurados os portadores de corações endurecidos. Então, quem diz servir ao Senhor jamais deve ser a parte que rejeita o marido ou esposa, e em situações de crise no relacionamento esforçar-se para relacionar-se com brandura e sempre que possível buscar a reconciliação (Malaquias 2.16; Mateus 5.1-11; 19.5-9).

Espero ter respondido sua pergunta à contento. Escreva-me mais se julgar necessário.

Abraço, na paz de Cristo.

E.A.G.

57 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Eliseu Gomes,

Sábia resposta. Concordo plenamente com a mesma.

Saudações,

Pr. Carlos Roberto
Point Rhema

Discípulo de Cristo disse...

Prezado irmão Eliseu,

Permita-me contribuir nesse tema (Divórcio), o qual carece de uma análise mais profunda e menos polêmica; contudo, na dependência da simplicidade do Evangelho de Cristo.

Na lei de Moisés, mediante carta de divórcio, as mulheres eram repudiadas pelo homem duro de coração que a substituía por qualquer motivo, influenciado pela sociedade judaica que estigmatizava a mulher por ter sido Eva enganada pela serpente e não o homem, chegando a condição de não ser contada na genealogia dos Hebreus.
Portanto, quem concedeu carta de divórcio ao homem duro de coração, foi Moisés e não pelo Senhor Jesus, nos escritos abaixo:

Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [ e o que casar com a repudiada comete adultério ].
Mateus 19. 9

Também ratificado pelo apóstolo Paulo, como se segue:

Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei e não será adúltera se contrair novas núpcias.
Romanos 7. 2-3

Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido. ( se, porém, ela vier a separar-se, que não se case ou que se reconcilie com seu marido ): e que o marido não se aparte de sua mulher.
I Coríntios 7. 10-11

Aos mais digo eu, não o Senhor: se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone. E a mulher que tem marido incrédulo e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos, não fica sujeito à servidão nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz.
I Coríntios 7. 12-15

A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor. Todavia, será mais feliz se permanecer viúva, segundo a minha opinião; e penso que também eu tenho o Espírito Santo.
I Coríntios 7. 39-40

Segundo o entendimento que podemos extrair do Evangelho da Graça é que, o divórcio concedido por Jesus, só é permitido ao homem que foi traído pela esposa que cometeu relação sexual ilícita. No caso em que o marido é o adúltero e a esposa traída não quer reconciliação (perdoar), a mesma poderá separar-se por ter sofrido a traição conjugal, assim como, por qualquer outro motivo. Entretanto, a mulher que não quis reconciliar-se, estará cometendo adultério juntamente com aquele homem que vier a casar-se com ela; pois, segundo o Espírito Santo por meio do apóstolo Paulo, a mulher cristã que optar pela separação conjugal, deverá permanecer só e pura [até o fim de sua existência ou quando ocorrer o arrebatamento da noiva de Cristo] grifo do autor.

Paz Seja Contigo,

Discípulo de Cristo
J.C.de Araújo Jorge

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro J.C. de Araújo Jorge.

Obrigado por participar com este comentário.

Sobre este trecho: "Portanto, quem concedeu carta de divórcio ao homem duro de coração, foi Moisés e não pelo Senhor Jesus..."

Moisés era profeta (porta-voz) de Deus, nesta condição ele concedeu a permissão para que os duros de coração se divorciassem.

Abraço.

Discípulo de Cristo disse...

Irmão Eliseu, realmente como profeta, Moisés foi autorizado por Deus a conceder o divórcio por causa dos homens duros de coração no tempo da Lei, num período onde as coisas eram sombras daquilo que ainda viriam de forma perfeita. Portanto, somos dirigidos não pela sombra da Lei do velho testamento, mas por Aquele (Salvador e Senhor) que pode revogar o que Moisés legislou em Nome de Deus, e nunca o contrário, pois:
"A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele".
Lucas 16. 16

Contudo, o Senhor Jesus cumpriu a Lei em nosso lugar e a maldição da mesma que nos estava proposta para nossa condenação eterna.
Concluímos com isso que, a Igreja de Cristo é dirigida pelo Evangelho da Graça e não por mandamentos carnais que nunca aperfeiçoou coisa alguma. Porquanto, damos graças a Deus por enviar o Seu Filho Jesus Cristo, não só para nos salvar, mas também na condição de Senhor para nos dirigir em toda Verdade (Caminho) que nos conduz a Vida eterna.

Paz Seja Contigo!

5n3v35 disse...

É lamentável ver pessoas procurando trechos na bíblia para o divórcio, deveriam procurar para restauração.
Bela postagem, confirmou minha posição.

Eliseu Antonio Gomes disse...

J.C. de Araújo Jorge

Estamos debaixo da graça divina, que nos concede a liberdade. Contudo o favor divino possui parâmetro, que é a Lei de Cristo (Gálatas 6.2).

Ratifico o que você publicou acima, Jesus Cristo permitia a separação, mas somente nos casos de imoralidade sexual “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.” - Mateus 19.9.

Sobre o casamento, em sua postagem anterior, lembrou muito bem que Paulo incentivava a união conjugal, inclusive se um dos cônjuges fosse descrente: 1 Coríntios 7.12-15, 39-40.

Pedro também fez recomendação semelhante aos casais: 1 Pedro 3.1-2, 7.

Abraço.

Ágape Rio Marinho disse...

Paz queridos!

Permita-me expressar minha modesta opinião.

1 - A visão de Deus sobre o divórcio é sobre a impossibilidade de Cristo se divorciar da Igreja. O casamento que conhecemos entre homem e mulher (afirmo com convicção) nos moldes que temos em nossa sociedade é apenas uma visão embaçada d'aquilo que, de fato será nas bodas.

2 - Todo o plano de Deus culminará no arrebatamento da Igreja, ou seja, o CASAMENTO de Cristo com a Igreja; esse casamento não há a menor possibilidade de de haver divorcio!

3 - A visão de Deus sobre o divórcio esta firmada na impossibilidade de isso acontecer entre Cristo e a Igreja. Sendo assim, o homem que é o espelho para refletir a glória de Deus; foi dado a ele foi ordem para não se divorciar, apenas foi aberto uma brecha em caso de traição de ambas as partes.

4 - O divórcio só revela a falta de amor e misericórdia para com o cônjuge. Quem ama perdoa!

Quanto ao aceitar ou não uma pessoa que esta divorciada na Igreja ocupando funções de liderança, precisamos deixar de ser hipócritas quanto a isso, pois coais mosquito e engolis um camêlo, ou seja, deixamos coisas extremamente mais relevantes para trás, tais como:

1- Cuidar de nossas crianças dentro da Igreja com mais ênfase, dando a elas a importância de que elas serão os pastores e líderes de amanhã;

2- Respeitar as nossas diferenças e olharmos todos para o autor e consumador da nossa fé (Unidade gera qualidade e qualidade gera quantidade);

3- Sairmos das quatro paredes e irmos até onde as pessoas realmente precisam, sem que elas tenham que ter roupas limpas para nos "visitarem" em nossos suntuosos templos;

4- Recebermos no corpo de Cristo as pessoas como elas realmente são, pois no reino de Deus todos são alvos incondicionais do amor de Deus.

5- ....
6- ....

Precisamos olhar para homem como um ser que depende da opnião de Deus a respeito dele, e não do homem sobre o próprio homem, pois o homem não mudou em nada desde a queda e DEUS também não!

No amor do Senhor,

Pr. Marcos Couto

Pastor Silvério Silva "Voz do Semeador" disse...

Paz do Senhor, prezado irmão Eliseu A. Gomes, quero aqui expressar minha gratidão pela sua palavra.
Pois em minha vida ocorreu esta praga, QUANDO NÃO CONHECIA JESUS, mas depois Deus me concedeu uma noiva e este ano estaremos contraindo matrimônio.
Porém, ressalto que eu não era casado, mas vivia junto, e tivemos dois filhos, que servem ao Senhor, e aconteceu de não dar mais certo, pois ela me traia constantemente com diversos parceiros, chegando ao ponto dela mandar me matar, minha mãe, cristã recém convertida na época, 15 anos atrás, me aconselhou tomar uma decisão.
Em 1998 nos separamos, tentei várias vezes reatar, mas em janeiro de 1999, ela contou me tudo, contou-me com todos que havia saído, confesso que fiquei chocado, mas disse a ela, se ela parasse ficaríamos juntos, mas para meu espanto uma semana depois passou na minha frente com outro e o beijou, aquilo doeu no fundo da alma, quando em agosto de 1999 cai em depressão por quatro meses, dentro de um quarto, quase como mendigo, ai descobri que morava com outro e já estava grávida.
Me curei, sai da depressão, e em janeiro de 2000 aceitei Jesus como Salvador, e nunca mais a vi, e Deus fez promessa e cumpriu, hoje sou Pastor, Pai de dois jovens lindos, e noivo de uma mulher de Deus.
Enfim, este é meu testemunho, e suas palavras confirmaram aquilo que muitos me confrontavam, eu até já cheguei a achar que estava em pecado, por isso até copiei suas palavras, e Deus falou comigo, para que eu ficasse em paz.
"ainda precisamos acrescentar que é preciso levar em consideração se o divórcio ocorreu quando a pessoa divorciada já era vinculada como membro da igreja ou antes de sua conversão. Se antes, o fato deve ser tratado como obras da carne enquanto a pessoa ainda era uma velha criatura. Deus não leva em conta o tempo da ignorância e nós devemos proceder de igual modo". Estas foram tuas palavra.
Estou em lágrimas, a terminar esta palavra, expondo minha vida para ajudar a outros.
OBRIGADO, DEUS CONTINUE TE USANDO, QUE O AMOR POSSA FRUIR DE TI PARA OUTROS, COMO FRUIU PARA MIM.
Atenciosamente.
Pr Silvério Silva.

Alvaro Luciano Ribeiro Caetano disse...

Tá bom... Pode ou não alguém no segundo casamento pastorear uma congregação? No meu caso, eu já era pastor... Não houve adultério... Minha ex-esposa me deixou... Eu lutei pelo meu casamento até 15 meses após ela ter saído de casa... e ela não quis reconciliação. Ela se casou de novo e eu também me casei... EU NÃO POSSO MAIS PASTOREAR?

*** Outro caso:
- No caso de uma pastora ser casada... E o marido dela abusa sexualmente de sua filha... ELA NÃO PODE SE SEPARAR E CASAR DE NOVO?

- Ou a pastora apanha do marido... Ela não poderá ser mais pastora se casar de novo?

- Se a esposa de um pastor for embora... Simplesmente o deixou... Ele não pode mais pastorear se casar de novo?

Pegamos essas pessoas (como eu), classificamos como lixo e entregamos pra Satanás? Assim, simples assim?

Unknown disse...

Eu entendo que o pastor deve ser marido de uma só mulher,como diz a palavra nas qualificações do ministério,mas entendo também que o pastor separado deve viver vida digna, servindo ao Senhor, mas a função pastoral fica comprometida,e não deve se casar de novo,o problema é que nestes dias vemos pastores abandonarem as esposas e não renunciarem ao púlpito,e não aceitam serem tratados ou ajudados.

Ágape Rio Marinho disse...

Lixo! Claro que não!

O amor de Deus através do sangue do Senhor Jesus que foi derramado na cruz, não nos permite abrir mão do mais vil pecador, quanto mais de homem que passou pela experiência de um novo nascimento.

Se a Igreja onde o irmão é Pastor, o irmão tem o respeito da Igreja, é honrado por ela, então isso o torna livre de qualquer "condenação".

Júnior disse...

A paz amados irmãos,este assunto é bem complicado, porém devemos fazer considerações importantes para este tema, é claro que não tem como fazer um estudo exegético sobre o tema e postar aqui no comentário, mas queria fazer algumas ressalvas que pouco são faladas em nossas igrejas nem tampouco incentivadas, pois somos uma sociedade legalista.Primeiro fato é que todo pecado tem perdão, a não ser o pecado contra o Espírito Santo, então entendo que se a parte culpada se arrepender Jesus o perdoa, o perdão é uma remissão completa, isto significa que ele está apto para qualquer cargo ou ocupação na igreja, não cabendo ao homem julgar sua conduta, pois cremos no perdão, agora em virtude de sua falha talvez a parte ofendida não esteja disposta a reatar o compromisso e também não pode ser culpada por isso, as consequências do ato da parte culpada ele vai colher, mas não da mão do homem ou da igreja, pois não temos autonomia de julgadores, em dizer se é culpado ou não, se se arrependeu de verdade ou não, há casos que cabem a Deus o julgamento, e eu prefiro partir do princípio que o perdão é sobre todo o pecado e a bíblia não fala de pecadinho ou pecadão, tudo é pecado.Segundo, deveríamos falar a verdade sobre o casamento no antigo testamento, o casamento era mais um negócio do que união matrimonial, os homens podiam ter várias esposas e servas quanto eles pudessem sustentar, e o repúdio poderia se dar por qualquer motivo, simples assim, se o esposo achasse que sua esposa estivesse feia ele simplesmente a repudiava, e naquele contexto não haviam casamentos no papel, em registro, o casamento era efetuado e confirmado após o ato consumado, e as mulheres repudiadas por não ter direito a herdades eram obrigadas a se prostituir para garantir o sustento, então Moisés ordenou que dessem carta de divórcio a suas esposas, que na verdade esta carta significava que outro homem pudesse casar com ela, lhe dando um lar e o sustento, evitando assim que esta mulher se prostituísse, vejam bem não parece negócio.Agora nosso amado Jesus ao falar do assunto ele diz que em hipótese alguma deveríamos repudiar nossas esposas, por que senão comete adultério, e quem casar com a repudiada também comete o adultério, na verdade Jesus só quis garantir o direito das mulheres e acabar com o costume machista praticado pelos Judeus e colocou as mulheres em igualdade aos homens. Agora como homens de Deus e compromissados com o bem estar das pessoas, imagine um casal que se casam jovens, porque confundem hormônios com amor e por estarem em uma entidade legalista que é a igreja decidem-se casar para evitar o escândalo, passam-se os anos e eles descobrem que não se amam e agora passam a se suportar e a felicidade já está bem longe, é claro que o primeiro conselho é orar, buscar em Deus o amor, mas não devemos ser mentirosos com nós mesmos, nem sempre resolve, e aí agora decidem se separar, e viverem suas vidas, aí eu pergunto é justo acabar com o ministério desses jovens, será que foi isto que Jesus quis nos dizer no livro de Mateus, sinceramente não acredito, se houver separação não poderá mais exercer o ministério, acho isto um pouco pesado, é claro que não concordo com a banalização do casamento, mas a cada caso é um caso e devemos julgar com imparcialidade e amor, abraço fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.

Anônimo disse...

A Paz Caros irmãos o Divorcio não e e nunca será a vontade de Deus , isto já esta Claro não a como questionar , sendo que o homem de coação duro quer achar na Palavra de Deus uma forma de se justificar dos erros, isto e completamente um equivoco podendo ate se tornar apostaria , não estamos aqui para questionar o Divorciou , mais sim se o divorciado pode ou não ser um obreiro , ( A verdade e que um Obreiro que possui um cargo como Diácono , Presbítero , Pastor não pode ! isso mesmo ele não pode ! Exercer o cargo pois ele tem que ter testemunho de sua vida Familiar e dar conselhos como superar as Adversidades , matrimonial, pois como vai ser quando uma Familiar que vier com problemas sérios a ponto de uma separação o que ele vai falar qual será o conselho ? Ele ira falar , faz igual eu não da certo separa ! Temos que levar a Obra de Deus a serio pois muitos obreiros lideres estão fazendo de tudo para inserir membros, ``irmãos´´ de qualquer forma na Obra de Deus , usando uma frase de muitos de vocês conhecido ele tem uma chamada se não dermos um cargo,ele ira para outra denominação , temos que priorizar a chamada de Jesus Principal e A Salvação . ( Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,
para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que se veja claramente que as suas obras são realizadas por intermédio de Deus".

João 3:14-21Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

João 14:6

ale disse...

Por um acaso achei esta pagina, não sou de igreja evangélica, mas tenho uma curiosidade.

Fui casada por 17 anos e meio e meu marido me traiu com uma mulher da Assembleia de Deus,assim que ele saiu de casa foi morar com ela( ainda eramos casados) o divorcio saiu 9 meses depois, enquanto isso ele estava com ela ou seja ele adultero e ela fornicadora, frequentando a igreja e todos aceitando e agora parece que vão se casar na igreja. Pergunto isso pode?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Ale

Para o cristão autêntico, o modelo de comportamento é Jesus Cristo, cuja noiva é a Igreja, instituição composta de gente salva pela fé, crentes oriundos de todas as partes do mundo, de todas as gerações, independente de qual denominação evangélica faça parte.

Eu acredito que a Palavra de Deus incentiva aos casais que vivam o matrimônio até o fim da vida do cônjuge, sendo permitida a separação em vida quando um dos parceiros é infiel.

Que Deus te abençoe.

Cleidimar Santos disse...

Sou separada ha nove anos meu marido vivia em adultério e me espancava muito. Sempre fui de oração e jejuava muito por ele, sempre perdoe suas traições porem quanto mais perdoava mais ele me traia. Pedia muito pra Deus tirar as mulheres do caminho dele e Deus tirava mais um mês depois ele ja estava com outra e assim eu o perdoei por 25 anos. Perdoava suas pancadas em meu coração corpo tentou me matar por cinco vezes estrangulada mais jesus me ajudou e me livrou, uma vez tentou me matar a facadas também o Senhor me livrou. Mais ele nunca deu importancia para meu perdão, pois sempre continuou em adultério então estive com a vida em perigo por todo esse período minhas filhas impediam muitas vezes que ele me matasse e eu não conseguia viver sem ele. Então comecei a orar pedindo libertação e Deus mudou meu coração que não sentia mais amor de mulher por ele a violência matou meu sentimento e pedi a separação e não me casei mais com ninguem nem pretendo casar -me e essa foi a melhor escolha que fiz sinto paz em meu coração. Não me sinto a vontade para casa-me denovo estou feliz assim gosto muito muito de pregar a palavra de DEus por isso prefiro ficar assim. Sempre houve lugar para o perdão mais mesmo assim não abadonava o adulterio e a violencia domestica.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, irmã (Na Eira com Deus).

Você não é a parte ofensora, mas a ofendida, e, como cristã fez corretamente o que deveria fazer ao decidir perdoar. Além disso, não errou ao querer e se afastar do companheiro que não demonstrou intenção em ser fiel como seu marido.

Você possui toda liberdade para permanecer solteira ou se casar outra vez. É livre para servir ao Senhor não se casando ou casada.

Temos a declaração do salmista a revelar que o Senhor ajuda aos solteiros que se sentem solitários a constituir sua família (Salmos 68.6). E a manifestação de Paulo, que é uma das figuras mais importantes entre os apóstolos da Igreja Primitiva, recomendando a quem pudesse permanecer só, que não se casasse (1 Coríntios 7.27-28).

Nunca se esqueça: Deus ama os aflitos e inclina seus ouvidos aos aflitos (Salmos 116.1-6).

Caso queira ler mais sobre o assunto:

Divórcio e novo casamento. Pode?
http://belverede.blogspot.com.br/2014/07/divorcio-e-novo-casamento-pela-otica-da-roforma-protestante.html

Abraço, na paz de Cristo.

Cleidimar Santos disse...

Obrigada pela resposta. Eu escolhir ficar solteira

Eliseu Antonio Gomes disse...

Deus continue a abençoar você nesta escolha.

Anônimo disse...

Irmão, concordo pleeeeeeenamemte contigo. Muitos julgam e interpretam a Bíblia ao pé da letra não considerando a época em que ela foi escrita e.se acham santos acima de td. Existem inúmeros tipos de pecados. Por conta desses julgadores, muitos se afastam do evangelho e isso eles prestarão conta no grande dia.A graça e paz.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Anônimo | 28 de julho de 2017.

Este assunto é extremamente sério. Quem ama a Deus de verdade, deve se aprofundar neste tema, para conhecer o que Ele deseja de nós quanto ao matrimônio.

Abraço.

Boas novas salvação e informação disse...

Paz a todos,devemos então rasgar nossa Bíblia na pagina que fala do adultério do rei Davi, mesmo sendo ele adultero e homissida Deus não o reprovou do seu reinado ou pástoreio. Quando abordamos este assunto devemos nos colocar no lugar de Jesus e se perguntar como o Senhor lidaria com esse tema? Pois sendo assim se você se pegar olhando ou desejando alguma mulher então já pecou e está desaprovado para o ministéro da Palavra e ai quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Acho que devemos tomar cuidado com nossa imposição pois isso pode ser usado contra nos mesmos amanhã. Sendo o que muito condena e desqualifica alguém se coloca no lugar de juiz e ninguém tem esse direito, o profeta Oseias também se casou com uma adultera e nem assim foi desqualificado do seu ministério de profeta. Essa posição de não aceitar ou aceitar é do proprio homem que impõem sobre seus liderados julgos tão alto que eles mesmos não conseguem carregar e para finalizar demostra que precisamos amar mais e julgar menos igreja não é tribunal e sim hospital, muitos santarrões estão se escondendo atráz de pecados e apontando outros para desviarem a realidade deles próprios.O povo já é escravo demais para que aumentar sofrimentos e acrescentar cargas duras aos mesmos. Jesus é amor.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Marcos Roberto Chagas.

Meu irmão, antes de tudo o mais a ser digitado, quero esclarecer que não estamos dentro de um debate, não pretendo perder a minha paz contigo e nem com ninguém. Se não for possível encontrar o ponto de equilíbrio entre o nosso modo de entender o assunto, que é o matrimônio e sua ruptura, seguida de vida ministerial. Se por acaso ler algo e entender que serei duro, não será dureza contra a sua pessoa, mas simplesmente minha maneira de fazer a construção sintática sendo isso a manifestação do que eu entendo - sem querer impor isso como doutrina.

Minha manifestação é resultado de estudos bíblicos de longa data, leitura da Bíblia toda com objetivo de pesquisar exclusivamente este tema, leituras acompanhadas de oração solicitando entendimento, leituras sem nenhuma opinião pré-elaborada antes de abrir a Bíblia - para que o Espírito encontrasse a minha mente vazia e colocasse nela o conteúdo que procurava obter.

Vamos lá, ao que você escreveu e às minhas respostas:

“...devemos então rasgar nossa Bíblia na pagina que fala do adultério do rei Davi, mesmo sendo ele adultero e homissida Deus não o reprovou do seu reinado ou pástoreio".

Amado, Davi pecou gravemente ao cometer adultério e assassinato. Deus o perdoou, sim, mas o perdão ocorreu porque o Senhor é misericordioso. O exercício da misericórdia divina não é sinal de apoio à prática de pecado. Deus agiu misericordiosamente porque Davi se arrependeu de haver matado e adulterado. O salmo 51 expressa o arrependimento de Davi.

Eliseu Antonio Gomes disse...


“Não adulterarás” é um mandamento válido para os crentes do passado e do presente (Êxodo 20.14; Mateus 5.17). Está muito bem frisado pelo escritor da Carta aos Hebreus, pelos apóstolos Paulo e João. Confira:,Apocalipse 22.15; Romanos 13.9-10; e Hebreus 13.4).

“Quando abordamos este assunto devemos nos colocar no lugar de Jesus e se perguntar como o Senhor lidaria com esse tema? Pois sendo assim se você se pegar olhando ou desejando alguma mulher então já pecou e está desaprovado para o ministéro da Palavra e ai quem não tem pecado que atire a primeira pedra”.

Amado irmão, pecado sempre será pecado, então somos nós que devemos nos curvar ao conteúdo da Bíblia Sagrada e não a interpretação bíblica se adaptar ao estilo de vida que queremos viver.

Você propõe que nos perguntemos como Jesus lidaria com o caso de adultério. Precisamos contextualizar. Em João 8 temos a situação de Jesus ser pressionado a condenar uma mulher a morrer por apedrejamento, pelo fato de ser acusada de adultério. Era o apedrejamento da forma literal. Jesus reprovou o ato de matar jogando pedras, mas não aprovou o pecado de adultério. A resposta que eu tenho para você está no texto que você citou. Cristo recomendou para a adúltera: “não peques” ou seja, não adultere nunca mais (João 8.11 ). Ele diria o mesmo hoje!

Adultério sempre será pecado, tanto é assim que o Novo Testamento usa o erro da conjunção física entre pessoas fora do casamento como o símbolo de infidelidade espiritual. O apóstolo Tiago usa esta simbologia em sua carta.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Leia o capítulo 4 e versículo 4 de Tiago:

1. Almeida Corrigida Fiel: https://www.bibliaonline.com.br/acf/tg/4/4+ ).

2. Almeida Revista e Corrigida e ou Tradução Brasileira: http://www.sbb.org.br/conteudo-interativo/pesquisa-da-biblia/

Para os vocábulos “adúlteros” e “adúlteras”, que lemos em Tiago 4.4, encontramos no idioma grego koiné, os termos “moicho” e “ moichalides”. Moicho carrega o seguinte sentido: amante do sexo masculino, aquele que pratica o adultério de maneira continuada. E moichalides tem forma feminina de moicho, expressa os sentidos literal e figurado para a ação da pessoa que possui relação de conjunção carnal fora do casamento.

Se desejar pesquisar mais, sobre as etimologias em Tiago 4.4., vá para a Bíblia Hub ( http://biblehub.com/interlinear/james/4-4.htm ).

"Pois sendo assim se você se pegar olhando ou desejando alguma mulher então já pecou e está desaprovado para o ministéro da Palavra e ai quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Acho que devemos tomar cuidado com nossa imposição pois isso pode ser usado contra nos mesmos amanhã.”

Amado irmão, volto a repetir: pecado será sempre pecado. E você traz à lume o texto em que Jesus Cristo explica que se alguém se imaginar em conjunção carnal com uma pessoa que não é a pessoa com quem está casado (a), ou planejar estar com essa pessoa, já é tida por Deus como pessoa adúltera. Logo, está claro que todo cristão não deve alimentar pensamentos ou planejamentos de adultério. Quem o faz é digno de censura, sim. E Jesus recomenda julgar os pecadores, sim.

Ora, é claro que Deus desaprova o ministério de comunicador da Palavra aos que não vivem de acordo com as Escrituras Sagradas que apregoam! Não há dúvida alguma: quem está casado não pode adulterar como amante ou bígamo ou polígamo; seja a situação de fato ou em pensamentos. Sobre a desaprovação divina, justamente nestes casos de adultério, medite nas passagens bíblicas “marido de uma só mulher”. É preciso meditar em 1 Timóteo 3.2, 12; Tito 1.6 contextualizando com “até que a morte os separe”, pois aquele que experimenta a viuvez tem liberdade do Senhor para se casar outra vez.

“Acho que devemos tomar cuidado com nossa imposição pois isso pode ser usado contra nos mesmos amanhã. Sendo o que muito condena e desqualifica alguém se coloca no lugar de juiz e ninguém tem esse direito” (...) “demostra que precisamos amar mais e julgar”. Eu concordo com você que precisamos tomar cuidado, esta é uma recomendação bíblica."

Eu discordo sobre seu posicionamento de que precisamos silenciar sobre o fato de realizar julgamentos contra quem vive em pecado continuado. Pois, nas Escrituras está escrito que Jesus nos dá liberdade para julgar. Veja isso em João 7.24.

Todo cristão precisa fazer o julgamento contra o exercício do pecado. Julgar não é lançar pedras, o julgamento cristão usa a instrução da Bíblia Sagrada. O cristão tem o dever de emitir julgamento segundo a reta justiça, que se baseia nas Escrituras Sagradas, porque no ato de julgar está expresso o amor de Deus como Pai; quem corrige é Deus Pai através das pessoas que se utilizam da Palavra (Provérbios 9.9; Hebreus 2.6).

Eliseu Antonio Gomes disse...

“o profeta Oseias também se casou com uma adultera e nem assim foi desqualificado do seu ministério de profeta”

O livro de Oseias apresenta uma época de Israel que havia grande prosperidade financeira e falência espiritual. Tempo em que a liderança da religião judaica não reconhecia que o sucesso financeiro tinha origem em Deus, atribuindo-a aos ídolos (Oséias 2.5; 10.1). Os líderes permitiam a idolatria, que é considerada uma das modalidades da prostituição espiritual contra o Senhor (2 Crônicas 27.2; 2 Reis 14.23-27; Oseias 1.2; 2.8; 4.12-15). Além disso, os judeus daquela geração era cheia de cobiça, os ricos oprimiam os mais pobres, que não eram capazes de se defender (Oseias 4.2; 10.13; 12.6-8).

Muitos se perguntam a razão de o Senhor solicitar a Oseias que se casasse com uma mulher dissoluta, que vivia em prostituição, chamada Gomer. O profeta foi chamado para exemplificar o relacionamento entre Deus e Israel por meio do seu casamento. O Senhor pretendeu usar esta união conflituosa como ilustração das relações espirituais entre Ele e as dez tribos do norte, para dessa maneira deixar esclarecida a situação do pecado do povo judeu. A infidelidade da esposa do profeta vividamente revela a infidelidade espiritual e o amor do profeta evidencia toda a misericórdia divina. Portanto, a situação deste patrimônio atípico não significa que Deus apóia o pecado de adultério ou qualquer outra espécie de iniquidade.

"Essa posição de não aceitar ou aceitar é do proprio homem que impõem sobre seus liderados julgos tão alto que eles mesmos não conseguem carregar.”

Respeito essa opinião, e discordo dela com base de toda argumentação acima e abaixo.

“igreja não é tribunal e sim hospital...”

Já mencionei a questão de julgar.

Sim, igreja é hospital espiritual. E o termo está ligado ao sentido de hospitalidade. Ser hospitaleiro é tem a ver com receber bem e tratar bem. E neste caso, a melhor maneira de cumprir esta missão é pregar e ensinar a Palavra de Deus. E no que tange ao caso dos adúlteros, os alimentos que eles precisam são os textos que informam que adultério é pecado e que os adúlteros não entrarão n céu, dizer-lhes que precisam mudar de atitude.

“... muitos santarrões estão se escondendo atráz de pecados e apontando outros para desviarem a realidade deles próprios.O povo já é escravo demais para que aumentar sofrimentos e acrescentar cargas duras aos mesmos.”

Desde sempre existiram pessoas que vivem debaixo da capa do fingimento, fingem uma espiritualidade que não vivem. Mas essa realidade não nos dá nenhuma margem para fazer generalizações, porque desde sempre também existiram pessoas sinceras, realmente espirituais. Trata-se daquele cenário que Jesus falou sobre o trigo e o joio.

Não devemos confundir liberdade com libertinagem. Ser libertino ou libertina é viver escravizado ao pecado, saber que está pecando e não se importar em mudar de vida.

Abraço.

E.A.G.

I.S.J.B disse...

Caro irmão Eliseu Antônio Gomes!
Sou Obreira,meu esposo deixou o cargo cerca de 3 ou 4 meses(começou olhar para o homem,e esqueceu de Deus),daí saiu.
Eu continuei firme. Pois o corpo de Obreiros passou por uma determinada perseguição por parte dos novos Pastores. Passou ,sairam 4 obreiros,dentre eles,meu esposo. A questão é que nosso casamento sempre foi mais de aparencia(a igreja achava que éramos perfeitos),Porém em casa,ele sempre foi distante,frio e nunca gostou do meu filho. Sempre vivi meio reprimida com a certa divisao que ele pusera em casa. Mas eu o amava,apesar de sermos tao diferentes,sempre achei que foi Deus que nos uniu,que então eu devia buscar pelo mesmo;e assim sempre o fiz. Mas,me cansava! Ele dizia que nunca iria mudar,que gostava de mim,mais seu jeito era assim. Nao me procurava como qualquer homem normal,eu quem tinha que viver atrás dele. Sempre vivi na verdade muito mal amada. Até que ontem descobrir um possivel caso dele com uma colega de trabalho. Claro,estou destroçada! Mas quero aproveitar (porque foi isso que aprendir,que so em caso de adultério poderia me separar)e quero o divórcio. Será que deixarei de ser Obreira devido a isto? Estou lhe perguntando antes de comentar com meus Pastores,pois os mesmos eu os considero muito radicais.
I.S.J.B

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezada I.S.J.B.,

O caso que você relata é bastante triste, mas penso que não deve desanimar na fé.

Está certa quando diz que a Bíblia permite que haja separação em caso de adultério. Porém, esclarece que a permissão é concedida por causa da dureza do coração humano.

É válido pergunta se a infidelidade que você acredita ter acontecido realmente aconteceu. Como esse assunto é sério, não deve haver nenhuma dúvida da sua parte. Caso seja um equívoco, então o erro estará em você, que lançou a dúvida sobre o caráter do seu marido.

Antes de tentar o divórcio, pense em reconciliação, em perdão.

Abraço.

Marcos disse...

Irmão Eliseu Antônio Gomes, minha esposa que era serva do Senhor se desviou, faz 5 meses que ela diz que não tem mais nenhum sentimento por mim, acredito ter uma parcela de culpa, pois tivemos muitas brigas no casamento, porém me arrependi muito, Deus me perdoou, porém ela creio que não, ela me pediu o divórcio, eu por mim não dou por temor a palavra de Deus, mas se eu não der ela vai pra justiça, infelizmente vou ter que aceitar a separação, fica a pergunta, sou um pregador do evangelho é o meu maior prazer é servir a Deus na igreja, não pretendo ter outra mulher, quero fazer celibato até Deus restaurar meu único casamento, sendo divorciado (repudiado) posso ter cargo na igreja? Fazer a obra de Deus?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Marcos.

Assim como acontece em sua vida matrimonial, ocorre em muitas outras, de pessoas que sentem vontade de seguir em uma carreira ministerial na igreja da qual é um obreiro ou obreira.

Conheço o caso de um pastor, pessoa bastante popular entre os membros da congregação, cuja esposa o abandonou levando consigo seus filhos. Ele continua servindo a Cristo no corpo de obreiros, porém, agora, fazendo o serviço de porteiro. É prestativo, até as pessoas que moram nos arredores do templo gostam dele. Aparentemente, não está aborrecido com a mudança de cargo eclesiástico.

A situação que eu relato não é feita como um modelo que deva imitar. A resposta que você busca está com o pastor que o lidera. Converse com seu pastor, conhecendo o seu caso ele poderá ajuda-lo em oração e aconselhamentos.

Leia e medite: Efésios 5.25-26.

Enfim, ore mais por sua esposa. Ore pedindo a Deus que aumente a sabedoria que você tem, para saber mais como demonstrar o seu amor por ela. Peça ao Senhor que lhe dê oportunidades de tomar atitudes positivas em favor dela, ações condizentes com o sentimento de amor. Não será fácil por algum tempo, mas será possível se tiver firmeza de propósito em evitar o fim do casamento.

Abraço.

Marcos disse...

Irmão Eliseu, infelizmente, pra ela o casamento chegou ao fim, não tem o que eu faça para reverter esse quadro, somente Deus para reverter, já tentei conversar, ser mais amável, carinhoso, mas nada resolveu.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

Vivemos nesse mundo mas não somos dele. Encontramos muitas adversidades nessa vida. E, nestas circunstâncias, o importante é nunca esquecer que Deus é maior do que todas as lutas que enfrentamos e está disposto a ajudar a todos que estão com seus corações abertos para sua Palavra.

Não desanime em reatar seu matrimônio. Ore por sua esposa. Busque ao Senhor neste sentido. Saiba que o maior interessado em ver famílias restauradas é o Criador da instituição família. E ouça as orientações de seu pastor.

Sobre a questão de ser pregador do evangelho, não se esqueça das orientações bíblicas, contidas nas cartas de Paulo a Timóteo e Tito.

Abraço

Unknown disse...

Vivo isso meu irmão. Casei muito jovem e nunca fui feliz. Hoje vivo um inferno na terra. Meu ministério sempre falido e sufocado. A pressão da igreja e os comentários maldosos tem feito estragos em minha fé. Não acho um pastor na igreja que me de um abraço. É só criticas sem misericordia. O fato é 19 anos de sofrimento e hoje, vivo na falta de compaixão dos santos.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Everaldo Ribeiro.

Creio que conheça o capítulo 14 da Carta aos Romanos. Ali, Paulo fala sobre o fato de os crentes daquela época comerem carne que havia sido oferecida aos ídolos, sem que nesse ato se sentissem culpados, mas fazendo isso escandalizam aqueles que pensavam que era pecado.

Esta situação é parecida com a sua. Existem irmãos e irmãs que olham para a sua situação civil e devem pensar que vive fora da comunhão com Deus. Entendo que o que deva fazer é agir com amor com essas pessoas, evitar que eles tropecem na fé. Não é fácil, mas é exatamente isso que a Bíblia recomenda.

Sei que deve ter orado, mas ore mais a Deus no sentido de receber da parte dEle a orientação sobre qual é a melhor maneira de proceder quanto a essa circunstância. Terá a resposta necessária.

Abraço.

Anônimo disse...

Concordo com todos e que realmente nao torne ponto doutrinario este assunto!

João da Silva disse...

Achei correto! pois temos que saber, julgar as causas de nossos irmãos".
JOÃOZINHO SILVA(presbítero)
* GOIÂNIA *

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro João da Silva.

É importante considerar que para o desfecho do julgamento que o crente faz, este deve pautar-se na Bíblia Sagrada. Tão-somente na Bíblia Sagrada, que é a nossa regra de fé e conduta. A reta justiça, mencionada por Jesus, é ela, a Palavra de Deus.

As situações difíceis, delicadas, manifestam as pessoas que realmente servem a Deus.

Abraço.

Anônimo disse...

O que deu a entender aqui e que só o homem pode casar -se novamente, a mulher não ! injusto!

Unknown disse...

Pastor sou divorciada a 11 anos e no inicio ñ me achava digna de subir no pulpito e depois q divorciei ñ quiz mais casar mas sou uma pessoa tranquila e sinceramente ñ quero casar mais. Eu ocupo cargo na igreja,o senhor acha q estou errada em permanecer?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá.

Este assunto envolve muitos detalhes e pessoas, mexe em feridas profundas. Quando tenho que lidar com ele, minha alma se abala porque tenho que expor a Palavra de Deus e não a minha. Amo a Deus e amo as pessoas e tenho que ser fiel ao Senhor e ao próximo.

Pelas suas palavras, tenho a impressão que sofreu muito com o casamento e com o divórcio. Deus sabe de todas as coisas e está disposto a socorrer os aflitos, levantar os caídos, dar suporte para que sejam felizes.

Saiba que Deus é misericordioso. Você se casou e se separou. Creio que saiba que está escrito em Malaquias a opinião de Deus sobre o divórcio. Leia a passagem, no capítulo dois e versículo dezesseis.

Você não disse qual foi o motivo do divórcio, não disse de quem partiu a iniciativa de terminar a relação e nem se isso aconteceu quando já era uma pessoa conhecedora da Palavra de Deus. Com isso, quero expor o seguinte:

O apóstolo Paulo escreveu que se uma pessoa crente é casada com uma descrente que deseja apartar-se, a crente deve deixa-la ir...

Se na ocasião do divórcio, você era descrente e decidiu que não queria mais a convivência e pediu separação, lembre-se que “Deus não leva em conta o tempo da ignorância” (Atos 17.30), isto é, você vivia sem Cristo e só passou a ser filha de Deus quando decidiu seguir a Jesus. As coisas do passado não devem perturbar a sua cabeça agora.

Atos 17.30, na perspectiva de cristãos, é um sinal de segunda chance para se consertar, é um aconselhamento ao arrependimento, para a mudança de vida. Se você causou a separação e tem condições de reparar a situação, ore a Deus para que haja o reparo. Mas, é claro, levando em conta se a outra pessoa não estiver casada novamente e se ela pretende reatar a relação rompida.

Sobre ser uma pessoa divorciada e ocupar cargo na igreja, por favor, clique neste link e leia o artigo, publicado por mim hoje, motivado por sua participação aqui, que considero bastante claro sobre o assunto. Espero que seu coração fique mais tranquilizado através dessas palavras e indicação de leitura.

https://bibliasagradanotasonline.blogspot.com/2019/03/o-que-significa-ser-esposo-de-uma-mulher-so-1-Timoteo-3-2.html

Abraço.

Unknown disse...

Me explique por favvor. E onde fica a palavra do SENHOR
As escrituras sagradas,

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caríssimo (a) Unknown.

Sei que a sua pergunta é retórica, mas mesmo assim vou respondê-la: A Palavra de Deus deve ficar guardada dentro do nosso coração (Salmos 119.11).

Não entendi muito bem a razão da sua pergunta, não esclareceu de que lado da situação exposta no artigo você está. Mas, tudo bem...

Recentemente, publiquei um artigo sobre A Mordomia da Família, nesta postagem eu falo um pouco mais sobre o casamento e pessoas que estão em cargos ministeriais na igreja. Eu sugiro a leitura: https://bit.ly/32Kdh5h

Abraço

Unknown disse...

A paz do Senhor irmão Eliseu,sou casada a 15 anos ,meu marido não é convertido, é alcoólatra embora não assuma,sofro há ntod anos com o vício dele ,nunca me respeitou, chega em casa demadrugada , ja chegou a passar a noite fora mentindo q a BR estava interditada por motivo de acidente e fui averiguar e descobri q era mentira , ele menti demais ja descobri inúmeras mentiras , nosso casamento ja não existe mais confiaça e respeito, há uns 4 anos atrás eu peguei ele demadrugada beijando uma mulher a duas quadra da minha casa ele estava caindo de bêbado saindo de um baile, mad perdoei , outras vez tivemos ums discussão e ele saiu e voltou as 4 da manhã e descobri q ele foi numa zona pois queguei uma foto no celular dele q ele tirou de dentro desse prostibulo mas ele me jura q não fez o programa , só assistiu a dança das prostitutas nuas, enfim perdoei novamente mas isso ja faz 4 anos , depois nunca mais descobri nada mas ele sempre chega demadrugada em casa e eu vivo com essa desconfiança q ele pode estar me traindo pois ja perdi a confiança nele ,devido a tantas mentiras ,e tudo piorou mais pq a 5 anos ele começou a frequentar bar , mas ainda assim aguento essa relação por medo de me separar e ser reprovada por Deus e pela igreja , sou da assembléia de Deus e trabalho no ministério infantil e não sei como será minha vida de mulher divorciada na igreja tenho medo de não suportar o preconceito , mas tbm vejo q viver dessa forma é uma morte lenta , ja tive depressao por conta disso , Deus me curou , fiz campanha pelo meu esposo, campanha , propósito mas ele nao muda pq creio tbm q Deus age sim mas o meu marido tem q se esforçar , semana passada marquei médico pra ele um psiquiatra pq ele é nto ancioso e vejo q isso ajudaria ele a se libertar d vício mas 3le disse q não quer pq gosta de beber gosta dessa vida , então fica difícil ajudar quem nao quer ser ajudado q não se esforça , ele vai as vezes comigo na igreja ja conversei com ele q Jesus pode cura-lo se ele quiser mas vejo q ele não quer o meu Jesus e tbm nao quer ajuda da medicina ,não aguento mais ver ele chegar demadrugada , com cheiro de cachaça , ja estive mto disposta a lutar por ele na oração mas confesso q cansei , não quero mais , não suporto mais esse homem , ele não muda e nao se esforça , ainda se fosse um homen carinhoso mas nem isso , olha faz anos q el3 nao faz um carinho e um elogio, as coisa pra ele só se resolve na cama , e não é assim pq casamento é um esforço diário de fazer feliz o parceiro, percebo q ele tbm nao me ama mais só esta comigo por causa dos nossos filhos.
Penso q vivermos se odiando dentro de casa Deus tbm não se agrada é tbm pecado , esqueci de dizer tbm q o celular dele é pura pornografia, recebe todos os dias videos e fotos de mulheres peladas e mtos desses videos ele até salva no celular, minha situação é mto complicada irmão Eliseu , mas hoje pedi a separação mandei ele ir embora , não pretendo mais me casar pq sei q não tenho respaldo bíblico pra isso, só se um dia ele vier a falecer, agora te pergunto irmão nessa situação posso mesmo me divorciar e optar por ficar sozinha e viver pra Deus e meus filhos?

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Unknown (29/08/2019; 14:40}

Você é uma cristã na Assembleia de Deus. trabalha na igreja no ministério infantil, é casada há quinze anos com uma pessoa que nunca te respeitou e que é pai de seus filhos. Diz que não existe mais confiança e respeito entre os dois e vive desconfiada de estar sendo traída por ele, pois já o flagrou em situação de traição.

Você diz ter passado por depressão por conta dos problemas com o marido. E foi curada por Deus dessa doença, que é descrita como o mal do século e atinge tanta gente ao redor do mundo. Isto mostra que o Senhor a ama e está presente em sua vida, que não está sozinha, embora pareça estar.

Você disse que seu marido às vezes a acompanha à igreja, mas ele não quer Jesus. Não é fácil saber se uma pessoa quer ou não Jesus Cristo, pois dentro dela existe a força do pecado agindo através da sedução do mundo. A pessoa pecadora é escravizada pelo pecado. Eu lembro que quando era evangelizado, queria deixar tudo que havia de errado no meu estilo de vida, mas havia algo que impedia a tomada de decisão, levou algum tempo para que eu aceitasse a Cristo.

De fato, é difícil ajudar quem não quer ser ajudado, quem não se esforça para mudar. Entendo seu cansaço, compreendo que agora não queira orar mais, depois de fazer campanha e não ver mudança. Não é fácil estar casada com alguém que está presa aos vícios, não é homem carinhoso, é alguém que não faz elogios e foi pego em ato de traição. Lembro suas palavras: o casamento se consiste no esforço diário de fazer o parceiro feliz.

Realmente, é uma a situação muito complicada flagrar traição, e ver o marido chegar de madrugada cheirando cachaça. É complicado sentir receio de não suportar o preconceito, ter que aturar a situação complicada em casa por medo de se separar e ser reprovada por Deus e pela igreja. Daí, dizer que viver assim parece ser estar morrendo aos poucos.

Digo-lhe que Deus é galardoador daqueles que o buscam crendo que Ele tem disposição para trazer a solução de todos os problemas. Não existe nada que o Senhor não possa resolver.
Você revela que não convive bem, porém na particularidade das quatro paredes algo ainda acontece entre vocês. Eu penso que isto é sinal que há ao menos algum raio de esperança, caso repense (queira rever) a questão da separação.

[continua]

Eliseu Antonio Gomes disse...

[continuação]

Seu marido mente para você. Frequenta bailes, bar, prostíbulo. Chega tarde, diz que o trânsito é o culpado e às vezes passa a noite longe do lar, diz que o trânsito é o culpado. Então, eu pergunto se vocês se casaram sendo você ainda não convertida. Se ainda não era uma pessoa crente em Cristo, não conhecia Bíblia e não era frequentadora dos cultos, disso se entende que Deus tem um grande propósito em seu lar. Primeiro ele salvou você e através de você quer salvar toda a sua família. Mas se você se casou com ele sendo já uma pessoa crente, sabendo que ele ainda era alguém que não havia se decidido em ser servo do Senhor, lembre-se que a Palavra adverte quanto ao jugo desigual, isto é, com motivações diferentes quanto à fé. Esta orientação visa evitar que o crente sofra.

Diante de toda a situação que descreveu, na questão da infidelidade do seu marido, a Bíblia dá a você a liberdade para se separar, mas ensina que perdoar e resistir firme em oração com o objetivo de o parceiro se converter,é algo que Deus também aceita da sua parte.

Proponho que converse com a esposa de seu pastor a respeito de toda essa situação. Busque orientação da parte deles. Vá acompanhada de pessoas da sua confiança, de preferência que seja cristã como você é.

Enfim, é só você mesma que conhece a dor que vai dentro do seu coração, o quanto tem sofrido. E Deus também é conhecedor disso. Fique sabendo que oramos por você, seus filhos e seu marido.

Quero terminar dizendo que o Senhor não permite que nós tenhamos lutas além da nossa capacidade de suportá-la. Sofremos, choramos, ficamos impacientes, mas toda dificuldade é menor do que as forças que possuímos para vencer.
“Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar” - 1 Corínrios 10.13.

Abraço.

Adelma Tavares disse...

A paz.
Estou vivendo um momento de dor mais ao mesmo tempo de alivio . Comecei o meu relacionamento com meu marido a 10 anos, namoramos primeiro depois fui conviver com ele através de união estável. Quando ainda o namorava ele me traiu, eu o perdoei. Fomos conviver juntos ele me traiu de novo na verdade tinha um caso com uma mulher casada, com muita dor no coração decidi perdoar novamente amava muito ele, e como estava na igreja queria muito acertar minha vida. Assim continuei com ele em 2014 nos casamos me batizei, mais a luta continuou vivíamos não muito bem. Em 2017 já estando casada com ele me traiu novamente com outra mulher também casada. Me senti a pior mulher do mundo, decidi em ficar com ele mesmo me sentindo muito mal. Meus pais queriam que eu me separasse mais eu permaneci pq queria muito meu casamento. Mais a convivência foi se tornando cansativa, meu marido passou a me mandar msg horríveis com muita falta de respeito, chegou a dizer que eu tinha outro homem. Me ofendida demais em palavras e também por msg. Até que ele me ofendeu profundamente com palavras obscenas ofensivas. Me decidi me separar, sai de casa. Meu amor por ele depois de três traições acabou é todas as ofensas me fez sair de casa. Já não dormia na mesma cama com ele. Hj estou aliviada, em paz. Quero me divorciar. Pq fui infeliz demais pois nunca me respeitou. E agora como fico na igreja??

Eliseu Antonio Gomes disse...

Adelma.

Eu lamento. É muito triste alguém viver tudo isso que você relatou.

A pessoa que se casa com uma mulher e no período de uma década comete três atos de traição conjugal, é inconstante e se continuar assim jamais descobrirá o que é a verdadeira felicidade. Mesmo que tenha algum conhecimento sobre o Evangelho, não passa de uma pessoa religiosa que precisa se converter.

Você diz que o relacionamento chegou a completar dez anos, mas não disse se teve filhos com esse indivíduo. Se já é mãe, expresse todo o amor por eles, lembrando que amar é querer fazer o bem e fazê-lo através de ações e não apenas por palavras.

Traída três vezes em dez anos? Qual a sua condição na igreja estando separada de um cônjuge traidor contumaz?

Pelo fato dele ter conjunção carnal com mulheres além de você, saiba que a separação evita que você corra risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Eu creio que já deve ter conversado com o seu pastor sobre essa história. Se ainda não fez isso, é preciso que faça o mais breve possível.

Um pastor que tem a essência de Cristo, que é o Sumo Pastor das ovelhas, acolhe alguém que tem uma experiência igual ao seu relato; não incentivará a separação de fato, e ao mesmo tempo não a condenará por querer estar separada. Por quê? Porque Deus odeia o divórcio, mas ama os divorciados; porque Deus permite a separação pelo fato de existir corações duros. Nesta história, o coração endurecido é o dele, não é o seu.

Perdoe-o, mas não permita que ele use o seu perdão para tratar você como mulher bobinha. Perdão significa renunciar ao revide, não responder ao mal cometendo maldades. E você pode conceder este perdão e ao mesmo tempo viver divorciada dele. Eu repito o que escrevi acima: o fato dele ter relações sexuais com outras pessoas, coloca você em risco de contrair doenças! Então, ame-se!

Abraço.

Anônimo disse...

Sou casado a 10 anos e já sou pai de 2 lindos filhos, minha esposa resolveu me dizer que ela não sente mais amor por mim, que não me quer mais, venho sofrendo isso a 11 meses e ja orei muito e ela se desviou. Desde fevereiro de 2019 ela não me acompanha mais a igreja. Vivo infeliz dentro de casa por que ela não me quer pra nada mais, eu tento fazer carinho nela e ela me repudia, vive no celular e não dorme mais na nossa cama. Sou cristão, tenho um ministério lindo de louvor e estou passando por isso, você não faz ideia como isso doi em saber que eu tenho um chamado e isso esta assim tão difícil dentro de mim e ela já me pediu pra mim sair da vida dela e que não quer atrapalhar minha vida mais, ela quer que eu viva meus projetos sozinho.
O que eu posso fazer se nesse caso eu fui repudiado?

Unknown disse...

Vemos pessoas católicas casadas tudo diante de Deus tbm, vemos pessoas evangélicas casadas diante de Deus, mas nem tão obediente como os católicos, Acho que por falta de relação mesmo de verdade acaba ocorrendo divórcios.

Unknown disse...

Infelizmente hoje tem mais juizes e acusadores do que pessoas para ajudar a levantar.fico triste com tanta hipocrisia irmão tenha força para se por de pé novamente e muito pelo que as pessoas acham se Deus estivesse passiando sobre a terra iria pedir pra vc se por de pé e o seguir porque Deus procura os fracos, doentes e os que se acham sem pecados e julgam o próximo ja estão pecando. Fica ai uma reflexão

Gerson disse...

Aquele que pensa estar de pé cuide-se para q não caia, divorciou, independente do motivo, se arrependeu, pediu perdão, o sangue de Jesus purifica de todo pecado, casa de novo, vai e não peques mais, faz a obra de Deus, se não deixarem vc pregar na igreja, pregue nas ruas, nos hospitais, se consagre, ore, jejue, adore ao Senhor e seja feliz, faça em oculto, ore em secreto e seu galardão será grande no reino de Deus, filhinhos vos escrevo uma coisa, não pequeis, mas se pecar temos um advogado para c o Pai, Jesus Cristo, se confessarmos nossos pecados ele é fiel para nos perdoar, sirva a Deus, esqueça o passado e seja feliz, se te perseguirem em uma cidade ou igreja, fuja p outra, é Jesus que morreu pelos seus pecados, é Deus o seu socorro, vai e não olhe para trás, fariseus hipócritas, raça de víboras, não condenem quem Jesus já perdoou.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pois é, Gerson. Realmente fico contente em ler você, demonstrando a sua fé através destas palavras confortantes e animadoras, por lembrar que Jesus é nosso Advogado, e porque a missão que o Senhor deixou para todos os cristãos é realizar a evangelização.

Sou casado há trinta e quatro anos e onze meses. Durante este tempo, tive a oportunidade de conhecer em uma mesma pessoa quatro ou cinco mulheres. A minha esposa tinha dezessete anos e eu vinte um. Amadurecemos juntos, tivemos bons e maus momentos em nosso relacionamento conjugal. O que pretendo registrar com este depoimento? Amo minha mulher seja em qual humor ela acordar. Quero esclarecer que amar o outro é um mandamento difícil de ser obedecido quando os dois temperamentos estão em conflito. Dizer isso faz parecer que minha esposa é alguém de difícil convivência, mas ela não é. Precisamos lembrar que Jesus Cristo continua sendo o Senhor quando as coisas não estão agradáveis entre o casal.

Neste assunto, eu me cuido para não cair. Tudo o que li a respeito de casamento na Bíblia fez eu acreditar que o matrimônio é um laço que só deveria ser dissolvido através da separação pela morte, pois foi Deus quem criou o casamento e Moisés, um (homem), o divórcio. Mas o Criador permitiu que houvesse a separação por causa dos hebreus de corações duros. Isto é, os adúlteros que não se arrependem do pecado de adultério e colocam a vítima em grande aflição e risco de doenças venéreas.

Evito discutir sobre esta situação. O que creio vale para a minha vida, não crio doutrinas, quem quiser conhecer o que a Bíblia fala a respeito tem a Bíblia ao alcance de suas mãos. Fiz minha leitura de Gênesis ao Apocalipse. E para me manter em pé, fiel à minha consciência, curvo meus joelhos constantemente. Sim, peço a Deus em oração que a cada dia para que possa ser um marido melhor e ela uma esposa melhor para mim. Não julgo os irmãos e irmãs divorciadas, eu sei que esta tarefa está reservada ao nosso Deus, sabemos que Ele é o Justo Juiz de todos nós. E isto que digo aqui não significa que esteja certo em todas as minhas convicções.

Meu conselho, quando alguém pede, é que em caso de possibilidade de reatar a união rompida, é que ela seja reatada. Eu sou testemunha de casal de divorciados que se perdoaram e voltaram a viver juntos em laço matrimonial. Eu não posso aconselhar o contrário disso.

Mas, e se não há possibilidade de reaproximação conjugal? As minhas palavras são "Deus ama os divorciados". E a situação é entre ele e Deus, não me intrometo em assunto desse porte, pois ainda não tive condição de ler e entender que o Senhor se agrada de segundo casamento. Repito: não quero fazer desse meu jeito de entender a Bíblia regra para os irmãos e irmãs. A doutrina a ser aplicada cabe aos pastores; o que eles deliberam está debaixo do olhar divino e penso que são homens que querem o melhor ao rebanho de Cristo. E eu não sou pastor.

Espero que não me tenha por hipócrita ou fariseu por me posicionar desse modo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Desconhecido (postagem de 20 de janeiro de 2020).

Você escreveu: "Sou casado a 10 anos e já sou pai de 2 lindos filhos, minha esposa resolveu me dizer que ela não sente mais amor por mim, que não me quer mais, venho sofrendo isso a 11 meses e ja orei muito e ela se desviou."

Resposta: Amado, sinto muito por esta experiência que você passa. Quero lembrá-lo que está escrito que Deus não permite provas além da capacidade que seus servos conseguem suportar.

Você escreveu: "Desde fevereiro de 2019 ela não me acompanha mais a igreja. Vivo infeliz dentro de casa por que ela não me quer pra nada mais, eu tento fazer carinho nela e ela me repudia, vive no celular e não dorme mais na nossa cama.

Resposta: Infelizmente, nos dias atuais, vemos muitos se casando sem ter a ideia da concepção bíblica do matrimônio. As filosofias machismo e feminismo têm sido o estilo de vida de muitas pessoas que se dizem cristãs, ao invés de ser os ensinamentos de Jesus Cristo. Deus criou macho e fêmea. O marido deveria estar no lar como o ser masculino e a esposa como o ser feminino, sendo ambos servos do Senhor no lar, mas a Bíblia não parece representar a regra de fé em muitas famílias e isso traz perigo para a estruturação familiar.

Em sua situação, o que posso dizer é que é necessário continuar firme em sua fé. Não tenha olhos críticos contra sua esposa, entregue-a a Deus em oração. Ame-a através de atitudes de bondade, peça a Deus estratégias para mudar os sentimentos da sua esposa por você e que você tenha capacidade de entender o que a faz agir como tem agido.

Você escreveu: "Sou cristão, tenho um ministério lindo de louvor e estou passando por isso, você não faz ideia como isso doi em saber que eu tenho um chamado e isso esta assim tão difícil dentro de mim..."

Resposta: Antes de Deus criar a igreja, ele criou o casamento. Para Deus, a família é mais importante que a igreja. Tenha em mente esta ordem de valores espirituais e lute com as estratégias que encontram-se na Bíblia. Uma dessas estratégias é amar sua esposa como Cristo ama a igreja e se sacrificou por ela. Seu sacrifício não é físico; é crucificando a natureza carnal em todo tempo. Ao estar em consagração, o Espírito estará com você nesta luta.

Seu ministério de louvor é importante, mas também é importante o laço de família. Eu creio que entenda muito bem isso, e que, infelizmente, é isso que sua esposa não compreendeu direito.

Você: "... ela já pediu pra mim sair da vida dela e que não quer atrapalhar minha vida mais, ela quer que eu viva meus projetos sozinho. O que eu posso fazer se nesse caso eu fui repudiado?

Resposta: O inimigo de nossas almas não é capaz de tirar nada do servo de Deus, se o servo de Deus não quiser entregar. Lute com fé. Não esqueça que para Deus nada é impossível. Deus está ao seu lado, se sua vontade é manter sua família unida. Você deve aceitar que é a parte mais forte nesta situação e não deixar que o inimigo iluda sua esposa e a arraste para a perdição eterna.

Sei que não é fácil viver situação assim, mas sabemos que você não viveria isso se não tivesse forças para vivê-la. Deus é misericordioso e tem a vitória reservada para sua vida. Há uns 30 anos atrás, conheci um irmão obreiro cuja esposa se recusava a congregar e não o respeitava, ele persistiu em oração e dedicação ao casamento, e hoje ele tem toda a família na igreja, é um avô feliz ao lado de sua mulher, uma evangélica fervorosa, e ambos têm muitos netos.

Oramos por vocês!

Unknown disse...

Pensei a mesma coisa.Nos mulheres somos tao massacradas na sociedade,na família e agora ate dentro da igreja.Sem a mulher não há vida,parece que somos cartas fora do baralho,estamos aqui por conveniência masculina e somos descartadas quando já ñ tem utilidade.Revoltante.

Anônimo disse...

Acredito que Deus não quer a infelicidade! Ninguém vai viver obrigado com ninguém! E por isso que acontece tantas atrocidades em casamentos falidos. As igrejas podem rejeitar os divórciados,porém muito mais pecado e viver uma vida hipócrita de aparência! Graças a Deus que casar bem, pois que não casa vive um inferno! Acho que o inferno de um mal casamento já é bastante, ninguém merece ir por inferno, sendo que já vive num inferno, que Deus tenha misericórdia, dos que se acham os dono da verdade!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Anônimo (a) de 9 de novembro de 2021.

Eu creio que agora não preciso entrar em pontos bíblicos sobre casamento e separação. Há bastante conteúdo publicado neste blog. Recomendo que faça busca usando o recurso de pesquisa, que está na parte superior da página. Digite: matrimônio; e ou divórcio; e ou casamento.

A verdade está contida nas Escrituras Sagradas. Não olhe para as pessoas que apresentam a Bíblia a você, falando sobre o divórcio, como se elas pensassem ser as donas da verdade. Muitas mostram os textos bíblicos por amor a você, querendo o seu bem.

Você diz que ninguém deve viver junto de uma pessoa por obrigação. Concordo com você quando afirma que Deus não quer a infelicidade de ninguém. Mas, pense mais: dificilmente a união conjugal acontece de maneira forçada, as pessoas se casam por vontade própria. Depois, por muitos motivos, que nem sempre são conhecidos, elas mudam de ideia e se separam. E como é ruim se neste casamento já existir filhos. Acredito que toda criança merece ter um pai e uma mãe sempre por perto.

Você deve repensar sobre a frase "as igrejas podem rejeitar os divorciados." Nas igrejas, não há rejeição ao divorciado, mas ao ato de divórcio por motivos diferentes ao que a Bíblia apresenta.

Não quero me referir especificamente a você quando digo que atualmente banalizou-se a instituição do casamento. Hoje em dia o marido e a esposa se esquecem com muita facilidade sobre os votos nupciais feitos diante de Deus. "Até que a morte os separe" é dito sem nenhum interesse de cumprir essa solene promessa dirigida a Deus e ao parceiro ou parceira com quem se casa.

Jamais será correto viver como hipócrita. Não é um estilo de vida agradável a Deus e nem ao próximo. E em se tratando de pessoas casadas vivendo em crise conjugal e sem separar, só Deus sabe se elas estão fingindo. Talvez, estejam orando ao Senhor para resolver os problemas de convivência. Talvez não pensem apenas em si mesmas, optaram em empreender o exercício da fé e um esforço em benefício dos filhos.

Eu penso que quem está infeliz no casamento não deve se precipitar em querer se separar. Conheci crente divorciado, que quase derramando lágrimas confessou que se arrependeu em ter se separado, pois acreditou que o divórcio seria a solução de seus problemas existenciais e aconteceu o contrário. Tudo piorou após a separação na vida dessa pessoa chorosa. Portanto, antes de pedir separação, o mais sensato a fazer é buscar a Deus em oração, clamar para que Ele intervenha e ajude a estabilizar a relação conjugal.

Sobre o inferno, não existe nada neste mundo em que vivemos que seja comparável ao castigo eterno. A pior dor que alguém venha sentir aqui, não é nada em relação as dores que os condenados sentirão lá. O inferno é a separação total de Deus. Quem for para lá clamará sem ser atendido, sofrerá eternamente sabendo que houve a oportunidade de escapar do sofrimento sendo fiel ao Senhor aqui na Terra.

Sirva a Deus em uma igreja evangélica. Caso esteja em uma congregação que não se sinta bem, pense em servir ao Senhor em outra.

Deus abençoe sua vida. Volte a escrever aqui em Belverede.

Abraço.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o sr.