Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Edir Macedo reprovou Jesus Cristo

Em uma vigília ocorrida no ano final de 2011 na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), registrada em vídeo sem nenhuma edição, era possível ver e ouvir, em boa imagem e som, o bispo Edir Macedo pregando.

Ele afirmava, que o milagre que Jesus fez, transformando água em vinho teria sido um fato inútil para o Reino de Deus. O registro aparecia a partir de 0:24:00 e vai até 0:30:00. 

O vídeo estava através do recurso de um link direcionador... O vídeo foi deletado do canal na plataforma YouTube. Esperamos que junto com esta ação, o líder da IURD também tenha mudado de ideia sobre esta afirmação.

Tudo tem um propósito nas Escrituras Sagradas. No início da criação, o Criador instituiu o casamento. Jesus endossou a importância da instituição conjugal no início do seu ministério. Mais importante do que todos os milagres é a união conjugal entre marido e mulher, é a paternidade e a maternidade. Esse é o motivo de Jesus Cristo começar seu ministério realizando um milagre durante a celebração de um matrimônio.


Atualizado em 12 de dezembro de 2020, às 20h02.

Twitcam com Lília Paz, agora.

A conexão foi interrompida no Twitter. O conteúdo completo da entrevista, está preservado no Youtube.

"Queridos, por conta da chuva tivemos alguns contratempos aqui. Agradeço a todos pelo carinho, e logo logo irei encaminhar o link com a entrevista completa!  Deus os abençoe!" (Lilia Paz - Facebook).


Atualização: 05 de Fevereiro de 2012.

Nem tudo que parece é...

Perspectiva
Às vezes, os problemas são tão grandes! Perdemos a noção de quem somos e de quem é o Pai Celeste. Deus é maior do que todos os problemas, está ao nosso lado e em nós. No mundo, temos aflições, mas podemos superar os obstáculos porque Ele nos fortalece.

Às vezes, sonhamos com algo que parece muito importante, temos a impressão que é até essencial, mas se existir paciência, veremos qual é o seu real valor. Deus nos dirige para o melhor, porque quer o nosso bem-estar.

E.A.G.

O que é o primeiro amor? Apocalípse 2.4

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." - Apocalípse 2.1-7.
.
Muitas pessoas consideram que "o primeiro amor" seja aquele entusiamo do novo convertido. A disposição de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora é boa, mas não devemos confundir com "o primeiro amor".
.
O ânimo dos primeiros dias da conversão jamais poderia ser considerado "o primeiro amor". Podemos comparar esses dias como os dias de recém-nascidos, quando o bebê não tem capacidade de raciocinar com perfeição, não tem capacidade de articular uma só frase inteligente.
. 
Paulo, como líder de Timóteo, o instrue a não dar postos de lideranças para quem é novo convertido. Faz essa advertência porque a disposição dos neófitos é alta e admirável, porém, eles precisam de amadurecimento espiritual. Não basta as muitas atividades, é necessário ser ativo e ao mesmo tempo equilibrado, conhecedor da vontade de Deus em todas as circunstâncias da caminhada de fé, para decidir-se pelas coisas certas.
.
"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo." - 1 Timóteo 3.1-7.
.
Jesus Cristo adverte o líder de Éfeso, mas a advertência não é porque ele estaria desanimado. É sobre fidelidade e infidelidade para com o Senhor.
.
Veja que o líder da Igreja de Éféso é um religioso entusiasta:
.
• É paciente;
.
• É apologista e coloca apóstolos falsos à prova;
.
• Sofre por exercer a paciência;
.
• Desaprova as doutrinas heréticas dos nicolaitas.
.
O que seria o primeiro amor, se não é o entusiamo dos primeiros dias de conversão? "Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro" - 1 João 4.19.
.
O primero amor é o amor de Deus por nós. Deus nos amou primeiro. O amadurecimento espiritual faz com que permanecemos fiéis, mesmo que sem tanta efusão de um novo convertido. Amando ao Senhor, amamos a todos a quem Deus ama.
.
1. Quem tem o primeiro amor, não é contencioso, mas pacificador:
.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5.9.
.
2. Quem tem o primeiro amor, é praticante do mandamento do amor a Deus e ao próximo:
.
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros" - Gálatas 5:13-15.
.
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era" - Tiago 1:22-24.
.
3. Quem tem o primeiro amor, trabalha em favor da coletividade e jamais desejando o bem pessoal:
.
"O amor (...) não busca os seus interesses..." - 1 Corintios 13.4-5.
.
Conclusão:
.
São muitos os cristãos que deixam o entusiasmo dos primeiros dias de conversão, os impulsos, mas permanecem firmes na sua fidelidade com Deus, amam  ao Senhor em primeiro lugar a ao próximo como a si mesmo.
.
E.A.G.

O céu de Corinto

Foto de Katia Cristina Pereira, postada no álbum UBE Blogs, plataforma Ning.

Existe no Brasil uma cidade com o mesmo nome da cidade grega, onde no primeiro século havia uma igreja fundada pelo apóstolo Paulo. A Corinto brasileira situa-se ao norte das Minas Gerais . A Katia diz que essa cidade precisa de muitas orações.

E.A.G.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Lilia Paz: Twiticam 31 Janeiro 16 horas


Cantora evangélica, oito CDs gravados pela Patmos Music (selo fonográfico da CPAD), carioca, casada, membro da Assembléia de Deus em Itaoca, Bonsucesso, Rio de Janeiro (RJ). Contatos: lilia.paz@cpad.com.br lilia-paz@hotmail.com Agenda:(21) 2418 - 9538.



Datena é presenteado com Bíblia por Valdemiro Santiago após cirúrgia

Divulgação no site da Band

Perfil no Twitter: @DatenaOficial


O apresentador do programa Brasil Urgente passou por uma cirurgia na garganta na última quinta-feira, dia 27, no Hospital Albert Einstein.

No dia seguinte ele estava com alta médica e a perspectiva de passar quinze dias em descanso convalescente. Mas, eis que o programa veio ao ar hoje, às 17 horas lá estava ele em pé no cenário virtual. Depois, o que não é praxe, sentou-se.

A edição foi parecida como todas as outras: notícias de divórcios na classe C cujo desfecho é o assassinato da mulher pelo ex, cobertura de resgate feita pelo Corpo de Bombeiros com direito de imagens aéreas. Porém, por diversas vezes ele falou que é um homem de fé.

Chamou a minha atenção ele dizer o seguinte: "o mais importante na vida é ter fé." Sim, a fé é importantíssima, não é tudo que precisamos.

Lembrei-me das palavras escritas pelo apóstolo Tiago, capítulo 2 e versículo 19: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem". A fé em Deus é como um combustível, o tanque pode estar cheio, mas é necessário virar a chave e guiar o carro para lugares bons. Alguns não colocam o motor para funcionar, outros ligam e se dirigem para destinos que não agradam a Deus.

Ao final do programa, Datena avisou que o Apóstolo Valdemiro Santiago havia lhe presenteado com uma Bíblia Sagrada muito bonita, e que gostava do fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Datena é muito criticado, dizem que faz programa sensacionalista. No entanto, é bem mais produtivo no que tange à prestação de serviço público. São muitos os casos que há reportagem com começo, meio e fim. O problema é mostrado e o desfecho também. O público agradece.

E.A.G.

A irritada Rita Lee foi presa

Depois de muito tempo longe dos palcos, desacato contra as autoridades e apologia ao uso de maconha...
.
Em 21 de Janeiro, Rita Lee, 64 anos, afirmou que se aposentaria dos palcos. e a última apresentação seria em Sergipe. Assim anunciado, dia 28, sábado passado, a cantora fez as pedras do seu castelo de sonhos rolarem morro abaixo em sua apresentação de despedida do show business.
.
O derradeiro show deveria ser uma festa, mas o evento terminou a noite assentada em uma cadeira num distrito policial, numa sala fria, obrigada a dar explicações ao delegado.
.
A polícia se fez presente no show e deteve alguns fãs que fumavam maconha. Ela se irritou e interrompeu a música, ofendeu a tropa da PM. Enfurecida e irônica, até pediu um "baseado" para fumar no palco. Os maconheiros aplaudiram-na nessa hora mais do que quando cantou o clássico escrito por Paulo Coelho.  As autoridades permitiram que ela cumprisse o cronograma do repertório musical, depois a conduziu autuada por fazer apologia às drogas e desacatar os policiais.
.
A Polícia Militar de Aracaju afirmou  que Rita Lee, na delegacia, teria dito que houve erros de ambas as partes - dela e da polícia. Segundo o coronel Enilson Aragão, a cantora paulista pediu que "ficasse o dito pelo não dito", encerrando o caso. Mas não foi atendida, o caso será levado à sério e ela terá que arcar com as consequências dos ultrajes pronunciados contra os policiais. Ela agrediu uma tropa de 110 homens que estavam no evento para garantir a segurança dos fãs dela, ali também estavam algumas autoridades políticas.  Chamou os soldados da corporação sergipana de cachorros, cavalos, foi deselegante insultando o caráter da mãe de todos eles. 
.
.
No evento, estava presente o Governador Marcelo Deda (PT), comandante em chefe da PM do Sergipe, que muito esperto saiu do lugar, para não dar chance aos opositores políticos fazer daquele momento um mote de campanha.
.
Em seu blog, o ator Bemvindo Siqueira, que foi preso político naquele Estado nordestino nos anos de Ditadura, afirma que a cantora não é uma mente ingênua, em questões políticas. Deixa subentendido que Rita Lee tinha a intenção de transformar o show em um tumulto com pancarias, para que o caos fosse aproveitado nas eleições pelo PSDB. É sabido que cantora tem um viés contrario ao PT.
.
Em sua carreira, algumas vezes Rita Lee posicionou-se de maneira nada amistosa contra as igrejas evangélicas
.
E.A.G.
.
Consulta:
.
Terra - http://entretenimento.r7.com/musica/noticias/rita-lee-anuncia-que-vai-se-aposentar-dos-palcos-20120122.html?question=0
.
Bemvindo Sequeira - http://entretenimento.r7.com/blogs/bemvindo-sequeira/2012/01/30/rita-lee-danca-no-rock-de-sergipe/

Ofertas milionárias: atos de amor e fé?

Casa doada: Vila Lucrécia - Cuiabá.
Foto: Gerson Oliveira - Correio do Estado
Recentemente, saiu uma nota em um determinado meio de comunicação secular, o jornalista relata que em 2010 uma senhora, 80 anos, doou para uma determinada igreja uma propriedade no valor de R$535 mil. A ofertante, não possui marido e nem filhos, e os sobrinhos reclamaram a decisão dela, tentando reverter a doação. A Polícia Civil instaurou inquérito contra a pastora, beneficiada.

A nota foi reproduzida em um portal cujo editorial é evangélico. E, uma leitora cristã comentou: "Isso é estelionato, o dia que o Ministério da justiça decidir intervir em favor do povo, esta prática se acabará, e muitos pastores serão presos e de forma merecida. Isso é persuasão, o famoso 171, que só engana os incautos.  Podemos chamar isto de doações?".

Na época da Igreja Primitiva, os crentes vendiam as suas herdades e depositavam os valores aos pés dos apóstolos. Isso é relatado como avivamento espiritual nas páginas do Novo Testamento (Atos 4.37).

Não conheço o histórico do profissonal que escreveu a matéria. É sabido que existem diversos jornalistas tendenciosos. Escrevem mais factóides do que fatos.

Da mesma maneira que contrata-se alguém para trabalhar, examinando o curriculum vitae, o leitor deve levantar o histórico do jornalista, antes de aceitar o trabalho dele como confiável. Por exemplo, a mídia está repleta de ateus, que militando ateísmo tendem a pesar nas palavras contra a religião em seus artigos. Matérias destes precisam sempre serem lidas trocando o ponto final pelo ponto de interrogação. 

O caso da senhora e sua casa doada está na esfera da “suspeita” contra a líder religiosa da igreja beneficiada, ou seja, em investigação. Penso que o laudo de sanidade mental seja o caminho mais claro para dar um fim justo ao imóvel. Se a doadora está sã, a casa é da igreja e não uma herança dos parentes de segundo grau.

É claro que não generalizo. Uma maçã podre não faz o pomar sem proveito. Existem pastores evangélicos maus e jornalistas ateus contribuindo com a divulgação da verdade no cotidiano da nossa sociedade, que goza de liberdade de culto. 

E.A.G. 

A defesa do indefensável

Na semana passada, me senti fustigado. A pressão era para tomar partido contra uma certa pessoa. Não ataquei-a e nem arvorei uma argumentação favorável. Para quem acusava, disse: Não fique apenas em suas palavras de acusação. Palavras são só palavras se com elas não houver a ação. Palavras sem práticas são palavras frívolas, exerça seu direito de cidadão e formule queixa no Ministério Público. O MP é uma autoridade constituída por Deus e investigará o caso.

Diante dessa imparcialidade, usaram a frase: Você faz a defesa do indefensável. Quando leio essa frase, vem em minha mente a pergunta: defender do quê e de quem? Respondi: que defesa é essa que dá a ideia de levar o MP para devassar a vida do acusado?

A justiça que me interessa é a de Deus. Quando eu ainda era adolescente, vi um vizinho com idade próxima da minha se perder no vício das drogas. Primeiro, passou a roubar os pais para alimentar seu vício, depois as casas da vizinhança, e em seguida passou a cometer assaltos. Numa tarde ensolarada do meio da semana, a polícia surgiu no bairro, quando o viciado viu a viatura começou a correr. Atiraram nele, que estava sem arma alguma, e o mesmo foi ao chão instantâneamente desacordado. Então, um soldado desceu do carro com um revórver e um rolo de fita adesiva nas mãos, fixou a arma no tornozelo dele, rolando várias vezes a fita branca envolta da arma e da perna. Prova forjada de resistência à prisão.
.
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam" - Isaías 64.6.
.
"Abstende-vos de toda a aparência do mal" - 1 Tessalonicenses 5.22.
.
Pense naquela situação em que todas as provas levam a crer que alguém errou, mas o tal suspeito vira-se para você e diz "sou inocente". Como cristão, é o momento de lutar contra a sua carne, deter o pensamento negativo e caminhar impulsionado por 1 Co 13.5. Neste momento, é hora de amar!
.
O cristão não deve ser guiado pela vista, mas pela fé em Cristo, que nos manda amar. Amando, devemos julgar segundo a reta justiça e nunca pelas aparências. Se vivemos em Cristo, vivemos debaixo da égide do amor, que não suspeita mal contra ninguém (1 Coríntios 13.5).

Não pratico partidarismo. Não tenho legenda na política. Não tenho um time de futebol predileto. Não lustro placas evangélicas denominacionais, não me converti a Jacó Arminio ou João Calvino. Não tenho um grupinho de pastores e pregadores preferidos dentro da igreja. Mas, vivendo de acordo com a égide do amor, "nunca me alegro com a injustiça" (1 Co 13.6).

A justiça da terra não é igual a justiça divina. A terrena quer punir ainda neste tempo presente; a do céu é misericordiosa e perdoa o "meliante" arrependido e que deixa os seus delitos. A justiça de terra, prende aquele que é julgado e as provas apontam que ele é culpado. A justiça de Deus inocenta o culpado que confessa a sua culpa.

O que é ser justo diante de Deus? Não é viver sem pecado, é viver justificado pelo sangue do Cordeiro. Sim, Jesus Cristo é o Advogado de todos nós, Ele defende os indefensáveis e transforma todos os culpados em inocentes.

Todos nós somos "meliantes" diante da face dAquele que tudo vê, mas se nos arrependemos de nossos "crimes", então, somos perdoados.

"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós" - 1 João 1.8-10. 

Como é bom receber esse perdão! Vivemos na dispensação da lei da liberdade, a lei de Cristo, o Advogado que faz defesa de todos os indefensáveis. Mas, só tem direito de receber essa determinação da reta justiça quem usa a reta justiça em favor do próximo. Para receber perdão, é preciso considerar que o próximo é um pecador e perdoá-lo, agir com misericórdia.

"Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?" - Tiago 2.12-14.
.
Vivamos conforme a justiça dAquele que faz defesa dos indefensáveis! Todos somos culpados, e só seremos perdoados se perdoarmos os indefensáveis que estão em nosso derredor.
.
E.A.G.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Facebook: protestos contra o BBB


RR Soares: Barganhas, preços e dívidas

Carnalidade ao vivo: Pastor  dá  coices  feito
cavalo doido em obreiros  voluntários usando
rede nacional e internacional de televisão.
"Temos que falar a verdade. Ninguém é salvo, curado, abençoado porque é patrocinador." - RR Soares; 9h35; RIT TV via sistema NET TV.

Concordo plenamente. Ninguém compra as bênçãos do Senhor. Tudo que Deus dá é de graça.

O apresentador de programas religiosos protestantes, no ar ininterruptamente desde 1977, o mais antigo do Brasil, começou na extinta Tupi, dirigiu-se para uma telespectadora. Ela contou um milagre recebido e que ajudava financeiramente o programa Show da Fé. O depoimento da mulher fazia parte do quadro Novela da Vida Real.
.
Em seguida, Soares fez uma brevíssima pregação. Resumidamente: "Não seja infiel, não seja idiota, isso (barganhar) é o que Satanás colocou na sua cabeça. Corramos com paciência a carreira que nos está proposta, deixemos todo o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia, vamos correr a carreira que nos está preparada, sem fazer barganhas com Deus." Citações feitas: Hebreus 12.1 e Tiago 1.1-4.

Depois o fundador da IIGD cometeu a indelicadeza de repreender um obreiro diante de todos os presentes em plena transmissão nacional e internacional (Não existe amor e reunião de obreiros? Que feio para você, Missionário!).

O que o obreiro fazia? Distribuía os panfletos para assinatura da televisão de propriedade de Soares, fazia o favor a ele de fazer às vezes de vendedor de assinatura de A Nossa Televisão Brasileira.

Na sequência, Soares passou a falar o script das vantagens de assinar o sistema de televisão, A Nossa TV Brasileira, que ele alega ser o sistema de transmissão por satélite mais barato do Brasil. Acredito que seja.

Mas, você, leitor deste blog, que é morador da cidade de São Paulo e precisa comprar uma Bíblia Sagrada, e economizar na compra, saiba que as livrarias de RR Soares oferecem os preços mais caros. Se você quiser comprar um modelo da Sociedade Bíblica do Brasil, lá, poderá encontrar uma oferecida por R$ 50,00. Mas se se dirigir para a Rua Conde de Sarzedas, o mesmo modelo estará ao custo de R$ 35,00, ou menos.

Por que escrevi isso? Fiquei irritado com o desrespeito dispensado ao obreiro voluntário. Quer exigir mais dele? Pague-lhe R$ 20.000,00 ou 30.000,00 de salário. É muito? Então, abaixe os seus lucros também, porque esse obreiro repreendido por você tem o mesmo valor que você diante de Deus. 

Considerações ao Missionário:

1 - Pare de usar obreiros da IIGD, eles se propõe a trabalhar para Jesus, não como vendedores de assinatura da sua televisão. Remunere-os para fazer isso.

2 - Pare de usar obreiros da IIGD, eles se propõe a trabalhar para Cristo. Não os use na RIT e outros canais, sem remunerá-los. Não são seus escravos. 

3 - Ao menos, caso haja quem dispense receber salário, aceite trabalhar gratuitamente para você na sua televisão, pague os custos de passagens e alimentação a eles, pois se ocupam em tarefas que mantém seus negócios funcionando.

4 - Nunca use a Bíblia para defender interesses pessoais.

5 - Leia: "Ora, ao que trabalha não se lhe conta a recompensa como dádiva, mas sim como dívida" - Romanos 4.4.

6 - Medite: "A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei." -  Romanos 13.8.

O porteiro, que ninguém sabe o nome, faz trabalho voluntário, e quem  sobe ao púlpito, merecem ser tratados com dignidade e gratidão.

Textos bíblicos da tradução Almeida Revisada, Imprensa Bíblica.

E.A.G.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Prossigo Para o Alvo: Robson Silva pergunta

Perfil no Blogger: São Paulo, SP, Brazil. 38 anos, casado há 18 com Vera Carvalho, pai de 3 joias, membro da Assembleia de Deus Ministério de Cubatão; Presbítero; Líder de Missões e Superintendente da EBD. Bacharel em Direito. Servo abnegado. Editor do blog Prossigo para o Alvo.
.
Graças ao mundo virtual, tenho contato com o preclaro irmão em Cristo Robson Silva desde o primeiro semestre de 2007. Nosso contato em comum é o ilustre Pr. Carlos Roberto (Point Rhema).
.
Por algumas vezes, tive a honra de recebê-lo no Belverede, comentando meus posts. E estive fazendo o mesmo no blog dele. Para mim, essa honraria voltou a acontecer ontem, na postagem que eu escrevi sobre a lição nº 5 da escola dominical.
.
Achei por bem transformar o comentário dele e as minhas respostas em um post, assim como foi o tratamento que ele disponsou para mim.
.
_________
.
Robson: Meu prezado amigo Eliseu, Graça e Paz! É possível que minhas palavras não caibam em um único comentário então vou divídí-lo. Também sou pela moderação, pelo verdadeiro ensinamento bíblico – que é segundo a doutrina de Cristo, pela transparência na administração da "bolsa" e por uma homilética coerente e condizente com uma hermenêutica não viciada, não soberba, não interesseira, não fadada a defender um objetivo pessoal, não particular: “Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.” (2Pe 1.20).
.
Belverede: Prezado irmão, nos esforçamos para que seja assim. Anunciamos o Evangelho e porfiamos para viver o que é anunciado.
.
Realmente é importante trabalhar em favor dos interesses do reinado de Deus entre nós. Muitos entram no ministério cristão, como é o caso de um pedreiro que convivi no passado, que andava de fusquinha. De evangelista a pastor, de pastor de igreja para pastor setorial, e quando isso aconteceu se desligou da CGADB e, dizem, "vendeu" o ministério. Escândalo nacional em rede de televisão. Após isso, se arrependeu e quis reaver o que havia vendido. O povo o rejeitou, fizeram uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), aberta para os membros, e o excluíram daquela igreja.
.
Robson: 1. Por que o evangelho de Cristo precisa ser anunciado sobre uma plataforma antropocêntrica e egoísta (RECEBER) e não cristocêntrica e altruísta (DAR)? (At 20.35).
.
Belverede:  Atos 20.35 apresenta duas bem-aventuranças pronunciadas por Jesus Cristo. Daquele que dá e daquele que recebe. Ambos são bem-aventurados. Nem todos que recebem são egoístas, se seus corações são abertos ao compartilhamento daquilo que receberam.
.
Penso que é preciso cuidado ao tocar no assunto do antropocentrismo. Alguns confundem o que venha ser. Tenho encontrado quem esteja defendendo a Doutrina da Gnose em nome da prática do cristocentrismo. Escrevi sobre isso, é uma das postagens escritas como subsídio ao 1º trimestre de 2012 da EBD / CPAD. Conferir: Prosperidade Versus Doutrina da Gnose.
.
Robson:  2. Por que prosperam sobremaneira os defensores da chamada Teologia da Prosperidade a ponto auferirem para si fortunas incalculáveis, bens supérfluos e geradores de custos insuportáveis (imagina quanto custa manter uma aeronave particular, ou o IPVA de um SUV blindado), sabidamente às custas de DOAÇÕES de fiéis seguidores de suas doutrinas? (Is 55.2; At 8.20).
.
Belverede: Olhando o movimento que diz fazer apologia ao Evangelho e se coloca contra a Teologia da Prosperidade, vejo que não existe uma militância uniforme. Muitos se posicionam contra a TP. Mas quando fazemos observação e comparação geral dessa gente, eles apenas parecem um grupo, defendem e atacam  conceitos doutrinários que se chocam entre eles mesmos.
.
Sobre doações: Elas são voluntárias, feitas por pessoas maiores de idade, independentes, em um país em que há liberdade de culto. O dinheiro é do doador, que não pede assessoramento financeiro de ninguém. Quem sou eu para me intrometer nesta relação? Prefiro não opinar em vida alheia.
.
Além disso, é um preconceito pensar que os doadores são gente sem personalidade própria, uma massa da marionetes nas mãos de quem recebe as doações.
.
Sobre fortunas: vivemos num Brasil em que há um abismo entre ricos e pobres. Para uns, R$ 600,00 representa o salário mensal, para outros é o preço de um jantar na companhia da esposa na região dos Jardins, na cidade de São Paulo. Neste cenário - eu que não sou pastor e nem penso em ser - sou da ideia que o pastor deve ter uma vida digna, com um bom ganho mensal. Escrevi sobre isso detalhadamente em Dezembro de 2011: Pastor Evangélico em tempo integral.
.
Sobre aeronave e carro blindado: Cada ministro tem um ministério característico, dentro do cenário socioeconômico brasileiro, onde existem muitos com pouco e poucos com muito. Se o líder lidera uma membresia paupérrima, 50 membros, será um erro locomover-se em automóvel importado e avião. E se a membresia é abastada, em número bastante expressivo em território nacional e estrangeiros, ele não deverá locomover-se em Fiat 147. É preciso olhar os contextos.
.
Robson: 3. Por que a Teologia da Prosperidade não funciona como uma “montanha russa”, com seus disseminadores abrindo mão vez ou outra de TUDO O QUE TÊM em favor dos pobres – como os vistos no referido vídeo do You Tube – a fim de MATAR a fome dos que MORREM por causa dela? Será que DEUS não os RESTITUIRIA, cem vezes mais? (Mc 10.21).
.
Belverede: Amigo, essa ideia de abrir mão de tudo é antibíblica. Parece ter origem no catolicismo de São Francisco de Assis.
.
Jesus ensina diferente: "E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna - Marcos 10:28-30.
.
Sobre o vídeo no YouTube, fiz o seguinte comentário em Novembro de 2011: Claudio Pimenta aos trancos e barrancos. Não sei ao certo a quem o Pimenta se dirige, mas sei que existem igrejas perto da região mencionada por ele, essas que são classificadas como neopentecostais e professoras da TP.
.
Robson: "4. Por que a LEI MAIOR da Teologia da Prosperidade, a da SEMADURA, não se aplica da mesma forma aos disseminadores da doutrina? Não deveriam eles também SEMEAR proporcionalmente àquilo que colhem, preferencialmente nas vidas dos fiéis e não nos próprios bolsos ou de seus parceiros ministeriais? (Ef 4.28).
.
Belverede: Quem sou eu para dizer se fulano Y ou fulano X não pratica o ato do dízimo e o ato das ofertas? Não tenho essa capacidade para saber tudo, sou pó.
.
Sabemos que a onisciência pertence exclusivamente ao Senhor. Portanto, ambos concordamos que apenas Ele, e quem estiver gozando da intimidade de Y e X, têm condições para dizer que não ou que sim.
.
Lembro-me da época que ocorreu o grande terremoto no Haiti. Fazendo parte de uma comunidade do Orkut, encontrei um tópico com diversas pessoas criticando um determinado evangelista. Comentavam a calamidade e perguntavam, em tom de cobrança, porque o fulano X, que havia comprado um jatinho não fazia nada a respeito. Sabia que o mesmo havia enviado um grupo de socorro por conta própria, as  pessoas enviadas eram enfermeiros e médicos. Ele não fez propaganda "olhem, sou bonzinho", como fazem alguns atores de Hollywood nessas horas...  Então, o óbvio é: às vezes esquecemos que não é porque não sabemos que algo acontece, que este algo não está acontecendo ou aconteceu.
.
As igrejas que eu conheço em São Paulo praticam obras assistências. Os membros em crise financeira não são deixados em esquecimento. Mas não tenho como comentar de ministérios que não possuo informação alguma da rotina deles.
.
Eu sou da seguinte ideia: todo ofertante e dizimista precisa saber se o ministério onde contribue presta assistencialismo em favor dos membros. Se não fizer isso, ele deve mudar-se de congregação, ir para onde os pobres não são esquecidos.
.
Eu sei de líderes que "semeiam" em ministérios de colegas líderes. As ofertas vão para quem eles gostam. É assim comigo e com você também. Sua oferta não vai ao ministério do pastor que não se simpatiza. E está certo em ser assim, porque é preciso contribuir com alegria.
..
Robson: 5. É lícito, justo e ético barganharmos com DEUS a oferta ou a contribuição espontânea em favor de Seu Reino (leia-se Igrejas) na Terra, mas não em favor dos pobres miseráveis que diuturnamente morrem de fome na África, Ásia, Oriente Médio e outros rincões a fora? Não deveriam os defensores da TP organizar campanhas contra a fome, a pobreza a falta de abrigo o desemprego, ao invés de Campanhas vultuosas de R$1.000,00, R$911,00, R$900,00, R$600,00 + uma Bíblia capaz de extirpar a pobreza da vida dos fiéis? (1Tm 6.18).
.
Belverede: Ser filantropo é algo bom e bonito. Muitos ricos fazem isso para garantir uma boa aparência na foto social. Uma boa devolução do imposto de renda está garantida, uma parte do que foi volta.
.
A missão da Igreja não é levantar fundos para tentar acabar com a miséria do mundo. Paulo ensinou que os pastores devem cuidar daqueles que são servos de Jesus Cristo (1 Timóteo 5, capítulo inteiro).
.
Falamos da África, o métodoo cristão é estabelecer igrejas lá, e aos africanos que se convertem prestar a assistência social necessária. Isso acontece hoje. Mas é muito complicado. Há convertidos polígamos, com mais de uma família constituída legalmente... O problema é bem mais complicado do que imaginamos!
.
Robson: Muitas outras questões poderiam ser formuladas para refutar a Teologia da Prosperidade (não da verdadeira prosperidade à luz da Bíblia) tal como ela é apresentada e aplicada por seus defensores. No entanto, para não tornar cansativa e enfadonha a leitura vou me ater a essas somente.
.
Belverede: Sinta-se livre para se manifestar quando julgar necessário.
.
Falando do geral, não especificamente. O problema na questão dessa refutação é que muita gente não conhece a Bíblia Sagrada suficientemente para elaborar conteúdo próprio. Vemos cópias de cópias. Existem muitos "Loros Josés" por aí. Mas ninguém vê quem é o manipulador desses bonecos.
.
Outro dia, quis rastrear.  Usa-se textos de terceiros sem dar créditos... Reservei tempo, quando cheguei ao fim do fio de novelo embaraçado, descobri um site ateu como fonte, que provavelmente também deveria ser de um homossexual. A questão da preferência sexual não ficou confirmada.
.
Robson: Sabedor que sou do equilíbrio e bom senso com que debates temas tão ácidos, e da tua simpatia pelo Pr. Silas Malafaia, me antecipo em dizer que as questões acima não dizem respeito exclusivamente às suas doutrinas, mas a de todo aquele que de alguma forma defende ou pratica a TP em substituição à cruz de Cristo.
..
Belverede: Amigo, sou simpático até com os que se comportam como inimigos. Deus vive em mim. Difamaram-me? Minha oração: Senhor, me guie para encontrar pontos positivos na vida dessa pessoa para que eu possa falar bem dela sem mentir. Acusaram-me injustamente? Senhor, me ajude a não deixar crescer uma raiz de amargura e possa continuar levantando minhas mãos em seus cultos sem ira e nem contenta.
.
Sobre Malafaia. Existe alguma identificação com ele. Mas não é plena, como não é plena com ninguém. Meu coração é inteiro só para Jesus. Como me identifico? Antes de Malafaia entrar nessa briga do PL 122/2006, eu já estava dentro usando Internet. Sou um nada, e a minha militância parecia invisível naquela época. Tenho ameaça de processo por causa disso, assim como ele tem...
.
Além disso,  tendo muitos conhecidos que participam da CGADB, percebo que muitas ações contrárias a Malafaia são motivações da política eclesiásticas e a praça comercial.
.
Ele desfiliou-se da convenção assembleiana, mas muita coisa ainda está aí como ecos de braçadeiras em portas enferrujadas. Não pretendo tomar partido de um ou outro lado. E a minha imparcialidade incomoda alguns.
.
Ele é dono de publicadora de livros e lojista. O marketing negativo, tão presente no mundo secular também é usado no meio cristão. Triste!
.
A boa apologética trabalha com o conhecimento pleno sobre quem é o alvo da critica, olha o todo, e faz isso sem parcialidade, sem interesse pessoal.
.
Sem ser específico. Temos na atualidade muitos "Apologetas de Youtube". tem muita gente deixando que vídeos editados formem as suas cabeças e dirijam as suas vidas. É impressionante!
.
Certa vez, conversava com um eminente membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Ele revelou crer que o re-te-té era uma movimento de origem entre os neopentecostais, mais precisamente na Igreja Internacional da Graça de Deus e na Igreja Universal do Reino de Deus. Ledo e crasso engano! E... o tal é formador de opinião entre os assembleanos. Refutei-o!
.
Sei que se um sapatinho de fogo quiser fazer show nas reuniões da IIGD e IURD, são orientados a calar e manterem-se em seus assentos prestando atenção na mensagem. Minha refutação se confirmou dois anos depois. Edir Macedo usou o jornalismo da Rede Record para criticar o re-te-té, até considerando quem rodopia, pula, grita, como gente possessa. RR Soares também se manifestou contra publicamente, porém, com mais brandura.
.
Robson: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Rm 8.18).
.
Belverede: Amém!

Vitória no deserto - Ministério Hebrom

. R
Divulgação
.
O grupo Ministério Hebrom faz parte de Igreja Assembleia de Deus Ministério Hebrom e faz parte do staff da gravadora Patmus Music.

Fonte: Eliseu07 Rede Social com slideshow e legendas de Canal Mel Barros Demais

E.A.G.

Edméia Williams: O governo começou o que estava pronto!

"O governo é inteligente, começou pelo que estava pronto".

Edmeia Williams, falando sobre a pacificação do Morro Dona Marta, que de área dominada pelo tráfico voltou a ser lugar de domínio do governo e foco turístico. Resposta em uma entrevista concedida  ao Presbítero Daniel Sacramento, no programa Verdade e Vida, da Igreja Presbiteriana do Brasil, transmitido em 28 de Janeiro de 2012 pela RedeTV!.

A entrevistada é missionária, fundadora da instituição Casa de Maria e Marta, presta assistência social há 22 anos, para crianças, na comunidade Dona Marta, em Botafogo, Rio de Janeiro. As portas estão abertas entre segunda e sexta-feira para meninos e meninas, até 14 anos. Quando não estão na escola, recebem três refeições diárias, reforço escolar e participam de atividades promovidas pelo projeto.

E.A.G.

Resposta branda

Existe um hino que possue um verso assim: "Tenha a paciência de Jó". Eu prefiro me espelhar na paciência de Jesus Cristo.

Muitos anos atrás, algumas vezes ouvi um programa humorístico de rádio em que havia um quadro chamado Perguntas Idiotas, Respostas Cretinas.

O bobalhão:

- Por que cachorros latem?

O cretino:

- Porque você não ensinou nenhum deles a miar.

Jesus Cristo é o nosso Mestre em relações interpessoais. E nesta função se apresentou como manso e humilde. Tinha paciência para dispensar uma boa lição em todas as situações que apareciam diante da agenda diária. Agendas das pessoas que procuravam por Ele! Ele doou espaço de seu tempo, o tempo que Deus lhe deu nas 24 horas de todos os dias em que viveu na terra.

Certa vez, fui repreendido pelo Senhor. Eu não estava com paciência para compartilhar meus conhecimentos. "O pouco que você sabe é muito para quem não sabe nada". É importante compartilhar o que sabemos, principalmente os conhecimentos das Escrituras Sagradas.

Donald Weiss, escreveu o seguinte sobre relações interpessoais: O processo de mudança real inicia-se quando você reconhece que a única pessoa sobre a qual exerce algum controle significativo é você mesmo - e sabe o que é tentar mudar a si mesmo e sua personalidade. ¹ Realmente, com critério razoável, é necessário adaptar-se para ser ouvido. Ao se comunicar, Jesus usou a figura da semente entre os agricultores; da ovelha entre os pastores.

Em família:

"O homem de bem deixa uma herança aos filhos de seus filhos" - Provérbios 13.22. A maior herdade que alguém pode deixar para seus descendentes são as lições morais.

Os bons exemplos são imprescindíveis para a formação de um bom caráter dos filhos, é necessário ensinar a fazer fazendo: trabalhar dignamente; prometer e cumprir as promessas; estender as mãos a quem precisa.

Na sociedade:

"Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho" - 2 Timóteo 2.8.

Diante deste mundo em crise, das palavras ríspidas, das intrigas, contendas, setas de ódio e invejas, é importante fazer uso de todos os lugares, reconhecer os momentos oportunos, para falar do plano da salvação aos que nos rodeiam.

Seja articulador de boas respostas em todos os lugares. Na escola, no ambiente do emprego, no trânsito, nos hospitais e prisões. As almas clamam sem pronunciar perguntas sobre a existência além-túmulo.

 "Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim". Eclesiastes 3.11(ARA). Mostre para elas o plano da salvação, pois você tem a resposta na Pessoa do Espírito Santo que mora em seu coração.

Quando o ser humano está atolado no pecado, não tem forças para pedir socorro espiritual. O cristão que passa a aproveitar as oportunidades é sábio, se transforma em ganhador de almas (Provérbios 11.30).

Não se preocupe em demasia com os resultados de evangelismo, ocupe-se em se consagrar orando antes de evangelizar. O interesse maior por resultados positivos é do Senhor, e Ele fará a parte dEle.

E.A.G.


Veja outras reflexões sobre a importância da resposta branda: Belverede.
_______

1 - Donald Weiss, Convivendo com gente difícil, Círculo do Livro, 1986.



O Anticristo e os anticristos

Muita gente não compreende a razão da existência de diversos Herodes, antes, durante e depois de Jesus Cristo. Alguns confundem pensando que era apenas um.
Os Herodes eram de uma linhagem edomita de reis que dominaram a Judéia sob o governo romano:

Herodes, o grande: - 37 - 3 a.C.
Responsável pela morte dos meninos de Belém. Herodes Antipas (filho) Matou João Batista (Mc 6:14-29 e escarneceu de Cristo (Marcos 6.14-29; Lucas 23)

Herodes Agripa I (neto)
Matou o apóstolo Tiago, recebeu a glória do povo durante um discurso e morreu comido de bicho (Atos 12.1-2)

Herodes Agripa II (bisneto)
Perante quem Paulo foi julgado.

Além desses, outros Herodes, governaram a Judéia .

Eu me lembro que em escatologia, temos a abordagem dizendo que na Grande Tribulação se levantará alguém, usado diretamente pelo diabo, que será considerado o salvador da humanidade - porque resolverá os problemas midiáticos da economia global. Este, tem a alcunha de o Anticristo e será adorado pelo mundo, aceitará toda a adoração e a exigirá também.

Mas, lendo as cartas do apóstolo João, lembro-me, que entre nós, hoje, na Dispensação da Graça, há muitos anticristos. Eles usam o poder que têm para atrapalhar o crescimento do cristianismo. Às vezes é o poder político, às vezes é alguma espécie de influência social dentro do raio de ação em que vivem e convivem com cristãos. Descrevendo-os melhor: convivem contra cristãos.

A família de Herodes é um exemplo desses anticristos.

Fonte: Manual Bíblico; Halley, Henry H. via Genivaldo Tavares de Mello

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

EBD 2012 - As Bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja

A lição nº 5 da revista Lições Bíblicas  A Verdadeira Prosperidade, a ser apresentada em Janeiro de 2012, tem como título As Bênçãos de Israel e o que cabe à Igreja, comentada por José Gonçalves.

Até o momento, considero que esta é a melhor matéria da série de doze lições, como também as anotações do autor na revista Ensinador Cristão, ano 13, nº 49, página 38.

Gonçalves transcorre sobre a ordem que Abraão recebeu de sair de Ur dos Caldeus - atualmente Mugheir - às margens do rio Eufrates, sem nenhuma expectativa de receber recompensas financeiras e nem ter o endereço para onde ir (Hebreus 11.8).

É importante considerar que descobertas arqueológicas de Ur dos Caldeus revelam que a região em que Abraão habitava era uma sociedade desenvolvida e próspera. Foram encontradas muitas habitações cheias de conforto. Foi em Ur dos Caldeus que surgiu os tijolos de alvenaria, usado em todo o mundo, até os de hoje. Lá, ao contrário do restante da Mesopotâmia, haviam construções arquitetônicas de três andares e muito luxuosas.  ¹  Era a capital dos simérios por volta de 3.500 a.C.. Segundo Sir Leonard  Wooley, arqueólogo, foi encontrado na cidade muitos vestígios de uma grande enchente, que continua ainda hoje a ser investigada. ² Abraão deixou isso para trás ao atender a voz de Deus. Essa atitude lhe foi imputada como justiça.

Abraão peregrinou em busca de um lugar aqui na terra, porém, o cristão tem dupla cidadania. É cidadão da terra e do céu. Vive neste mundo com a perspectiva de ir morar com o Senhor, pela fé é um peregrino em busca de uma posse espiritual.

Nesta manhã, tive a oportunidade de conversar com uma pessoa sobre interesses materiais e interesses espirituais. Eu lembrei da questão dos graus de importância entre a primeiro e a segundo interesse. E, em determinado momento nos ativemos em Hebreus 10.32-35, o período em que os servos de Deus que se curvaram ao senhorio de Cristo sofriam perseguição feroz, perdiam bens e até a própria vida por causa da confissão de fé. Eles sabiam priorizar muito bem entre os valores das esferas no âmbito do efêmero e do eterno.

Está escrito assim: "Lembrem do que aconteceu no passado. Naqueles dias, depois que a luz de Deus os iluminou, vocês sofreram muitas coisas, mas não foram vencidos na luta. Alguns foram insultados e maltratados publicamente, e em outras ocasiões vocês estavam prontos para tomar parte no sofrimento dos que foram tratados assim. Vocês participaram do sofrimento dos prisioneiros. E, quando tudo o que vocês tinham foi tirado, vocês suportaram isso com alegria porque sabiam que possuíam uma coisa muito melhor, que dura para sempre. Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa" (NTLH).

Pela tarde, um link publicado na minha rede no Facebook me levou ao blog do Pr. Ciro Zibordi. E lá, li uma parágrafo que se encaixou no que eu havia comentado pela manhã.

É o seguinte: "Concordo que todo o extremismo é perigoso, como disse Silas. Não é porque sou contrário à teologia da prosperidade que serei, por causa disso, favorável à teologia da miséria. Afinal, a Bíblia diz que devemos nos contentar com o que temos, e não nos conformar com o que temos (Fp 4.11-13; 1 Tm 6.8-10). Conformar-se é uma coisa. Contentar-se, outra. Posso estar contente com um carro velho, pois o contentamento vem do Senhor. Mas não preciso me conformar com isso, pois Deus pode me dar um carro melhor".  ³

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

1 - Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Ur_dos_Caldeus
2 - David Conrado Sabbag, Minidicionário Bíblico, Difusão Cultural do Livro
3 - Ciro Sanches Zibordi, Blog do Ciro, Considerações sobre Silas Malafaia e a Teologia da Prosperidade, http://cirozibordi.blogspot.com/2012/01/algumas-consideracoes-sobre-o-pastor.html

Crente vegetariano e crente carnívoro (onívoro)


Antes de tudo, quero relembrar a todos que Deus é sábio. Ele criou o estômago, o paladar e as comidas, colocou o ser humano no topo da cadeia alimentar.

Tantos as carnes quanto os vegetais possuem valores nutritivos para o ser humano:

Vegetais: proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais;

Carne: água, proteína, lipídeos, vitaminas, e minerais.

Sou um cristão que come carnes e tenho total respeito pelas pessoas que escolhem viver a vida como vegetarianas. Gosto não se discute.

Sou aquele que classificam como onívoro. Isto é, eu como de tudo. Mamíferos, répteis, aves e anfíbios. Também aprecio plantas e os produtos delas: frutas, legumes, verduras, hortaliças, tubérculos. Mas, ainda não tive coragem para experimentar o gafanhoto, inseto predileto do profeta João Batista, que apesar de não comer carne, vestia-se com pele de animal. (não tenho esses sonhos de consumo alimentar e nem de moda!). Mateus 3.4; Lucas 7.33.

Apesar de me alimentar com carnes vermelhas e brancas, não sinto falta delas. Aceito de bom grado os pratos contendo vegetais e legumes. Mas também não sinto falta e nem faço questão por ter apenas eles. Aprendi que a porção mais rica nutricionalmente é o prato que contém o maior número de cores. Então, gosto mais do almoço ou jantar cuja refeição é multicolorida, não pelo sabor, mas porque sei que é o mais saudável para mim.

Ao ler a Bíblia Sagrada, eu me lembro que no princípio o Criador da fauna e da flora manifestou o desejo que o ser humano fosse vegetariano, mas depois do dilúvio determinou que comesse carne (Gênesis 1.29-31; 2.9, 16; 3.2-3). Encontramos nas Escrituras Sagradas muitos registros sobre a liberdade cristã quanto às preferências pela comida.

Não existe da parte do Senhor uma receita culinária, orientando a comer, ou deixar de comer, vegetais ou carne. Existe regramento sobre quais condições das carnes que devem ser comidas e a proibição de beber sangue.

Atos 21.25: "Quanto aos gentios convertidos, já lhes escrevemos a nossa decisão de que eles devem abster-se de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual".

Quanto à culinária, existe a proibição contra quem queira acabar com a liberdade que o cristão tem para alimentar-se. Ninguém tem base doutrinária para criar regras sobre o que o cristão deve ou não ingerir. Não há nenhuma pessoa sobre a terra com autoridade espiritual que possa apresentar base doutrinária impondo diretrizes sobre o que o cristão possa comer ou precisa evitar comer.

As Escrituras são duríssimas contra aqueles que tentam restringir a liberdade à mesa. 1ª Timóteo 4.1-5, veja: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios. Tais ensinamentos vêm de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência cauterizada e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade. Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração”.

Em Atos 10.9-16, encontramos a passagem em que o apóstolo Pedro tem um arrebatamento de sentidos e recebe uma revelação por três vezes seguidas de uma voz que lhe diz: "mata e come". A voz manda-o matar e comer animais de todas as espécies, todos as espécies de animais que a religião judaica considerava, cerimonialmente, limpos ou imundos.

Quem quer ser vegetariano, seja. Quem é carnívoro, que coma carne. Onívoros, bom apetite! Referências: Neemias 8.10; Jeremias 17.1; 29.5; 1 Coríntios 10.25.

Há proibição dos excessos alimentares. A glutonaria é pecado. Deus não aceita os glutões, sejam eles apreciadores dos vegetais ou da carne (Gálatas 5.16-23). Aqui na terra, carnes e vegetais fazem parte do cardápio do cristão, mas quando chegarmos no céu não teremos mais fome (Apocalípse 7.16).

O apóstolo Paulo defendeu a preferência e a liberdade gastronômica do cristão, portanto, que o gosto culinário de cada um não seja pretexto para contendas.

“Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu” - Romanos 14.2-3.

A única espécie de carne condenável nas Escrituras Sagradas é no sentido simbólico. O Novo Testamento usa o termo "carne" para designar o desejo do coração humano para pecar (Gálatas 5.16-23).

E.A.G.

O pastor, o evangelista e a fama

Malafaia aceita posar ao lado de
 assembleiano do ministério AD Belenzinho
 na Expo Cristã 2011 - SP
Não devemos querer agradar todas as pessoas sempre e em tudo, mas ao Senhor sim.

Cheio do Espírito Santo e de ousadia, o apóstolo Pedro disse aos religiosos judaicos que importa obedecer a Deus e não aos homens.

O contexto dessa frase sobre obediência e desobediência (agrado / desagrado) refere-se à proibição que o apóstolo havia recebido, queriam que ele parasse de pregar o Evangelho. Os sacerdotes judeus queriam impedir que a liderança cristã parasse de anunciar Jesus como Senhor e Salvador. Mas alguns interpretam a frase de Pedro equivocadamente. Usam a conotação de uma intenção de ser agradável às multidões com o objetivo de conquistar a fama pela fama, o comportamento de ser simpatico a qualquer preço para receber massagem de ego. (Atos 5.29).

Pedro, obedecendo ao Senhor, fez o papel do bom evangelista. Pregou a Palavra, desagradando os líderes judaicos e obedecendo a Deus. Com a pregação dele, o Espírito convenceu três mil pessoas de uma vez só a se tornarem servos do Todo Poderoso, e o número passou para quase 5 mil almas em pouquíssimas horas.

Em obediência a Deus, Pedro, o humilde pescador galileu, ficou popular entre os israelitas e estrangeiros, entre todos da sua geração. Conferir: Atos 2.41; 4.4.

Isto posto, vamos para a questão da administração da popularidade, surgida ao pregar o genuíno Evangelho do Senhor.

Jesus deu atenção para sua imagem. "E aconteceu que, estando ele só, orando, estavam com ele os discípulos; e perguntou-lhes, dizendo: Quem diz a multidão que eu sou? E, respondendo eles, disseram: João o Batista; outros, Elias, e outros que um dos antigos profetas ressuscitou. E disse-lhes: E vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, disse: O Cristo de Deus - Lucas 9.18-20.

Quando mais jovem, usei os púlpitos para pregar. Algumas vezes pessoas vieram a mim com um carinho imenso, dando depoimentos de fatos bons que aconteceram na vida delas por causa da ministração da Bíblia Sagrada feita por mim. Sei que foi o Espírito em mim, transfiro essa glória ao Senhor.

Imagine quem faz uso de uma televisão para anunciar o Evangelho, quantas pessoas são alcançadas e ficam afeiçoadas e gratas. Deus usa bastante os televangelistas famosos através da alta projeção  de visibilidade que eles têm.

O Evangelho produz fama aos que o anunciam. O pregador tem rosto, tem nome. Quem prega a Palavra e é usado para a libertação dos perdidos, ganha a afeição de quem foi abençoado por intermédio de seu ministério.

A fama do ministro da Palavra é inevitável quando Deus o usa. Cabe ao homem que está em notoriedade cuidar de sua imagem pessoal, com vista a não servir de tropeço a ninguém e não ser envergonhado.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" -  2 Timóteo 2.15.

Ser famoso não é uma situação má, se a notoriedade é usada para expandir a mensagem do Evangelho.

E.A.G.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O Evangelho de Cristo é poder de Deus entre os homens


Sobre o Evangelho que Jesus pregava, lembro-me da ocasião em que João Batista estava preso, e enviou a Jesus um grupo para perguntá-lo se Ele era o Messias ou não. Jesus respondeu que no ministério dEle os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam e os aleijados voltavam a andar, os mortos ressuscitavam.

Tal resposta é no sentido de que o verdadeiro ministro cristão prega com a presença do poder de Deus agindo junto com a pregação. Em outra ocasião Jesus disse que os sinais acompanham aos que creem. Referências: Mateus 11.1-6; Marcos 16.17.

Hoje em dia, vemos alguns pregadores condenarem o cristão doente que deseja a cura, dizem que a doença é uma tribulação que ele deve passar... Fim dos tempos!

Nas páginas do Novo Testamento, nenhum doente que encontrou-se com Jesus permaneceu com a doença e nenhum deles foi censurado por querer ficar são.

E.A.G.

Belverede


Atualmente, o blog Belverede recebe, aproximadamente, 1.500 à 1.000 visitantes por dia. A grande maioria de Internautas vêm até nós por meio do Google. Ficamos felizes quando uma postagem antiga - de 2007, por exemplo - recebe o comentário de alguém. É sinal que alcançamos o objetivo de construir uma Fonte de Consulta aos que se interessam pela Palavra de Deus e o círculo cristão. Somos construtores de respostas em nível atemporal. Nós estamos contentes com a situação do Belverede na Blogosfera Cristã. O Editor deste blog agradece a Deus e a todos que prestigiam este espaço da Internet.

Nossa filosofia foi apresentada quando o Belverede nasceu, em 12 de Junho de 2007. Não mudou. É a mesma de sempre. Com línguagem informal, este site tem a finalidade, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Quer refletir, informar, trocar imagens e postagens.

Dizem que a imagem é tudo. Não cremos assim, mas reconhecemos que ela é importantíssima. Se o blog tem visual ruim, ele se torna um tiro no pé do blogueiro. Mesmo que as postagens sejam bem escritas e sejam conteúdo de valor, a comunicação com os Internautas não será satisfatória para quem lê.

Pensando na satisfação do Leitor, tornar o meio de comunicação mais apreciável, ágil, independente, entramos num processo de mudança de layout. Quem nos visita diariamente já percebeu.

A intenção é melhorar mais no campo visual. Continuaremos com os tons azuis, branco e cinza, manteremos a linha abrangente de abordagens de temas e também a dinâmica de, sempre que possível, apresentar ao menos uma nova postagem por dia.

 Objetivamos apenas algumas mudanças, que consideramos como pequenas melhorias necessárias.
  
1.  As letras estão com tamanhos maiores e ganharam cores mais escuras sobre o plano de fundo, que é claro. A intenção é tornar a leitura mais agradável. O contraste mais forte possibilita isso.

2.  A listagem de tags (marcas) diminuiu, embora o número delas tenha aumentado. Retiramos do campo de visão do leitor aquelas cujos assuntos eram pessoas jurídicas e físicas. Agora só é possível encontrá-las no rodapé dos assuntos em que são mencionadas.

3. Os aplicativos que levam às redes de relacionamento estão menores.

Esperamos que gostem e sempre voltem a apreciar este trabalho.

E.A.G.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Viva a nossa São Paulo


Parabéns para você, cidade de São Paulo, por chegar aos 458º aniversário

Sim, meus parabéns pela geografia dos planaltos, vales , montes, fontes

Do chão vermelho batido, de favelas e de sonhos de Cinderela negra

Sim, grande metrópole do artesanato do índio da aldeia Jaraguá Itu

Das grades, lajes, craque-de-bola, da fumaça na Cracolândia

Dos esgotos ao céu aberto e córregos e rios canalizados

Da arte dominical em barracas na Praça da República

Riachos, pardais, cercas-vivas com  unhas-de-gato

Das bananas, laranjas, maçãs em feiras-livres

De lagos, lagoas,  enchentes - infelizmente!

Alta gastronomia, teatros, de gente feliz

De viadutos, de pontes e pinguelas

Cidade dos grandes palacetes

De alguns sonhadores tortos

“Atenção, perdeu, é assalto!”

Levante suas mãos ao alto”

Cidade do trabalho árduo

Gente trabalhadora

Da testa que sua

Gente de fé

Assim seja

Assim

É.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vivendo bem muito além dos 40



“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios” - Salmo 90.12.
Quando éramos crianças, olhávamos para cima e víamos os adultos como seres velhos. Não importava qual a idade. Hoje, amadurecidos, percebemos que tínhamos uma cabecinha limitada, que não sabíamos julgar a situação, não tínhamos a consciência devidamente preparada.
O sonho de muitos é ter uma cabeça madura num corpo eternamente jovem. Quem dera houvesse a fonte da juventude! Não é?
Mas, penso que a vida que mais nos interessa é a espiritual. Que o renovo do Senhor esteja sempre presente, junto com todas as misericórdias do Senhor a cada amanhecer. Assim, os anos passarão, e seguiremos com Cristo para muito mais do que 40 anos.  Assim, todo o futuro nos encontrará estando muito bem.

Que dia após dia tenhamos paz com Deus, paz com as pessoas de perto e de longe, paz com a natureza e paz interior.
E.A.G.

Prioridades cristãs


Lembrem-se disso

1. Antes da política eclesiástica, a igreja.

"Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao SENHOR" - Salmos 134.2.

"E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia" - Atos 18:22.

2. Antes da igreja, a família.

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis" - Provérbios 24.3-4.

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" - 1 Timóteo 5.8.

3. Antes da família, a fé em Jesus.

"Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" - Gálatas 3.26.

"A fé que opera pelo amor" - Gálatas 5.6 b.

Conclusão:

É a fé que nos impulsiona a amar ao Senhor e ao próximo. Sem essa fé não somos vistos pelo Criador como filhos de Deus. Então, que haja priorização de ações de amor em tudo e em todos os lugares que colocarmos as plantas de nossos pés.

E.A.G.