Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Rob Bell e as três chamas do amor: raya, ahava e dod

Na proximidade de Natal, e outras épocas, como o Dia dos Namorados, muitas pessoas demonstram mais sensibilidade, querem um amor “para chamar de seu”. Neste desejo, nem todas vão buscar a pessoa querida em lugares ideais. Muitas escolhem métodos equivocados para procurar acabar com a solidão. Mas, à parte essa questão de erros e acertos, ter o interesse é um grande primeiro passo para encontrar um relacionamento importante.

Na Bíblia Sagrada, o livro Cânticos do Cânticos de Salomão reúne belíssimos poemas românticos da poesia oriental. Belas estrofes que expressam a relação amorosa em estado de reciprocidade de sentimentos, a evidência da alegria de um casal unido pelo amor verdadeiro.

Quando existe verdade no amor entre o casal, o namoro sempre chega ao ponto em que surge a ideia do matrimônio. O rapaz quer casar-se, mesmo que não considere estar preparado para esse passo tão importante em sua vida. E a garota também quer.

Raya, Ahava  Dod

O pregador americano Rob Bell produziu um DVD, intitulado As Três Chamas do Amo. A mensagem apresenta três aspectos fundamentais para que o relacionamento seja saudável e sempre amoroso. Bell toma como base o livro Cântico dos Cânticos, que descreve o amor de Salomão pela Sulamita, e o contrário também. Ele usa as três palavras hebraicas para definir o amor, que é sempre um sentimento pulsante e atual. Segundo ele, as três palavras hebraicas -  raya, ahava e dod - descrevem três dimensões do amor.

1. Amizade 

A palavra hebraica usada pela primeira vez para descrever o amor no livro Cântico dos Cânticos é "raya", cujo significado é ser um amigo, um companheiro ou alma gêmea (Cântico dos Cânticos 4.7). A companhia que queremos para a jornada da vida deve ser especial, deve ser o nosso melhor amigo (a). 

2. Profundo afeto / compromisso

A segunda palavra hebraica “ahava". Ela significa uma profunda afeição. É o desejo incontrolável de estar com a outra pessoa. Sentimento que faz coração sofrer de saudade.

“Ahava” é o ingrediente sólido na relação do casal. Um sentimento muito forte de afeição na relação de um homem com uma mulher. Amor voluntário, mais intenso do que o sentimento romântico fugaz. Amadurece o relacionamento, provoca o desejo de estar junto para o resto da vida. É o comprometimento que faz perder o interesse pelo passado, os momentos anteriores em que não estava relacionado com quem está agora.

Este tipo de amor é uma escolha firme de estabelecer e solidificar uma união estável. Há cumplicidade, o amparo mútuo, o auxílio em reciprocidade voluntária.

O casal de Cântico dos Cânticos experimenta o estado do amor / “ahava”, ele é descrito como mais forte do que a morte (Cânticos 8.7).

3. Paixão

A terceira palavra é dod, que significa paixão. É o estágio da união de corações, do romantismo das carícias mútuas, da atração física, da satisfação, do prazer consumado. Tempo de festejar.

Conclusão 

Rob Bell descreve estas três características do amor como três chamas distintas. Cada uma é um fogo diferente.

Uma pessoa pode se contentar com uma dessas chamas em seu relacionamento, apenas com chama da paixão / dod, sem considerar que ela representa apenas uma parte do amor. Quando este sentimento está isolado causa sofrimento. É possível manter o fogo aceso, mas jamais ele resolverá o problema da dor na alma.

O segredo para estabelecer um relacionamento feliz é manter as três chamas acesas em um único facho. Transformar amizade, compromisso e paixão em um único luzeiro, as três chamas juntas se transformam em uma única chama, porém, maior, mais quente. A labareda de fogo é capaz de aquecer o coração e satisfazer as necessidades da alma. “Qualquer coisa menos do que isso é viver abaixo da qualidade de vida que o casal está destinado a viver em uma relação matrimonial”, diz Rob Bell em seu vídeo, Ele conclui: “A boa notícia é que se em seu relacionamento estiver faltando uma das chamas, existe a chance para acendê-la e agrupá-la com as outras.”

E.A.G.

Confira o vídeo, produzido pelo ministério Nooma, em legendas no idioma português, cujo título é Chama / Flame. Três descrições para amor em hebraico, por Rob Bell

_________

Rob Bell pronunciou-se afirmando acreditar que o inferno não existe. Este blog não compactua com tal posicionamento.

Um comentário:

Maah disse...

Muito bom esse texto!!!
Uma aula para os solteiros e casados, com a benção do SENHOR o relacionamento é muito mais feliz, abençoado e com certeza, para a vida inteira. = )

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.