Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 22 de dezembro de 2012

Planos de leituras da Bíblia Sagrada


Ano novo em nossas vidas, ótima oportunidade de ler, ou reler, a Bíblia Sagrada inteira.

A experiência em possuir o conhecimento do texto bíblico é importante. Sem exagero, se deixamos a Palavra de Deus entrar em nossos corações, criamos um marco divisório em nossas vidas. Podemos dizer que a vida se divide em antes e depois da leitura.

Nas livrarias evangélicas, encontramos muitos exemplares da Bíblia Sagrada com apêndices que contêm Plano de Leitura. De posse deles, a leitura torna-se mais prática, pois a cada capítulo lido o leitor faz marcação e tem visão abrangente do seu avanço.

Na Blogosfera Cristã, temos um ótimo artigo, de autoria de André Sanchez. No blog Esboçando Ideias, ele publicou um artigo aos interessados, elaborou seis opções para baixar em PDF quadros de marcações de leituras. Então, é só pegar a impressão e colocá-la dentro da Bíblia, para na medida em que se ler anotar o que leu.

O site Bíblia Online Net oferece aos internautas alguns Planos de Leitura. Além disso, é possível ler em companhia de outros leitores, em um espaço de comunidade virtual, e escolher a versão predileta com e sem áudio.

É possível ler de duas maneiras: devocional e sistemática. São dois métodos distintos e necessários que todos os cristãos precisam experimentar.

Através do método devocional geralmente o leitor não tem pressa. É meditativo, contemplativo. Lê e ao mesmo tempo ora. O processo é semelhante ao diálogo com Deus.

Pelo processo sistemático o leitor absorve os detalhes gerais, enfatiza todos os detalhes que envolvem o texto bíblico. Estuda a vida do escritor do texto, leva em consideração o contexto histórico, a arqueologia e geografia bíblicas; analisa a etimologia de vocábulos e compara traduções.

Vamos (re) ler a Bíblia Sagrada em 2013!

E.A.G.

Nenhum comentário: