Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Bíblia de Estudo com reflexões de Martinho Lutero

Peça promocional: Revista A Bíblia no Brasil - n° 237 - outubro/dezembro 2012- ano 64A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), escolheu o mês da celebração da Reforma Protestante - celebrado em 31 de Outubro - para oferecer uma edição especial da Bíblia Sagrada. 

A Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero traz cerca de 900 comentários selecionados do teólogo. A obra está voltada para a compreensão histórica e exegética dos textos bíblicos, também, para a orientação pastoral e prática.

A seleção foi elaborada por estudiosos especialistas no vasto acervo deixado por Lutero, que há alguns anos estão sendo vertidos ao idioma português. Foram escolhidas reflexões que estivessem relacionadas direta ou indiretamente ao texto bíblico, a partir de obras de Lutero publicadas em português pela Comissão Interluterana de Literatura (CIL), instituição formada por representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Entre elas estão: o devocionário Castelo Forte, de 1983; a obra Pelo Evangelho de Cristo, de 1984; e a coleção Martinho Lutero – Obras Selecionadas, volumes 1 ao 11. Única no mundo, a Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero oferece recursos que contribuem para pregação do Evangelho e edificação da Igreja cristã.

Os textos que compõem os auxílios estão impressos em marrom. Há notas textuais e referências cruzadas, prefácios ao Antigo e Novo Testamento.

Na parte de apêndices: prédicas semanais sobre Mateus 5—7 (prefácio); o capítulo 15 de 1 Coríntios (prefácio); comentário Gálatas (prefácio); artigos Breve Instrução Sobre o que se Deve Procurar nos Evangelhos e Esperar Deles, e, Catecismo Menor aos Pastores e Pregadores Indoutos; hinos compostos por Martinho Lutero; biografia resumida de Martinho Lutero; glossário; índice remissivo. 

Foram escolhidos textos em que Lutero fez referência de alguma passagem bíblica para fundamentar seu pensamento, e textos em que Lutero não faz relação direta com uma passagem bíblica, mas que se ligam por uma afinidade do tema. Também, foram feitas pequenas adaptações ou acréscimos de uma explicação inicial em itálico em textos que, quando retirados de seu contexto, não poderiam ser compreendidos. O leitor encontra a fonte de onde o texto foi extraído.

Pode-se dizer que, devido a experiência pessoal e avassaladora de Lutero com a mensagem de Cristo, encontrada na Bíblia, a cristocentridade caracteriza o seu ponto de vista. Os textos da Bíblia Sagrada com Reflexões de Lutero foram escolhidos colocando em destaque a ênfase cristocêntrica de Lutero. 

De acordo com o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer, a contribuição de Lutero na caminhada do cristianismo é reconhecida de forma universal.

A edição usa a tradução bíblica Almeida Revista e Atualizada. 

O lançamento será em 23 de Outubro, em Porto Alegre na Comunidade Evangélica de Porto Alegre (CEPA).

E.A.G.

Consultas em:

Revista A Bíblia no Brasil - nº 237 - outubro/dezembro de 2012 - ano 64 (SBB)

Nenhum comentário: