Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vivendo a paz do Senhor

No começo dessa semana ouvi uma canção entoada por um cantor evangélico, o Thalles Roberto, cujo refrão é: “É fácil demais viver em paz, a gente é que complica tudo”. Gostei da música. Então, depois fiquei só, analisando o quanto a letra tem de conteúdo bíblico. E concluí que ela tem uma mensagem embasada nas Escrituras Sagradas.

Jesus veio trazer paz para a terra? 

Em Mateus 10.34-38,  Jesus Cristo diz que não veio trazer paz à terra, mas sim a espada, que ninguém que amasse mais ao pai, mãe e filhos, mais do que a Ele seria digno dEle. No primeiro momento esta passagem bíblica parece ser uma contradição mas não é. Jesus, o Prícipe da paz, abordava uma situação extrema em família. Ele falava sobre a questão do amor a Deus, que precisa ser o primeiro em nossos corações. Em caso de pais descrentes, ou qualquer outra pessoa, insistir para que o crente pratique o pecado, a única opção do crente é se opor a essa orientação e obedecer a Deus. É preciso levar em consideração que a paz desse mundo é momentânea, tem um fim, e a paz de Deus é eterna. Não é atitude inteligente optar pela paz que se acabará havendo a possibilidade de escolher a paz ao lado de Deus na etermidade. 

Se, como uma pessoa casada, estiver vivendo em um lar com descrente, use a sabedoria e a fé para abençoar o casamento:  

"Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos" -  1 Coríntios 7.14.

É mandamento do Senhor manter o consenso de fé no lar, desde que esse comportamento não fira os princícios cristãos. O crente em Deus deve praticar o amor em casa: o marido deve amar a esposa e vice-versa; os pais devem tratar bem seus filhos e todos os filhos devem honrar e obedecer aos seus pais (1 Timóteo 5.8; Colossenses 3.17-21; Efésios 5.25-30; 1 Pedro 3.5-7; Efésios 6.1).

A paz do cristão

Jesus evangelizou a paz e devemos fazer o mesmo (Efésios 2.17).

Jesus é a nossa paz e também deu a paz de uma maneira especial aos que creem em Deus, e devemos nos esforçar para mantê-la: Efésios 2.13-16; Romanos 5.1-2; João 14.27; Romanos 13.1-10; 1 Timóteo 2.1-4; Romanos 18.18-21. 

 "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" - Romanos 5.1-5 (NVI).

Manutenção da paz com Deus

 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?” – 1 João 4.20.

 A prática do amor a Deus está associada ao amor ao próximo, pois deixar de amar o semelhante significa desobedecer a Deus. Amar ao Senhor e ao semelhante nos proporciona a paz com Deus e também com o próximo. A desobediência ao Senhor é pecado, e o pecado cria a falta de paz entre nós e Deus. 

 No domingo próximo passado, educando crianças em casa, disse a elas: “Nunca diga nada sobre uma pessoa que estiver distante se vocês não puderem dizer o mesmo quando ela estiverem perto escutando o que vão dizer”. Por quê? Porque aproveitar a ausência para dizer algo desse gênero é agir com falta de amor ao próximo; e deixar de amar o próximo também é deixar de amar a Deus  (Romanos 15.9). 

E.A.G.

Um comentário:

Lamarque Bezerra disse...

parabéns pelo seu espaço. prossiga investindo nele, está muito bom. já estou seguindo seu blog. abraços lamarque

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.