Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 22 de julho de 2012

EBD 2012 - Vencendo as Aflições da Vida: superando traumas da violência social

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) propôs aos alunos de escola dominical, nas faixas etárias de jovens e adultos, um tema bastante difícil de ser lecionado e aprendido. É preciso, mas não é agradável estudar sistematicamente sobre as aflições dessa vida.

Quando o aluno absorve a lição, tal qual a ingestão de uma vitamina amarga, o que é aprendido faz grande efeito positivo, fortalece o discípulo de Cristo. Depois que ele entende a razão de haver adversidades, o que provoca a maré em contrário, a dificuldade de encontrar o céu de brigadeiro, tem condições de agir corretamente para defender-se das contrariedades. Ao empreender ações corretas em horas certas, suas chances para receber a vitória, experenciar tempos de satisfação, serão maiores.

1 - Quem somos em meio às aflições?

O apóstolo João comentou sobre as lutas. Mas ele observou as situações adversas pelo prisma de Cristo: a vitória.

"Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" -  1 João 2.12-14.

2 - A fé e as obras

O cristão vive pela fé e o certificado de que a fé está viva são as obras (Habacuque 2.24; Tiago 2.26).

Quais obras? As Escrituras Sagradas são uma coleção de 66 escritos, livros e cartas, que representam para nós o que Deus diz. Nenhuma afirmação bíblica está registrada sem motivo. A Bíblia é um tratado para aplicação pessoal. É preciso ler, orar, agir. Os mandamentos são para serem seguidos e as afirmações, verdadeiras, cridas e praticadas.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." - João 14.12-14.

Na semana passada, eu entreguei para duas pessoas aflitas o mesmo recado. Disse-lhes que o Filho de Deus deixou à Igreja a autorização para usar o nome dEle para retirar as "montanhas" que nos causam aflições (Mateus 21.21; Marcos 11.23). Por meio do Espírito Santo, o Senhor entregou nove dons sobrenaturais para a edificação da Igreja. Sim, eu e você podemos repreender todos os males que nos afligem usando o poder que há no nome de Jesus Cristo. Usemos! Confira: 1 Coríntios 12.9, 28.

Talvez, apesar de tudo isso que está escrito sobre quem é você na esfera espiritual ainda olhe-se no espelho e não encontre a face de uma pessoa capaz de superar situações traumáticas. Os traumas da alma fazem seu semblante cair, descrer que é uma pesso vencedora. A dor sentimental é grande, turva a sua constatação da realidade.

O que fazer quando olfato, o tato, o paladar, a audição e a visão do praticante da Palavra de Deus às vezes não apresenta a verdade sobrenatural que a autoridade do nome de Jesus realiza? Nestes momentos é necessário negar-se a si mesmo, resistir ao mal, crendo que Deus não mente. Não siga adiante se deixando guiar pelos sentidos naturais, abrace a Palavra de Deus com fé e pratique-a.

Jesus disse que quem crer faria obras maiores que Ele, e você é um crente.

E.A.G.

Veja neste blog: Estupro - Verdades e Mentiras, a realidade entre estuprador e vítima.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.