Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EBD 2012 - As aflições da viuvez

A legislação hebraica sempre se mostrou atenciosa com as situações de desamparo, os casos de viuvez das mulheres e orfandade infantil e a condição dos estrangeiros. As pessoas dentro dessas situações sociais eram alvos de provisões especiais (Deuteronômio 14.29; 16.11, 14; 24.17; Jeremias 7.6). Antes do estabelecimento do código mosaico, já havia entre os israelitas a preocupação com essa gente (Gênesis 38).

Ao longo das páginas bíblicas veterotestamentária encontramos Deus prestando cuidado com as pessoas que passam privações, sendo a viúva o símbolo mais forte do desamparo social, pois elas eram desprezadas pelos homens (Salmo 68.5; 146.9, Provérbios 15.25). Prestar socorro a essas mulheres era comparado ao exercício da verdadeira religião e fustigá-las tinha como consequência ser severamente penalizado (Jó 29.13; Isaías 1.17; Salmo 94.6, 23; Malaquias 3.5).

O Novo Testamento também faz menção aos desamparados, os apóstolos lembraram-se das mulheres a quem o marido morreu e não tornaram-se a casar e criaram o ministério de socorro a elas (1 Timóteo 5.3, 14, 16; Tiago 1.27).

Ao longo de cinco anos escrevendo neste blog, escrevi sobre a a relação da viúva na igreja muitas vezes. Agora, escolhi dois artigos para servir de subsídio aos estudantes das Escrituras Sagradas, que fazem uso da revista Lições Bíblicas (CPAD), cujo comentarista é Eliezer de Lira e Silva. O assunto será pauta nas aulas referentes à lição 5, apresentação em aula de 29 de Julho de 2012. 

Assistência social na igreja

É importante deixar claro que o Novo Testamento ensina aos líderes da Igreja que eles devem priorizar os necessitados que são membros, aqueles que demonstram ser fiéis a Deus. Leia o artigo por inteiro: Belverede 

O valor da oferta da viúva pobre

Jesus, observando a viúva, depois disse aos seus discípulos que ela havia dado da sua pobreza, o que muitos acabam interpretando como se fosse muito menos do que realmente era. Cinco réis fazia parte da moeda romana, e equivalia a um dia inteiro de trabalho! Confira a íntegra do artigo: Belverede

E.A.G.

Nenhum comentário: