Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EBD 2012 - As aflições da viuvez

A legislação hebraica sempre se mostrou atenciosa com as situações de desamparo, os casos de viuvez das mulheres e orfandade infantil e a condição dos estrangeiros. As pessoas dentro dessas situações sociais eram alvos de provisões especiais (Deuteronômio 14.29; 16.11, 14; 24.17; Jeremias 7.6). Antes do estabelecimento do código mosaico, já havia entre os israelitas a preocupação com essa gente (Gênesis 38).

Ao longo das páginas bíblicas veterotestamentária encontramos Deus prestando cuidado com as pessoas que passam privações, sendo a viúva o símbolo mais forte do desamparo social, pois elas eram desprezadas pelos homens (Salmo 68.5; 146.9, Provérbios 15.25). Prestar socorro a essas mulheres era comparado ao exercício da verdadeira religião e fustigá-las tinha como consequência ser severamente penalizado (Jó 29.13; Isaías 1.17; Salmo 94.6, 23; Malaquias 3.5).

O Novo Testamento também faz menção aos desamparados, os apóstolos lembraram-se das mulheres a quem o marido morreu e não tornaram-se a casar e criaram o ministério de socorro a elas (1 Timóteo 5.3, 14, 16; Tiago 1.27).

Ao longo de cinco anos escrevendo neste blog, escrevi sobre a a relação da viúva na igreja muitas vezes. Agora, escolhi dois artigos para servir de subsídio aos estudantes das Escrituras Sagradas, que fazem uso da revista Lições Bíblicas (CPAD), cujo comentarista é Eliezer de Lira e Silva. O assunto será pauta nas aulas referentes à lição 5, apresentação em aula de 29 de Julho de 2012. 

Assistência social na igreja

É importante deixar claro que o Novo Testamento ensina aos líderes da Igreja que eles devem priorizar os necessitados que são membros, aqueles que demonstram ser fiéis a Deus. Leia o artigo por inteiro: Belverede 

O valor da oferta da viúva pobre

Jesus, observando a viúva, depois disse aos seus discípulos que ela havia dado da sua pobreza, o que muitos acabam interpretando como se fosse muito menos do que realmente era. Cinco réis fazia parte da moeda romana, e equivalia a um dia inteiro de trabalho! Confira a íntegra do artigo: Belverede

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.