Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 17 de julho de 2012

Altos e baixos na vida de pastor evangélico

Não sei bem o motivo, mas dentro das igrejas evangélicas existem pessoas que têm a falsa sensação que pastores possuem uma aura sobrenatural, há quem pense que eles estão em um patamar superior de humanidade e santidade, e, nesta posição acima, são gentes que não passam pelos mesmos problemas que a membresia vive. 

Sei bem que a realidade não é assim, e é importante que os cristãos não possuam uma expectativa fantasiosa sobre os líderes. A liderança cristã está dentro da situação descrita nas Escrituras Sagradas, por Jesus Cristo e pelos apóstolos.

Jesus disse para todos, inclusive para pastores : “No mundo tereis aflições” – João 16.33.

Os apóstolos Paulo e Barnabé disseram sobre eles: “Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões...” – Atos 14.15. 

Tiago lembrou o seguinte sobre um grande profeta do Antigo Testamento: “Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós...” – Tiago 5.17. 

O fato de servir a Deus em posição ministerial importante, ter o dom da palavra e outros dons espirituais, não blinda o servo de Deus de sofrimentos e de tentações. Cabe a cada um exercer a fé e manter-se consagrado, negar suas paixões e produzir o fruto do Espírito. Não basta ser líder religioso para estar de bem com Deus.

A religião que praticamos deve ser pura, só assim conseguimos agradar ao Senhor. E qual seria a maneira de praticá-la? Sendo uma pessoa dedicada, querer e viver conforme as determinações da Palavra de Deus. Como fazer isso? Amando o próximo, atendê-lo em suas necessidades, e evitando praticar os pecados que este mundo incita a praticar e classifica como ações naturais e atitudes aceitáveis da vida moderna.

4 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Elizeu Gomes,

Graça e Paz,

Em meio a tantas distorções a respeito de muitas coisa aqui na net, acabo de ler um artigo sensato e realista.

Em que pese, mesmo os pastores midiáticos serem alvos de muitas lutas, as quais são do tamanho do seu status, a grande maioria dos líderes estão envolvidos grandes lutas do dia a dia, se sem com isso contarem o bônus e status que aqueles tem.

Como estamos no Brasil, me parece pertinente fazer aqui uma má comparação:

Essa história de que todo pastor vive numa boa, me parece igual a que todo jogador de futebol é milionário, quando na realidade a maior parte deles no Brasil paga para jogar ou quando muito ganha um salário mínimo, mas nossa visão atenta apenas para os midiáticos.

Além das questões naturais da vida, grande são as batalhas guerras espirituais pelas quais passam um pastor, e essas, geralmente somente são visualizadas pelos espirituais. Os carnais só conseguem enxergar as benesses materiais, quando existem.

Oremos pelos pastores do Brasil!

Parabéns pela abordagem!

Saúde & Paz!

Seu conservo em Cristo,

Pr. Carlos Roberto
www.pointrhema.blogspot.com

Irismar Oliveira disse...

Acredito que em muitos caso essa visão que muitos tem do líder é formada pelo próprio líder que passa essa ideia para a igreja de que ele é um "SUPER -HOMEM" que sempre está disponível, forte, que não tem fraquezas, que tem limitações, não fala sobre isso com seus liderados, então essa ideia vai sendo formada no dia a dia, só que o líder é um ser humano que esta em processo de crescimento como todos os filhos de Deus que depende da graça para viver. Muitos não comunicação suas necessidades com seus membros,mas sempre estão disponível e "preparado" ajudar, aconselhar e orar pelo necessitados.Sei que um líder não pode viver falando sobre suas fraquezas e necessidades em cima de um púlpito, mas não pode deixar de ensinar que ele é humano que depende da graça como todo filho e se ele é um líder TUDO deve-se a GRAÇA de Deus!!

UM belo dia !!

Unknown disse...

Bela postagem...Muito coerente!Parabéns amigo

Mara Lilian disse...

Pastor não é super-homem como erroneamente pensam alguns.

Muito bom o texto, Eliseu!