Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 3 de junho de 2012

Opinião cristã - silenciar ou falar em hora errada


Opinião. Ao cristão, quanto vale ter e manifestar uma opinião? Eclesiastes 3 nos manda falar e também calar, porque ficar calado é tão importante quanto falar. Mas, cada uma dessas duas ações possui seu momento ideal e são extremamente eficazes quando aplicadas corretamente.

Saber usar o tom, momento e direção corretamente para opinar são características de sábios. Muitas vezes testemunhei pessoas irritadas, em fila de banco, a reclamar com o funcionário operador de caixa pela demora. O pobre atendente não é capaz de resolver o problema. Esse modo de enfrentar a situação dificilmente desemboca em solução. A pessoa com autoridade para solucionar é o gerente da agência e é para ele que o cliente incomodado deveria manifestar o descontentamento.

Certa vez, ouvi um depoimento sobre determinado evangelista, que em uma viagem de trem por acaso encontrou-se com um ateu. Eles conversaram bastante, até que entrou o assunto Evolução Versus Criação e iniciou-se um debate. Ele seguia o translado acompanhado de um jovem, que ficou bastante admirado ao perceber que o evangelista não apresentava diversos argumentos sobre o tema que dominava muito bem. Quando saltaram do trem, o jovem lhe perguntou a razão para não apresentar tudo o que sabia. E ouviu: "Meu amigo, meu interesse não era ganhar o debate, mas a alma daquela pessoa para Jesus. No momento ideal o informarei."

A música possui sete notas. Para que seja possível haver melodia e harmonia musicais, entre as notas são postas o silêncio, chamado de tempo. Assim como na música, em nosso cotidiano existe tempo para falar e tempo para manter-se calado, cada qual em seu momento para que o resultado final seja excelente. Mas muitas vezes o capricho que temos para manter nossa imagem em posição de superioridade, nos tornamos incômodos e pedras de tropeços. Destruímos os momentos que nos são postos para silenciar. Estragamos os planos de instrumentalização que  Deus traçou em nossas vidas porque abrimos a boca fora do momento oportuno.

Nem sempre é momento para calar, assim como nem sempre é preciso emitir o parecer. Quantas vezes nos adiantamos e o que pensamos é apenas presunção do saber e falamos equivocadamente? E quantas vezes somos guiados pela opinião pública, que não é o conceito de Deus para o que pensamos de maneira coletiva, e nos silenciamos quando precisávamos manifestar o conteúdo da Palavra de Deus exatamente como ela é?

A opinião cristã não será aceita e respeitada se dita em momento que o correto seria calar. O evangelista fora de hora será visto como alguém chato, inconveniente, inconsequente. Em outro extremo, também de nada valerá ter a Palavra de Deus no coração, guardá-la para si e apenas falar sobre outras coisas conformadas com as ideias que estão em curso neste mundo.

Os momentos de silêncio são úteis. A quietude é a grande oportunidade de buscar a direção na Palavra dinâmica e eterna de Deus, que é a Bíblia Sagrada - o livro mais lido e vendido em todo o mundo contemporâneo. Lê-la supera todas as expectativas do leitor que entra em contato com ela de coração aberto, pois é o manual que é um manancial de lições importantíssimas para todos os seres humanos. Ao contrário dos livros seculares, a Bíblia é muito mais do que uma profusão de páginas cheias de métodos e teorias, ela é a ferramenta essencial de todos os cristãos. Por meio da leitura devocional e sistemática, é possível ter contato com fontes de inspiração que desenvolvem as aptidões do cristão e assim fazer com que possa destacar-se eficazmente na área de comunicação como evangelista. A Bíblia ensina como proceder em todas as situações, apresenta princípios essenciais para quem deseja enriquecer-se com experiências cristãs, proporciona discernimento para agir corretamente em todas as atividades e produz profundo crescimento espiritual, dando suporte para agir com ousadia sem comprometer o testemunho cristão eficaz.

Enfim, a lâmpada não brilha eficazmente debaixo do sol, e o sal deve ir à panela de acordo com a recomendação da receita culinária. É preciso orar e pedir sabedoria ao Senhor para viver em nossa geração como sal e luz apropriados às necessidades, salgando e iluminando de maneira exemplar.

E.A.G.

16 comentários:

Unknown disse...

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Tiago 1:19-20
Irmão,
Se nós olhássemos para as discussões que gerou uma contenda, que gerou uma briga que finalizou em uma intriga.
Nós pensávamos duas ou mais veze antes de falar alguma coisa principalmente quando for falar com alguém, que só por algum momento, a forma de pensar não se encaixou com a do outro, principalmente quando estamos falando da Palavra de Deus.
Precisamos ter sempre no coração Deus é que me justifica, se vejo um irmão que andávamos juntos na mesma forma de pensar e por algum momento da vida ele deixou de andar conforme andávamos, temos que ter cuidado para não agir rápido demais e o que eu estava certo, por falta de paciência, entro em discussão que pode em vez de ajudar vou me afasta se mais ainda daquele irmão.
Vamos falar a verdade, mas tem que vim recheado com o Amor de Deus, caso contrário é obra da carne e termina em divisão que não é bom.
Abraços,
Irmão Gois

Pensador Livre disse...

Parabéns pela postagem. E é oportuna também, pois vivemos uma época em que há pouco amor no mundo, inclusive na igreja. O evangelho hoje é propagado muitas vezes para garantir pontos com Deus ou medo do inferno (evangelismo egoista) ao invés de amor ao próximo. Amar significa engolir sapos também, significa abaixar a cabeça algumas vezes, visando algo maior que é a salvação de uma alma. Ótimo texto, parabéns! Deus abençoe.

Jefferson Marques e Tainá Moreira disse...

Com certeza Deus nos dê sabedoria para saber a hora certa de se manifestar!!!

Rosângela Oliveira disse...

É maravilhoso saber que existe tempo determinado pra tudo, então precisamos pedir sabedoria a Deus pra saber a hora de falar do seu eterno amor, até pra não lançarmos pérolas aos porcos!

PAULO SOBRINHO disse...

Realmente assim é. É necessário usarmos a guia do espírito santo, o qual nunca erra e sempre sabe operar no tempo certo. mas na ãnsia de ver alguém convertendo-se ao Evangelho da salvação, muitos não esperam o momento certo.
No tempo em que vivemos, oremos para que Deus d~e mais liberdade para os eus evangelistas e missionários.

debora de souza freitas disse...

Deixa Deus agir no teu silêncio com o silêncio dele e verás que o fracasso vira vitória , o perdido é achado o derrotado vira vencedor e você se tornará um grande campeão ( Fp 4.13 )

Anônimo disse...

Muito boa esta reflexão.Realmente,como a Palavra diz, há tempo para tudo, e muitas vezes nosso calar na hora certa produz um efeito positivo,ao passo que falar em hora errada pode destruir todo um trabalho de arrebatamento de ovelhas perdidas.Quando era mais jovem achava que debatendo iria ganhar confiança das pessoas e trazê-las para Jesus.Ledo engano!Quando aprendi que quem convence é o Espírito Santo e devemos ser sábios e não falar como tolos,aí sim veio o reconhecimento necessário para obter resultados gratificantes hoje na obra.Peçamos sempre sabedoria a Deus e que coloque um guarda à nossa boca, para refrear a língua quando não for a hora certa de falar ou agir.Deus nos instrui e a obra sai completa, para a honra e glória do SENHOR! :)

Anônimo disse...

Segundo a nossa constituição no Art. 5º inciso IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Falar... é uma manifestação do pensamento que algumas vezes poderá ser mais eficaz se ficarmos em silêncio. Quando nos expressamos sem voz, damos um grito de silêncio; responder uma pergunta com o silêncio nem sempre significa concordar. Segundo o apóstolo Paulo em II Tm 4 "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina."

No entanto, Paulo não está recomendando que falemos em momento inoportuno, pelo contrário, - tempo e fora de tempo - a qualquer momento, COM LONGANIMIDADE = falar sem ira no coração, ainda que estejamos certos, às vezes é mais sábio não falar, estando com a razão, do que falarmos de qualquer jeito (sem pesar os contras) e não conseguirmos convencer alguém.

carla strack disse...

um assunto tão corriqueiro descrito com tanta leveza !

parabens, me deliciei ao ler este texto !

Leny Alves disse...

Texto excelente e muito bem explicado,que Deus nos dê essa sabedoria para falar quando for a hora certa e da maneira certa!

Fica na paz!

Pastor José Costa disse...

Gostei muito deste artigo.Melhor é aprender a ouvir, e só falar em tempo oportuno.Abraços!

Elisabeth Lorena Alves disse...

Paz
Amei esta mensagem. Veio em um momento muito especial em minha vida, pois por vezes tenho me perguntado se persistir calada é uma atitude sensata, mas hoje encontrei a resposta.
Não quero mesmo ganhar a briga, quero ganhar uma alma.
Esta semana me perguntei realmente se devia abandonar o campo e voltar para minha terra natal, pois não tenho visto nenhum resultado, apenas uma parede cada vez mais alta.
Estou sossegada depois desta leitura.
Paz
Elisabeth Lorena Alves

rededemulheresibc.com disse...

Precisamos de discernimento do
Senhor para saber o que falar no momento exato.

Igreja Batista Peniel - SJP/MG disse...

Meu irmão está de parabéns pelo ótimo artigo, 100% correto essas argumentações, pois a divulgação da palavra de Deus deve ser feita com inteligência a fim de acrescentar almas para o reino de Deus. Com a sua autorização estarei publicando este artigo no meu blog http://ibpsjp.blogspot.com.br/
Que Deus o abençoe!!!

José e Sonia disse...

Amado irmão,

Gostamos muito de sua reflexão sobre este tema tão importante, a sabedoria é sem dúvida nenhuma a medida certa para um posicionamento equilibrado em todas as situações, e nesse caso (Evangelismo), muita mais ainda porque não podemos violar a mente de uma pessoa, temos sim que argumentar com inteligência e sensibilidade, afim de que a pessoa de abertura para um diálogo construtivo e direcionado sem levantar barreiras quanto as posicionamentos pré-concebidos, deixando espaço para que o espírito santo faça a obra.
Nossa missão enquanto evangelistas é semear a Palavra (Joao 4;36-38), pois a colheita não nos pertence, somente a DEUS.
Deus o abençoe.

José e Sônia.
wwww.cursobiblicoinfantil.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá,
Concordo plenamente!
Existe tempo para tudo, mas nem todas as pessoas conseguem ter o domínio próprio e então vemos cenas como as que você descreveu. Mas, gostei do texto... parabéns, que Jesus Cristo abençoe você e sua família!!!


http://meumundocristao.blogspot.com


Graça e paz!