Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Jesus manda odiar pai e mãe?


"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo" - Lucas 14.26.

Não existem contradições na Bíblia Sagrada. Jesus não pregou o ódio no ambiente familiar ao dizer que o cristão deveria aborrecer (odiar em algumas versões) seu pai e sua mãe, irmãos e filhos.

Na literatura, esse tipo de recurso linguístico é chamado de hibérbole, quando uma afirmativa é levada ao extremo. Neste caso, houve contraste do amor com o ódio, em claro objetivo de ênfase.

A Bíblia usa com frequência essa figura literária (Provérbios 13.24; 29.24).

Nesta passagem, Jesus nos alerta que o primeiro e maior mandamento é amar a Deus de todo coração, de toda a nossa alma e de todo o nosso entendimento (Mateus 23. 37-38).  Por mais que amemos  defendamos nosso cônjuge e nossos familiares, a até a nossa própria vida, não deve haver ninguém a quem amemos mais do que a Deus. Ninguém mais deve assunir a prioridade em nossa vida. Elevar o amor por qualquer outra pessoa acima de Deus (incluindo nosso amor próprio) é idolatria.

E.A.G.

Consulta: Bíblia Evangelismo em Ação, edição 2005, Editora Vida.

Nenhum comentário: