Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 6 de maio de 2012

Sacrifício e egoísmo


"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12.1.

A publicação deste artigo tem como objetivo criar uma reflexão em cada leitor, de todas as idades e fases da vida cristã, e assim levar para uma comunhão diária com Jesus Cristo. Sabemos que a meditação centrada na Palavra de Deus é um recurso divinamente projetado para atender às complexidades espirituais, emocionais, físicas e mentais, pois nos prepara e nos sustenta para reconhecer o Mestre na maneira significativa que Ele é.

Se você anotasse tudo o que fez nos últimos dias, que tipo de observações faria? O que diria sobre a sua vida? A que atividade dedicou seu tempo? Será que alguém pode determinar as prioridades de sua existência? 

A sociedade nos empurra a buscar as coisas que nos causam prazer. Adquirimos títulos e nos associamos com organizações, com a finalidade de alcançarmos nossos interesses. Temos nossas formas favoritas de diversão.

Permita que o exemplo de Jesus Cristo motive a entregar a sua vida por completo a Ele e a ser, assim, um sacrifício vivo para Deus.

Paulo empregou um termo bastante claro, para descrever como deve ser a existência do cristão: um sacrifício vivo.

A vontade de Deus para você

A vontade de Deus é melhor compreendida quando entendemos que existe dois níveis.

O primeiro nível é a vontade geral. Aquelas coisas que Deus quer de maneira mundial, sem exceção. Isto inclui aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Viver uma vida de relacionamento de amor com Ele e com os semelhantes, ter dentro do coração um sentimento profundo de compromisso ao cumprimento das Escrituras Sagradas, diuturnamente.

O segundo nível da vontade divina pode ser chamado de "vontade específica".  Está ligado com as escolhas de casamento e profissão. A vontade de Deus para cada um é diferente e única. Precisamos viver de acordo com aquilo que somos, conforme Deus nos criou. Devemos observar essa condição com cuidado e humildade, mediante oração, consagração, dando ouvidos para pessoas sábias, como nossos pais, pastores e professores.

Sacrificar-se?

Em tudo devemos glorificar a Deus com o nosso corpo. Então, não devemos ultrapassar as horas determinadas de trabalho por dia, por semana ou ano.  É fundamental que tenhamos momento reservado para dormir e uma hora certa para levantar, que façamos exercícios físicos regularmente, que tenhamos horários para as refeições, que cuidemos bem de nossa saúde e de nossa família.

Não podemos glorificar a Deus com um corpo descuidado, maltratado. Somos limitados em nossas energias. Depois do turno de trabalho, é preciso descansar. Toda a natureza tem períodos de descanso. O próprio Criador deu o exemplo ao descansar no sétimo dia da criação do mundo.

Conclusão

Nossa vida pertence completamente ao Senhor. Você vive para agradar a Deus ou apenas a si mesmo? O serviço cristão inclui o sacrifício dos desejos pessoais, se estes estiverem em conflito com a vontade de Deus. Algumas atividades não são necessariamente más. Aliás, através de algumas delas, fazemos uso dos talentos que Deus nos deu.

Ao assumir o compromisso de seguir a vontade de Senhor de todo o coração, mente e força, querer dedicar-se a praticar a vontade geral de Deus, a consequência é ser guiado pelo Espírito Santo a encontrar e praticar plenamente a vontade específica. Encontramos as respostas para todas as perguntas que formulamos sobre o que é preciso ser feito para viver em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.

Jesus Cristo não nos chama para levar um fardo pesado nas costas. Ele troca conosco o peso das dificuldades por um conteúdo proporcional às nossas capacidades, por algo que consideramos leve.  O convite de Jesus Cristo para nós é esse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" -  Mateus 11.28-30.

E.A.G.

__________

Consulta:
A Rocha - A Bíblia Que Conduz Às Escolhas Certas, 1ª impressão, 2002, Editora Candeias;
Bíblia de Estudo de Avivamento e Renovação Espiritual, 2009, Sociedade Bíblica do Brasil;
Revista O Mestre, volume 10, 1998, Editora Vida.

2 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Prezado Eliseu, infelizmente está faltando esta meditação diária na vida da maioria dos cristãos. Não lemos a Bíblia como deveríamos. Falta alimento, e a alma morre de inanição.

Abraços!

Anônimo disse...

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais SACRIFÍCIO pelos pecados... Hebreus 10:26