Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 6 de maio de 2012

Sacrifício e egoísmo


"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12.1.

A publicação deste artigo tem como objetivo criar uma reflexão em cada leitor, de todas as idades e fases da vida cristã, e assim levar para uma comunhão diária com Jesus Cristo. Sabemos que a meditação centrada na Palavra de Deus é um recurso divinamente projetado para atender às complexidades espirituais, emocionais, físicas e mentais, pois nos prepara e nos sustenta para reconhecer o Mestre na maneira significativa que Ele é.

Se você anotasse tudo o que fez nos últimos dias, que tipo de observações faria? O que diria sobre a sua vida? A que atividade dedicou seu tempo? Será que alguém pode determinar as prioridades de sua existência? 

A sociedade nos empurra a buscar as coisas que nos causam prazer. Adquirimos títulos e nos associamos com organizações, com a finalidade de alcançarmos nossos interesses. Temos nossas formas favoritas de diversão.

Permita que o exemplo de Jesus Cristo motive a entregar a sua vida por completo a Ele e a ser, assim, um sacrifício vivo para Deus.

Paulo empregou um termo bastante claro, para descrever como deve ser a existência do cristão: um sacrifício vivo.

A vontade de Deus para você

A vontade de Deus é melhor compreendida quando entendemos que existe dois níveis.

O primeiro nível é a vontade geral. Aquelas coisas que Deus quer de maneira mundial, sem exceção. Isto inclui aceitar a Cristo como Senhor e Salvador pessoal. Viver uma vida de relacionamento de amor com Ele e com os semelhantes, ter dentro do coração um sentimento profundo de compromisso ao cumprimento das Escrituras Sagradas, diuturnamente.

O segundo nível da vontade divina pode ser chamado de "vontade específica".  Está ligado com as escolhas de casamento e profissão. A vontade de Deus para cada um é diferente e única. Precisamos viver de acordo com aquilo que somos, conforme Deus nos criou. Devemos observar essa condição com cuidado e humildade, mediante oração, consagração, dando ouvidos para pessoas sábias, como nossos pais, pastores e professores.

Sacrificar-se?

Em tudo devemos glorificar a Deus com o nosso corpo. Então, não devemos ultrapassar as horas determinadas de trabalho por dia, por semana ou ano.  É fundamental que tenhamos momento reservado para dormir e uma hora certa para levantar, que façamos exercícios físicos regularmente, que tenhamos horários para as refeições, que cuidemos bem de nossa saúde e de nossa família.

Não podemos glorificar a Deus com um corpo descuidado, maltratado. Somos limitados em nossas energias. Depois do turno de trabalho, é preciso descansar. Toda a natureza tem períodos de descanso. O próprio Criador deu o exemplo ao descansar no sétimo dia da criação do mundo.

Conclusão

Nossa vida pertence completamente ao Senhor. Você vive para agradar a Deus ou apenas a si mesmo? O serviço cristão inclui o sacrifício dos desejos pessoais, se estes estiverem em conflito com a vontade de Deus. Algumas atividades não são necessariamente más. Aliás, através de algumas delas, fazemos uso dos talentos que Deus nos deu.

Ao assumir o compromisso de seguir a vontade de Senhor de todo o coração, mente e força, querer dedicar-se a praticar a vontade geral de Deus, a consequência é ser guiado pelo Espírito Santo a encontrar e praticar plenamente a vontade específica. Encontramos as respostas para todas as perguntas que formulamos sobre o que é preciso ser feito para viver em sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.

Jesus Cristo não nos chama para levar um fardo pesado nas costas. Ele troca conosco o peso das dificuldades por um conteúdo proporcional às nossas capacidades, por algo que consideramos leve.  O convite de Jesus Cristo para nós é esse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" -  Mateus 11.28-30.

E.A.G.

__________

Consulta:
A Rocha - A Bíblia Que Conduz Às Escolhas Certas, 1ª impressão, 2002, Editora Candeias;
Bíblia de Estudo de Avivamento e Renovação Espiritual, 2009, Sociedade Bíblica do Brasil;
Revista O Mestre, volume 10, 1998, Editora Vida.

2 comentários:

Daladier Lima disse...

Prezado Eliseu, infelizmente está faltando esta meditação diária na vida da maioria dos cristãos. Não lemos a Bíblia como deveríamos. Falta alimento, e a alma morre de inanição.

Abraços!

Anônimo disse...

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais SACRIFÍCIO pelos pecados... Hebreus 10:26

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.