Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A leitura bíblica e você

"Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir" - Isaías 42.9.

Como deve ter sido terrível viver em épocas de baixa taxa de expectativa de vida e alta taxa de mortalidade. Deve ter sido pouco animador viver em séculos que não controlavam a cárie e nem conseguiam pôr os dentes alinhadamente dentro da boca; e viver sem o benefício da luz elétrica, automóvel, avião, telefone, computador e Internet. Ainda bem que estamos em uma sociedade em que a tecnologia nos dá acesso ao conforto e praticidade.

Os homens ao classificarem as espécies animais deram a si mesmo a mais pomposa das axiomas: homo sapiens (homem sábio). Claro, quem classificou é o centro e o controlador da classificação.  Ao passar do tempo as culturas criam as chamadas verdades absolutas que mantém envoltas em uma couraça de suposta incontestabilidade. O homem veio do macaco? Criação ou evolução? O ser humano recebe estas informações como equação para esclarecer o que é mito ou verdade. E dessa maneira pouco se pergunta a respeito de tais afirmativas importantíssimas.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" -  Romanos 10.17.

Por vezes alguns são induzidos ao erro de pensar que a leitura bíblica é como outra leitura qualquer. A faculdade intelectual do homem visa o aprimoramento ao longo dos anos, mas ela jamais será elevada ao nível da magnitude do sobrenatural, que em muito excede a ciência humana, limitada a criar e compreender coisas pré-existentes a partir da análise do conhecimento outrora adquirido. A leitura dela, feita devocionalmente, transforma-se em experiência interativa, entre o leitor e Deus. Eleva a auto-estima, estimula o aprendizado das coisas espirituais, pois elabora a transformação da alma, dá suporte ao leitor estar em pé psicológica e espiritualmente, convida a orar e estar cada vez mais perto do Senhor.

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, apenas ela deve servir de mola propulsora ao dinamismo e interação com a geração em que vivemos, pois seu conteúdo é inerrante. Assuntos atuais em voga como bullying, gravidez na adolescência, exclusão social ou antigos como depressão e suicídio e muitos outros possuem respostas nas páginas bíblicas. Ela é um livro ímpar, serve de alimento para incontável número de pessoas ao longo dos séculos, possue línguagem majestosa e imponente cadência.  Ela é essencial à vida no plano natural, e transcente ao sobrenatural. A cada momento fica mais claro que as Escrituras nos revelam o que era, o que é, e o que há de ser.

Todos nós temos a oportunidade de ler as Escrituras Sagradas e através dessa leitura agregar no coração rico conhecimento e pôr em prática os ensinamentos bíblicos, ler e encontrar inspiração para agir de maneira justa, em amor de uns para com os outros, e fazer a diferença positivamente em nossas vidas e na vida de amigos e familiares.

A Bíblia Sagrada, durante séculos de desafios e transformações, passa no teste do tempo. Extraordinariamente, continua a ser combatida por muitos, e resiste figurando firme e sólida como o best-seller da  humanidade em todos os tempos.

E.A.G.

Um comentário:

Anônimo disse...

"Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback"
http://odiacono.blogspot.com.br/