Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Amar o outro como a nós mesmos



O apóstolo Paulo escreveu o seguinte sobre as autoridades: “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há, foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são um terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade. Faze o bem e terás o louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus e vingador para castigar o que faz mal” - Romanos  13.1-4. Quanto ao verbo temer, entenda-se respeitar e não ter medo.

Apesar de todos os pesares, é necessário amar a todos como a nós mesmos. Precisamos amar o inimigo; estar disposto a perdoar setenta vezes sete; voluntariamente, andar dois quilômetros quando nos obrigarem a andar um; e, voluntariamente, entregar a camisa quando tirarem o nosso paletó.

Os ímpios são usados pelo inimigo de nossas almas para que nós nos esqueçamos do mandamento do amor. É um grande teste que passamos ao sofrer prejuízos, sofrer abusos, ser insultados. Devemos amar sempre, sem nunca desfalecer.  Infelizmente, existem muitos cristãos que ouvem os mandamentos e o tratam como manual teórico, recitam decorado cada um deles, mas não o praticam.

Não use critérios próprios de defesa quando for vítima. A violência, verbal ou física, é falta de amor.

Deus está conosco, e nos deixou as autoridades para fazer prevalecer o bem. Elas são instituídas como representantes do Senhor na terra para serviço dos cidadãos de bem. As leis vigentes servem para amparar os injustiçados. Amar o próximo não significa deixar que os maus  nos maltratem sem receber a punição legal. Amar o outro significa reagir buscando a Justiça, agir dentro das leis. Roubado ou assaltado? A polícia está aí para caçar o "amigo do alheio". Espancado? Ídem. Temos as autoridades ao nosso lado.

A esfera das possibilidades é nosso raio de ação e reação, o campo das impossibilidades pertence a Ele, que jamais cruza os braços para nos socorrer.  Ame-se. Procure as autoridades,  caso precisar de defesa. Não basta orar pedindo a ação divina, quando existe ao nosso alcance os braços da lei para fazer valer o direito que temos.

E.A.G.

Um comentário:

Nete Santos disse...

A unica e melhor coisa que ainda existe neste mundo é o amor.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.