Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

domingo, 11 de março de 2012

Estupro: verdades e mentiras, a realidade entre estuprador e vítima

Por Kahleen Littleton
.
O senso comum diz: Agressão sexual e estupro têm o mesmo significado. A expressão define o verdadeiro sentido desse ato criminoso.
.
1. Fatalidade?
.
O senso comum diz:  Poderia nunca ter acontecido comigo.
.
A verdade é : Todo mundo é uma vítima em potencial: homem, mulher, criança, de qualquer idade, raça, religião, ocupação, escolaridade ou preferência sexual.
.
2. Motivação
.
O senso comum: o motivo é sexual.
.
Verdade: O estupro é um ataque vilento motivado por raiva, hostilidade e agressividade.
.
3. A sistemática
.
O senso comum acredita e afirma: o estupro é cometido por impulso e por um estranho.
.
Não é totalmente verdade: A maioria dos estupros é planejada e costuma acontecer dentro de casa. Muitas vezes, o agressor é um parente, amigo, vizinho, ou outro conhecido da vítima/sobrevivente (como no caso do "estupro de namorada").
.
4. A culpa (*)
.
O senso geral pensa: "Mulheres que são estupradas estavam pedindo por isso".
.
A verdade: O estupro é um crime violento e aviltante. Sua vítima mais jovem, pelo menos dentre aqueles de que se tem notícia, contava com três meses de idade. A mais velha, 99 anos. Ambas dormiam em suas camas quando foram atacadas. Idade não importa, nem a roupa que se usa, nem mesmo o sexo da vítima.
.
5. O perfil do estuprador.
.
O senso comum pensa assim: É fácil distinguir um estuprador no meio de uma multidão.
.
A verdade: Estupradores, em sua maioria, parecem pessoas normais, são jovens e gente madura, solteiros e casados. Podem pertencer a qualquer raça e nível social.
.
6. Romance?
.
O senso comum: o estupro é um crime sem violência.
.
A verdade: Estupro é relação violenta! 87% dos estupradores portam arma ou ameaçam a vítima com punição, às vezes, de morte. E muitos matam a vítima.

Fonte: A Paz que Excede Todo Entendimento, páginas 254, 255 (Editora Vida). Edição ano 2005.
.
___________
.
Nota Belverede:
.
Kaththleen Littleton, Secretária da Procuradoria Geral da República, membro da Igreja Batista Lighthouse, professora de jovens em escola dominical. O livro A Paz que Excede Todo o Entendimento (Finding Peace), de sua autoria, é um livro que contém história verídica. No interior dos Estados Unidos, três dias antes de seu casamento, jovem é estuprada por um advogado influente, seu patrão. Quinze anos depois, a vítima o reencontra e é ameaçada sexualmente outra vez. O desfecho é surpreendente. A narrativa está repleta de reflexões bíblicas, pois a autora é cristã. Kathleen escreveu seu drama pessoal e como superou as dores físicas e da alma.
. 
* Em tempos de redes sociais, quando o que era em nível privado passou a ser público, precisamos cogitar sobre o fator Internet. No caso de vítimas de estupros, é preciso analisar detidamente todos os ãngulos da situação. O bom nadador jamais escolhe nadar em águas repletas de jacarés. A beleza é alvo de cobiça de muitos débeis mentais.  A mulher bonita precisa ser prudente, ela não é culpada, mas deve precaver-se, pois esse mundo está cheio de idiotas incontinentes. Vejo álbuns de fotos no Facebook e Orkut, lá estão diversas garotas, adolescentes e maduras, fazendo poses insinuantes. O homem bom admira, se honrado e desimpedido vai à pesquisa saber se a bela admirável é livre, se for, faz galanteios de conquistas e respeita a reação daquela que pensa conquistar.O homem mau vê e parte para a violência física.
.
Recomendo este livro para pastores e vítimas de estupro. É um ótimo suporte para superar crises psicológicas e prosseguir a vida após experiência tão ruim. Consulte:  www.editoravida.com.br  O livro na loja virtual: A paz que excede todo o entendimento.
.
E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.