Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Nicodemos e a necessidade de melhorar o ensino

Com o objetivo de melhorar o ensino, em alguns lugares tem-se realizado provas para professores quanto aos seus conhecimentos de matemática e leitura. Isso tem sido tenso para algumas pessoas. Depois de estarem aprovados durante anos, profissionais encontraram-se em perigo de perder seus empregos.

Embora a maioria dos professores passasse nas provas sem nenhum problema, alguns sentiram dificuldades. Os professores que tiveram baixas qualificações tiveram que estudar para melhorar suas capacidades.

Jesus Cristo nos recebe tal como somos, precisamos nos manter firmes Nele apesar de todas as circunstâncias complicadas que possamos encontrar pela frente.

Espera-se daqueles que possuem a responsabilidade de ensinar a outros que estejam preparados para a tarefa.

Nicodemos era um homem bom que dedicava à sua vida a tentativa de agradar a Deus. Havia obedecido à lei judaica buscando satisfazer o padrão de justiça divino. Era  um líder religioso, um fariseu, um professor da lei. Os fariseus eram um grupo respeitado nos dias de Jesus. Eram intelectuais e passavam muito tempo se dedicando a aprender os detalhes da lei, com o objetivo de guardar as tradições da religião judaica. Mas, quando Jesus Cristo aplicou a prova quanto ao novo nascimento, ele não soube dar as respostas certas. Embora gozasse de reputação respeitosa na sociedade em que vivia, tivesse um cargo de respeito entre os fariseus, não sabia o suficiente sobre o que era mais importante para sua própria vida.

Nem todas as pessoas têm a coragem que Nicodemos teve. Ele descobriu que era preciso recapitular tudo, começar do zero. Ele precisava de tudo novo. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" - João 3.3.

Costumamos pensar nos fariseus como pessoas arrogantes e perfeccionistas quanto a lei. Muitas vezes a classe dos fariseus acusou Jesus de quebrar as tradições judaicas que haviam inventado. Porém, alguns dos fariseus realmente buscavam a verdade. Equivocadamente, eles esperavam contribuir com a sua dedicação religiosa para o estabelecimento do reino de Deus, acreditavam depender de suas boas obras e de guardar a lei para tornarem-se aceitáveis perante Deus.

Nicodemos fez as perguntas necessárias e através das respostas de Jesus temos a revelação do plano de salvação de Deus para a humanidade.

Como pode um homem nascer sendo velho? Nicodemos não entendeu que Jesus não se referia ao nascimento físico, mas ao espiritual. Jesus estava ensinando sobre a necessidade de haver um nascimento espiritual além do nascimento físico. Nicodemos tinha de nascer espiritualmente para entrar no Reino de Deus.

Jesus explicou a diferença entre a carne e o espírito. e usou a figura do vento para que ele entendesse a maneira sobrenatural e superior como Deus age.

Não importa o quanto sejamos justos, mesmo assim continuamos pecando. O pecado causa a separação de Deus e morte espiritual. Por melhor que a pessoa seja, a mancha do pecado não pode ser apagada do seu coração. Só Deus pode fazer isso mediante o perdão oferecido por Jesus Cristo.

O nascimento espiritual acontece quando reconhecemos o nosso estado, confessamos o nosso pecado e reconhecemos que não temos poder para salvar-nos, pedimos a Jesus que nos perdoe e entre em nosso coração. Ao fazer isso, Cristo vem viver em nós e através de nós. Assim, por meio do amor de Deus nascemos de novo.

Não sabemos com certeza qual foi o resultado do encontro entre Nicodemos e Jesus Cristo. Se ele reagiu corretamente às palavras de Jesus ou se continuou a ser um mero professsor da lei judaica. Algum impacto houve.

Nicodemos desafiou o Conselho, que tentava matar Jesus (João 7.50-51). E ajudou José de Arimateia a sepultar o corpo dEle, assim manifestou a sua fé publicamente, ao providenciar as especiarias para a sepultura. A quantidade de especiarias que Nicodemos trouxe era de muito valor, dessa maneira ele expressou em atos que Jesus era dígno de respeito e honra (João 19.39-40).

Dentro das páginas do Novo Testamento, não encontramos mais nada a respeito do mestre da lei Nicodemos. A tradição da igreja conta que ele foi expulso do Sinédrio, batizado por Pedro e João, e obrigado a viver fora de Israel para ficar livre das hostilidades dos líderes judeus. Não é possível dizer se realmente foi dessa forma, mas segundo as Escrituras podemos afirmar que ele foi alguém que esteve ao lado do Mestre dos mestres quando todos os discípulos fugiram e se esconderam.
.
E.A.G.

Consultas:

Vida Radiante - O Explorador, volume 5, lição 2: Em busca da verdade, páginas 44-47. Ano 1988 (Editora Vida).
A Rocha - A Bíblia Que Conduz às Escolhas Certas - Bíblia Sagrada, Josh MacDowell,  1ª edição - novembro de 2002.

Nenhum comentário: