Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EBD 2012 - A prosperidade dos bem-aventurados

Artigo escrito para de alguma forma servir de subsídio aos usuários da revista Lições Bíblicas (CPAD), lição nº 6, entitulada A Prosperidade dos Bem-Aventurados, comentada por José Gonçalves.

No grego clássico, "bem-aventurado" é "makarios". Significa estar em posição estável de bem-estar, ser alguém supremamente abençoado, cuja consequência é viver cheio de sorte, afortunado, muito feliz.
.
Muitos comentarista bíblicos costumam afirmar que as páginas do Novo Testamento usam o termo "makarios" com vista apenas às bênçãos ligadas ao porvir, ao espírito. Entretanto, o contexto mostra mais do que isso.

Em primeiro lugar, se a bem-aventurança no campo físico é uma simbologia espiritual das coisas celestes, logo ela é positiva. Algo ruim não serve como símbolismo para o que é bom.

O Dicionário Michaellis online descreve o verbete "símbolo" assim: Qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial.

Portanto, o fato de alguém ser um bem-aventurado no campo material, também poderá ser simultâneamente bem-aventurado no campo espiritual, se decidir-se render-se aos pés de Cristo.

Neste mundo, aprendemos como ser uma pessoa próspera financeiramente. Primeiro é preciso rejeitar a preguiça, estudar com afinco, descobrir quais são as nossas habilidades, se tendemos para o campo das exatas ou das humanas, e correr atrás de um curso superior dentro da área que nos satifaz profissionalmente.

No Sermão da Montanha, Jesus Cristo ensina como ser próspero espiritualmente.
.
"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5.3.

Pobre de espírito (Mateus 8.27). Quer ser herdeiro do Reino do Céu? Pobreza é no sentido da dependência total do Criador. Por mais poderoso que seja o ser humano na face da terra, ele precisa das riquezas naturais criadas por Deus, e também das riquezas eternas. O fôlego da vida é Deus quem dá a todos. Retire o oxigênio do ambiente e é o fim de todo ser que respira. Ser pobre de espírito e reconhecer a existência do Criador e a superioridade que Ele tem sobre nós, criaturas que Ele fez..

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" - Mateus 5.4.

Chore (Romanos 12.15). Aquele que chora será consolado. O choro neste caso não é no sentido egoísta, viver lamentos por desventuras pessoais, sentir a autocomiseração, querer ser apontado como vítima e merecer a compaixão de todos. É o pranto no sentido de lamentar a dor alheia e esforçar-se para trazer a solução aos que sofrem, ser alguém que ama o próximo, aquele que traz a solução do riso ao que chora, é alegrar-se junto com a alegria de quem supera as aflições Quem assim procede será bem-aventurado na hora da sua dor, terá o consolo dos homens e a presença do Consolador, o Espírito Santo, em seu coração.
.
"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" - Mateus 5.5.

Seja manso (Provérbios 16.32). A mansidão não é sinônimo de covardia. Ninguém pense que a mansidão seja sinal de fraqueza. Enquanto homem, Jesus Cristo nunca demonstrou traço de caráter covarde. O sentido da palavra "manso" em grego é "ser gentil", estar disposto a retribuir o mal com o bem.
.
"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" - Mateus 5.6

Famintos e sedentos por justiça (Salmo 15). Jesus Cristo usou as duas necessidades básicas, água e comida, para nos fazer entender que para estarmos vivos, espiritualmente, é preciso querer ser justo. Tanto quanto queremos a água no momento da sequidão da boca, e o prato de refeição quando o estômago está vazio, também devemos nos sentir saciados apenas quando a verdade triunfa sobre a mentira. Aquele que for justo com o próximo, terá o Justo Juiz ao seu favor.
.
"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" - Mateus 5.7.

Amando gente difícil de amar (Mateus 12.7), porque Deus quer misericórdia. A misericórdia é o exercício de amor em favor de quem não merece ser amado. Dê outra chance para quem não deu valor para a confiança depositada nela; dê o voto de confiança ao que não pode provar a inocência. As muitas misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e são as causas de não sermos consumidos (Lamentações 3.22-23) Renove a sua misericórdia, perdoe 70 vezes 7 (Mateus 18.21-22). Quem assim faz encontrará a misericórdia divina.
.
"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" -  Mateus 5.8.

Coração limpo (João 17.17). Para que o coração esteja separado da sujeira  do pecado, é preciso colocar dentro dele a Palavra de Deus. Assim como a casa vazia e desabitada torna-se empoeirada e ocupação de traças, insetos e ratos, a alma que não se ocupa em meditar nas Escrituras passará a meditar em coisas estranhas à vontade de Deus.
.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5:9.

Pacificador (João 14.27). A paz de Cristo é mais do que a ausência de brigas e guerras. "Paz", em hebraico é "shalom" e em grego"eirene". Significa o completo bem-estar no campo material e espiritual, tem a ver com saúde e estabilidade financeira, tranquilidade, alegria. O crente deve trazer ser portador dessa paz e o distribuidor dela, anunciando a Verdade que liberta.

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5:10.

Perseguido por ser justo (1 Coríntios 6.9). Certa feita, fui chamado para ser testemunha em um tribunal. A advogada levou-me para um canto reservado e me instruiu para mentir. Disse-lhe a ela e para a cliente dela, até então uma amiga da família: sinto muito, só direi a verdade. Dispensaram-me do caso e a amaizade esfriou. Se alguém pedir para mentir, afaste-se, porque a tal pessoa não é uma amigo verdadeiro. O Reino dos Céus é apenas de quem usa a justiça.

Alegre-se (1 João 1.4). Não se entristeça, caso seja perseguido por causa de sua fé.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós - Mateus 5.11-12.

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

Nenhum comentário: