Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A bolha de sabão e a vida humana sem Deus



Acho que não existe nada tão frágil e ao mesmo tempo tão belo do que uma bolha de sabão. A bola transparente, dona de expectro multicolorido, com as cores vermelho, violeta, laranja, verde, azul anil e índigo, é uma poesia sem versos. Estrofes com uma grande mensagem, mas sem voz, sem palavras.

A bolha, levada pela força do vento, flutua sem direção buscando a linha do horizonte e ao mesmo tempo é empurrada para baixo pela pressão da gravidade. Sem que ninguém possa evitar, colide com a superfície do chão ou quaisquer barreiras em sua trajetória. Pronto. Eis a desintegração da força da beleza. Era uma vez... Não é mais nada... Eis uma pequena quase-poça d'água jazendo disforme no solo, escoando numa parede, ou num muro, ou numa planta. Logo será sugada pela temperatura climática, evaporará no espaço.

O Criador fez o ser humano belo. Não existe nada mais belo do que o ser que é a imagem e semelhança do Criador. Somos um corpo, contendo uma alma e um espírito. Cada um de nós possuímos uma personalidade única, dotada de talento também único. Você já descobriu o seu talento? Ele é admirável, tal qual as cores refletidas na esfera da bolha de sabão. Se ainda não sabe quais são esses presentes exclusivos do Criador, precisa urgentemente descobrir.

Uns são voltados para o canto, a voz é linda. Outros, possuem facilidades com os cálculos matemáticos, e poderão usá-los nas Ciências Exatas. Ainda, existe quem tenha o raciocínio rápido e a evolução da boa oratória. Essas características, entre outras, são a espinha dorsal de estruturas de histórias de vidas. Alguns, usam bem e se sobressaem em sua geração, enquanto que outros passam os anos no ostracismo ao deixarem os talentos enterrados, por quererem usar talentos alheios ou gastarem o tempo displicentemente.

Havendo consciência de que estamos neste mundo com uma missão, e capacitados para cumpri-la eficazmente por quem nos comissionou, a nossa existência passa a ter pleno sentido de ser. Faça um exame introspectivo. Descubra-se. Sendo você uma pessoa com personalidade retraída ou expansiva, você é alguém de valor incomensurável.

Davi retinha a Palavra de Deus para não errar: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" - Salmos 119.11.

Evite errar. A missão do ser humano é amar a Deus sobre tudo e todos e ao seu semelhante como a si mesmo. Use as habilidades que o Criador lhe deu para amar a todos. Faça o bem aos que estão ao seu alcance. Queira ajudar a carregar o peso de problemas dos outros, não negue aos outros carregar o peso de seus problemas. Acostume-se a partilhar alegria e tristeza, solidarize-se com quem chora e festeje a alegria de quem sorri. Vivendo assim, não caminhará no mesmo trajeto da bolha de sabão. São muitas as pessoas que vivem em rota de colisão e em linha cadente, porque não descobriram que nasceram para amar o próximo e amar a si mesma.

A tendência humana é errar. Pecado significa o mesmo que erro. Erramos quando não usamos os nossos talentos para o bem coletivo. Se não usamos o amor, todos somos como a inconsistente bolha de sabão. Sem amar, passamos pela vida refletindo as cores que Deus criou, mas não colorimos nada. Amando, nos tornamos úteis, marcamos a nossa geração através do talento que ganhamos do Criador.

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor, que aparece por um pouco e depois se desvanece” – Tiago 4.14. A Palavra de Deus é a consistência do nosso viver. Para estar com Deus para sempre, é necessário priorizar a vontade dEle em nosso cotidiano. Escolher o  amor, e não a inveja. Priorizar o amor, e não o egoísmo. Querer agir com amor e nunca responder com indiferença aos que pedem ajuda.

Se você optar em usar seus talentos de maneira egoísta, será infeliz. Não, não digo que você deve viver apenas para os outros. E se escolher se doar só para os outros, sem usar os dons em seu favor, será uma pessoa com certa insatisfação pessoal. Todos acertamos quando vivemos equilibradamente. O mandamento do Senhor recomenda o equilíbrio. Amemos o outro como amamos a nós mesmos. Ter esse aprumo sentimental gera a satisfação de viver. Ler Gálatas 5.14; Tiago 2.8.

“Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade” - Eclesiastes 1.2.

Encontramos no idioma original do livro de Eclesiastes a palavra "hãvel". Ela significa bolha, vapor, sopro, aquilo que logo deixa de existir porque não tem substância firme. Literalmente, Eclesiastes 1.2 é “sopro dos sopros”. Esta palavra está vertida ao português como "vaidade".

Espiritualmente, viver sem amar nos torna seres sem substância consistente. Nos movemos por vaidade. No senso coletivo de hoje em dia, o substantivo feminino vaidade é entendido como o desejo e os atos imoderados para ganhar a admiração de outros. Mas teologicamente o significado de vaidade é mais que isso. É: ilusão, vazio, futilidade, frustração, inanidade, insignificância, contrassenso; o que é de pouca duração, sem valor e sem sentido.

A vida neste corpo material é curta, por mais que vivamos. Não adianta fazer planos se esquecemos de incluir Deus e a sua vontade neles. Porque é a Palavra que dura para sempre enquanto o ser humano e a criação passam feitos a bolha de sabão. Precisamos escolher viver construindo positividades, ser parte integrante dos projetos divinos, colocando os talentos que temos para o bem coletivo. Todos os nossos feitos, que não são praticados com amor, são considerados inúteis por Deus - meras vaidades, uma bolha de sabão!

Somente com a eterna e imutável Palavra do Senhor encontramos a base para tomar decisões acertadas para o nosso estilo de vida. É opção inteligente viver o presente e planejar o futuro de acordo com as Escrituras Sagradas como regra de conduta e fé. Quem assim o faz terá paz e alegria no porvir, ao lado de Cristo e de Deus, o Criador.

“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” – Isaías 40.8. Os anos de existência no corpo físico nos torna velhos, a vida do ser humano é finita, mas Deus continua sempre o mesmo dia após dia. Ele não muda. (Tiago 1.17). Quem retém a Palavra no coração, sabe que mesmo que o corpo pereça, o espírito permanecerá inabalável diante do Criador.

O apóstolo Paulo recomendou retê-la: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração" - Colossenses 3.16 .

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" - Filipenses 1.20-23.

Ame! Faça isso tendo em sua consciência que é a vontade de Deus para você.

E.A.G.

Um comentário:

Eliseu Antonio Gomes disse...

COMUNICADO:

Comentários são sempre bem-vindos!

Lamentavelmente, por acidente comentários foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiam este trabalho publicando suas opiniões aqui.

Agradeço por compreenderem a situação.

Abraço.